Torsion Value

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brucer03
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Torsion Value

Mensagem por brucer03 »

Boas a todos,

espero que todos estejam de boa saúde nos dias que correm. :)

Não encontrei um tópico dedicado ao "Torsion Value" decidi criar este, de maneira a que cada um possa partilhar as experiências ao ajusta-lo.
Tipicamente ajustavel de -6 a 6, idealmente a "sentar" no 0.0, indica a diferença entre cambota/cams, o que muito simplesmente permite controlar o ponto do motor em detalhe.
Este valor normalmente vem indicado (fabrica) na tampa que tapa a distribuição.

Pelos testes que já fiz, quanto mais baixo o valor, mais facilita as baixas rotações e possível redução no consumo (pouca diferença).

No intervalo ideal teórico [-0,5 a 0.5] (sendo 0 o ideal), a disponibilidade do motor faz-se notar, respira melhor, mas encontro que fica mais susceptivel as vibrações (em baixa rotação).

Relativamente ao ponto físico (marca nas polias), como se justifica em alguns motores o ponto estar alguns mm "desviado" to TV=0? :?:
Última edição por brucer03 em 21 dez 2020, 14:27, editado 2 vezes no total.
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Re: Torsion Value

Mensagem por SuperGolf »

Não percebendo nada do assunto, 0.5 não é melhor?
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Re: Torsion Value

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde verifique o ponto do motor e da bomba injetora.
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Re: Torsion Value

Mensagem por brucer03 »

SuperGolf Escreveu: 20 dez 2020, 11:02 Não percebendo nada do assunto, 0.5 não é melhor?
Teóricamente seria, mas dependendo do desgaste do volante do motor (por exemplo), podia-se ajustar de maneira a sentir menos vibrações.
A ideia principal é perceber porque não fica em 0 (-0,5~0,5) quando apenas ajustas o ponto sem ajuda por VCDS.
Devido a desgaste? Motor mexido?

Para mim 1+1=2 :) Gosto de perceber o porquê para justificar qualquer modificação.
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Re: Torsion Value

Mensagem por Mario_Marques »

A resposta á tua pergunta é, não existe nunca um ajuste perfeito para tudo, há sempre um compromisso, o ajuste "bom" para tudo é o mais próximo ao original de fábrica, chegando lá com recurso as ferramentas de bloqueio do motor e ajustando a tensão da correia corretamente, depois dá para fazer um ajuste fino consoante o comportamento do motor, a qualidade da própria correia e o estilo de condução, é possível ganhar ou perder potencia em alguns regimes consoante o ajuste que se faz, neste caso já estamos a falar num ajuste avançado, vulgo, diagrama, que requer ferramentas de precisão, papel, caneta, calculadora e muita paciência as vezes...
Isto são algumas das ferramentas necessárias, uso isso tudo e mais 2 para fazer um diagrama para performance
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Quando estás a mexer nisso, estás a mexer na posição em que ocorre os eventos de abertura e fecho das válvulas em relação á posição dos pistões, neste caso um motor pd, ao fazer isso estás também a mexer com o ponto em que os injetores disparam/atingem ou não o ponto máximo de pressão.

O novos tdi já são muito mais evoluídos, trazem cabeça multivalvulas, dupla árvore de cames e até mesmo um sistema de variação de fases, tem imensas coisas para jogar, num TDI pd 8v não se consegue ajustar nada de forma independente, ao mexer numa coisa mexe com tudo.
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Re: Torsion Value

Mensagem por brucer03 »

Correcto, entendo que mediante a condição de cada motor não exista um valor absoluto e de aí o teu "set/kit de unhas" seja necessário.
No caso de um motor a sair de uma linha de fábrica, creio que terá que ser controlado e era aqui mais que a minha dúvida se enquadra. Não teria que estar alinhado (no ponto preciso) atendendo às marcas na polia?

