Potência maxima do Turbo 1646V

Responder
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por johnkk »

Mais uma vez solicito a vossa opinião,desta vez sobre o seguinte:um amigo reprogramou o seu Golf 5 1.9TDI que originalmente acusou 110cv e 252nm,o carro estava stock apenas com o catalisador off,depois da repro ficou com 153cv e 321nm,a minha duvida é se não será potência a mais para o turbo em questão? estes valores na minha opinião são + aplicáveis a quem faz swap por um 1749 ou hibrida o 1646.
Ao falar com ele sobre isto disse-me que tambem questionou o" tecnico" que na altura da repro disse-lhe que estes turbos faziam na boa 170cv nos 2.0TDI :-O
Por isso vos questiono,quais os valores reais que na vossa opinião estes turbos podem ir?aguentam fazer 1.5b em vez de 1b stock como lhe disseram ou será que mais dia menos dia vai dar raia?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por Mario_Marques »

Esses carros de origem, quando eram novos ou quase, bem medidos fazem cerca de 100 a 103hp, que dá 105ps, logo, pelo valor apresentado stock e pelo valor de binário, na melhor das hipóteses bem medido terá perto de 140hp, mas esses carros conseguem ir aos 150hp sem problemas de maior para o turbo, com problemas é para a embraiagem, pois para ter 150hp precisa de fazer binário alto e vai fazê-lo cedo e isso vai causar esforço bastante acrescido na embraiagem. Hp=(rpm X T)/5252
Quanto fez as rodas sem correções do banco?
Comparar "bar" é uma comparação sem sentido na maioria dos casos, a não ser que compares coisas em condições iguais, pois bar é uma medida de força ( pressão, 1bar=1kg/cm²), bar não te diz qual é densidade do ar.
Vai encher um pneu bem frio, num dia frio, mete 2,3bar, vai depois dar uma esfregadela bem forte para aquecer bem o pneu e volta a medir a pressão, vais perceber que apesar de teres o mesmo ar inicial, o mesmo perdeu bastante densidade e exerce agora uma pressão maior no pneu.
Depois adicionalmente tens outra coisa, isso é o valor máximo, e o resto dos regimes todos do motor? Será que ele consegue manter isso algum tempo ou acaba por desvanecer por percas térmicas? Se queres ir ao detalhe há muita coisa :wink:
O banco é uma excelente ferramenta de referência mas é preciso compreender outras coisas para se poder fazer por ex comparações com outros carros, outros bancos, só podes comparar batatas com batatas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por Mario_Marques »

Um exemplo de bancos marotos, não te vou dizer qual é o carro mais forte, tenta adivinhar, atenção que um dos testes está em medida PS e não hp.
Anexos
1021_a9262b69b282b21d0c27c8c9c70b31a1.jpg
15697728_qEh39.jpeg
1021_c959f88c3ee6ef55e460d0cdb38622dc.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por johnkk »

A embraiagem ele trocou á relativamente pouco tempo,meteu uma Sachs por isso ainda deve durar alguma coisa.
Potência á roda deu 116.3cv num banco Maha,o binário maximo obteve-o ás 2225rpm,o tal valor sem correcção não te o sei dizer :-( .
A minha estranheza neste caso prende-se com os valores num turbo que considero pequeno,acahava que se ficava pelo 140cv,se bem te lembras e inclusive deste-me umas dicas,coloquei um 1749 VB na minha carrinha para ir acima destes valores e neste caso em concreto dizem-lhe que um turbo pequeno vai sem problemas até aos 170cv...opa.....terei eu andado a mandar €€ á rua? :mrgreen:,vou tirar o meu e voltar ao que tinha,sempre fico com mais baixas e a 6cv de partir :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por Mario_Marques »

Se ele tem 116cv á roda, se tem o binário máximo às 2225 e de apenas 321Nm assim por alto já tens a tua resposta, andará em alguns bancos na casa dos 140cv pelo menos onde costumo medir, mas até deve estar bem jeitoso de conduzir.
Eu em cima disse acho que não irá ter problemas de maior com o turbo, se ele apertar muito possivelmente vai torrar a embraiagem bem antes do turbo, e como te digo, isso são valores pico num ponto específico que estamos a falar, não te conta a história toda, se vires os gráficos que coloquei em cima vais perceber o que quero dizer.
A diferença, tu com o vb consegues mandar a curva de binário lá para cima e podes espanca-lo de manhã á noite que não se queixa, ele não consegue fazer o mesmo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por Pedruti79 »

