"Problema" motores BLS e BXE

Responder
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por sflopes »

X2
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por johnkk »

No meu BXE por medida preventiva troquei relativamente á pouco tempo,pelo que o mecânico me disse e mostrou as que estavam não apresentavam desgaste por isso não sei se foram trocadas pelo antigo proprietário ou se ainda seriam as de origem.
Montei umas capas e parfusos de biela comprados na SEAT e passei a usar oleo Motul Specific 5w40 em vez do Petronaz 5w30 long life uma vez que a minha carrinha felizmente ainda não não traz FAP,só o "velho"catalisador".As mudas de óleo e fltro como sempre fiz são feitas anualmente uma vez que tambem não faço muitos Kms,se fizer 8.000kms por ano é muito.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por SuperGolf »

Fazes muito bem. também uso esse olêo, o qual adquiro por cerca de 28 euros.
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por johnkk »

A mim tambem não chega aos 30€ na autoparts.
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por johnkk »

As tais diferenças que fazem a diferença:

https://www.youtube.com/watch?v=qhG0jDxKqT0
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por johnkk »

Swap bloco BXE para ASZ/ARL:

https://www.youtube.com/watch?v=rCDayz8YkQ4
(Com a tal ferramenta indispensavel para fazer as coisas como deve ser e que aqui já foi falado pelo camarada Mario_Marques)

https://www.youtube.com/watch?v=qVhZa2C3Xok
Avatar do Utilizador
pmmsilva
Rookie
Rookie
Mensagens: 83
Registado: 17 nov 2011, 10:51
Veículos: Seat Leon 1.9 TDI
Localização: Santa Maria da Feira

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por pmmsilva »

Serviço de excelência 😁

Por aqui o meu bls já conta com quase 290.000...
Seat Leon 1P 1900 TDI 105 CV | BLS
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por johnkk »

Os videos dele explicam muita coisa,apontam as fragilidades destes motores.Julgo que aquilo que ele menciona dos pistons 1 e 4 terem que estar no final do seu curso(Ponto morto superior)e a tal ferramenta(OEM T10134) ser necessária para fazer as coisas correctamente e ter o motor a trabalhar em condições é o que o Mario_Marques tem aqui falado,por curiosidade fui ver o preço da mesma e ronda agora os 60€ .

http://www.vwgolf.org/removing_and_inst ... -1632.html

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=Lo6wpKdBoUE

https://www.youtube.com/watch?v=Pkh8_GlQJu4

Este em espanhol está muito fixe e menciona o valor de aperto (35nm)

https://www.youtube.com/watch?v=qhevc7LkHA8
Miguelprima
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 24 ago 2020, 22:47
Veículos: GOLF V 1.9 TDI BLS

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Miguelprima »

Boa noite
Mais una revisão feita ....e siga a bombar.
420.000 km está decidido a partir desta revisão vamos diminuir os km de intervalo para 20.000 km ( sempre fiz 30.000) .
Agora uma pergunta para os entendidos na matéria.
Desde que anulei a AGR e tirei FP o consumo de óleo aumentou...devo ter acrescentado pelo menos 2 litros.
Mas penso que será normal porque não há a tal mistura de gasóleo/ óleo?
Quanto ao mudar os bronzes.....talvez para a próxima :shock: :shock: .
Anexos
20201214_043446.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Mario_Marques »

Não é AGR mas sim EGR(exhaust gas recirculation), desliga-la em nada interfere com o óleo pois a egr não tem qualquer interferência com o sistema de lubrificação, porém desliga-la tem alguns efeitos, o turbo não repousa o que devia, ou seja, rola com mais rpm que o que era suposto pois deixa de fazer alívio de pressão para a egr, o vácuo no admissão consequentemente aumenta, e aumenta a pressão e temperatura do motor tanto nos cilindros como no coletor de escape, isto num motor saudável não iria fazer nada de especial, num motor com 400mil já deve fazer qualquer coisita.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por johnkk »

johnkk Escreveu: 13 dez 2020, 08:04 Swap bloco BXE para ASZ/ARL:

https://www.youtube.com/watch?v=rCDayz8YkQ4
(Com a tal ferramenta indispensavel para fazer as coisas como deve ser e que aqui já foi falado pelo camarada Mario_Marques)

https://www.youtube.com/watch?v=qVhZa2C3Xok
Neste Swap para alem destes procedimentos não é suposto tambem trocar a polie da arvores de cams?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Mario_Marques »

