Turbo nas couves? vacuo? P0234

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brucer03
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

golf31996 Escreveu: 22 jun 2021, 12:07 Boa tarde portanto colocou uma bomba de combustível/ tendem nova e isso? Poderia dizer mais ou menos para que valores ficou a peça / mais ou menos
O problema do overboost (que também poderia ser underboost) vinha da electro-válvula anti retorno, já devia estar cansada e o tal barulho ao desligar o carro pode logo identificar isso (tip do mestre Mário).

Um segundo problema vinha da bomba tandem, testei o vácuo à saída mas pelo menos no momento estava tudo dentro dos valores. No entanto, como já tinha detectado óleo no reservatório do gasóleo decidi avançar e troca-la. Melhor coisa que podia ter feito, agora nota-se bem a "força" a puxar desde as baixas até às altas, enquanto antes só tinha em baixas.

Foto--intervenção:

Tandem velha
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Passagem do óleo (velha)
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Nova tandem Pierburg 7.02551.12.0
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

Poderia colocar fotos da peça da eletro válvula,antiretorno.? Poderia dar uma noção dos valores da peça sff?
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brucer03
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

golf31996 Escreveu: 03 jul 2021, 17:07 Poderia colocar fotos da peça da eletro válvula,antiretorno.? Poderia dar uma noção dos valores da peça sff?
É esta aqui, basta procurar por 6Q0906625.
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O preço anda à volta de 150€~350€, pois há aftermarket e original na volkswagen (eu aconselho esta).
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

O atirador acusou algum código de erro no vag.com?.
A bomba tendem na marca custa mais mil euros certo?
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

golf31996 Escreveu: 04 jul 2021, 21:29 O atirador acusou algum código de erro no vag.com?.
A bomba tendem na marca custa mais mil euros certo?
Aqui não temos "atiradores", não gostamos de armas cá em casa :lol:

O computador só deu o tal erro P0234 de overboost no vagcom, mas isso é um erro ao interceptar vários dados.
Relativo à electroválvula não deu qualquer erro, assim como a tandem visto que não tem sensor (apenas mecânica). Como dito antes:
Mario_Marques Escreveu: 10 jun 2021, 13:11 Podes também medir o vácuo, á saída da bomba na linha principal deverás ter cerca de -0,5/-0,7 na ordem disso dependendo do ciclo da egr e turbo.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

Obg. Claro era actuador que pretendia dizer. E sobre a bomba tendem podes adiantar o valor da peça sff.?
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

golf31996 Escreveu: 05 jul 2021, 18:19 Obg. Claro era actuador que pretendia dizer. E sobre a bomba tendem podes adiantar o valor da peça sff.?
Na VW cá do sítio (não é em Portugal) pediram-me ~350€ pela Bosch original.
A "original" Bosch numa casa de peças after-market (não adianta fazer publicidade) andava volta de 190€.

Eu paguei ~140€ pela Pierburg na mesma casa de peças.
Não comprei a Pierburg por ser mais barata, apenas fiz uma comparação de vários comentários (basta "googlar" um bocado, claro, vale o que vale...).
A aconselhar, aconselho sempre ir à marca onde há 100% certeza que é a peça indicada.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

Okay. Obg por "postar" no sentido de poder ajudar outros users .
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por nakatafernandes »

Boas, possuo uma Vw Touran com o mesmo motor e infelizmente com o mesmo problema (antigo dono não indicou que tinha este problema), turbo já foi descarbonizado, egr desativada, tentei ver se catalisador estava entupido...afinal parece que antigo dono já o tinha aberto. Experimentei uma caixa eletrovalvula e sensor map, ambos usados. Problema persiste. Quando entra em safe mode (não é sempre) costumo estar nas 2.500rpms quando vou em 3velocidade (em subidas). Tenho VCDs, como posso testar caixa eletrovalvula? Obrigado.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por Mario_Marques »

nakatafernandes, da para testar a unidade de vácuo mas não o querendo desanimar, pois é apenas um facto, não vai conseguir interpretar os resultados pois isso requer bastante experiência que nem sequer a maioria dos mecânicos tradicionais tem.

O melhor para o ajudar, é fazer um log bem feito, que contenha o campo de pressão de turbo e maf.
O log convém fazer uma terceira a fundo(tps 100%) desde baixa rpm(cerca de 1800 no teste em terceira, 2200 no teste em sexta ou quinta)até sensívelmente 4200rpm, fazer em terceira e na última relação.
É importante que o pedal esteja 100 e nunca o levante até causar a anomalia caso contrário não serve de nada.
Também é boa ideia colocar cá o código de erro completo com a informação toda.

Outra coisa, o facto do turbo ter sido descarbonizado não quer dizer muito, se carbonizou e o problema que o levou a isso se mantiver volta ao mesmo, e a egr desligada também é preciso ter atenção a isso.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

Aconselho o user nakatafernandes a fazer um diagnostico com quem entenda destes carros. De q zona do país e?
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por nakatafernandes »

Boas, obrigado por toda a informação.
Sou da Madeira.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde aconselho a ir a uma oficina ou mecânico e a fazer um diagnostico em estrada com a máquina ligada ao carro conforme o Mário diz. Depois coloque aqui a informação obtida para ser ajudado. Veja quem o poderá ajudar o concessionário ou oficina. Um diagnostico custa cerca de +/- 40 euros na marca se não estou em erro
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por Mario_Marques »

nakatafernandes Escreveu: 10 out 2021, 15:39 Boas, obrigado por toda a informação.
Sou da Madeira.
Ao ver esse erro e na altura que aconteceu, vai ser seguramente uma destas duas coisas ou ambas.

Se esse carro tiver a unidade com part Number 6q0906625, dão problemas e houve um recall, a nova unidade é 6q0906625e, ou pelo menos era.

O carro está a fazer excesso de pressão, logo só pode ser uma de 2 coisas ou ambas, supondo que o carro está todo original e bem tratado, o turbo e a unidade.
Convinha fazer verificação do movimento natural do atuador do turbo e o tal log que pedi, mas tendo apenas esse erro já aponta para isto e descarta outras hipóteses.

Uma coisa, para quem não tiver egr nem borboleta de travão de motor pneumático, é possível converter para uma n75 convencional.
Além de descontrolar a pressão, a unidade de vácuo quando tem problemas, como referi anteriormente, depois de desligar, se o carro tiver capacidade de produzir vácuo elevado e não houver fugas, costuma produzir uma vibração na unidade, é o ar a escapar, não faz boa retenção, isto é especial para carros que fazem overboost.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

Portanto se não tiver cão ou seja possibilidade de fazer o diagnostico em andamento siga.o conselho do Mário.
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