O turbo 1646v, foi projetado pela Garrett para o motor deitar 110 cv, com alguma tolerância como é óbvio.
O turbo aguentar 170 cv? Não sei se li bem,, mas pensem um bocado, pensar ainda é grátis.
Vão dizer aos engenheiros da Garret que um turbo projetado para 110 cv, aguenta 170... É pra rir.
A Garrett lançou milhões de turbos, cada um para potencias diferentes. Ou terá sido mero acaso que construíram um turbo para 110 cv, outro para 115 cv, outro para 130 cv, outro paalra 140 cv, outro para 150 CV, outro para 160 cv, outro para 170 cv, e por aí fora... Se assim não fosse, faziam um para todos os modelos.
Claro que com esses aumentos de potência ridículos eles dão o peido.
Tudo bem, mais 15 a 20 cv,, não digo he não. Lembrem se as coisas não são feitas ao acaso.
No teu caso, com 140 cv, das duas uma, ou isso são póneis, ou daqui a 2 meses estás a meter outro turbo se andares a dar brita..
E is turbos híbridos, são como as embraiagens reforçadas... Boas para gastar guito lol
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por Mario_Marques »

Pedruti79 eu concordo com muitas coisas do que escreveste pois estão corretas porém, nem tudo se resume a turbo.
No meu golf, que usei como cobaia de testes á uns anos instalei, 2 sondas de temperatura de cilindros, 2 sondas de pressão de cilindro, uma sonda egt, uma sonda de emp, uma sonda de mistura.
A mistura andava num range entre 8:1 a 22:1, ou seja, eu sem adicionar qualquer ar extra, tinha ar disponível para fazer muito mais potência que aquela que o carro estava a fazer só adicionando combustível em determinados pontos pontos específicos e estamos a falar de ganhos significativos, sem qualquer entrada de ar adicional, obviamente não há é bela sem senão, ao fazer isso mexe com todos os outros valores, e emissões, emissões não falo só de fumo mas de emissões de coisas más não visíveis, alterando os tempos de avanço também é possível obter ganhos mas também tem efeitos maus em certos pontos, além de outras pequenas coisas, mas 170cv....... é uma stage burn :mrgreen:
Um gt15(44)da Garrett tem uma capacidade de 150cv, informaçao do fabricante, esse tem ligeiramente maior capacidade, o que o vai matar depressa um turbo desses não vai ser propriamente a pressão, mas sim a temperatura que vai levar a uma lubrificação menos eficiente e fadiga dos materiais, além de também fazer o controlo de pressão se tornar mais difícil.

Por alguma razão mesmo existem turbos estudados e dimensionados, e não são so dimensionados a pensar na potência mas também nas outras coisas que andei a medir com a sonda, pois tudo que entra no motor tem de poder sair, se não sair, começam os problemas e desgaste acelerado de coisas que normalmente ninguém associa a isso, por ex, uma junta queimada, válvulas danificadas, consumos altos, necessidade de andar sempre com o pé no acelerador para ele não perder velocidade, etc.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por Pedruti79 »

Mário, não estou a falar de ti em concreto, sei que já tens outra experiência e conhecimento.
Mas entendeste o que quis dizer.
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por johnkk »

Pedruti79 Escreveu: 19 nov 2020, 15:09 O turbo 1646v, foi projetado pela Garrett para o motor deitar 110 cv, com alguma tolerância como é óbvio.
O turbo aguentar 170 cv? Não sei se li bem,, mas pensem um bocado, pensar ainda é grátis.
Vão dizer aos engenheiros da Garret que um turbo projetado para 110 cv, aguenta 170... É pra rir.
A Garrett lançou milhões de turbos, cada um para potencias diferentes. Ou terá sido mero acaso que construíram um turbo para 110 cv, outro para 115 cv, outro para 130 cv, outro paalra 140 cv, outro para 150 CV, outro para 160 cv, outro para 170 cv, e por aí fora... Se assim não fosse, faziam um para todos os modelos.
Claro que com esses aumentos de potência ridículos eles dão o peido.
Tudo bem, mais 15 a 20 cv,, não digo he não. Lembrem se as coisas não são feitas ao acaso.
No teu caso, com 140 cv, das duas uma, ou isso são póneis, ou daqui a 2 meses estás a meter outro turbo se andares a dar brita..
E is turbos híbridos, são como as embraiagens reforçadas... Boas para gastar guito lol

