"Problema" motores BLS e BXE

Responder
FreeSpirit
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 09 ago 2012, 13:48
Veículos: Vw Golf Van 1.9 TDI

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por FreeSpirit »

Mario_Marques Escreveu:
FreeSpirit Escreveu: É um problema que ocorre ao nível das bielas, não sei especificamente como ou porquê. Não ma informaram. Mas vou descobrir!
Os parafusos vão á vida ou as capas de biela, ou ambos, depois, vibra, sobre-aquece e cabum!
Boas Mário

No meu caso, não houve qualquer sobreaquecimento. O motor pura e simplesmente estoira e a temperatura estava absolutamente normal.

Abraço

FreeSpirit
FreeSpirit
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 09 ago 2012, 13:48
Veículos: Vw Golf Van 1.9 TDI

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por FreeSpirit »

PedroMachado Escreveu:FreeSpirit não referis-te uma coisa, compras-te o carro novo ou usado? Quantos ás revisões, seguis-te as da marca, mas que tipo de serviço pedis-te?
Boas Pedro

O carro foi comprado novo.

Relativamente às revisões fiz como recomendação da marca, o serviço long-life. Foram eles próprios a recomendar, portanto... Mas já vi que esta questão pode ser relevante!!

Abraço

FreeSpirit
PedroMachado
Pro
Pro
Mensagens: 1088
Registado: 23 mar 2010, 17:11
Veículos: VW Golf MK5 1.9
Localização: Paços de Ferreira

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por PedroMachado »

FreeSpirit Escreveu:
PedroMachado Escreveu:FreeSpirit não referis-te uma coisa, compras-te o carro novo ou usado? Quantos ás revisões, seguis-te as da marca, mas que tipo de serviço pedis-te?
Boas Pedro

O carro foi comprado novo.

Relativamente às revisões fiz como recomendação da marca, o serviço long-life. Foram eles próprios a recomendar, portanto... Mas já vi que esta questão pode ser relevante!!

Abraço

FreeSpirit
Pois lá está... Um motor anda com o serviço long-life a meu ver não dura muito... Já eu faço revisões de 10kk km e não tive qql problema no motor! Agora, problemas com os carretos e embraiagem isso tive!
baltazar84
Beginner
Beginner
Mensagens: 48
Registado: 28 jan 2010, 23:59

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por baltazar84 »

Boas pessoal, já agora tirem-me uma duvida por exemplo o ibiza 1.9Tdi 105 motor Bls usa oleo 5w30 norma 507.00 mas a marca manda o carro a suposta revisão de 15.000 em 15.000 ou 1 ano...
No site da liquimoly indica que o carro pode levar tanto 5w30 como 5w40....
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Shoduchi »

baltazar84 Escreveu:Boas pessoal, já agora tirem-me uma duvida por exemplo o ibiza 1.9Tdi 105 motor Bls usa oleo 5w30 norma 507.00 mas a marca manda o carro a suposta revisão de 15.000 em 15.000 ou 1 ano...
No site da liquimoly indica que o carro pode levar tanto 5w30 como 5w40....
Se tem DFP/FAP só pode levar 5w30 por causa do filtro. ;)
andremota77
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 30 jul 2013, 13:08
Veículos: VW GOLF 1.9 TDI

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por andremota77 »

Após pesquisa na net encontro este post que não poderia deixar de escrever.

Após 7 anos com que a minha mulher andou num Audi A4 carrinha de 1999 110cv e 300.000 km, decidi no ano passado comprar um Golf V 2008 motor BLS. Carro mais recenet e mais espaçoso que a Audi.

Este ano decide ir de férias com o Golf e após fazer uns 30 km ao abrandar na portagens ouvi um barrulho TAC...TAC...TAC e resolvi parar logo a seguir. Após 1º analise percebi que era grave , uma biela a bater... que grande chatice. La chamei a Assistência e um táxi e tive de ir buscar o meu carro para irmos de férias.
depois lá falei com o mecanico e após abrir o motor detetou biela e cambota empenada e logo lhe disse toda a gente fala tão bem destes motor e ele disse logo , André estes motor estão a dar raia de capas de biela e foi o que aconteceu, logo de seguida disse-me queres que te mostre quantos casos, ainda fiquei mais assustado, para terminar até apontou para um EOS e disse-me este tem cambota partida... partida.

em conclusão fiquei bastante desiludido pois sou apaixonado pelos VW e respectivos motores , performance e consumos, é por isso até comprei este mês, antes de ir de férias, um Leon novo motor 1.6TDI que será entregue no final desta semana.

motor BLS, com livro de revisões na VW, ultimo revisão 160000 Kms e "morreu" aos 170000 kms, condução do antigo dono que o conheço bastante cuidada, muita auto estrada lisboa - Porto e acontece isto.
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Shoduchi »

andremota77 Escreveu:Após pesquisa na net encontro este post que não poderia deixar de escrever.

