"Problema" motores BLS e BXE
-
- Pro
- Mensagens: 3153
- Registado: 20 nov 2014, 19:40
- Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
- Localização: Lisboa
-
- Amateur
- Mensagens: 215
- Registado: 29 out 2018, 18:51
- Veículos: VW Golf V Variant
Re: "Problema" motores BLS e BXE
No meu BXE por medida preventiva troquei relativamente á pouco tempo,pelo que o mecânico me disse e mostrou as que estavam não apresentavam desgaste por isso não sei se foram trocadas pelo antigo proprietário ou se ainda seriam as de origem.
Montei umas capas e parfusos de biela comprados na SEAT e passei a usar oleo Motul Specific 5w40 em vez do Petronaz 5w30 long life uma vez que a minha carrinha felizmente ainda não não traz FAP,só o "velho"catalisador".As mudas de óleo e fltro como sempre fiz são feitas anualmente uma vez que tambem não faço muitos Kms,se fizer 8.000kms por ano é muito.
Montei umas capas e parfusos de biela comprados na SEAT e passei a usar oleo Motul Specific 5w40 em vez do Petronaz 5w30 long life uma vez que a minha carrinha felizmente ainda não não traz FAP,só o "velho"catalisador".As mudas de óleo e fltro como sempre fiz são feitas anualmente uma vez que tambem não faço muitos Kms,se fizer 8.000kms por ano é muito.
- SuperGolf
- Moderador
- Mensagens: 9352
- Registado: 19 dez 2006, 23:18
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Fazes muito bem. também uso esse olêo, o qual adquiro por cerca de 28 euros.
-
- Amateur
- Mensagens: 215
- Registado: 29 out 2018, 18:51
- Veículos: VW Golf V Variant
Re: "Problema" motores BLS e BXE
A mim tambem não chega aos 30€ na autoparts.
-
- Amateur
- Mensagens: 215
- Registado: 29 out 2018, 18:51
- Veículos: VW Golf V Variant
-
- Amateur
- Mensagens: 215
- Registado: 29 out 2018, 18:51
- Veículos: VW Golf V Variant
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Swap bloco BXE para ASZ/ARL:
https://www.youtube.com/watch?v=rCDayz8YkQ4
(Com a tal ferramenta indispensavel para fazer as coisas como deve ser e que aqui já foi falado pelo camarada Mario_Marques)
https://www.youtube.com/watch?v=qVhZa2C3Xok
https://www.youtube.com/watch?v=rCDayz8YkQ4
(Com a tal ferramenta indispensavel para fazer as coisas como deve ser e que aqui já foi falado pelo camarada Mario_Marques)
https://www.youtube.com/watch?v=qVhZa2C3Xok
- pmmsilva
- Rookie
- Mensagens: 83
- Registado: 17 nov 2011, 10:51
- Veículos: Seat Leon 1.9 TDI
- Localização: Santa Maria da Feira
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Serviço de excelência
Por aqui o meu bls já conta com quase 290.000...
Por aqui o meu bls já conta com quase 290.000...
Seat Leon 1P 1900 TDI 105 CV | BLS
-
- Amateur
- Mensagens: 215
- Registado: 29 out 2018, 18:51
- Veículos: VW Golf V Variant
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Os videos dele explicam muita coisa,apontam as fragilidades destes motores.Julgo que aquilo que ele menciona dos pistons 1 e 4 terem que estar no final do seu curso(Ponto morto superior)e a tal ferramenta(OEM T10134) ser necessária para fazer as coisas correctamente e ter o motor a trabalhar em condições é o que o Mario_Marques tem aqui falado,por curiosidade fui ver o preço da mesma e ronda agora os 60€ .
http://www.vwgolf.org/removing_and_inst ... -1632.html
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=Lo6wpKdBoUE
https://www.youtube.com/watch?v=Pkh8_GlQJu4
Este em espanhol está muito fixe e menciona o valor de aperto (35nm)
https://www.youtube.com/watch?v=qhevc7LkHA8
http://www.vwgolf.org/removing_and_inst ... -1632.html
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=Lo6wpKdBoUE
https://www.youtube.com/watch?v=Pkh8_GlQJu4
Este em espanhol está muito fixe e menciona o valor de aperto (35nm)
https://www.youtube.com/watch?v=qhevc7LkHA8
-
- Beginner
- Mensagens: 3
- Registado: 24 ago 2020, 22:47
- Veículos: GOLF V 1.9 TDI BLS
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Boa noite
Mais una revisão feita ....e siga a bombar.
