Barulho compressor AC

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Barulho compressor AC

Mensagem por Martins SDI »

Boas pessoal,

Estou com um problema no compressor do ar condicionado que começou a fazer um barulho bastante audível, apenas quando o compressor está atracado e parece-me ter vindo a piorar. Fiz um vídeo do barulho:



Este compressor está instalado num Seat Ibiza 6K2, mas é proveniente de um Golf 4. É da marca ZEXEL com a referência VW 1J0820803J. Pelas minhas contas o compressor deve estar neste momento com 500M Km. O que vos parece? Poderá ser apenas o rolamento da polia, ou será mesmo o compressor lixado?

Agradeço desde já a ajuda que me possam facultar.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14977
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Barulho compressor AC

Mensagem por gongasfrs »

As polies tem uns cravos que as vezes se soltam. Um colega meu aconteceu isso. Trocamos a polie e ficou novo
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Barulho compressor AC

Mensagem por Martins SDI »

Gongas, obrigado pla dica, vou ver isso.

Hoje tirei a correia e estive a testar a poli. O rolamento está ok. Com o compressor desligado a poli roda livremente. Rodando a chapa exterior (compressor), parece fazer um pouco de força. Também estou inclinado para a polia, mas estou com alguma dificuldade a encontrar a polia para este compressor. Alguém me confirma se a polia dos compressores SANDEN e ZEXEL são intercambiaveis?
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14977
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Barulho compressor AC

Mensagem por gongasfrs »

o meu colega na altura encontrou um gajo que as vendia, e segundo o vendedor não eram compatíveis mas não sei se era paleio de vendedor ou não.

o caso dele vias mesmo os cravos que se tinhas descravado e as palhetas saltaram fora

Imagem

quando falo nas palhetas é essas peças cinzentas

depois precisas de uma chave própria para sacar a poli fora, eu fiz uma chave em casa
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Barulho compressor AC

Mensagem por Martins SDI »

Opa, o meu caso aparenta ser diferente. Visto da parte exterior nao vejo nada descravado.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Barulho compressor AC

Mensagem por Martins SDI »

gongasfrs Escreveu: 06 jul 2020, 21:42 o meu colega na altura encontrou um gajo que as vendia, e segundo o vendedor não eram compatíveis mas não sei se era paleio de vendedor ou não.

o caso dele vias mesmo os cravos que se tinhas descravado e as palhetas saltaram fora

quando falo nas palhetas é essas peças cinzentas

depois precisas de uma chave própria para sacar a poli fora, eu fiz uma chave em casa
A minha embreagem também é um pouco diferente dessa.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14977
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Barulho compressor AC

Mensagem por gongasfrs »

Isso foi uma foto da net apenas para explicar. Não sei de que carro é
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Barulho compressor AC

Mensagem por Martins SDI »

Ok Gongas, compreendi. Já arranjei um compressor usado idêntico ao meu por 40€ numa Sucateira com 3 meses de garantia. Vou busca-lo mais logo. Não sou muito apologista de peças usadas, mas pelo preço que foi valeu a pena arriscar. Vou desmontar o meu e logo vejo onde está o problema. Com sorte de 2 faço um.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14977
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Barulho compressor AC

Mensagem por gongasfrs »

Se for só trocar a poli escusas de descarregar o ac. Para trocar o compressor tens de descarregar. As vezes os da sucata tem os buracos abertos e é só lixo por dentro cuidado
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Barulho compressor AC

Mensagem por Martins SDI »

Sim, eu sei. Vou tentar trazer um que ainda esteja montado num motor, com tubagens ou parte delas.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Barulho compressor AC

Mensagem por Martins SDI »

Problema reslvido. O compressor novo já foi para o sitio e o barulho desapareceu. O problema estava mesmo no compressor. Desmontei entretanto o compressor velho. A polia estava OK e o compressor sem a polia continuava em esforço para rodar. Aqui o exame forense:

Imagem

Imagem
Responder