O caso em questão não é de um carro meu,é de um amigo que não percebendo disto foi atrás do que lhe venderam.No meu caso tenho um pouco mais do que esse valor mas o Turbo é um 1749VB.
Tambem acho o valor desfazado em relação ao que na minha opinião o turbo 1646V poderia tolerar até porque no caso dos 105CV os valores de repro ficam-se pelos 135/140CV,um pouco abaixo do 153cv que o carro dele tem,já os tais 170CV que supostamente são "reprogramaveis"nos 2.0TDI de 140CV com este turbo(julgo que seja o mesmo)são questionaveis....no entanto foi esse o argumento da casa onde foi feita a repro.o turbo pelo que se sabe ainda será o original e sendo assim conta com 290.000kms :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por Mario_Marques »

:D Eu estava na esperança que alguém visse os testes que eu coloquei em cima
O carro mais "potente" dos testes tem o pior turbo, um mero vnt15 e faz apenas 1,25bar(mais 0,05 que de origem) pico, e 1,1 constante(mais 0,2bar que de origem), os outros fazem no mínimo mais 0,35bar que esse carro, quero com isto dizer, até certo ponto, dá para esticar bastante sem praticamente esforçar o turbo, o lado negativo, as temperaturas no geral, nesse carro, em especial egt subiram bastante(estavam a ser controladas e ficaram em valores aceitáveis), mas a maioria das pessoas não têm sondas para ver nada disso :lol:
O carro mais potente é o que tem mais potência á roda por maior intervalo de tempo, e mais binário por mais tempo.
Na verdade, era também o carro mais rápido, pois além das características anteriores era também o mais leve.
Isto por ordem de chegada, a correrem os 3, o carro de 143hp chega na frente, seguido do de 156ps e o de 170hp chega em último, esse teste existiu e foi exatamente o que aconteceu, o primeiro logo a sair ganhava uma grande vantagem, em quarta a vantagem crescia ainda mais, depois mantinha a distância até ao fim, o último carro, se houvesse muito mais estrada e de preferência a descer possivelmente ia buscar o segundo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por Pedruti79 »

O turbo do 2.0 tdi 140cv 16v é 1749va mas é diferente do 1.9 tdi 1749va, e diferente do 1749vb,
O 1749vb do 2.0 tdi 140 cv 16v não é grande espingarda para abusar.
Eu já substitui o meu




johnkk Escreveu: 21 nov 2020, 07:47
Pedruti79 Escreveu: 19 nov 2020, 15:09 O turbo 1646v, foi projetado pela Garrett para o motor deitar 110 cv, com alguma tolerância como é óbvio.
O turbo aguentar 170 cv? Não sei se li bem,, mas pensem um bocado, pensar ainda é grátis.
Vão dizer aos engenheiros da Garret que um turbo projetado para 110 cv, aguenta 170... É pra rir.
A Garrett lançou milhões de turbos, cada um para potencias diferentes. Ou terá sido mero acaso que construíram um turbo para 110 cv, outro para 115 cv, outro para 130 cv, outro paalra 140 cv, outro para 150 CV, outro para 160 cv, outro para 170 cv, e por aí fora... Se assim não fosse, faziam um para todos os modelos.
Claro que com esses aumentos de potência ridículos eles dão o peido.
Tudo bem, mais 15 a 20 cv,, não digo he não. Lembrem se as coisas não são feitas ao acaso.
No teu caso, com 140 cv, das duas uma, ou isso são póneis, ou daqui a 2 meses estás a meter outro turbo se andares a dar brita..
E is turbos híbridos, são como as embraiagens reforçadas... Boas para gastar guito lol

