Boas amigos,
Depois de anular a egr fiquei com um pequeno silvo em baixas , mesmo parado em relantim se acelerar nas rotações de 1200 a 1800 ouve-se um pequeno silvo que nao é do turbo .
Testei tirar aquele plastico que controla os tubos de vacuo e se acelerar em relantim ja nao se ouve nada. mas mal meto o plastico encaixado no sitio fica-se ouvir de novo o silvo. Alguem sabe o que podera ser? Os tubos de vacuo parecem todo normais, a excepçao de um que tem um parafuso (foi posto fechado porque nao tem o radiador egr.)
Sera que posso andar com esse tubo de vacuo (que tem um numero 3 escrito) sem esse parafuso onde ligava a valvula egr?
Alguem sabe como posso me livrar desse silvo que ja descubri que nao faz quando desencaixo o plastico que tem os tubos de vacuo ?
Obrigado
Rui
Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
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Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
o silvo é mesmo o turbo, ao removeres a egr ele fica sempre em carga, isto claro, em condições "normais"
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Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
Mario_Marques Escreveu:o silvo é mesmo o turbo, ao removeres a egr ele fica sempre em carga, isto claro, em condições "normais"
Última edição por ruimmc em 16 mar 2018, 09:21, editado 1 vez no total.
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Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
E pode estar saudável, quando desligas a egr deixa de abrir o curcuito entre admissão e colector de escape, não alivia a pressão no colector de escape nem pressuriza a admissão, o turbo fica sempre em carga, até pode ser uma boa casa de turbos, mas pelos vistos não faz ideia de como funciona a gestão de egr desse carro.
Acho que é contigo que troquei e-mails desse problema, podes desligar o arrefecedor á vontade, se te faz sentir mais feliz, eu tenho o livro do homenzinho que "inventou" esse sistema, que curiosamente é um chinês, talvez quiçá o melhor chinês engenheiro mecanico da actualidade
Esse sistema de arrefecimento serve para reduzir emissões de NOx norma euro IV prai, EPA 2002 ou algo do genero que foi quando começou tudo a sair com isso, esse refrigerador foi instalado a pensar exclusivamente nas emissões, já a egr não, o regfrigerador não é propriamente saudavel para o motor.
Próxima vez é logo mais fácil abrires aqui um tópico do que enviar-me e-mails, eu não sou uma obra de caridade apesar de as vezes me preocupar mais que o que devia em ajudar pessoas que não conheço com problemas que nem são meus
Acho que é contigo que troquei e-mails desse problema, podes desligar o arrefecedor á vontade, se te faz sentir mais feliz, eu tenho o livro do homenzinho que "inventou" esse sistema, que curiosamente é um chinês, talvez quiçá o melhor chinês engenheiro mecanico da actualidade
Esse sistema de arrefecimento serve para reduzir emissões de NOx norma euro IV prai, EPA 2002 ou algo do genero que foi quando começou tudo a sair com isso, esse refrigerador foi instalado a pensar exclusivamente nas emissões, já a egr não, o regfrigerador não é propriamente saudavel para o motor.
Próxima vez é logo mais fácil abrires aqui um tópico do que enviar-me e-mails, eu não sou uma obra de caridade apesar de as vezes me preocupar mais que o que devia em ajudar pessoas que não conheço com problemas que nem são meus
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Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
[q
Última edição por ruimmc em 16 mar 2018, 09:21, editado 1 vez no total.
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Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
Fico parvo no bom sentido com tanta sabedoria do MESTRE MÁRIO MARQUES,mas ainda á quem questione os seus conselhos,depois de tantas provas dadas.
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Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
Conversa bonita mas sugestão de resolução nada.
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Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
A possibilidade do possível problema, que não é problema nenhum se for isso, é apenas uma consequência, está em cima bem explicada de uma forma muito básica e acessível e qualquer pessoa que saiba como funciona um sistema de controlo de emissões percebe o que escrevi, e é facilmente constatada com ferramentas próprias, basta medir os valores.
