Passat a travar sozinho

Responder
rubenpescas
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 15 mar 2017, 22:33
Veículos: Golf iv 1.9 110 cv
Localização: Barreiro

Passat a travar sozinho

Mensagem por rubenpescas »

Boas tardes malta, estou com mais um problema no meu passat

O carro esteve parado cerca de 9 meses, quando fui dar à chave reparei que estava com o pedal de travão completamente em baixo troquei lhe a bomba central de travões por uma nova da brembo, foi todo sangrado e ficou 5 estrelas agora ao fim de 1xxx e tal km noto que começa a travar sozinho isto nas rodas traseiras, paro carrego no travão umas quantas vezes e lá destrava por completo ando mais uns km e volta a acontecer quando isto acontece o pedal fica pedra nota se que esta em pressao e quando destrava volta a ficar mole q.b ou seja normal.

Já fiz rastreio pelo vag com e não dá erro nenhum no sistema de abs já não sei o que fazer falei com o meu mecânico e ele diz que nunca vio nada assim.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por Mario_Marques »

Só com essa informação disponível, é extremamente complicado dar qualquer tipo de ajuda que seja útil.
Há muitos modelos de Passat, motores, versões, equipamentos.
Se não deres informaçao maus concreta não vale de muito estar para aqui a tentar dizer seja o que for, por ex, um Passat antigo não tem sistemas elétricos de assistência tipo hill holder, ABS, esp, travão de mão elétrico, já um moderno tem e os problemas são diferentes entre carros....
Essa bomba que trocaram, era 100% igual á original, não era a primeira vez que via alguém meter bombas incompatíveis, depois não tem caudal de óleo igual, as vezes as vias não são iguais, o curso as vezes não é o correto, etc....
Depois, quando normalmente há esse tipo de problema, de ir uma bomba á vida, a não ser que seja um defeito como acontece por ex nos módulos ABS mk60, é porque geralmente o sistema está é em muitos mau estado e as vezes até entupido.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rubenpescas
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 15 mar 2017, 22:33
Veículos: Golf iv 1.9 110 cv
Localização: Barreiro

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por rubenpescas »

O passat em questão é um PD 115 de 99, sim a bomba é exatamente igual foi tudo visto é da mesma ref da antiga.
O carro tem abs e asr o estranho é ter andado estes milímetros todos sem qualquer tipo de problema, ele trava bem aciona o abs quando travo a fundo tudo normal excepto este problema que agora apareceu hoje até cheirava a ferodo queimado antes de eu me ter apercebido o que se estava a passar o carro chega mesmo quase a ficar bloqueado.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por Mario_Marques »

Nesse caso, se não tens nenhum sistema eletrônico de auxílio, se garantidamente a bomba é igual, para a tua bomba principal ter ido á vida, muito provavelmente as tuas pinças não estarão talvez muito melhor, é possível que estejam encravadas e a precisar de rever o sistema todo, eu pessoalmente casos como o teu que me aparecia na oficina revia sempre tudo de ponta a ponta, o pessoal anda 5, 10, 15 anos ou bem mais sem mudar o óleo dos travões, depois ganha água e corrói tudo.
Se o carro esteve parado esse tempo, é mesmo muito provavel que tenha as pinças presas com ferrugem, depois vais a andar sempre com elas encostadas, ou travas e depois não recuam.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rubenpescas
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 15 mar 2017, 22:33
Veículos: Golf iv 1.9 110 cv
Localização: Barreiro

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por rubenpescas »

O óleo foi todo substituído na altura de fazer o sangramento, fui agora andar com o carro para fazer um teste que li em outro fórum, vou relatar o sucedido.

O carro começa a travar e a travar retirei o tubo de vácuo que vai ao servo freio e tamponei esse tubo para não entrar sujidade obviamente fiquei com o pedal rijo mas assim que tirei o tubo de vácuo destravou logo, andei ainda bastante e não voltou a travar assim que ligo o servo freio logo no primeiro klm começa logo a travar gradualmente , será o servofreio nas lonas?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por Mario_Marques »

Essa situação acontece por ex quando há uma situação que mencionei em cima, a bomba não é igual e tem o pistão mais comprido ou curto que o que devia, o servofreio quando fura deixa de fazer o seu trabalho apenas, ou seja, fica internamente equalizado, o pedal fica duro e ouve-se um sopro, aliás, basta testar com uma pistola de vácuo e manómetro para ver que deixa de reter vácuo, além de que quando o desligas também, deixas de conseguir travar tanto logo podes não chegar ao ponto em que faz encravar mas isso não significa que o problema é de lá.

