Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Responder
António Ferreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 02 dez 2020, 22:19
Veículos: Vw passat B5 1.9 TDI 1999 , 115 cv

Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por António Ferreira »

Boa noite, tenho uma passat de 99 pd 115 com 350 mil kms , e de há uns dias para cá tem tido uns sintomas estranhos, quando meto o carro a trabalhar a frio , as rotações andam aos saltos entre as 900 e as 1200/1300 rotações, se tentar pôr o carro em andamento só de embraiagem ele vai abaixo, as rotações basicamente descem até o carro desligar. Depois de ele aquecer , as rotações voltam ao normal, e fica ás 900 certinhas ao relantim.
Em situação de estrada normal se pousar o pé no acelerador ele "soluça" agressivamente, parece que fica sem turbo e com turbo, sem turbo e com turbo, assim sucessivamente, mas se lhe der calor não se nota nada , ou seja, ou dou calor ou parece que as rodas do meu carro são quadradas.
Entretanto mudei a válvula N75, mudei vários tubos de vácuo e nada, se alguém me pudesse dar umas luzes do que poderá ser agradecia, resto de boa noite, obrigado !
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 829
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por joaodh92 »

Bom dia Antonio, peço que passes pelas apresentações para te apresentares.

O teu esp liga-me sózinho por vezes? Já vi um problema semelhante e era a cablagem dos injetores danificada.
António Ferreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 02 dez 2020, 22:19
Veículos: Vw passat B5 1.9 TDI 1999 , 115 cv

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por António Ferreira »

joaodh92 Escreveu: 03 dez 2020, 07:37 Bom dia Antonio, peço que passes pelas apresentações para te apresentares.

O teu esp liga-me sózinho por vezes? Já vi um problema semelhante e era a cablagem dos injetores danificada.
Bom dia João, não desliga sozinho o meu esp, já andei de volta do carro durante horas, de qualquer das formas vou dar uma vista de olhos nisso, obrigado pela resposta rápida e já tratei da apresentação !
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por Mario_Marques »

Pela descrição da a entender que o problema vem da injeção, mas sem mais informaçao não é possível ajudar.
Ideal seria por obd ver o valor de estabilização dos injetores, mas um motor pd, com esses kms, se o problema não está já bem assente não deve faltar muito para ficar em especial se nunca na vida lhe foi revista a folga de injetores.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
António Ferreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 02 dez 2020, 22:19
Veículos: Vw passat B5 1.9 TDI 1999 , 115 cv

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por António Ferreira »

Mario_Marques Escreveu: 03 dez 2020, 17:31 Pela descrição da a entender que o problema vem da injeção, mas sem mais informaçao não é possível ajudar.
Ideal seria por obd ver o valor de estabilização dos injetores, mas um motor pd, com esses kms, se o problema não está já bem assente não deve faltar muito para ficar em especial se nunca na vida lhe foi revista a folga de injetores.
Boa tarde Mário, é quase impossível andar com ele em cidade, ele soluça em qualquer velocidade se tiver só o pé pousado no acelerador, então para fazer pontos de embraiagem em subidas , nem com travão de mão, mal eu levanto o pé da embraiagem as rotações vão abaixo e ele desliga-se, se eu acelerar em simultâneo fico ali a comer embraiagem, contudo vou mandar fazer essa revisão dos injetores que nunca foi feita, obrigado !!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por Mario_Marques »

É assim, não te querendo desanimar, mas o tempo de fazer a manutenção já passou a muito com 350mil, agora terás é de muito possivelmente ter de fazer uma reparação se ainda for viável e se o problema for realmente dai, os injetores ganham demasiada folga, arranca o chapéu da mola, desgasta o interior do injetor todo, e desgasta muito a árvore de cames e rompe a sede do injetor todo na cabeça do motor, são danos irreversíveis, ainda pode ser que consigam dar aí um "jeito" nisso mas muito longe de como seria original direito.
Se procurares tópicos sobre injetores na área dos golf mk4 e golf mk5 tem para lá já muita coisa, inclusive fotos que já meti de alguns estragos causados pela falta da manutenção.

O injetor tendo muita folga começa a funcionar como um "martelo", anda ali aos saltinhos por não tem sustentação suficiente, muita gente diz que o problema é o suporte do injetor(no Faceburros) pois geralmente encontram-no também todo rompido ou desfeito, mas o problema nada tem a ver com isso, pois a função disso é só manter no sítio, a folga/tensão é que é a causa do problema.

