"Problema" motores BLS e BXE

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Ricardo Vieira
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Ricardo Vieira » 11 Set 2013, 23:26

manji Escreveu:Boas,

Pelo que tenho lido em vários fóruns este é um problema bastante transversal ao grupo VAG.
Há disto em Touran, Golf, A3, Leon, Toledo, etc, sendo que assim é mais difícil tentar saber que unidades foram afectadas.

Os vários relatos também indicam quilometragens diversas, países diferentes, LongLife e revisões normais. Julgo que apenas em termos de ano de fabrico é que se pode dizer que exista um intervalo identificável, o qual que me parece ser finais de 2006 até 2008 (não confirmado).

Sendo assim, e já que tenho um BXE ainda funcional com ~70k kms num Leon de 11/2007, acho que vou proceder à mudança dos parafusos e capas das bielas quando fizer a próxima revisão.

O pessoal com mais experiência concorda?
Existe alguma marca em particular que seja de preferência?

Obrigado!
Muda o óleo a cada 15 mil kms ou um ano que isso não se estraga...
Com 70 mil kms em cerca de 6 anos, a não ser que só tenha sido mudado o óleo duas vezes, não deve estar muito mau...

manji
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por manji » 12 Set 2013, 08:09

Boas,

Também pensei assim, mas vê este caso - http://forum.autohoje.com/diario-de-bor ... i-521.html - revisões 15 em 15 e aos 130k fez-se chocapic. :shock:

Cumps! :)

manji
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por manji » 26 Set 2013, 11:12

Bom dia,

Encontrei mais esta informação. Fica para referência e debate.
Para min continua a ser um grande grupo de automóveis, contudo teem vindo a perder fiabilidade em motorizações testadas, nomeadamente a partir e 2006.
Tudo para diminuir os custos do produto final.

Vamos abordar a motorização:
BXE e BLS.

Existem falhas graves nestas motorizações, 1.9 tdi - PD, injector bomba, montados principalmente após 2006 nos skodas e Golf V.

Entre os 90.000 a 120.000 km no motor BXE, aparece uma pequena batida aumentando gradualmente até se tornar em grande ruído de batida do motor, acabei por verificar que o problema é sempre o mesmo.

Bronzes de bielas gastos ou subrepostos aruinando por completo a cambota do motor . Em alguns casos bielas a saltarem fora do bloco.

Apos abrir os motores e limpar as peças e pondo as mesmas numa bancada, verifico que a base da biela ( parte de baixo que aperta o conjunto biela cambota ) não teem a mesma altura umas das outras .
Todas elas apresentam alturas difrentes. Após analise à biela do motor verifico que a marca optou por baixar os custos na fabricação das bielas e bronzes do motor em si. Usando um metodo de fabricação de bielas difrente do meu conhecido.

Vou então tentar explicar, normalmente a biela é composta por 2 partes, parte superior e inferior, sendo as mesmas simétricas entre si, ou seja ambas com as mesmas medidas, podendo acasalar cada parte inferior com outra parte superior.

Entre elas ficam os bronzes em que todos teem a mesma medida com um saliencia que ajusta o bronze a biela não o deixando mover-se após acamar.

No caso destes motores a biela e fundida numa só parte em que é torneada uma só vez, após abritem a medida da cambota com as devidas compensações para os bronzes e lubrificação e expansão do material com a temperatura. A biela é literalmete partida na parte inferior, daí as partes inferiores serem todas difrentes e acasalarem apenas com uma parte superior.

Motivo este porque na bancada umas eram mais altas do que outras.

Bom, aqui surge então o problema, se elas não teem a mesma medida, ja não podem fazer a sliência no bronze que se ajustava a biela, isto porque elas não teem as mesma medidas mas apenas o mesmo diametro.
Deste modo verifico que o bronze ou por dilatações de temperaturas ou por outros motivos desconhecidos roda e move-se não só na parte que fica em contaco com a cambota mas sim na parte exterior que toca na biela, provocando um desgaste prematuro no bronze.
Quando estes estam ja gastos acabam por subrepor-se um em cima do outro agarando a cambota e riscando a mesma.