420.000 km está decidido a partir desta revisão vamos diminuir os km de intervalo para 20.000 km ( sempre fiz 30.000) .
Agora uma pergunta para os entendidos na matéria.
Desde que anulei a AGR e tirei FP o consumo de óleo aumentou...devo ter acrescentado pelo menos 2 litros.
Mas penso que será normal porque não há a tal mistura de gasóleo/ óleo?
Quanto ao mudar os bronzes.....talvez para a próxima .
Mais una revisão feita ....e siga a bombar.
420.000 km está decidido a partir desta revisão vamos diminuir os km de intervalo para 20.000 km ( sempre fiz 30.000) .
Agora uma pergunta para os entendidos na matéria.
Desde que anulei a AGR e tirei FP o consumo de óleo aumentou...devo ter acrescentado pelo menos 2 litros.
Mas penso que será normal porque não há a tal mistura de gasóleo/ óleo?
Quanto ao mudar os bronzes.....talvez para a próxima .
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Não é AGR mas sim EGR(exhaust gas recirculation), desliga-la em nada interfere com o óleo pois a egr não tem qualquer interferência com o sistema de lubrificação, porém desliga-la tem alguns efeitos, o turbo não repousa o que devia, ou seja, rola com mais rpm que o que era suposto pois deixa de fazer alívio de pressão para a egr, o vácuo no admissão consequentemente aumenta, e aumenta a pressão e temperatura do motor tanto nos cilindros como no coletor de escape, isto num motor saudável não iria fazer nada de especial, num motor com 400mil já deve fazer qualquer coisita.
-
- Amateur
- Mensagens: 215
- Registado: 29 out 2018, 18:51
- Veículos: VW Golf V Variant
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Neste Swap para alem destes procedimentos não é suposto tambem trocar a polie da arvores de cams?johnkk Escreveu: ↑13 dez 2020, 08:04 Swap bloco BXE para ASZ/ARL:
https://www.youtube.com/watch?v=rCDayz8YkQ4
(Com a tal ferramenta indispensavel para fazer as coisas como deve ser e que aqui já foi falado pelo camarada Mario_Marques)
https://www.youtube.com/watch?v=qVhZa2C3Xok
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Se for um bls tens de trocar a polia da cambota, a árvore de cames e a polia da árvore de cames, o "tens" tem muito que se lhe diga pois ele vai trabalhar na mesma, uma pessoa depois está é sujeita e fazer início de injeção a por ex 16graus btdc e na realidade está a acontecer algo completamente diferente mas ele vai trabalhar na mesma, a centralina só se vai basear na informação que recebe, se tiveres uma mistura de ângulos de sincronização fisicamente diferentes daquilo que a ecu lê depois não bate certo.
A curto prazo, não notas nada, com o uso ou abusos isso pode dar direito a pistão partido e o casquilho superior da cambota, o cavilhao do pistão, ou o casquilho do pistão desfeitos que é o que tipicamente acontece quando o pessoal não faz isso direito, os ângulos de sincronização do bls são diferentes dos outros, até me dá a sensa6 que no vídeo usou a tranca da cambota errada pois o bls usa uma que fica na mesma no tdc mas cerca de 3 graus de diferença.
Na imagem em baixo tem a minha trança de bls e semelhantes e de TDI "normal" elas encaixam ambas e ambas fica no tdc mas a cambota fica em ângulo diferente, qualquer uma das chaves em qualquer motor fica a trabalhar "bem" mas cada uma é específica para um tipo de motor.
E volto a repetir, eles trabalhar, trabalham sempre, o maravilhoso mundo diesel, acho que se expremer um limão na admissão para o motor aspirar é capaz de trabalhar (ainda não experimentei ).
