boas malta,
Trago-vos mais uma duvida,desta vez sobre catalisadores e que é a seguinte:
-pelo que tenho lido os catalisadores OEM têm em média entre 400 a 600 celulas ao passo que os desportivos têm 200 celulas e pelo que os fabricantes anunciam estes ultimos são menos restrictivos,a minha duvida é se são igualmente eficientes na"filtragem"dos gazes de escape como os OEM
Catlisador OEM VS Catalisador Deportivo
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Re: Catlisador OEM VS Catalisador Deportivo
Se forem tão bons ou melhores que os OEM, à partida devem de custar tanto ou mais que um original pela lógica.
Ex
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"Ideias e material OEM para o Golf - check
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Re: Catlisador OEM VS Catalisador Deportivo
já se arranjam a bons valores,agora a duvida persisteapesar de terem menos celulas são igualmente eficazes?
- Mario_Marques
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Re: Catlisador OEM VS Catalisador Deportivo
Depende do que consideras bons valores, um catalisador bom, específico e homologado é bastante dispendioso, há baratos mas não tem nada a ver, tanto no efeito como na durabilidade deles.
Um catalisador OEM tem cerca de 96gramas de metais preciosos, sendo que platina tem entre prai 3 a 11gr, a platina por custa 23€ a grama....logo se for muito barato já sabes porquê.
Isso das células é tudo muito bonito mas não diz nem compara nada específico, nem te diz a eficiência nem ciclos que aguenta.
Há catalisadores que em situação específica podem promover ganhos bons e em faixas utilizáveis, mas numa situação normal em que não estás para lá do limite do catalisador original é uma ilusão.
Tens vários testes sobre isso pela net fora, é preciso depois saber perceber o que estão a tratar, muitas vezes há ganhos porque já estão para lá do limite do catalisador original ou Simplesmente não estão a fazer uma comparação justa, ou seja, comparar coisas e situações iguais...ou mesmo que haja ganhos esses ganhos nem sempre aparecem numa situação prática onde esses ganhos valem a diferença por serem úteis, e poucos testes medem as emissões, pois gastar dinheiro num catalisador que depois não faz o que devia é deitar dinheiro fora.
Já montei em alguns carros a gasolina catalisadores desportivos e são bons, mas estamos a falar numa situação de carros que quase duplicaram potencia original e levaram escapes completos vindos de empresas especializadas, totalmente dimensionados para a aplicação e é o preço de alguns carros um sistema assim, mesmo assim sei que a durabilidade de um catalisador desses é bastante mais reduzida, um carro muito modificado manda sempre algum óleo e combustivel escape fora pelo que a vida útil é muito inferior, a título de curiosidade, um catalisador xpto de 3 vias que não derrete ao fim de um ano e passa nos testes de emissões, para um 2.0 ou 2.5 tfsi mexido ronda uns 2000/3500€, para os meus standards não é algo que considere preço atrativo ou barato.
Tens aqueles baratos de 200 tipo magnaflow mas isso é universal, durabilidade não é grande e se as emissões fossem bem medidas a maioria dos carros não passava sequer.
Ah e os catalisador diesel e gasolina são diferentes mas de concorrência é tudo chapa 5.
Um catalisador OEM tem cerca de 96gramas de metais preciosos, sendo que platina tem entre prai 3 a 11gr, a platina por custa 23€ a grama....logo se for muito barato já sabes porquê.
Isso das células é tudo muito bonito mas não diz nem compara nada específico, nem te diz a eficiência nem ciclos que aguenta.
Há catalisadores que em situação específica podem promover ganhos bons e em faixas utilizáveis, mas numa situação normal em que não estás para lá do limite do catalisador original é uma ilusão.
Tens vários testes sobre isso pela net fora, é preciso depois saber perceber o que estão a tratar, muitas vezes há ganhos porque já estão para lá do limite do catalisador original ou Simplesmente não estão a fazer uma comparação justa, ou seja, comparar coisas e situações iguais...ou mesmo que haja ganhos esses ganhos nem sempre aparecem numa situação prática onde esses ganhos valem a diferença por serem úteis, e poucos testes medem as emissões, pois gastar dinheiro num catalisador que depois não faz o que devia é deitar dinheiro fora.
Já montei em alguns carros a gasolina catalisadores desportivos e são bons, mas estamos a falar numa situação de carros que quase duplicaram potencia original e levaram escapes completos vindos de empresas especializadas, totalmente dimensionados para a aplicação e é o preço de alguns carros um sistema assim, mesmo assim sei que a durabilidade de um catalisador desses é bastante mais reduzida, um carro muito modificado manda sempre algum óleo e combustivel escape fora pelo que a vida útil é muito inferior, a título de curiosidade, um catalisador xpto de 3 vias que não derrete ao fim de um ano e passa nos testes de emissões, para um 2.0 ou 2.5 tfsi mexido ronda uns 2000/3500€, para os meus standards não é algo que considere preço atrativo ou barato.
Tens aqueles baratos de 200 tipo magnaflow mas isso é universal, durabilidade não é grande e se as emissões fossem bem medidas a maioria dos carros não passava sequer.
Ah e os catalisador diesel e gasolina são diferentes mas de concorrência é tudo chapa 5.
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Re: Catlisador OEM VS Catalisador Deportivo
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Re: Catlisador OEM VS Catalisador Deportivo
Mário, aproveitando este tópico, um catalisador de um carro com 400M Km e 17 anos ainda fará a sua função?
- Mario_Marques
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Re: Catlisador OEM VS Catalisador Deportivo
Supostamente eles se nunca sofrerem nada que dê cabo deles são praticamente vitalícios, agora se levarem choques térmicos, pancada, óleo, se o motor estiver com problemas na injeção, se nunca atingir a temperatura de funcionamento ai a vida útil já decresce bastante.Martins SDI Escreveu: ↑03 jul 2020, 11:34 Mário, aproveitando este tópico, um catalisador de um carro com 400M Km e 17 anos ainda fará a sua função?
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Re: Catlisador OEM VS Catalisador Deportivo
Ok,duvida exclarecida,mais uma vez obrigado