Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

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Paulo1
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Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

Mensagem por Paulo1 »

Boa tarde,

Tenho um EOS 1,4 Tsi, 122 cv, de 2009.
Já mudei velas, filtro combustível e continua muito instável quando o carro está frio. As rotações sobem/ descem, e o carro parece que está "engasgado".
O que poderá ser?

A única coisa que me falta testar são as Bobinas.....

O carro, depois de quente , funciona na perfeição.

Podem opinar pf?

Obg
golf31996
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por golf31996 »

Boa noite, qual foi a última atualização de software que fez?
golf31996
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por golf31996 »

O se carro e 1.4tsi injecção direta. Pelos sintomas podem ser os bicos dos injetores mas só vendo. Pode ser velas e bobines. Tente ver se não houve recall para este modelo
golf31996
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por golf31996 »

Bom dia já resolveu? De q se tratava?
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde,já resolveu o problema?. De que se tratava?.
Paulo1
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por Paulo1 »

Boa tarde,

Ainda não resolvi. Mantém-se com o funcionamento irregular/ trepidante a frio (mesmo agora, no Verão).
Fui recentemente a uma oficina, carro foi à máquina, e não acusou nenhum erro.
Velas e Bonines e injectores, não é disse-me o mecânico. Inclina-se para a válvula reguladora do ralenti, ou outra coisa (relacionada com gases....)
O mecânico aconselhou-me levar à VW para ir à máquina....ainda não fui,
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por golf31996 »

Boa noite, se não e do que lhe disse,teste o carro. A máquina pode não acusar erros atenção. Mas e uma ajuda grande.
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde já sabe do que se trata?
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo Paulo, pode não ser o problema, mas é comum de acontecer isto de forma geral nos motores TSI do grupo VW(e outros motores de injecção direta de outros fabricantes) e um dos primeiros sintomas é precisamente falhas a frio semelhantes a quanto há um problema numa vela ou numa bobine, estou a dizer isto com conhecimento de causa.

Não vou estar a explicar porquê ao detalhe pois é uma longa explicação que obrigava a explicar mais uma data de coisas, mas as válvulas e ductos de admissão costumam ganhar muita sujidade(por ser injecção direta não tem injector antes a fazer limpeza) que interfere depois com o fluxo/direcção do ar e prejudica a atomização de combustível, faz com que o combustível queime muito mal e o motor fique com um trabalhar irregular pois não faz uma queima uniforme e continua, a quente já não acontece isto pois a forma como o motor regula a injeção é diferente.
A solução, quando este é o problema é limpar as válvulas/ductos de admissão, atenção que estou a dar este feedback baseado na informação aqui dada e no pressuposto que o carro não tem realmente nada danificado/desajustado e não dispensa ir lá ver se realmente tem ai um problema ou não, mas posso dizer por experiência que apanhava muitos carros com esse problema e essa era quase sempre a causa, as vezes até em carros com poucos km's.

Uma coisa importante, não recomendo usar "liquidos milagrosos" para tentar fazer este serviço, infelizmente a maneira correta de fazer o serviço é desmontar tudo e remover o lixo para fora do motor, para ficar cá fora, os líquidos maravilha podem ser usados para prevenir o problema, nunca para a solução, pois ao soltar o lixo correm por exemplo o risco de danificar uma válvula, o catalisador, etc, pois o lixo vai para dentro do motor.
Isto não é defeito, é feitio e é fácil de prevenir, isto acontece em qualquer motor de injeção direta que não tenha injetores indiretos adicionais antes das válvulas para fazer limpeza.
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por Paulo1 »

Mario_Marques Escreveu: 09 ago 2021, 13:41 Amigo Paulo, pode não ser o problema, mas é comum de acontecer isto de forma geral nos motores TSI do grupo VW(e outros motores de injecção direta de outros fabricantes) e um dos primeiros sintomas é precisamente falhas a frio semelhantes a quanto há um problema numa vela ou numa bobine, estou a dizer isto com conhecimento de causa.

Não vou estar a explicar porquê ao detalhe pois é uma longa explicação que obrigava a explicar mais uma data de coisas, mas as válvulas e ductos de admissão costumam ganhar muita sujidade(por ser injecção direta não tem injector antes a fazer limpeza) que interfere depois com o fluxo/direcção do ar e prejudica a atomização de combustível, faz com que o combustível queime muito mal e o motor fique com um trabalhar irregular pois não faz uma queima uniforme e continua, a quente já não acontece isto pois a forma como o motor regula a injeção é diferente.
A solução, quando este é o problema é limpar as válvulas/ductos de admissão, atenção que estou a dar este feedback baseado na informação aqui dada e no pressuposto que o carro não tem realmente nada danificado/desajustado e não dispensa ir lá ver se realmente tem ai um problema ou não, mas posso dizer por experiência que apanhava muitos carros com esse problema e essa era quase sempre a causa, as vezes até em carros com poucos km's.

