Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Responder
ruimmc
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 04 dez 2016, 00:06
Veículos: audi a3 8p

Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por ruimmc »

Boas amigos,

Depois de anular a egr fiquei com um pequeno silvo em baixas , mesmo parado em relantim se acelerar nas rotações de 1200 a 1800 ouve-se um pequeno silvo que nao é do turbo .
Testei tirar aquele plastico que controla os tubos de vacuo e se acelerar em relantim ja nao se ouve nada. mas mal meto o plastico encaixado no sitio fica-se ouvir de novo o silvo. Alguem sabe o que podera ser? Os tubos de vacuo parecem todo normais, a excepçao de um que tem um parafuso (foi posto fechado porque nao tem o radiador egr.)
Sera que posso andar com esse tubo de vacuo (que tem um numero 3 escrito) sem esse parafuso onde ligava a valvula egr?
Alguem sabe como posso me livrar desse silvo que ja descubri que nao faz quando desencaixo o plastico que tem os tubos de vacuo ?

Obrigado
Rui
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por Mario_Marques »

o silvo é mesmo o turbo, ao removeres a egr ele fica sempre em carga, isto claro, em condições "normais"
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ruimmc
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 04 dez 2016, 00:06
Veículos: audi a3 8p

Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por ruimmc »

Mario_Marques Escreveu:o silvo é mesmo o turbo, ao removeres a egr ele fica sempre em carga, isto claro, em condições "normais"
Última edição por ruimmc em 16 mar 2018, 09:21, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por Mario_Marques »

E pode estar saudável, quando desligas a egr deixa de abrir o curcuito entre admissão e colector de escape, não alivia a pressão no colector de escape nem pressuriza a admissão, o turbo fica sempre em carga, até pode ser uma boa casa de turbos, mas pelos vistos não faz ideia de como funciona a gestão de egr desse carro.
Acho que é contigo que troquei e-mails desse problema, podes desligar o arrefecedor á vontade, se te faz sentir mais feliz, eu tenho o livro do homenzinho que "inventou" esse sistema, que curiosamente é um chinês, talvez quiçá o melhor chinês engenheiro mecanico da actualidade :D
Esse sistema de arrefecimento serve para reduzir emissões de NOx norma euro IV prai, EPA 2002 ou algo do genero que foi quando começou tudo a sair com isso, esse refrigerador foi instalado a pensar exclusivamente nas emissões, já a egr não, o regfrigerador não é propriamente saudavel para o motor.
Próxima vez é logo mais fácil abrires aqui um tópico do que enviar-me e-mails, eu não sou uma obra de caridade apesar de as vezes me preocupar mais que o que devia em ajudar pessoas que não conheço com problemas que nem são meus :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ruimmc
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 04 dez 2016, 00:06
Veículos: audi a3 8p

Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por ruimmc »

[q
Última edição por ruimmc em 16 mar 2018, 09:21, editado 1 vez no total.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por sflopes »

Fico parvo no bom sentido com tanta sabedoria do MESTRE MÁRIO MARQUES,mas ainda á quem questione os seus conselhos,depois de tantas provas dadas.
cognhaque
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 20 mai 2013, 18:55
Veículos: golf 1 cabriolet kr 16v + PD ARL
Localização: Porto

Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por cognhaque »

Conversa bonita mas sugestão de resolução nada.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por Mario_Marques »

cognhaque Escreveu: 30 mai 2019, 18:35 Conversa bonita mas sugestão de resolução nada.
A possibilidade do possível problema, que não é problema nenhum se for isso, é apenas uma consequência, está em cima bem explicada de uma forma muito básica e acessível e qualquer pessoa que saiba como funciona um sistema de controlo de emissões percebe o que escrevi, e é facilmente constatada com ferramentas próprias, basta medir os valores.

Agora quem estiver á espera que alguém por telepatia vos vá ver isso bem podem pegar numa boa cadeira e esperar sentados :-)
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por Silver_Ajm »

Mario_Marques Escreveu: 31 mai 2019, 11:10
cognhaque Escreveu: 30 mai 2019, 18:35 Conversa bonita mas sugestão de resolução nada.
A possibilidade do possível problema, que não é problema nenhum se for isso, é apenas uma consequência, está em cima bem explicada de uma forma muito básica e acessível e qualquer pessoa que saiba como funciona um sistema de controlo de emissões percebe o que escrevi, e é facilmente constatada com ferramentas próprias, basta medir os valores.

Agora quem estiver á espera que alguém por telepatia vos vá ver isso bem podem pegar numa boa cadeira e esperar sentados :-)
Mário não vale a pena dares importância a este tipo de provocações, o que escreveste está bem explicito e bem fundamentado, só não vê quem não quer... :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por Mario_Marques »

Eu dou importância não no sentido de estar propriamente preocupado com o comentário mas para ajudar as próximas pessoas que por acaso virem o tópico a compreender.

Posso acrescentar mais alguma info útil até.
Onde se pode ver o efeito que descrevi?
Se forem a uma máquina de diagnóstico conseguem ver o valor de massa de ar, ciclos de trabalho na n75 e n18, ao desligarem a Egr, o valor Maf com o carro parado sobe instantaneamente, o ciclo da n75 e n18(a n18 vai para o máximo pois com a Egr fechada não atinge valores ok e em alguns carros até acende a luz de motor por causa disso, dependendo do ano do carro), a pressão no coletor de admissão sobe, o consumo instantâneo sobe.
Este acumular de acontecimentos pode originar um silvo vindo do turbo pois o mesmo está com mais carga parado.

Num carro com Egr, Quando o carro para, Egr abre, geometria vai para a posição de maior pressão, valor Maf desce, valor map desce, temperatura no cilindro baixa.

Há um teste no Vag com só para testar o funcionamento deste conjunto, num carro sem Egr o teste do acende luz de motor e pouco mais, num carro com Egr é bem audível as diferenças de som de turbo e motor, o motor acelera.

É importante que as pessoas tenham consciência, que primeiro, ninguém é "obrigado" a ajudar ninguém, se o tenta fazer é porque tem boa vontade de o fazer, e que percebam também obviamente que um fórum tem as suas limitações no que toca a perceber o que se passa e informação disponível, e claro, no carro e entre o volante do carro e o banco do condutor, demora-se anos a perceber muitas coisas e implica estudar, ninguém vai aprender mecânica na internet, se acham que o vão fazer estão totalmente enganados.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
cognhaque
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 20 mai 2013, 18:55
Veículos: golf 1 cabriolet kr 16v + PD ARL
Localização: Porto

Re: Pequeno silvo em baixas - tubos de vacuo

Mensagem por cognhaque »

Pela minha parte venho apenas esclarecer, sem me dirigir a ninguém em particular que num post já existente tentei esclarecer uma dúvida também minha. Peço que não levem a mal os mais sensiveis. Aproveito para reconhecer ao Mário Marques a explicação que permite ajudar quem tem esta dúvida e que sem obrigação de o fazer partilhou o seu conhecimento, obrigado.
Responder