Admissão Golf TSI

Responder
moscardoGT
Amateur
Amateur
Mensagens: 256
Registado: 20 mai 2008, 19:47
Localização: Lisboa

Admissão Golf TSI

Mensagem por moscardoGT »

Tentei perceber se este assunto já foi abordado por aqui, mas acabei por não descobrir nada. Por isso, aqui vai:

A Gruppe M disponibiliza uma admissão específica para os TSI's, de 140 e de 170 cavalos...
Pelas minhas contas, é coisa para custar um pouco mais de 500 euros. É "made in japan" (parece que há uns ingleses que a importam para a Europa), toda em carbono, inclui filtro de ar cónico, e para além de ser um bom heat-shield, resulta magnificamente bem à vista. Parece-me ser bem pensada, ao ir buscar ar ao farol do lado do condutor, e, simultaneamente, apanhar ainda uma grelhazeca da frente:

http://www.gruppem.co.jp/news_en/20080423a.htm

A Oettinger tem uma coisa muito menos vistosa, mais pequena, específica para motores 2.0TFSI, indo buscar o ar sempre à frente (sob o capô). Creio que será facilmente adaptável à realidade TSI, apesar de sabermos que quanto mais curvas se fazem, maior ineficácia existe. Possui um aspecto e configuração tipo "pá" para 106/Cup.
Não consigo descobrir o preço, que deverá ser menor que a Gruppe M. Ainda assim, por também ser em carbono (e por ser Oettinger :D ), não espero valores inferiores a 250/300 euros:

http://www.oettinger.de/navi_e.php?produkt_id=1006

Por fim, a admissão RCL. É uma marca nacional, fiável, menos cara que as outras, com sede próxima de aveiro... kidding.
Uma admissão como a que me parece que o RCL tem é, provavelmente, a melhor relação qualidade preço.
No caso dos dois exemplos que dei, a vantagem-extra é serem admissões dinâmicas. Em teoria, o fluxo de ar entrará ainda com mais pressão.

No fundo, gostava de saber se mais alguém conhece coisas específicas, ou outras soluções válidas, já testadas.
Acho o preço da primeira hipótese um excesso, atendendo ao tradicional pouco rendimento que uma admissão directa assegura.
VW Golf V TSI
Grilo
Beginner
Beginner
Mensagens: 57
Registado: 05 jan 2008, 19:36

Re: Admissão Golf TSI

Mensagem por Grilo »

Hmm e que vantagens tens em mudares a admissão? Sou leigo em mecânica, por isso sorry pela pergunta :)
VW Golf V TSI 140cv
moscardoGT
Amateur
Amateur
Mensagens: 256
Registado: 20 mai 2008, 19:47
Localização: Lisboa

Re: Admissão Golf TSI

Mensagem por moscardoGT »

Olha, uma admissão normale de origem é, genericamente, uma coisa pensada para jogar pelo seguro. A ideia é assegurar que apenas entra ar, resguardando a entrada de ar (e o próprio filtro de papel) de areia, água, etc. Em simultâneo, há a tendência de complicar traçados de admissões de origem para abafar o barulho do motor. Em suma, há para ali caixas e tubagens que podem ser optimizadas.

Uma admissão pode ser muito melhorada: Pode ser mais directa, pode isolar melhor a nível térmico, etc.

As admissões dinâmicas ainda são melhores. Teoricamente (digo eu), são pensadas para aumentar a velocidade de entrada do ar. A baixa velocidade, a coisa não deve sentir-se muito, mas a alta velocidade, ganham-se uns pózinhos extra: 1 ou 2 cavalos e uns 5 nm de binário, digo eu, 5 cv e 10nm, diz a Gruppe M.
(O RCL há-de dizer alguma coisa, também!).
Os ganhos nunca são notórios. Do que tenho visto, curvas de potência e de binário ficam muito ligeiramente alteradas. A verdade, é que são ganhos que estão lá, e tal como com um escape, são conseguidos de forma honesta, sem se estar a esmifrar electrónicas e afins...

Depois, deve ser engraçado ouvir ainda mais o matraquear do compressor :D
VW Golf V TSI
rcl
Amateur
Amateur
Mensagens: 399
Registado: 05 mar 2008, 16:05
Localização: Aveiro

Re: Admissão Golf TSI

Mensagem por rcl »

Admissão RCL :lol:

Através deste gráfico nota-se na curva de binário pelo menos em dois pontos em vez de descer ele sobe, no entanto não foi só o filtro de ar, foi o filtro e a linha Milltek.

Imagem
Golf 5 TSI DO DEMO!:
viewtopic.php?t=29126
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Admissão Golf TSI

Mensagem por Mario_Marques »

Acredito que o escape dê uma boa melhoria, já o filtro tenho as minhas duvidas especialmente por se tratar de um carro turbinado, se ele estiver a funcionar a 100% o filtro não deve trazer ganhos quase nenhuns pois quem manda no ar que entra é o sistema de compressão especialmente nesse motor com compressor que tem pressão instantanea quase devido ao compressor volumétrico de ar, mas nada como se testar pois há carros e carros, nesse carro deve aprovar é melhorar a borboleta de admissão(mais larga) e os colectores de admissão(com maior capacidade e distribuição).
Quanto a esse teste, dizem que esse banco de testes é bastante fiavel, curiosamente já vi esse motor medir um pouco menos em bancos maha.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
moscardoGT
Amateur
Amateur
Mensagens: 256
Registado: 20 mai 2008, 19:47
Localização: Lisboa

Re: Admissão Golf TSI

Mensagem por moscardoGT »

Mário Marques,

Vejo a questão como tu. Também penso que as admissões dinâmicas farão mais efeito em carros atmosféricos do que em sobre-alimentados. Poderá ser redundante forçar a entrada de ar num motor que já o força, por si, através da sobre-alimentação. Já num atmosférico, faz todo o sentido aumentar a velocidade do caudal de ar... Contudo, está fora de questão alterar colectores de admissão. Já fiz isso num outro carro meu, já vi os ganhos, mas num motor novo, não me atiro a tal projecto.
Quanto à borboleta, confesso que nunca pensado nisso, e que faz todo o sentido. Vou investigar, para ver o que é que existe, por aí. Seja como for, sabemos que este motor não é um motor "tradicional". Está tudo demasiado pensado, e no limite.
Contudo, continuo a achar que um turbo (e um compressor) terão um desempenho melhor se sugarem ar através de um traçado simples (pá e tubagem simples), do que se o fizerem através de caixas de ressonância cúbicas e tubos em cotovelo. Nem que seja pelo facto de fazerem menos esforço para irem buscar a quantidade de ar desejada... ...Depois, em cenário de reprogramação, poderá também haver mais-valias. Digo eu.

Mais ninguém tem opinião sobre isto?
VW Golf V TSI
alucard
Pro
Pro
Mensagens: 3284
Registado: 02 mar 2007, 13:38
Localização: Coimbra

Re: Admissão Golf TSI

Mensagem por alucard »

também axo isso...meti filtro de caixa da BMC e so noto uma resposta um poco melhor em baixos regimes....sem um ajuste electrónico n verás muitas melhorias....quanto a min será meter escape tipo miltek, Kat miltek e admissão no fim n uma repro agreste so um ajuste electrónico de valores e um avanço de BAr no compressor e turbo.....e o carro deve atirar-se para valores engraçados....

Cump
VW Scirocco 2.0 TFSI 200cv DSG
EX: Vw Golf V GT 1.4 TSI 2***cv
Imagem
viewtopic.php?f=100&t=87641

http://www.nlt.pt/
Responder