Faz-me pensar que qualquer mecânico de uma geração mais antiga, provavelmente não irá acertar no ponto uma vez que as marcas não coincidem com o esperado torsion value num motor com desgaste.
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Re: Torsion Value

Mensagem por Mario_Marques »

Eu só me dou ao trabalho de fazer um diagrama se for mesmo para tentar por exemplo espremer o motor até ao último cavalo possível, ignorando tudo o resto, ignorando consumos, baixas, utilização diária e ignorando também a fiabilidade.... :wink:
Caso contrário, trancas de motor originais em bom estado, correia bem montada, de preferência original e siga, as vezes, em carros reprogramados faço um ajuste fino pequeno apenas ou para compensar só a elasticidade da correia ou tentar poupar umas gotitas de combustível devido ao desgaste natural do motor.

A tua dúvida, é usar as trancas, se forem originais, se a correia for, se for montado perfeitamente, fica igual como quando foi montado na fábrica, mas não há 2 motores exatamente iguais, tens as tolerâncias normais do motor.
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Re: Torsion Value

Mensagem por brucer03 »

Pronto, está desmitificado :) com o "set/kit de unhas" ideal teria que bater certo.
A verdade é que mesmo no tensor da correia, nunca é linear qual o ideal aperto (pelo menos para meros mortais como eu :lol: )

Aparentemente podemos ajustar o torsion value dependendo do combustivel injectado por hora (bloco 15), tentar obter um valor estável, não muito elevado e ao mesmo tempo sem aumentar a variação entre cada injector (bloco 13).

Seria correcto dizer, quem condições normais:
- torsion -> retardamos a cam -> ganhamos potência em altas e perdemos em baixas
+ torsion -> adiantamos a cam -> ganhamos potência em baixas e perdemos em altas :?:
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Re: Torsion Value

Mensagem por Mario_Marques »

Tu as mexeres no avanço estás a mudar a posição em que ocorrem os ciclos das válvulas e pressurização dos injetores em relação á posição do pistão, isso vai ter obviamente efeito em alguns regimes pois o motor não trabalha sempre igual, ou seja, existem efeitos dinâmicos, a altura ideal em que se deve iniciar a queima as 1000rpm não é a mesma que as 3500, pois apesar de a queima levar sempre o mesmo tempo, os ciclos do motor não, e há necessidade de avançar ou atrasar o evento, a própria ecu já faz essa correção na injeção, mas como o carro não tem comando de válvulas variável não faz nada em relação ao comando
Nas imagens podes ver o efeito, ou melhor, uma pequena porção do efeito, é preciso ter em atenção que a ecu não deixa fazer algumas coisas quando está original e vai contrariar os efeitos, a cam original também não faz milagres e a injeção também é afetada.
Anexos
TV_01_FirstAdj.png
TV_03_ThirdAdj.png
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Re: Torsion Value

Mensagem por brucer03 »

Então basicamente o "melhor" (esquecendo performance em algumas rpms vs consumo), seria começar com o torsion value=0 e a partir de aí avançar/recuar consoante o desvio da injecção (apontando sempre para o menor possível). Correcto?
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Re: Torsion Value

Mensagem por Mario_Marques »

O melhor é começar com as trancas e ajustar a tensão, depois vem o resto, se ele vibra é porque provavelmente precisa é sim de rever a folga dos injetores, mexer na cam não te vai resolver isso, nem nada, aliás, quanto mais te afastares do pico de pressão máximo da cam do injetor pior, sentes menos mas mata-te o motor lentamente....olhos que não vêm, coração que não sente.
Se reparares apesar de o torsion... estar diferente nas imagens, mantém o mesmo valor de ângulo e de duração, ou seja, a ecu não ajustou/corrigiu a injeção, só perde binário porque essencialmente naquele exemplo que meti perdeu compressão dinâmica, como é ralenti pouca diferença faz, mas por ex, acontecendo o mesmo as 3500rpm já não é nada bom.
O lóbulo da cam para o injetor tem muito pouca duração no lift máximo.
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Re: Torsion Value

Mensagem por brucer03 »

