Aplicação de turbo em motores SDI

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Registado: 19 Jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Martins SDI »

Boas pessoal,

Preciso da vossa ajuda.

Tenho um carro com motor SDI (motor AQM). Já há algum tempo que tenho ideia de o turbinar, mas surge-me sempre a dúvida se ficará uma coisa em condições. Também tenho algumas dúvidas sobre o que é recomendado alterar. Já pesquisei bastante e cheguei à conclusão que será necessário alterar/instalar:

- Turbo e respectiva linha de lubrificação;
- Colector;
- Alterar linha escape;
- Alterar caixa do filtro de ar;
- instalar IC e tubagens IC (facultativo).

Agora as minhas dúvidas prendem-se com a parte da injecção. Poderá funcionar com a bomba e injectores originais? A nível de gestão electrónica, que alterações poderá ser necessário fazer? O meu objectivo não é ganhar velocidade de ponta, até porque a caixa original não o permite, mas sim, um pouco mais de genica em recuperação, subidas, ultrapassagens, etc e se possível manter o carro sem fumo exagerado.

Este tópico tem como objectivo debater a modificação nos motores SDI e não um SWAP completo por um motor TDI. Essa opção já sei que é plug & play. Por isso, peço que as respostas sejam dadas apenas no sentido da modificação SDI.

Agradeço desde já a ajuda que me possam facultar.

Mario_Marques
Master
Master
Registado: 18 Nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Contacto:

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Mario_Marques »

Podes usar a gestão electrónica original mas ficas sem possibilidade de controlar o turbo electronicamente, a injeção original dá, não te vai é dar grande rendimento e vai fumar por não teres correção por map.
O resto da mecânica aguenta sem problemas desde que não tentes fazer nenhum avião.
Imagem

Imagem
+227Whp+iva(23%) feitos com 100% gasóleo do jumbo :mrgreen: .

SUBA-WHO?

Martins SDI
Amateur
Amateur

Pois Mário, isso de fumar é que não queria. Não há forma de contornar isso? Este motor de origem tem 68cv, mantendo a injecção original, que ganho de potência é espectável, sabes-me dizer mais ou menos?

Relativamente ao material, pensei aplicar um turbo de um TDI de 90cv que é praticamente Plug&Play.

Mario_Marques
Master
Master
Registado: 18 Nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Contacto:

Mensagem por Mario_Marques »

Há uns anos apareceu um cliente com um golf 4 sdi com turbo aplicado, veio para fazer uma conversão comoleta para 110, o carro não andava mal mas não andava mais que um TDI de 90 alh, ele tinha lá uma geometria variável com uma invenção para trabalhar por pressão e por causa disso tombou o motor pois fazia imensa temperatura e pressão de escape e cabeça, aquilo basicamente o que fazia era travar os gases até criar pressão, com o carro parado estava sempre a travar o motor.
Além disso, a ecu não conseguia saber quando devia meter mais ou menos gasóleo pois não sabia quanto ar lá estava e o mapa estava feito apenas com base no sinal do pedal de acelerador, temperatura e rpm, fumava em algumas situações o que acelerou a morte do motor.
Pessoalmente acho que era possível fazer muito melhor no sdi que aquilo que ele lá tinha mas é preciso fazer contas e definir planos, é sempre uma despesa e tem os seus compromissos e sem uma gestão eletronica boa para usar no dia a dia limita muito as coisas.
Imagem

Imagem
+227Whp+iva(23%) feitos com 100% gasóleo do jumbo :mrgreen: .

SUBA-WHO?

Martins SDI
Amateur
Amateur

Mário, se conseguisse colocar o meu carro a andar como um TDI 90 já me dava por satisfeito. :D Tens alguma sugestão da melhor forma de fazer aplicação de um turbo num motor destes, de forma a ficar com uma condução normal e fumar o menos possível?

Responder