A curto prazo, não notas nada, com o uso ou abusos isso pode dar direito a pistão partido e o casquilho superior da cambota, o cavilhao do pistão, ou o casquilho do pistão desfeitos que é o que tipicamente acontece quando o pessoal não faz isso direito, os ângulos de sincronização do bls são diferentes dos outros, até me dá a sensa6 que no vídeo usou a tranca da cambota errada pois o bls usa uma que fica na mesma no tdc mas cerca de 3 graus de diferença.
Na imagem em baixo tem a minha trança de bls e semelhantes e de TDI "normal" elas encaixam ambas e ambas fica no tdc mas a cambota fica em ângulo diferente, qualquer uma das chaves em qualquer motor fica a trabalhar "bem" mas cada uma é específica para um tipo de motor.
E volto a repetir, eles trabalhar, trabalham sempre, o maravilhoso mundo diesel, acho que se expremer um limão na admissão para o motor aspirar é capaz de trabalhar (ainda não experimentei ).
-
- Beginner
- Mensagens: 6
- Registado: 22 out 2018, 11:46
- Veículos: Golf VII / Passat 3C2
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Boas Pessoal,
Mestre Mario os motores BLS e BXE usam um torsion value (ssegundo VCDS) de cerca de -2 a -2.5 em ralentim a quente certo?
Obrigado
Mestre Mario os motores BLS e BXE usam um torsion value (ssegundo VCDS) de cerca de -2 a -2.5 em ralentim a quente certo?
Obrigado
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Jorgepoco, esse é o valor de fabrica sim, para os 1.9 com dpf, atenção que em outros tdi não é.
Porém, os bls trabalham muito bem com um range enorme de avanços diferentes em especial midificados sem dpf, com dpf não recomendo muito fugir ao original.
Esse ajuste faz com que o evento de abertura e fecho de válvulas ocorra mais tarde em relação á posição do pistão.
Se vires em cima na foto que coloquei, a chave que é de comando do bls, a da direita na foto, faz com que o evento de válvulas ocorra mais tarde em relação á posição do pistão.
Porém, os bls trabalham muito bem com um range enorme de avanços diferentes em especial midificados sem dpf, com dpf não recomendo muito fugir ao original.
Esse ajuste faz com que o evento de abertura e fecho de válvulas ocorra mais tarde em relação á posição do pistão.
Se vires em cima na foto que coloquei, a chave que é de comando do bls, a da direita na foto, faz com que o evento de válvulas ocorra mais tarde em relação á posição do pistão.
-
- Amateur
- Mensagens: 215
- Registado: 29 out 2018, 18:51
- Veículos: VW Golf V Variant
Re: "Problema" motores BLS e BXE
Mario dos motores da Série B em caso de swap por um série A só no BLS se tem que fazer as alterações que mencionas?Mario_Marques Escreveu: ↑15 dez 2020, 18:52 Se for um bls tens de trocar a polia da cambota, a árvore de cames e a polia da árvore de cames, o "tens" tem muito que se lhe diga pois ele vai trabalhar na mesma, uma pessoa depois está é sujeita e fazer início de injeção a por ex 16graus btdc e na realidade está a acontecer algo completamente diferente mas ele vai trabalhar na mesma, a centralina só se vai basear na informação que recebe, se tiveres uma mistura de ângulos de sincronização fisicamente diferentes daquilo que a ecu lê depois não bate certo.
A curto prazo, não notas nada, com o uso ou abusos isso pode dar direito a pistão partido e o casquilho superior da cambota, o cavilhao do pistão, ou o casquilho do pistão desfeitos que é o que tipicamente acontece quando o pessoal não faz isso direito, os ângulos de sincronização do bls são diferentes dos outros, até me dá a sensa6 que no vídeo usou a tranca da cambota errada pois o bls usa uma que fica na mesma no tdc mas cerca de 3 graus de diferença.
Na imagem em baixo tem a minha trança de bls e semelhantes e de TDI "normal" elas encaixam ambas e ambas fica no tdc mas a cambota fica em ângulo diferente, qualquer uma das chaves em qualquer motor fica a trabalhar "bem" mas cada uma é específica para um tipo de motor.
E volto a repetir, eles trabalhar, trabalham sempre, o maravilhoso mundo diesel, acho que se expremer um limão na admissão para o motor aspirar é capaz de trabalhar (ainda não experimentei ).