VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Responder
Peter
Pro
Pro
Mensagens: 1147
Registado: 03 out 2008, 18:09
Localização: Margem Sul Power

VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por Peter »

Boas pessoal,

Estou interessado em comprar um golf, falei com um sr da VW e ele o que tem disponível agora é um Golf 1.9TDI 105cv com caixa automática, mas eu não sei porquê nunca gostei muito do conceito de caixa automática, como é nas ultrapassagens? (não dá para meter uma abaixo e ver o carro disparar) e naquelas travagens mais apertadas? (não dá para fazer reduções e agarrar ali o carro onde queremos)

O pior é que ele diz.me que com caixa manual ainda é mais caro, será um usado de 2003, mas já o Golf V.

Gostava de saber as vossas opiniões sobre se devo comprar este com caixa automática ou esperar por um com caixa manual.
Porque não tenho experiência com caixa automática, nem tenho termo de comparação entre prós e contras das diferentes caixas.

Obrigado
VW Golf V 1.9 TDI - 174CV
viewtopic.php?f=21&t=36033
Imagem
WooT
Beginner
Beginner
Mensagens: 46
Registado: 09 jul 2008, 23:17

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por WooT »

Perfiro manual, gasta menos
VW GOLF V GTI 200 cv
PzRaider
Rookie
Rookie
Mensagens: 161
Registado: 13 set 2006, 22:05

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por PzRaider »

Eu pessoalmente nunca conduzi carro nenhum com caixa automatica, mas em relação a caixa DSG tenho ouvido mt bem dela, mesmo por aquelas pessoas que tinham algumas duvidas em relação a essas caixas. Disseram-me que puxa bem só que chega ali as 4000 rpm e automaticamente mete outra mudança.
Peter
Pro
Pro
Mensagens: 1147
Registado: 03 out 2008, 18:09
Localização: Margem Sul Power

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por Peter »

Boas pessoal, hoje fiz um teste drive num golf IV 1.9, 130cv, com a caixa automática (c.a.), confesso ter ficado surpreendido pela positiva.

A condução é bastante boa, a adaptação rapidíssima, parece que tinha conduzido com c.a. toda a vida, a vantagem destas caixas automáticas é que tem a opção no modo drive de sermos nós a meter as mudanças (para cima - mudança acima e para baixo - baixo) tipo carro de corrida, o Golf V já nem é no manipulo das mudanças, é numas patilhas colocadas por detrás do volante, aí sim como os carros de F1.

Experimentei e convenceu-me :)
JVLopes
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 10 abr 2007, 17:29

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por JVLopes »

Boas,

Eu comprei um TDI 2.0 com caixa DSG e não quero outra coisa. Efectivamente gasta um pouquinho mais, mas é muito prático. Se queres ultrapassar basta acelerares e conforme o que acelerares ele mete uma mudança a baixo. Tens a opção de caixa normal, sport e sequencial. Recomendo
Peter
Pro
Pro
Mensagens: 1147
Registado: 03 out 2008, 18:09
Localização: Margem Sul Power

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por Peter »

JVLopes Escreveu:Boas,

Eu comprei um TDI 2.0 com caixa DSG e não quero outra coisa. Efectivamente gasta um pouquinho mais, mas é muito prático. Se queres ultrapassar basta acelerares e conforme o que acelerares ele mete uma mudança a baixo. Tens a opção de caixa normal, sport e sequencial. Recomendo

Pois também não desgostei da outra automática, mas agora já comprei um Golf V 1.9 com caixa manual de 6 velocidades, podes ver em viewtopic.php?f=21&t=36033

abraço
VW Golf V 1.9 TDI - 174CV
viewtopic.php?f=21&t=36033
Imagem
gustavomk5
Pro
Pro
Mensagens: 1577
Registado: 13 nov 2007, 23:08

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por gustavomk5 »

so vi agora o post. como pode interessar a outros deixo também a minha opiniao:

o meu golf também é c caixa automatica.