Se for um bls tens de trocar a polia da cambota, a árvore de cames e a polia da árvore de cames, o "tens" tem muito que se lhe diga pois ele vai trabalhar na mesma, uma pessoa depois está é sujeita e fazer início de injeção a por ex 16graus btdc e na realidade está a acontecer algo completamente diferente mas ele vai trabalhar na mesma, a centralina só se vai basear na informação que recebe, se tiveres uma mistura de ângulos de sincronização fisicamente diferentes daquilo que a ecu lê depois não bate certo.
A curto prazo, não notas nada, com o uso ou abusos isso pode dar direito a pistão partido e o casquilho superior da cambota, o cavilhao do pistão, ou o casquilho do pistão desfeitos que é o que tipicamente acontece quando o pessoal não faz isso direito, os ângulos de sincronização do bls são diferentes dos outros, até me dá a sensa6 que no vídeo usou a tranca da cambota errada pois o bls usa uma que fica na mesma no tdc mas cerca de 3 graus de diferença.
Na imagem em baixo tem a minha trança de bls e semelhantes e de TDI "normal" elas encaixam ambas e ambas fica no tdc mas a cambota fica em ângulo diferente, qualquer uma das chaves em qualquer motor fica a trabalhar "bem" mas cada uma é específica para um tipo de motor.
E volto a repetir, eles trabalhar, trabalham sempre, o maravilhoso mundo diesel, acho que se expremer um limão na admissão para o motor aspirar é capaz de trabalhar (ainda não experimentei 😁).
Anexos
IMG_20201215_185937_9.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jorgepoco
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 22 out 2018, 11:46
Veículos: Golf VII / Passat 3C2

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por jorgepoco »

Boas Pessoal,
Mestre Mario os motores BLS e BXE usam um torsion value (ssegundo VCDS) de cerca de -2 a -2.5 em ralentim a quente certo?
Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Mario_Marques »

Jorgepoco, esse é o valor de fabrica sim, para os 1.9 com dpf, atenção que em outros tdi não é.
Porém, os bls trabalham muito bem com um range enorme de avanços diferentes em especial midificados sem dpf, com dpf não recomendo muito fugir ao original.
Esse ajuste faz com que o evento de abertura e fecho de válvulas ocorra mais tarde em relação á posição do pistão.
Se vires em cima na foto que coloquei, a chave que é de comando do bls, a da direita na foto, faz com que o evento de válvulas ocorra mais tarde em relação á posição do pistão.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por johnkk »

Mario_Marques Escreveu: 15 dez 2020, 18:52 Se for um bls tens de trocar a polia da cambota, a árvore de cames e a polia da árvore de cames, o "tens" tem muito que se lhe diga pois ele vai trabalhar na mesma, uma pessoa depois está é sujeita e fazer início de injeção a por ex 16graus btdc e na realidade está a acontecer algo completamente diferente mas ele vai trabalhar na mesma, a centralina só se vai basear na informação que recebe, se tiveres uma mistura de ângulos de sincronização fisicamente diferentes daquilo que a ecu lê depois não bate certo.
A curto prazo, não notas nada, com o uso ou abusos isso pode dar direito a pistão partido e o casquilho superior da cambota, o cavilhao do pistão, ou o casquilho do pistão desfeitos que é o que tipicamente acontece quando o pessoal não faz isso direito, os ângulos de sincronização do bls são diferentes dos outros, até me dá a sensa6 que no vídeo usou a tranca da cambota errada pois o bls usa uma que fica na mesma no tdc mas cerca de 3 graus de diferença.
Na imagem em baixo tem a minha trança de bls e semelhantes e de TDI "normal" elas encaixam ambas e ambas fica no tdc mas a cambota fica em ângulo diferente, qualquer uma das chaves em qualquer motor fica a trabalhar "bem" mas cada uma é específica para um tipo de motor.
E volto a repetir, eles trabalhar, trabalham sempre, o maravilhoso mundo diesel, acho que se expremer um limão na admissão para o motor aspirar é capaz de trabalhar (ainda não experimentei 😁).
Mario dos motores da Série B em caso de swap por um série A só no BLS se tem que fazer as alterações que mencionas?
Responder