Antigamente nos carros antigos era preciso afinar a folga das válvulas senao uma série de coisas menos boas acabava por acontecer, nos injetores pd é ainda pior, pois o injetor é muito mais pesado que uma válvula, já vi um martelo e um injetor saírem disparados pela tampa de válvulas de um jovem que achou boa ideia fazer 5500rpm num pd com 300mil kms em que nunca tinha sido revista a folga.lol


Tens aqui por ex um tópico sobre isso

viewtopic.php?f=32&t=115265&hilit=Injet ... r&start=15

Mesmo que o teu problema ainda não seja esse, é algo que deves ter em consideração pois geralmente é a causa de morte dos pd, e causa de grande parte dos problemas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
António Ferreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 02 dez 2020, 22:19
Veículos: Vw passat B5 1.9 TDI 1999 , 115 cv

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por António Ferreira »

Mario_Marques Escreveu: 03 dez 2020, 20:55 É assim, não te querendo desanimar, mas o tempo de fazer a manutenção já passou a muito com 350mil, agora terás é de muito possivelmente ter de fazer uma reparação se ainda for viável e se o problema for realmente dai, os injetores ganham demasiada folga, arranca o chapéu da mola, desgasta o interior do injetor todo, e desgasta muito a árvore de cames e rompe a sede do injetor todo na cabeça do motor, são danos irreversíveis, ainda pode ser que consigam dar aí um "jeito" nisso mas muito longe de como seria original direito.
Se procurares tópicos sobre injetores na área dos golf mk4 e golf mk5 tem para lá já muita coisa, inclusive fotos que já meti de alguns estragos causados pela falta da manutenção.

O injetor tendo muita folga começa a funcionar como um "martelo", anda ali aos saltinhos por não tem sustentação suficiente, muita gente diz que o problema é o suporte do injetor(no Faceburros) pois geralmente encontram-no também todo rompido ou desfeito, mas o problema nada tem a ver com isso, pois a função disso é só manter no sítio, a folga/tensão é que é a causa do problema.

Antigamente nos carros antigos era preciso afinar a folga das válvulas senao uma série de coisas menos boas acabava por acontecer, nos injetores pd é ainda pior, pois o injetor é muito mais pesado que uma válvula, já vi um martelo e um injetor saírem disparados pela tampa de válvulas de um jovem que achou boa ideia fazer 5500rpm num pd com 300mil kms em que nunca tinha sido revista a folga.lol


Tens aqui por ex um tópico sobre isso

viewtopic.php?f=32&t=115265&hilit=Injet ... r&start=15

Mesmo que o teu problema ainda não seja esse, é algo que deves ter em consideração pois geralmente é a causa de morte dos pd, e causa de grande parte dos problemas.
Muito obrigado pela explicação Mário, se o problema for realmente daí já sei com que é que posso contar e futuramente os cuidados a ter, vou mandar ver os injetores mesmo que o problema não seja esse, no entando á pouco fui ao carro, liguei-o estando ele já frio, e lá começou ele com as rotações aos saltos, andei a inventar, tirei o tubinho da westegate e o motor ficou a trabalhar certinho, voltei a colocá-lo e ficou com o mesmo problema das rotações, será algum problema com o turbo? Este turbo já não é o de origem, o de origem partiu há cerca de 150.000 kms atrás, mais uma vez obrigado !
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por Mario_Marques »

Primeiro, o teu turbo é de geometria variável, não tem wastegate, o que tiraste foi provavelmente o tubo do atuador pneumático.
O turbo não tem geralmente nada a ver com rotação do motor, num diesel o que te gere a rotação é o combustível, dai os diesel não terem sequer borboleta de acelerador pois o motor é gerido pelo combustível e não pelo ar como acontece nos motores a gasolina, num diesel ter mais ou menos ar só interfere com a potência máxima (não é bem isto mas é a forma mais fácil de tentar explicar a uma pessoa que não sabe como funciona o ciclo diesel).
Eu se chegar a um carro direito e lhe desligar a gestão do turbo ou desligar os tubos do turbo á admissão de forma a que não alimente o motor, a única coisa que vai acontecer é ter baixo rendimento e claro entrar em modo de segurança, mas o motor não vai ter qualquer irregular ou brusquidão, não se vai desligar, etc, vai andar normal mas ter pouca potencia apenas, vai ficar um diesel atmosférico.

Para o carro ter o comportamento que descreves, ao ponto de querer ir abaixo só pode ser coisas relacionadas com comando/compressão ou injeção, tirando isso os motores diesel trabalham sempre, até com óleo a ser metido pela admissão.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
António Ferreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 02 dez 2020, 22:19
Veículos: Vw passat B5 1.9 TDI 1999 , 115 cv

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por António Ferreira »

Mario_Marques Escreveu: 03 dez 2020, 22:58 Primeiro, o teu turbo é de geometria variável, não tem wastegate, o que tiraste foi provavelmente o tubo do atuador pneumático.
O turbo não tem geralmente nada a ver com rotação do motor, num diesel o que te gere a rotação é o combustível, dai os diesel não terem sequer borboleta de acelerador pois o motor é gerido pelo combustível e não pelo ar como acontece nos motores a gasolina, num diesel ter mais ou menos ar só interfere com a potência máxima (não é bem isto mas é a forma mais fácil de tentar explicar a uma pessoa que não sabe como funciona o ciclo diesel).
Eu se chegar a um carro direito e lhe desligar a gestão do turbo ou desligar os tubos do turbo á admissão de forma a que não alimente o motor, a única coisa que vai acontecer é ter baixo rendimento e claro entrar em modo de segurança, mas o motor não vai ter qualquer irregular ou brusquidão, não se vai desligar, etc, vai andar normal mas ter pouca potencia apenas, vai ficar um diesel atmosférico.