as vantagens sao o conforto da conduçao pq a cx dsg é mto eficaz nas passagens de caixa e qs nao se nota e alem disso nao precisamos de andar sempre c o pe na embraiagem. depois, permite fazer praticamente o mesmo que uma manual mas mais depressa! por isso aconselho.

a desvantagem na minha opiniao é que se deixa de sentir tao bem o motor pq a embraiagem nesse aspecto transmite e permite gerir a forma como queremos q o motor actue em funçao da mudança engrenada e da forma como pressionamos ou largamos a embraiagem. com caixa automatica tudo parece mais artificial, mais electronico e nesse sentido perde-se um pouco do prazer de conduçao. Alem disso os consumos também sao um pouco mais elevados com cx automatica (regra geral)

A opção das patilhas no volante é excelente pq devolve um pouco da sensaçao de conduçao desportiva q eventualmente se perde c a cx automatica
Automático
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 19 nov 2008, 09:38

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por Automático »

Bom dia. O seu problema é não ter experiência com caixa automática. Vê-se pelas perguntas que faz. A desmultiplicação da caixa automática é exequível como nas manuais, apenas se carrega no pedal do acelerador até transpor uma leve resistência, após o que o carro sai disparado para a ultrapassagem. Não sou expert nesta matéria mas há mais de 10 anos que uso caixa automatica e não quero outra coisa. As vantagens são grandes e penso que se deve sempre dar o benefício da dúvida nestas situações. O meu Amigo podia absorver a teoria básica e em seguida usar durante algum tempo um carro automático. Se calhar ficava viciado. Cumprimentos.
Peter
Pro
Pro
Mensagens: 1147
Registado: 03 out 2008, 18:09
Localização: Margem Sul Power

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por Peter »

Automático Escreveu:Bom dia. O seu problema é não ter experiência com caixa automática. Vê-se pelas perguntas que faz. A desmultiplicação da caixa automática é exequível como nas manuais, apenas se carrega no pedal do acelerador até transpor uma leve resistência, após o que o carro sai disparado para a ultrapassagem. Não sou expert nesta matéria mas há mais de 10 anos que uso caixa automatica e não quero outra coisa. As vantagens são grandes e penso que se deve sempre dar o benefício da dúvida nestas situações. O meu Amigo podia absorver a teoria básica e em seguida usar durante algum tempo um carro automático. Se calhar ficava viciado. Cumprimentos.

Bem vindo ao clube golf,

pelo seu comentário reparei que não leu o meu segundo comentário :wink:

De qq das formas, agora já tenho o carro e é manual, estou satisfeito.

Passe pelo meu projecto viewtopic.php?f=21&t=36033 e mais uma vez, seja bem vindo. :)
VW Golf V 1.9 TDI - 174CV
viewtopic.php?f=21&t=36033
Imagem
SÓCIO
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 21 dez 2008, 13:23
Localização: póvoa de varzim

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por SÓCIO »

realmente depois de ler todas estas respostas e de tambem ser possuidor de um golf IV C\A tenho a dizer que embora muito agradavel em conduçao,no que toca a fidelidade das caixas dsg deixam muito a desejar!!
eu próprio tenho agora que gastar uns valentes euros com a minha e depois de ficar bem informado em relação a estas caixas não se esqueçam da manutenção que é o mais vital,filtros e oleo sempre a tempo e horas!!o meu vai pra semana pra oficina pois tem dificuldade em engrenar a marcha-atras e ja estou a contar com mais de 1000 euros ....
mas que apesar de tudo não troco uma c\a por nada lá isso é verdade!!cumpts a todos
.....sobre 12 rodas :)
gustavomk5
Pro
Pro
Mensagens: 1577
Registado: 13 nov 2007, 23:08

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por gustavomk5 »