O caso em questão não é de um carro meu,é de um amigo que não percebendo disto foi atrás do que lhe venderam.No meu caso tenho um pouco mais do que esse valor mas o Turbo é um 1749VB.
Tambem acho o valor desfazado em relação ao que na minha opinião o turbo 1646V poderia tolerar até porque no caso dos 105CV os valores de repro ficam-se pelos 135/140CV,um pouco abaixo do 153cv que o carro dele tem,já os tais 170CV que supostamente são "reprogramaveis"nos 2.0TDI de 140CV com este turbo(julgo que seja o mesmo)são questionaveis....no entanto foi esse o argumento da casa onde foi feita a repro.o turbo pelo que se sabe ainda será o original e sendo assim conta com 290.000kms :mrgreen:
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por johnkk »

Pedruti79 Escreveu: 21 nov 2020, 20:32 O turbo do 2.0 tdi 140cv 16v é 1749va mas é diferente do 1.9 tdi 1749va, e diferente do 1749vb,
O 1749vb do 2.0 tdi 140 cv 16v não é grande espingarda para abusar.
Eu já substitui o meu




johnkk Escreveu: 21 nov 2020, 07:47
Pedruti79 Escreveu: 19 nov 2020, 15:09 O turbo 1646v, foi projetado pela Garrett para o motor deitar 110 cv, com alguma tolerância como é óbvio.
O turbo aguentar 170 cv? Não sei se li bem,, mas pensem um bocado, pensar ainda é grátis.
Vão dizer aos engenheiros da Garret que um turbo projetado para 110 cv, aguenta 170... É pra rir.
A Garrett lançou milhões de turbos, cada um para potencias diferentes. Ou terá sido mero acaso que construíram um turbo para 110 cv, outro para 115 cv, outro para 130 cv, outro paalra 140 cv, outro para 150 CV, outro para 160 cv, outro para 170 cv, e por aí fora... Se assim não fosse, faziam um para todos os modelos.
Claro que com esses aumentos de potência ridículos eles dão o peido.
Tudo bem, mais 15 a 20 cv,, não digo he não. Lembrem se as coisas não são feitas ao acaso.
No teu caso, com 140 cv, das duas uma, ou isso são póneis, ou daqui a 2 meses estás a meter outro turbo se andares a dar brita..
E is turbos híbridos, são como as embraiagens reforçadas... Boas para gastar guito lol

O caso em questão não é de um carro meu,é de um amigo que não percebendo disto foi atrás do que lhe venderam.No meu caso tenho um pouco mais do que esse valor mas o Turbo é um 1749VB.
Tambem acho o valor desfazado em relação ao que na minha opinião o turbo 1646V poderia tolerar até porque no caso dos 105CV os valores de repro ficam-se pelos 135/140CV,um pouco abaixo do 153cv que o carro dele tem,já os tais 170CV que supostamente são "reprogramaveis"nos 2.0TDI de 140CV com este turbo(julgo que seja o mesmo)são questionaveis....no entanto foi esse o argumento da casa onde foi feita a repro.o turbo pelo que se sabe ainda será o original e sendo assim conta com 290.000kms :mrgreen:
Todos os TDI 2.0 de 140cv que conheço trazem o 1646V,pelo menos nos Golf V e Scirrocos,a diferença face ao 1646v dos 1.9TDI é apenas na saida do turbo pelo que vi,acho que nos 2.0TDI não saiu o 1749VB,o 1749VA sim,a saida de escape é V-Band é igual ao do 1646V mas o colector é diferente,uma "maldade"da VW que assim complica um pouco swaps mais faceis :mrgreen: :mrgreen: ,dai a tal diferença que falas face aos 1749va dos pd130 que a saida de escape tem uma falange com 3 pernes,o resto julgo ser igual,mas quanto a isso o Mario_Marques é capaz de nos esclarecer melhor porque o homem trata estes motores por tu :-).Em relação aos mapas aqui colocados achei o mais forte o carro que entregava logo a jarda toda ás 1900rpm+- :mrgreen:
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por Pedruti79 »