O problema não é teres substituído agora o óleo, é provavelmente nunca ter sido mudado quando devia, tanto que a tua bomba principal foi a vida, e as pinças, se já tiverem os pistões colados/gripados/enferrujados, já não te adianta de nada trocar o óleo, podes trocar quantas vezes quiseres, o pistão fica preso e não recua.

O óleo dos travões é higroscópico, ou seja, absorve água.
Pode ser que com sorte, limpando bem as pinças e manualmente mexendo para dentro e fora os pistões "resolvas" o problema.

Isso é algo bastante comum em clássicos, países frios ou carros muito tempo parados, falta de mudança de óleo que deve ser mudado a cada 2 anos.
Anexos
unnamed (1).jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rubenpescas
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 15 mar 2017, 22:33
Veículos: Golf iv 1.9 110 cv
Localização: Barreiro

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por rubenpescas »

Uma coisa que fiz foi ajustar o pedal de travão ou seja na zona onde tem o pedal tem lá um afinador que dá para subir ou decher mais o pedal, eu subi um pouco o pedal.
Terá alguma influência no veio que vai ao cilindro mestre da bomba?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por Mario_Marques »

A coisa que fizeste foi desajustar, não foi ajustar, ajustado estava ele e normalmente até vem muito bem bloqueado para não mexer. :mrgreen:
Pode ser se o que lá fizeste agora não deixar a bomba abrir completamente, mas acho que não irias ter mexido a esse ponto, digo eu.
O pessoal as vezes mexe aí porque não têm as ferramentas para fazer o serviço corretamente, as vezes até partem a rótula.

-visto que o teu carro tem ABS, há uma maneira fácil de veres se o pedal te está a travar o carro, no módulo ABS tem lá um campo que mede a pressão, se tiveres pressão alta com o carro parado tens aí a resposta, mas sinceramente é muito pouco provável, já o resto que disse é altamente provável, mas eu não sou adivinho, mas a meu favor tenho mais de 10 anos de experiência a trabalhar todos os dias com vw's, eu na tua situação tinha antes de tudo feito uma geral ao sistema, quando uma bomba vai á vida é porque o sistema muito bom não está e as chances de te ter feito algo mau nas maxilas é muito grande, em especial pela forma como descreves que tudo começou, o carro parado, é quando se dá tempo para haver corrosão, normalmente primeiro encrava tudo, se o pessoal abusar e continuar normalmente acontece o contrário, rebenta algo, sai óleo e....não facilites, há coisas que não vale a pena.
Anexos
a4-205.png
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rubenpescas
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 15 mar 2017, 22:33
Veículos: Golf iv 1.9 110 cv
Localização: Barreiro

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por rubenpescas »

Boas obrigado pelas dicas grande Mário, já fui lá e já ajustei o pedal igual a um passat que um colega meu tem do mesmo modelo que o meu, fui andar com ele e até agora não voltou a travar, vamos ver agora quando for para casa como ele se comporta.

Eu não cheguei a tirar de lá a rótula aquilo tem o veio principal e depois um afinador ao rodar esse afinador o pedal dexe ou sobe conforme queremos.
Essa ferramenta que mostrou serve para tirar essa rótula certo?
rubenpescas
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 15 mar 2017, 22:33
Veículos: Golf iv 1.9 110 cv
Localização: Barreiro

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por rubenpescas »

Boas pessoal obrigado pelas dicas até ver o problema ficou resolvido, voltei a baixar o pedal para a posiçao de origem e não voltou a travar.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por Mario_Marques »

Ainda bem, pela tua explicação é possível que tenhas metido isso numa posição em que depois não permitia á bomba fazer o curso total dela e abrir completamente.
Mas eu no teu caso, também baseado na tua descrição não descansava sem dar uma geral ao sistema, acredita que já vi muita coisa má acontecer que poderia ter sido facilmente evitada e 2 em 2 anos, muda o óleo de travões.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rubenpescas
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 15 mar 2017, 22:33
Veículos: Golf iv 1.9 110 cv
Localização: Barreiro

Re: Passat a travar sozinho

Mensagem por rubenpescas »

Sim Mário irá ser tudo revisto no início de Fevereiro pelo meu mecânico, todo o sistema de travagem vai levar uma revisão à homem obrigado pelas dicas.
Responder