Uma coisa importante, não recomendo usar "liquidos milagrosos" para tentar fazer este serviço, infelizmente a maneira correta de fazer o serviço é desmontar tudo e remover o lixo para fora do motor, para ficar cá fora, os líquidos maravilha podem ser usados para prevenir o problema, nunca para a solução, pois ao soltar o lixo correm por exemplo o risco de danificar uma válvula, o catalisador, etc, pois o lixo vai para dentro do motor.
Isto não é defeito, é feitio e é fácil de prevenir, isto acontece em qualquer motor de injeção direta que não tenha injetores indiretos adicionais antes das válvulas para fazer limpeza.
Obrigado Mário pela explicação.
Se bem entendo, então se levar a um concessionário / à máquina da própria VW (Vag-Com) e como é um problema Mecânico e não electrónico, não vai surgir nenhum erro. Será isso? Já foi a várias máquinas de leitura de erros, e nada foi detectado....
Connsegue indicar alguma oficina de confiança em Lisboa para fazer esse trabalho?
Qual o custo estimado do mesmo? Só para ter uma ideia?

Muito obrigado.
1 Abraço
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por Mario_Marques »

Normalmente não acusa nenhum tipo de erro se não deixar andar até ao ponto de ficar mesmo muito grave e ai sim criar erros e problemas, um dos problemas é que pode fazer "lavagem" do óleo com a gasolina por queimar e danificar o cilindro e pistão, oi carbonizar a caixa do segmento que leva também a uma falha catastrófica, a gasolina não queimada destrói as propriedades de lubrificação do óleo e acaba por danificar gravemente o motor por falta de lubrificação.
Não te sei dizer qual é o custo, eu pessoalmente nunca dou valores para um serviço desses pois consigo saber o material que vou precisar mas não consigo saber quantas horas vai demorar a limpeza, e também depende do método de limpeza utilizado, quem limpar tudo ao detalhe á mão demora muito mais tempo que quem por exemplo usar uma máquina de jato de ar com material abrasivo.
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por Paulo1 »

Mais uma vez, muito obrigado.
Encontrei esta oficina na zona de Lisboa - https://elitecarservice.pt/contactos/ - mas devem estar fechados por férias. Vou aguardar e ligo lá mais para a frente. Se o Mário estivesse mais perto, obviamente que seria a si que entregaria o serviço. Se puder recomendar alguma Oficina em Lisboa, agradecia muito. Grato.
Paulo1
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Boninas? (como saber)

Mensagem por Paulo1 »

Mario_Marques Escreveu: 09 ago 2021, 21:17 Normalmente não acusa nenhum tipo de erro se não deixar andar até ao ponto de ficar mesmo muito grave e ai sim criar erros e problemas, um dos problemas é que pode fazer "lavagem" do óleo com a gasolina por queimar e danificar o cilindro e pistão, oi carbonizar a caixa do segmento que leva também a uma falha catastrófica, a gasolina não queimada destrói as propriedades de lubrificação do óleo e acaba por danificar gravemente o motor por falta de lubrificação.
Não te sei dizer qual é o custo, eu pessoalmente nunca dou valores para um serviço desses pois consigo saber o material que vou precisar mas não consigo saber quantas horas vai demorar a limpeza, e também depende do método de limpeza utilizado, quem limpar tudo ao detalhe á mão demora muito mais tempo que quem por exemplo usar uma máquina de jato de ar com material abrasivo.
Entretanto encontrei este Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=n8LbC5oTkbI - que penso tem tudo a ver com a situação a resolver.
Dou nota que o meu carro é a GPL, e talvez por isso (tem 182.000 kms) só agora este problema aparece. Ele arranca a gasolina, 1 minuto depois passa a GPL. Terá influência?
Obrigado.
sflopes
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

Mensagem por sflopes »

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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

Mensagem por Paulo1 »

Boas,
Este video diz tudo sobre o problema que se passa com o meu carro - https://www.youtube.com/watch?v=kZK0yEcKC28

Agradeço ao Mário Marque a identificação do problema (á distância)

Cumprimentos,
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