johnkk Escreveu: 22 nov 2020, 09:00
Pedruti79 Escreveu: 21 nov 2020, 20:32 O turbo do 2.0 tdi 140cv 16v é 1749va mas é diferente do 1.9 tdi 1749va, e diferente do 1749vb,
O 1749vb do 2.0 tdi 140 cv 16v não é grande espingarda para abusar.
Eu já substitui o meu




johnkk Escreveu: 21 nov 2020, 07:47
Pedruti79 Escreveu: 19 nov 2020, 15:09 O turbo 1646v, foi projetado pela Garrett para o motor deitar 110 cv, com alguma tolerância como é óbvio.
O turbo aguentar 170 cv? Não sei se li bem,, mas pensem um bocado, pensar ainda é grátis.
Vão dizer aos engenheiros da Garret que um turbo projetado para 110 cv, aguenta 170... É pra rir.
A Garrett lançou milhões de turbos, cada um para potencias diferentes. Ou terá sido mero acaso que construíram um turbo para 110 cv, outro para 115 cv, outro para 130 cv, outro paalra 140 cv, outro para 150 CV, outro para 160 cv, outro para 170 cv, e por aí fora... Se assim não fosse, faziam um para todos os modelos.
Claro que com esses aumentos de potência ridículos eles dão o peido.
Tudo bem, mais 15 a 20 cv,, não digo he não. Lembrem se as coisas não são feitas ao acaso.
No teu caso, com 140 cv, das duas uma, ou isso são póneis, ou daqui a 2 meses estás a meter outro turbo se andares a dar brita..
E is turbos híbridos, são como as embraiagens reforçadas... Boas para gastar guito lol

O caso em questão não é de um carro meu,é de um amigo que não percebendo disto foi atrás do que lhe venderam.No meu caso tenho um pouco mais do que esse valor mas o Turbo é um 1749VB.
Tambem acho o valor desfazado em relação ao que na minha opinião o turbo 1646V poderia tolerar até porque no caso dos 105CV os valores de repro ficam-se pelos 135/140CV,um pouco abaixo do 153cv que o carro dele tem,já os tais 170CV que supostamente são "reprogramaveis"nos 2.0TDI de 140CV com este turbo(julgo que seja o mesmo)são questionaveis....no entanto foi esse o argumento da casa onde foi feita a repro.o turbo pelo que se sabe ainda será o original e sendo assim conta com 290.000kms :mrgreen:
Todos os TDI 2.0 de 140cv que conheço trazem o 1646V,pelo menos nos Golf V e Scirrocos,a diferença face ao 1646v dos 1.9TDI é apenas na saida do turbo pelo que vi,acho que nos 2.0TDI não saiu o 1749VB,o 1749VA sim,a saida de escape é V-Band é igual ao do 1646V mas o colector é diferente,uma "maldade"da VW que assim complica um pouco swaps mais faceis :mrgreen: :mrgreen: ,dai a tal diferença que falas face aos 1749va dos pd130 que a saida de escape tem uma falange com 3 pernes,o resto julgo ser igual,mas quanto a isso o Mario_Marques é capaz de nos esclarecer melhor porque o homem trata estes motores por tu :-).Em relação aos mapas aqui colocados achei o mais forte o carro que entregava logo a jarda toda ás 1900rpm+- :mrgreen:


Enganei me em cima, queria dizer que os 2.0 tdi pd 140cv 16v, motor BKD trazem o turbo 1749VA. Que é diferente dos 1749VA dos 1.9 tdi 8v 130 cv. Cada turbo para o respetivo motor.
A diferença não é só nos coletores. Também a construção, materiais, parâmetros da Garrett , tempos de trabalho, fluxos ar, tudo é diferente,
Eu substitui o meu turbo, já tinha bastante fuga de óleo e ar.
Continuo a dizer, cada turbo pro seu motor projetado.
Os 1749VB, saíram pros 1.9 tdi 8v 150 CV, que é diferente dos 1749vb 160 cv.
Isto não é Chapa 5! Lol
Daí a fumaça nas alterações caseiras. Se é que me entendes.
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Potência maxima do Turbo 1646V

Mensagem por johnkk »

Não fazia ideia das diferenças entre referências aparentemente idênticas,sempre a aprender ;-)
Responder