Bom, tudo isto para diminuir os custos de produção, pois deste modo as bielas só são rectificadas uma vez, pois ao serem partidas não existe o desgaste da lamina que as cortou evitando posterior rectificação.

A marca lucra ainda na fabricação dos bronzes uma vez que não teem que se preocupar com as recravas que ajustavam o bronze a biela, pois este passou a ser completamente liso ( o que não o trava e deixa rodar na parte exterior !!! ).

Não existe a preocupação de todas serem iguais e poderem casar umas com as outras, mas tráz o inconveniente de não fixar o bronze convenientemente e deixar o mesmo mover-se pela parte de fora e como todos nós sabemos depois de apanhar cama não se pode tocar em peças tão sensiveis.

Espero que o grupo VAG acabe com esse tipo de fabrico, que acaba por deixar a marca mal vista. Lamento ainda que a marca não recolha os veiculos que estam munidos dessas motorizações e disponiblize um kit de raparação que evite a destruição do motor.
Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/s ... =firefox-a

Cumps.

cristo_844
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por cristo_844 » 26 Set 2013, 19:22

ta certo!
uns tentam resolver os problemas...outro tentam arranjar problemas onde eles não existem!
se esses pseudo entendidos acham que o BXE e BLS são problemáticos então deviam comprar um VAG com um CAV para ver o que e bom pra tosse!
A Gente pensa que sou mecânico...pior Engenheiro! :lol: :lol: :lol: :lol:
Não respondo a PMs de users com pouca participação no fórum!!
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por manji » 26 Set 2013, 20:08

Boas,

Eu não quero de forma alguma andar numa caça às bruxas, até porque existem milhares de BXEs por ai e as unidades problemáticas são, ainda assim, residuais face ao número produzido.

No entanto, como tenho pesquisado sobre esta situação dos BXE (porque tenho um e não quero ficar a arder :mrgreen: ) coloco aqui para referência.

Já agora.... :lol:

Neste fórum chegaram mais ou menos à mesma conclusão que a malta aqui, ou seja, o problema das unidades afectadas poderá estar nas capas e parafusos.

http://s13.postimg.org/z9hbfmxxz/DSC03488.jpg
http://s13.postimg.org/r597awbiv/DSC03486.jpg

Houve quem mudasse os parafusos preventivamente, sendo que os de origem que estavam instalados tinham comprimentos diferentes (~1mm de diferença; não sei se relevante). - http://dieselpower.cz/forum/userpix/287 ... 0251_1.jpg

A maioria dos casos que aparecem nos fóruns parece ser de 07/08. Curioso, no entanto, foi ter procurado por isto em sites alemães e não encontro nada.

Cumps.

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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por pmmsilva » 16 Out 2013, 23:58

Boas malta.

Pareçe que fui o feliz comtemplado para abertura do meu motor BLS.

Vejam bem o video e ouçam bem o trabalhar do carro .

http://www.youtube.com/watch?v=j091ENwviKk


Isto um Seat Leon 1P de 2008 . Motor 1900 tdi 105 CV com 190.000 sempre assistido de 15.000 kms as mudanças de oleo.
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MataRatos
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por MataRatos » 17 Out 2013, 10:39

pmmsilva Escreveu:Boas malta.

Pareçe que fui o feliz comtemplado para abertura do meu motor BLS.

Vejam bem o video e ouçam bem o trabalhar do carro .

http://www.youtube.com/watch?v=j091ENwviKk


Isto um Seat Leon 1P de 2008 . Motor 1900 tdi 105 CV com 190.000 sempre assistido de 15.000 kms as mudanças de oleo.
Ouvi agora no meu tlm, não dá para ouvir muito bem mas ouve-se um tilintar. Do motor, é. Mas não adianta estar a tentar perceber se é alguma touche ou valvula a bater, ou se é mesmo das bielas, ou outra coisa qq...
Isso deve partir o coração, a mim punha-me já doente. Já tive que abrir o motor a 1 carro meu, que adorava (aliás, 2 motores, que o segundo também teve que ser aberto) e sei bem o que isso é. Andava a ir pra oficina do meu amigo todos os dias até as 2 da manha para ajudar, dormir 5 horas e ir trabalhar no dia seguinte. Foi dureza, mas só queria ver aquele carro de novo a andar...