Agora quem estiver á espera que alguém por telepatia vos vá ver isso bem podem pegar numa boa cadeira e esperar sentados
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Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
Mário não vale a pena dares importância a este tipo de provocações, o que escreveste está bem explicito e bem fundamentado, só não vê quem não quer...Mario_Marques Escreveu: ↑31 mai 2019, 11:10A possibilidade do possível problema, que não é problema nenhum se for isso, é apenas uma consequência, está em cima bem explicada de uma forma muito básica e acessível e qualquer pessoa que saiba como funciona um sistema de controlo de emissões percebe o que escrevi, e é facilmente constatada com ferramentas próprias, basta medir os valores.
Agora quem estiver á espera que alguém por telepatia vos vá ver isso bem podem pegar numa boa cadeira e esperar sentados
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Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
Eu dou importância não no sentido de estar propriamente preocupado com o comentário mas para ajudar as próximas pessoas que por acaso virem o tópico a compreender.
Posso acrescentar mais alguma info útil até.
Onde se pode ver o efeito que descrevi?
Se forem a uma máquina de diagnóstico conseguem ver o valor de massa de ar, ciclos de trabalho na n75 e n18, ao desligarem a Egr, o valor Maf com o carro parado sobe instantaneamente, o ciclo da n75 e n18(a n18 vai para o máximo pois com a Egr fechada não atinge valores ok e em alguns carros até acende a luz de motor por causa disso, dependendo do ano do carro), a pressão no coletor de admissão sobe, o consumo instantâneo sobe.
Este acumular de acontecimentos pode originar um silvo vindo do turbo pois o mesmo está com mais carga parado.
Num carro com Egr, Quando o carro para, Egr abre, geometria vai para a posição de maior pressão, valor Maf desce, valor map desce, temperatura no cilindro baixa.
Há um teste no Vag com só para testar o funcionamento deste conjunto, num carro sem Egr o teste do acende luz de motor e pouco mais, num carro com Egr é bem audível as diferenças de som de turbo e motor, o motor acelera.
É importante que as pessoas tenham consciência, que primeiro, ninguém é "obrigado" a ajudar ninguém, se o tenta fazer é porque tem boa vontade de o fazer, e que percebam também obviamente que um fórum tem as suas limitações no que toca a perceber o que se passa e informação disponível, e claro, no carro e entre o volante do carro e o banco do condutor, demora-se anos a perceber muitas coisas e implica estudar, ninguém vai aprender mecânica na internet, se acham que o vão fazer estão totalmente enganados.
Posso acrescentar mais alguma info útil até.
Onde se pode ver o efeito que descrevi?
Se forem a uma máquina de diagnóstico conseguem ver o valor de massa de ar, ciclos de trabalho na n75 e n18, ao desligarem a Egr, o valor Maf com o carro parado sobe instantaneamente, o ciclo da n75 e n18(a n18 vai para o máximo pois com a Egr fechada não atinge valores ok e em alguns carros até acende a luz de motor por causa disso, dependendo do ano do carro), a pressão no coletor de admissão sobe, o consumo instantâneo sobe.
Este acumular de acontecimentos pode originar um silvo vindo do turbo pois o mesmo está com mais carga parado.
Num carro com Egr, Quando o carro para, Egr abre, geometria vai para a posição de maior pressão, valor Maf desce, valor map desce, temperatura no cilindro baixa.
Há um teste no Vag com só para testar o funcionamento deste conjunto, num carro sem Egr o teste do acende luz de motor e pouco mais, num carro com Egr é bem audível as diferenças de som de turbo e motor, o motor acelera.
É importante que as pessoas tenham consciência, que primeiro, ninguém é "obrigado" a ajudar ninguém, se o tenta fazer é porque tem boa vontade de o fazer, e que percebam também obviamente que um fórum tem as suas limitações no que toca a perceber o que se passa e informação disponível, e claro, no carro e entre o volante do carro e o banco do condutor, demora-se anos a perceber muitas coisas e implica estudar, ninguém vai aprender mecânica na internet, se acham que o vão fazer estão totalmente enganados.
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Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo
Pela minha parte venho apenas esclarecer, sem me dirigir a ninguém em particular que num post já existente tentei esclarecer uma dúvida também minha. Peço que não levem a mal os mais sensiveis. Aproveito para reconhecer ao Mário Marques a explicação que permite ajudar quem tem esta dúvida e que sem obrigação de o fazer partilhou o seu conhecimento, obrigado.