Após 7 anos com que a minha mulher andou num Audi A4 carrinha de 1999 110cv e 300.000 km, decidi no ano passado comprar um Golf V 2008 motor BLS. Carro mais recenet e mais espaçoso que a Audi.

Este ano decide ir de férias com o Golf e após fazer uns 30 km ao abrandar na portagens ouvi um barrulho TAC...TAC...TAC e resolvi parar logo a seguir. Após 1º analise percebi que era grave , uma biela a bater... que grande chatice. La chamei a Assistência e um táxi e tive de ir buscar o meu carro para irmos de férias.
depois lá falei com o mecanico e após abrir o motor detetou biela e cambota empenada e logo lhe disse toda a gente fala tão bem destes motor e ele disse logo , André estes motor estão a dar raia de capas de biela e foi o que aconteceu, logo de seguida disse-me queres que te mostre quantos casos, ainda fiquei mais assustado, para terminar até apontou para um EOS e disse-me este tem cambota partida... partida.

em conclusão fiquei bastante desiludido pois sou apaixonado pelos VW e respectivos motores , performance e consumos, é por isso até comprei este mês, antes de ir de férias, um Leon novo motor 1.6TDI que será entregue no final desta semana.

motor BLS, com livro de revisões na VW, ultimo revisão 160000 Kms e "morreu" aos 170000 kms, condução do antigo dono que o conheço bastante cuidada, muita auto estrada lisboa - Porto e acontece isto.
Já agora esclarece-me uma dúvida, se puderes. O carro fazia revisões a cada 30.000 km como manda o Serviço Longlife? Não quero com isto dizer que fazendo as revisões a cada 15000 km isso não iria acontecer... Não sou mecânico. Espero que evite pois o meu Golf tem esse motor. :(
andremota77
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 30 jul 2013, 13:08
Veículos: VW GOLF 1.9 TDI

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por andremota77 »

Sim. tem os carimbos todos e as mudanças eram feitas segundo sei de 30 em 30 mil. muita gente fala efetivamente das mudanças de óleo de 30 em 30 mil, que é complexo, logo não sei se foi essa a razão principal, mas o que é certo é que falei com pessoal que lida muito com estes motores e falam de problemas identicos aos DCIs da Renault ( capas de biela ).

A mim só me resta esperar a chegada de um motor "novo" c/ +/-70000 kms, dizem eles e com garantia de 1 ano e vamos ver.

Como precaução após a garantia e se ainda tiver o carro vou mandar mudar capas de biela e vou começar a mudar os oleos de 20 em 20 mil.
PedroMachado
Pro
Pro
Mensagens: 1088
Registado: 23 mar 2010, 17:11
Veículos: VW Golf MK5 1.9
Localização: Paços de Ferreira

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por PedroMachado »

Eu já levo 175 mil km com um bloco bxe! O carro é meu desde os 30 e poucos mil. Faço revisões de 10 mil em 10 mil e tem uma bela repro. Uso-o diariamente, e não tenho nada a apontar ;) Fazer o serviço long life, isso nunca!!
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Silver_Ajm »

andremota77 Escreveu:Sim. tem os carimbos todos e as mudanças eram feitas segundo sei de 30 em 30 mil. muita gente fala efetivamente das mudanças de óleo de 30 em 30 mil, que é complexo, logo não sei se foi essa a razão principal, mas o que é certo é que falei com pessoal que lida muito com estes motores e falam de problemas identicos aos DCIs da Renault ( capas de biela ).

A mim só me resta esperar a chegada de um motor "novo" c/ +/-70000 kms, dizem eles e com garantia de 1 ano e vamos ver.