Para o carro ter o comportamento que descreves, ao ponto de querer ir abaixo só pode ser coisas relacionadas com comando/compressão ou injeção, tirando isso os motores diesel trabalham sempre, até com óleo a ser metido pela admissão.
Muito obrigado pelo esclarecimento sr Mário, ainda sou inciante nesta matéria e por isso mesmo é que vim aqui me tentar informar com pessoas que percebem do assunto e aprender mais para não chegar a uma oficina e me quererem enganar como já aconteceu antes.
Então o problema provavelmente será nos injetores, se os danos forem realmente irreversiveis mais vale meter um motor novo !
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 318
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por golf31996 »

Boa noite, já testou os injectores? Os valores estão corretos? A bomba injetora está comandada com o motor? Não terá óleo na bomba de combustível? O filtro de gasóleo está limpo?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por Mario_Marques »

António Ferreira Escreveu: 03 dez 2020, 23:20

Muito obrigado pelo esclarecimento sr Mário, ainda sou inciante nesta matéria e por isso mesmo é que vim aqui me tentar informar com pessoas que percebem do assunto e aprender mais para não chegar a uma oficina e me quererem enganar como já aconteceu antes.
Então o problema provavelmente será nos injetores, se os danos forem realmente irreversiveis mais vale meter um motor novo !
É assim, ouvires muitas opiniões nem sempre é bom, primeiro, porque a mecânica é uma ciência, não é uma coisa de adivinhação, depois, imagina que recebes 100 opiniões, 99 delas são mais ou menos parecidas de pessoas que até têm boa intenção de te ajudar mas que não pescam muito de mecânica, depois recebes apenas 1 opinião diferente mas acertiva, tu não vais saber distinguir e provavelmente vais dar mais atenção as 99 erradas por ser em maior quantidade/percentagem...
Eu apesar de ter experiência nisso não sou capaz de te dizer com exatidão nenhuma o que é o teu problema e no entanto já resolvi vários pela descrição semelhantes, mas isso não quer dizer que eu esteja correto pois certezas só obtens através de testes de diagnóstico devidamente executados, portanto o conselho que te dou é procurares ajuda numa pessoa com experiência nesse sentido.

golf31996 este carro não tem bomba injetora e se tivesse bomba injetora e óleo na bomba de combustível iria trabalhar normal pois os diesel queimam óleo na boa como combustível.
O filtro de combustível poderia ter interferência, bem como outras coisas no sistema de alimentação de combustível, mas um carro minimamente bem mantido terá isso direito.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 318
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por golf31996 »

Boa noite Mário. Certo. Falei nas questões para verificar a origem do problema,dado que o proprietário colocou o problema e não se chegou a conclusão do que afeta o carro. Para poder ajudar outros utilizadores levantei às perguntas e gostava que o proprietário poderia deixar ser o que afetou,também para fechar o tópico. Espero ter ajudafo
António Ferreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 02 dez 2020, 22:19
Veículos: Vw passat B5 1.9 TDI 1999 , 115 cv

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por António Ferreira »

Boa noite, o problema era da Egr, resolveu-se anulando-a, agora está a andar a 100% ! Obrigado pela ajuda de todos e bom ano !
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat 1.9 tdi pd 115 , 1999

Mensagem por Mario_Marques »

Qual era o problema concreto que a egr tinha? Estava trancada aberta? Tinha o diafragma do atuador furado?
Atenção que há alguns problemas que desligando a egr ficam disfarçados mas continuam lá na mesma até voltarem pior ainda.
A egr consome vácuo, pelo que se tiveres problemas no sistema de vácuo ficam disfarçados porque é menos uma coisa a consumir muito vácuo, a egr baixa o valor de maf, pelo que se tiveres problemas na maf ficam disfarçados, a egr alivia a pressão do turbo, pelo que se tiveres problemas lá ficam disfarçados, problemas esses que geralmente é na geometria que por sua vez está também ligada ao sistema de vácuo.
É importante perceberes concretamente o que tinha realmente a tua egr de errado para saberes se realmente era lá o problema ou se isso foi apenas um disfarce.
É preciso também ter atenção que se tencionas ficar com o carro muitos anos, o que eventualmente vai consumir a mais em determinados tipos de utilização (não faz diferença em todos) sem a egr dá para pagar uma egr nova em pouco tempo ao preço que o combustível está, se te gastar cerca de meio litro a mais a cada 100km, em 10 mil kms está a egr nova paga, daí para a frente está a dar lucro/economizar, o pessoal é que geralmente nunca faz contas a isso, em por ex 100 000kms ainda é bastante dinheiro(cerca de 600€ a fazer contas ao preço atual de gasóleo do jumbo).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder