Consumo óleo 1.9 tdi 105

Responder
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por sflopes »

Amigo Mário. como também tenho golf v de 2005,se possível agradeço que desenvolva o assunto, a ver se entendo se o meu tem vareta manhosa.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por sflopes »

Peço desculpa motor 2.0 tdi 140cv BKD.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Quem não percebe do que estou a falar é porque não tem, falo da vareta que equipa as últimas unidades de mk5(e muitos outros carros), pois vê-se bastante mal o nível nessas varetas, vê-se obviamente, mas é muito comum o pessoal menos experiente ver mal e encharcar aquilo de óleo lá para dentro.
Quem tiver vai perceber do que estou a falar, quem não tem não vai perceber.
Anexos
Capture.JPG.99fc336d76ceab142e87fd0afb59d761.jpeg
leon-mk1-14591.png
leon-mk1-14591.png (3.18 KiB) Visto 997 vezes
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por costafjtiago »

Não me foi dado nenhum relatório da medição do teste de compressão só me foi dito que os valores estavam todos dentro dos parâmetros normais. Controlo o óleo na vareta sempre a frio e com o carro no mesmo sitio na garagem. Ou devo controlar de outra forma? Fiz sempre assim só que antigamente em 15000 km nunca precisei de acrescentar nem desaparecia praticamente nada. O catalizador pode estar a originar este consumo de óleo anormal?
Que vareta é essa manhosa?
Tanben tenho o meu jetta mk5 1.9 tdi 105 CV e a vareta é igualzinha a do golf.
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por ers49_k »

Tenho a ideia que no meu a3 8Pa de 2009 a vareta é a manhosa. Já agora aproveito, o óleo estar acima do máximo vai prejudicar o quê? Eu deixo-o sempre no máximo por causa de evitar que ao curvar o chupador do óleo nunca fique seco.
LordGs
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 27 dez 2012, 17:26
Veículos: Seat Leon / Golf V

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por LordGs »

Boa tarde, Mario_Marques agradecia que me indicasse qual é a monhasa para ver o nivel de oleo. É a que tem a ponta plastica ou a toda metálica?

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

costafjtiago Escreveu: 04 mai 2021, 23:54 Não me foi dado nenhum relatório da medição do teste de compressão só me foi dito que os valores estavam todos dentro dos parâmetros normais. Controlo o óleo na vareta sempre a frio e com o carro no mesmo sitio na garagem. Ou devo controlar de outra forma? Fiz sempre assim só que antigamente em 15000 km nunca precisei de acrescentar nem desaparecia praticamente nada. O catalizador pode estar a originar este consumo de óleo anormal?
Que vareta é essa manhosa?
Tanben tenho o meu jetta mk5 1.9 tdi 105 CV e a vareta é igualzinha a do golf.
Se tiveste problemas no turbo com passagem de óleo há enormes chances do catalisador ter ficado danificado, e um catalisador danificado geralmente a longo prazo causa vários problemas mecânicos, sendo os mais comubs consumo excessivo de óleo e sobreaquecimento geral.

Isto é o que os indivíduos que fazem o catalisador dizem, isto é generalista mas no geral não estão muito longe do que acontece.
https://www.walkerexhaust.com/support/t ... fails.html

A tal vareta, é uma vareta que nas condições indicadas no manual e com óleo já usado, tem uma leitura um pouco difícil e geralmente muita gente interpreta mal e adiciona óleo em excesso.

O problema do óleo em excesso, dependendo claro de quanto é o excesso, tipo de utilização, estado do carro, etc, etc, geralmente a primeira coisa que sofre muito é o catalisador/dpf, o óleo danifica gravemente os 2, tenha um outro, ou os dois.
Geralmente tem vários avisos no carro e no manual a avisar sobre o excesso de óleo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por costafjtiago »

A minha vareta é a rectangular e óleo a mais não andou de certeza. Por acaso já tinha falado com o meu mecânico sobre vareta porque ele diz que o máximo e o mínimo é onde indica o B pela imagem que adicionaste e não, o mínimo e o máximo é onde começa as dobras no A e no C. Normalmente deixo sempre um bocadinho abaixo do máximo.
Como é possível verificar se o catalizador está danificado?
Tenho de começar por algum lado para resolver o problema. Aconselha a começar pelo catalizador?
Última edição por costafjtiago em 07 mai 2021, 14:20, editado 1 vez no total.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por sflopes »

A minha é a da ultima imagem, por isso,é a manhosa/ranhosa.
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por golf31996 »

Bom dia,na tentativa de ajudar, o Mário indicou isso pelo que deve fazer isso .veja se ele está okay. Depois coloque o resultado para o topico se fechar.
Luis David
Beginner
Beginner
Mensagens: 68
Registado: 07 nov 2011, 19:42
Veículos: VW Golf V TDI 1.9 105Cv

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Luis David »

Bom dia a todos.
Li este post e penso que me podem ajudar/ilucidar um pouco.
Tenho um 1.9 TDI de 2007 com 194000Kms, sempre consumiu um pouco de oleo, mas no ultimo ano consumiu um bocado mais que o normal entre revisões.
E o que notei tambem e me anda a intrigar é o fumo azulado.
Sei que é oleo a ser queimado, mas vindo de onde????
Só deita fumo de manha. Quando dou ao motor, não deita fumo, apenas algo que quase nem se vê de fumo negro (normal, até porque tem uma repro muito fraquinha, apenas para o fazer desenvolver mais rapido), mas depois em andamento, nos primeiros minutos de condução e quando dou uma aceleradela é que deita esse fumo azulado. Depois deixa de fazer, posso andar todo o dia, ou parar e passado um bocado andar que não volta a fazer esse azulado.
Só mesmo nos primeiros minutos do dia ou se estiver algum tempo ao relantim e depois arrancar.
Ontem apenas tirei o tubo que entra na EGR para ver como estava. Realmente escorreu um pouco de oleo, a EGR tem se babado muito pouco pela junta entre a EGR e o Coletor da admissao.
Dentro da EGR não tinha nada de especial. No respiro da tampa das valvulas está quase seco.
Falta-me ver na entrada do IC.

Mas pelas vossas experiencias, acham que será só do turbo????

Obrigado a todos e boa continuação!!!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

É perfeitamente normal ter algum óleo em todo o circuito de admissão, só um carro que não tenha o respiro do Carter ligado a admissão é que não vai ter óleo no circuito de admissão, agora a questão é se tem uma quantidade excessiva.

Normalmente num carro bem mantido, quando há consumo anormal de óleo, grande parte do consumo elevado de óleo nestes carros é devido ao turbocompressor ter passagem no segmento de escape, vedantes de válvulas ou o motor ter já perdido alguns compressão e ter passagem de óleo excessiva os os segmentos de raspagem de óleo com algo de errado.
É normal consumir algum óleo, agora se for muito é que é preocupante.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Luis David
Beginner
Beginner
Mensagens: 68
Registado: 07 nov 2011, 19:42
Veículos: VW Golf V TDI 1.9 105Cv

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Luis David »

O Carro tem sido sempre bem mantido, faz muito poucos Kms por ano.
Sempre com oleo Castrol e mudas de 10k em 10K ou de ano a ano.

Há algo que fiz e possa influenciar, mas só dei conta nestes dias.
Todas as revisoes colocava o oleo e fazia o nivel pela vareta. mas em tempos numa oficina partiram o tubo da vareta, colocaram outro mas não ficou bem no sitio exato, logo o nivel correto pode variar.
Tenho colocado sempre 4lts de oleo, mas pelo que soube à dias, este motor leva apenas 3.8Lts, ou seja tem andado com oleo a mais. Logo posso ter danificado o turbo por "lubrificação" em espuma, ou seja, sem a lubrificação correta em alguma vez que apertei mais com ele.
Nunca nas minhas maos e já o tenho desde os 75000 Kms levou um escaldão e tambem não perdeu compressão nenhuma, continua a puxar e a desenvolver bem.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por sflopes »

Luís reparo que está registado desde 07/2011 e talvez por lapso nunca fez a apresentação ao fórum.
Leia o modelo de apresentação e faça a sua, o fórum agradece.
Luis David
Beginner
Beginner
Mensagens: 68
Registado: 07 nov 2011, 19:42
Veículos: VW Golf V TDI 1.9 105Cv

Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Luis David »

sflopes

Peço desculpa pelo lapso.
Está feita a apresentação.

Grande abraço
Responder