Mas põe dinheiro de lado, leva isso pra uma oficina e resolve o problema. Eu a ti nem procurava outro motor, acho que mais vale reparar esse. Mas se for levar bielas novas, prepara-te que são uns milhares... Rectificar cambota, bielas, etc...

Ou então fazes à cigano: enfias-lhe um óleo mais espesso, isso deixa de fazer barulho, vendes e pronto. :) Depois podem é vir bater-te à porta...

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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por manji » 17 Out 2013, 12:15

Fico à espera de comentários de gente com mais conhecimento, mas acho que tá visto que para os BLS/BXE convém fazer uma mudança de capas/parafuso de bielas preventivamente a partir dos 100k kms. Como se faz nos DCIs.

Cumps!


PS: Achas que podias indicar o mês e ano de produção (não da matricula) e, eventualmente, número do motor?
Última edição por manji em 17 Out 2013, 12:25, editado 1 vez no total.

MataRatos
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por MataRatos » 17 Out 2013, 12:22

Procura um mecânico da "velha guarda" só para ouvir o trabalhar do motor. Só de ouvido é capaz de te dizer o que é.

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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por PedroMachado » 17 Out 2013, 13:49

O meu BXE já conta com 185mil e nada de barulhos...Ando com sorte?

manji
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por manji » 17 Out 2013, 15:19

Onde existe mais potencialidade para este problemas é nos carros de 07/08, acima dos 100k kms. Julgo que o teu não é destes anos.

Seja como for, apesar de existirem unidades afectadas, o número é apenas uma fracção das unidades produzidas. Acho que basta seguir o conselho do Mário_Marques e estar atento aos sons. Em dúvida, mudar preventivamente as capas de bielas e parafusos (material fica pelos 160euro c/IVA).


Já agora, era interessante tentar fazer um estudo dos motores afectados, tentando saber o mes/ano de produção e número de série.

Deixo um conselho ao pmmsilva para que não ande com o carro assim, pois poderá mesmo partir o motor e depois fica mais caro.

Cumps!

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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por pmmsilva » 17 Out 2013, 16:54

Com o barulho que me acontece ja fez em setembro dia 1 . Parou de fazer a dia 5 mas por vezes tem apareçido o barulho.

Desta vez apareçeu no DOMINGO e até hoje nao desapareçeu. Mostrei ao mecanico, e ele disse que poderia ser a colaça. Mas que so começando a mexer é que ficam com a ideia.

Proxima segunda feira irá para o mecanico. E depois irei actualizando aqui o topico.

Mas sim é vergonhoso um carro bem tratado , e sempre com oleo TOPO. Chegar a este ponto.
:?

A minha viatura é de 2008 \ 5 . Motor é BLS.
Seat Leon 1P 1900 TDI 105 CV

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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por MataRatos » 17 Out 2013, 17:35

pmmsilva Escreveu:Com o barulho que me acontece ja fez em setembro dia 1 . Parou de fazer a dia 5 mas por vezes tem apareçido o barulho.

Desta vez apareçeu no DOMINGO e até hoje nao desapareçeu. Mostrei ao mecanico, e ele disse que poderia ser a colaça. Mas que so começando a mexer é que ficam com a ideia.

Proxima segunda feira irá para o mecanico. E depois irei actualizando aqui o topico.

Mas sim é vergonhoso um carro bem tratado , e sempre com oleo TOPO. Chegar a este ponto.
:?

A minha viatura é de 2008 \ 5 . Motor é BLS.
Quando dizes colaça, queres dizer a cambota, certo? Colaça é o mesmo que a cabeça do motor. A ser aí, só talvez touches ou válvulas...

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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por pmmsilva » 17 Out 2013, 18:31

O mecanico falou mesmo em junta da colaça. Se nao me engano. Mas a partir da proxima segunda feira ja poderei dar mais detalhes sobre a situaçao.

Até la vou encostar o veiculo. :wink:
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por cristo_844 » 17 Out 2013, 18:34

troca de mecânico!
A Gente pensa que sou mecânico...pior Engenheiro! :lol: :lol: :lol: :lol:
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