Mario_Marques Escreveu: 21 dez 2020, 19:17 O melhor é começar com as trancas e ajustar a tensão, depois vem o resto, se ele vibra é porque provavelmente precisa é sim de rever a folga dos injetores, mexer na cam não te vai resolver isso, nem nada, aliás, quanto mais te afastares do pico de pressão máximo da cam do injetor pior, sentes menos mas mata-te o motor lentamente....olhos que não vêm, coração que não sente.
Se reparares apesar de o torsion... estar diferente nas imagens, mantém o mesmo valor de ângulo e de duração, ou seja, a ecu não ajustou/corrigiu a injeção, só perde binário porque essencialmente naquele exemplo que meti perdeu compressão dinâmica, como é ralenti pouca diferença faz, mas por ex, acontecendo o mesmo as 3500rpm já não é nada bom.
O lóbulo da cam para o injetor tem muito pouca duração no lift máximo.
Eu estava a levar o tópico para um caso genérico onde não existem problemas no motor, apenas o procedimento a levar para obter o melhor ajuste (com o mínimo de ferramentas).

Agora, deixo aqui o meu caso particular que é um ponto regulado físicamente (trancas nas cams), tensor ajustado, e só depois me voltei para o torsion value, que estava no -3.5 :shock:
Pegava mal a frio e não se notava tão disponível (folga nos injectores foi revista).
Decidi levar o torsion value para 0 (não foi fácil, só à quinta tentativa acertei), e não ajustei nada mais, nem comparei com o bloco 13 ou 15.

Fui dar uma volta e parece realmente outro, uma tamanha alegria que deve estar para chegar aí uma multa.
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Re: Torsion Value

Mensagem por Mario_Marques »

O melhor ajuste, acredites ou não, de uma forma geral, é próximo do valor que fica com a ferramenta, é assim que são montados novos na fábrica, mas se fores depois ao VCDs, comparares 2 carros, provavelmente vais ver valores um pouco diferentes no VCDs apesar de fisicamente estarem parecidos, basta um ter a bateria/alternador/pontos de massa melhor que o outro, e as vezes mexes e a ecu nem consegue ver a diferença pois os sensores não tem uma sensibilidade assim tão exata e depois também tens as tolerâncias do próprio motor.
Se tinhas -3,5 estavas já fora da tolerância, a tolerância vai de -3 a 3 em alguns motores, motores com dpf, 16v, etc são casos á parte (eu se meter -3,5 no meu com a ecu original ele não pega e é assim que deve ser no meu, atenção que não são todos iguais) para evitar danos no motor.

Por ex, um bls com dpf gasta esta cam 038109101AH
Sem dpf gasta 038109101R

A graduação entre as duas cams são muito diferentes, logo o torsion value fica muito diferente, quem tentar usar o valor de um no outro vai ter problemas
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Re: Torsion Value

Mensagem por brucer03 »

Mario_Marques Escreveu: 21 dez 2020, 23:28 Se tinhas -3,5 estavas já fora da tolerância, a tolerância vai de -3 a 3 em alguns motores, motores com dpf, 16v, etc são casos á parte
Exacto, eu tenho 16v sem dpf e até pega a -3,5 mas noto que não arranca bem, segundo o bloco 4 ele dá-me -6 a 6. Será um valor genérico ou a ECU sabe que tipo de tolerância é para cada motor?

Para resumir, se bem entendi, o torsion value não será muito importante se tudo o resto estiver ok (ponto, tensor, correia), o desvio não será enorme e nesse caso o ajuste a ter em conta no TV será na maior parte das vezes muito especifico (como explicaste, quando tentas puxar até ao ultimo cavalo, utilizando todas as ferramentas necessárias).

Caso exista um grande desvio no torsion value, então algo está mal (muitas possibilidades, ponto, tensor, cams, etc), e antes de pensar sequer em ajustar o torsion é necessário regular o que está mal.
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Re: Torsion Value

Mensagem por Mario_Marques »

O torsion value é um valor que te aparece baseado na comparação que a ecu faz entre o sinal que vem do sensores da cambota e árvore de cames, ele lê e determina a diferença/posição baseado nisto:

viewtopic.php?f=33&t=116779&start=15

Na realidade, num motor 16v, ou no geral um motor de dupla árvore de cames á cabeça, supondo que querias a máxima potência pico possível, as duas cams iriam ter afinação diferente entre elas, uma ia ser atrasada e a outra seria avançada, num motor só com 1 árvore de cames é que estás sempre condicionado.
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