SÓCIO Escreveu:realmente depois de ler todas estas respostas e de tambem ser possuidor de um golf IV C\A tenho a dizer que embora muito agradavel em conduçao,no que toca a fidelidade das caixas dsg deixam muito a desejar!!
eu próprio tenho agora que gastar uns valentes euros com a minha e depois de ficar bem informado em relação a estas caixas não se esqueçam da manutenção que é o mais vital,filtros e oleo sempre a tempo e horas!!o meu vai pra semana pra oficina pois tem dificuldade em engrenar a marcha-atras e ja estou a contar com mais de 1000 euros ....
mas que apesar de tudo não troco uma c\a por nada lá isso é verdade!!cumpts a todos
Não tinha ainda ouvido ninguem a queixar-se da fiabilidade das caixas automaticas. Qual é a transmissão do teu Golf IV, é com o sistema DSG ou é anterior?

Que problemas já teve com a caixa e com qtos Kms está?
natros
Rookie
Rookie
Mensagens: 76
Registado: 04 dez 2006, 21:21
Localização: Pygoscelis papua

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por natros »

Tinha ideia que a caixa DSG tinha aparecido no Golf pela primeira vez na 5ª geração. Penso que na quarta geração estaria disponível uma automática (não DSG) de 5 velocidades.
gustavomk5
Pro
Pro
Mensagens: 1577
Registado: 13 nov 2007, 23:08

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por gustavomk5 »

natros Escreveu:Tinha ideia que a caixa DSG tinha aparecido no Golf pela primeira vez na 5ª geração. Penso que na quarta geração estaria disponível uma automática (não DSG) de 5 velocidades.
também tenho essa ideia
SÓCIO
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 21 dez 2008, 13:23
Localização: póvoa de varzim

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por SÓCIO »

realmente foi engano meu quando falei na caixa dsg pois não é a que equipa o meu golf,é a anterior e que por acaso não são grande coisa!na 4- feira fui a oficina pra marcar a reparação do meu e tinha lá um igual ao meu mas de 2002 com 80.000 km e com a caixa toda fod...... e o mecanico disse me que é mesmo delas não valerem nada e não por motivos de má condução ou afins.... nessa oficina basicamente é só reparação de c.a. e o que mais aparece por la é volksw. e audi´s com a mesma caixa que a do meu golf,agora em relação a dsg o mecanico disse me que são muito boas mas que quando a electronica delas bate mal é de fugir!!!uma coisa muito importante que me alertou foi para o facto das c.a. necessitarem de mais cuidados no que toca a manutenção pois o oleo que usam é muito diferente das manuais e que +\- de 60.000 km em 60.000 km se deve mudar o oleo e os filtros das caixas!agradeço comentarios em relação a este assunto pois tambem tou interessado em aprender mais sobre c.a.!!O meu golf IV é um tdi de 90 cv de 2000\05 com 212.000 km e que comprei o mês passado a um particular... cumpts
.....sobre 12 rodas :)
sPeC!
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 09 jan 2009, 22:03
Localização: Coimbra

Re: VW Golf 1.9TDI Caixa automática ou manual??

Mensagem por sPeC! »

WooT Escreveu:Perfiro manual, gasta menos
Isso é relativo. Nos TDI's não sei mas por exemplo nos nossos GTI eu testei um com caixa manual e outro com caixa DSG antes de optar, e a DSG consegue ser mais económica. E depois de experimentar de certeza que não volto às manuais, mas claro isso é a minha opinião.

Existe o descanso de tira/mete mudança, principalmente no transito das cidades. E alteração de mudança instantanea, dá um certo ganho de poder ao carro.

Realmente as automaticas precisam de manutençao extra, o meu esta quase nos 60.000 e vai ter levar a mudança do óleo e respectivo filtro. Nas outras automáticas não sei, mas na DSG eu sei que há uma diferença de 45KG no carro, sendo a DSG mais pesada.

No fundo acho que quem tem dúvidas e se tiver oportunidade, o ideal é experimentar as duas versões e então optar por si.
VW GOLF V GTI 197bhp
Responder