Como precaução após a garantia e se ainda tiver o carro vou mandar mudar capas de biela e vou começar a mudar os oleos de 20 em 20 mil.
Não faças revisões de 20000 em 20000, encurta para 15000 ou um ano no máximo.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
nelsonrebelo
Amateur
Amateur
Mensagens: 379
Registado: 29 jan 2012, 17:44
Veículos: VW GOLF V 1.9 TDI BLUEMOTION

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por nelsonrebelo »

o meu bolinhas é de julho de 2008.

eu tenho este tipo de motor e embora o livro diga de 30 em 30 mil, eu faço de 15 em 15 mil. Faço porque alguém que trabalha na Vw me aconselhou.

ainda só tem 109 mil, mas nunca deu problemas...

abraços
Golf V TDI Bluemotion
projecto: viewtopic.php?f=21&t=85889
feedback: viewtopic.php?f=117&t=86936#p1468038
camexias
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 05 jul 2012, 03:20

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por camexias »

Boas pessoal,

Desculpem estar a desenterrar este post mas visto que já passou mais algum tempo gostaria de ficar mais esclarecido relativamente a este assunto, pois estou a pensar comprar um 1.9TDI 105CV motor BXE.

Analisando os problemas aqui apresentados, o denominador comum é sempre o mesmo, revisões longlife 30.000KM.

A minha questão é, serão estes motores BLS e BXE de facto para evitar ou se com uma manutenção cuidada é na mesma um motor fiável?

Mais algumas experiências negativas ? e Positivas?

Abraço
Última edição por camexias em 13 ago 2013, 00:48, editado 1 vez no total.
andremota77
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 30 jul 2013, 13:08
Veículos: VW GOLF 1.9 TDI

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por andremota77 »

camexias Escreveu:Boas pessoal,

Desculpem estar a desenterrar este post mas visto que já passou mais algum tempo gostaria de ficar mais esclarecido relativamente a este assunto, pois estou a pensar comprar um 1.9TDI 105CV motor BLE.

Analisando os problemas aqui apresentados, o denominador comum é sempre o mesmo, revisões longlife 30.000KM.

A minha questão é, serão estes motores BLS e BXE de facto para evitar ou se com uma manutenção cuidada é na mesma um motor fiável?

Mais algumas experiências negativas ? e Positivas?

Abraço

levantam-se muitas duvidas. uns falam das mudanças de oleo, outros tambem das capas de bielas , o que é certo é que quase todos avariam pelas capas de bielas, alguns chegam mesmo a partir as bielas, mas é como tudo , temos de ter sorte e claro manutenção.

fui buscar um motor de 2010 e agora já está no mecanico para montar, como tem garantia não vou mexer nele , mas pondero após a garantia abrir para ver capas de biela, é tambem vou ter em conta as mudanças de oleo de 20 em 20 mil.

este carro até é da minha mulher, condução soft com 30 km diarios dos quais 15 km sºao de auto estrada em velocidades 120 / 140 , só eu é que puxo um pouco mais quando ando com ele.
gumball19
Amateur
Amateur
Mensagens: 534
Registado: 11 mar 2010, 11:54
Localização: S.M.F

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por gumball19 »

Deve se mudar as capas de bielas e bronzes para precaução e andar sempre com bom oleo e mudar de 10 em 10 filtro e oleo se quer carro para muito tempo.. Todos os 105 que tive la foram com bielas para fora do bloco, vinham de revisoes de 30 em 30 mil..
Raphael Costa
manji
Rookie
Rookie
Mensagens: 156
Registado: 03 nov 2011, 23:49

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por manji »

Boas,

Pelo que tenho lido em vários fóruns este é um problema bastante transversal ao grupo VAG.
Há disto em Touran, Golf, A3, Leon, Toledo, etc, sendo que assim é mais difícil tentar saber que unidades foram afectadas.

Os vários relatos também indicam quilometragens diversas, países diferentes, LongLife e revisões normais. Julgo que apenas em termos de ano de fabrico é que se pode dizer que exista um intervalo identificável, o qual que me parece ser finais de 2006 até 2008 (não confirmado).

Sendo assim, e já que tenho um BXE ainda funcional com ~70k kms num Leon de 11/2007, acho que vou proceder à mudança dos parafusos e capas das bielas quando fizer a próxima revisão.

O pessoal com mais experiência concorda?
Existe alguma marca em particular que seja de preferência?

Obrigado!
Responder