Qual o melhor Anticongelante

Responder
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por johnkk »

Boas malta,vou ter que substituir um tubo do sistema de arrefecimento e isso como implica sangrar todo o sistema queria saber qual é na vossa opinião o melhor anticongelante para o motor 1.9TDI.
No vaso de expanção e no manual tem lá a indicação do G12 mas quando susbstitui a distribuição colocaram G13 original VW,na opinião do mecanico excedia as recomendações e era o que estava a usar nos VAG´S que lá iam.
Andei a pesquisar e o G12/G12+/G12++(VW,Motul,Kraft) alem de ter uma formulação diferente do G13,tem uma temperatura de ebulição superior na casa dos 145º contra os 110º dos G13,por isso na vossa opinião/experiência qual será o mais indicado?
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por Pedruti79 »

Na minha opinião deves utilizar o que vem no manual, e recomendado para o teu motor.
Se vem no vazo de expansão G12, assim como no manual, é porque é esse que deves utilizar.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por SuperGolf »

Concordo.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por Golf_4_TDI »

O líquido de refrigeração original G12 foi descontinuado e atualizado para o G13 naturalmente cumprindo com as normas anteriores do G12 e G11 inclusive. Agora por exemplo a nova geração de motores EA 288 Evo utilizam um novo líquido de refrigeração denominado de G12 Evo. E sou suspeito que o G13 acabe por ser descontinuado mas até lá é G13 que se gasta em motorizações até sensivelmente chassis de ano de produção 2020.

Esse ponto de ebulição de 145°C é para uma diluição de aprox. 50% e os 110°C talvez ande pelos 25% de concentração que é o pronto a usar que a VW disponibiliza. Mas também vende embalagens de 1,5 litros puro para diluir. E o valores de referência na marca para as concentrações é o ponto de congelamento ao invés de ebulição. O mínimo autorizado são -24°C aprox. são 25 - 35% e o máximo são -36°C que são os 50%.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por Mario_Marques »

johnkk a própria água com um pouco de pressão passa os 110graus sem ferver, logo essa informação não totalmente correta.
Não é só a temperatura que faz a água ferver ou não, a pressão no circuito é extremamente importante.
Eu acho que deves usar no carro o que é indicado para ele, até porque se não fores para material OEM as vezes o que diz fora não bate certo com o que está no frasco.
O novo g13 é á base de glicerina, os antigos g12 glicol, o g13 tem silicatos para proteger o alumínio, o g12 e outros usam uma tecnologia qualquer de ácidos orgânicos.
O g13 no fundo faz o mesmo mas é mais amigo do ambiente, protege é bem melhor da corrosão que os anteriores, em especial o alumínio, que é talvez a causa n1 da vw ter trocado.
Em baixo fica uma tabela de miscibibilidade.
Anexos
132-79099_What you need to know about G13 antifreeze and coolant tabel.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por Pedruti79 »

Concordo com o Mário,
Os líquidos refrigerantes G12 foram concebidos para transferências de calor em materiais utilizados em cada veículo.
Hoje as ligas metálicas com melhor dissipação de calor respeitam outras normas. Por isso o mais correto é respeitar sempre as indicações.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por Golf_4_TDI »

Mario_Marques Escreveu: 27 jun 2020, 19:14 johnkk a própria água com um pouco de pressão passa os 110graus sem ferver, logo essa informação não totalmente correta.
Obrigado pela correção mestre Mário, não fui confirmar mas achei de facto estranho os 110°C. Até porque deve de ser mais pelos 125°C uma concentração de 20% se a memória não me falha, e que de facto falha mesmo 😅
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por Mario_Marques »

Eu não sei se a regra é a mesma para todos os VW, mas no meu tempo o mínimo era 30% e max 50%, pessoalmente nunca compro feito desde a uns bons anos para cá, faço sempre 50%.
Já agora, para quem não sabe, este é o motivo pelo qual o circuito não pode ter fugas e deve estar sobre alguns pressão, a pressa é tão ou mais importante quanto o resto e geralmente é muito desvalorizada.

Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por johnkk »

Obrigado a todos pela ajuda no exclarecimento da duvida ;-)
Irei optar pelo Motul G12 Inugel.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por SuperGolf »

É o que uso no meu.
rodafurada
Rookie
Rookie
Mensagens: 104
Registado: 06 jan 2005, 20:46
Veículos: Golf V Bluemotion
Localização: Aveiro- OVOS MOLES

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por rodafurada »

Boas Tardes. Num VW golf V bluemotion que tem o líquido no limite mínimo pode-se acrescentar esse directamente para o nível correcto? Abraço
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Qual o melhor Anticongelante

Mensagem por brucer03 »

rodafurada Escreveu: 16 ago 2020, 18:40 Boas Tardes. Num VW golf V bluemotion que tem o líquido no limite mínimo pode-se acrescentar esse directamente para o nível correcto? Abraço
Podes acrescentar a curto prazo (de preferência o mesmo), mas a longo prazo tens que ver para onde foi o liquido que falta. Poderá ser um sinal que a bomba de água já não funciona como deveria. Aproveita e troca logo a distribuição. :D
Fix the problems, not the symptoms :)
Responder