Descarbonizacao 2.0tdi

Responder
jmneto
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 18 dez 2015, 18:51

Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por jmneto »

Boas pessoal.

Nos ultimos tempos o meu carro tem me dado uma tanga se fizer uma viagem mais longa, em subidas quando carrego a fundo ele lembra-se e entre em safemode.

Fiz a leitura no vagcom e deu o seguinte erro:

16683 - Boost pressure regulation
P0299 - 000 - control range not reached
Freeze frame:
RPM: 2058 /min
Torque: 298.0Nm
Speed: 89.0km/h
Load: 61.2%
Voltage: 13.76V
Bin. Bits: 00001000
Absolute pres.: 2182.8 mbar
Absolute pres.: 1713.6 mbar

Apos ter apagado o erro e ter feito uns testes no vagcom e pelos vistos parecer estar tudo OK. Vai ao auto estrada e leva um esticadela nas velocidades e nao se passa nada com ele. Daqui a uns tempos é capaz de se lembrar de entrar em safemode.

O carro ha conta com 220000 km e nunca foi feito uma limpeza ao circuito admissao a nao ser á egr.

Conhecem alguem ou empresa que faça o serviço de descarbonizaçao em condiçoes na zona do Grande Porto? Colector, turbo, tubagens
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por Pedruti79 »

A carbonização deve se ao facto das condições de utilização do veículo não serem apropriadas. Não é pelo facto da kilometragem que se deve descarbonizar..
esse serviço não consta no manual técnico do fabricante.
A descarbonização é feita de forma automática em viagens longas a velocidade constante.
Se não alterares o perfil de condução (curtos trajectos), por mais que limpes , rapidamente volta a ficar assim.
Posso recomendar te oficina Tiagotochauto ou AM-Auto, mas deve haver várias.
Pelo que sei eles têm maquinas próprias de limpeza e fazem esse rerviço.

jmneto Escreveu: 17 jun 2020, 20:53 Boas pessoal.

Nos ultimos tempos o meu carro tem me dado uma tanga se fizer uma viagem mais longa, em subidas quando carrego a fundo ele lembra-se e entre em safemode.

Fiz a leitura no vagcom e deu o seguinte erro:

16683 - Boost pressure regulation
P0299 - 000 - control range not reached
Freeze frame:
RPM: 2058 /min
Torque: 298.0Nm
Speed: 89.0km/h
Load: 61.2%
Voltage: 13.76V
Bin. Bits: 00001000
Absolute pres.: 2182.8 mbar
Absolute pres.: 1713.6 mbar

Apos ter apagado o erro e ter feito uns testes no vagcom e pelos vistos parecer estar tudo OK. Vai ao auto estrada e leva um esticadela nas velocidades e nao se passa nada com ele. Daqui a uns tempos é capaz de se lembrar de entrar em safemode.

O carro ha conta com 220000 km e nunca foi feito uma limpeza ao circuito admissao a nao ser á egr.

Conhecem alguem ou empresa que faça o serviço de descarbonizaçao em condiçoes na zona do Grande Porto? Colector, turbo, tubagens
jmneto
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 18 dez 2015, 18:51

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por jmneto »

Notei que o carro ficou mais preso quando começou a passar mais tempo na garagem e a fazer viagens muito mais curtas.
Daí querer fazer a descarbonizaçao, pois acho que ja nao vai lá com viagens mais longas, limpeza geral e da geometria tambem.
Sabem pra que preços ronda um trabalho destes?
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por Pedruti79 »

Os preços não sei, mas eles fazem muito limpezas dessas, ele sao conhecidos.
è sempre bom uma descarbonização mais a fundo nessas situações.
O meu 2.0 tdi de 2005, nunca foi descarbonizado , esta com 230 mil
jmneto
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 18 dez 2015, 18:51

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por jmneto »

Vamos ver se aparece por aí alguem que já tenha feito e qual a sua opiniao.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por Mario_Marques »

jmneto eu recebi a tua PM, eu não estou a receber serviços.
Um conselho, o erro que tens pode e á partida não terá, nada a ver com a descarbonizacao que pretendes fazer.

O erro que tens é um erro de pressão baixa, o que provoca esse problema mais tipicamente são fugas no sistema de intercooler (perde ar baixa pressão, teria de ser uma fuga grande ou várias pequenas, devias ver os conectores dos tubos de admissão), problemas no sistema de vácuo( fugas, módulo de controlo de vácuo, bomba de vacuo), ou o sensor map danificado (digo danificado mas se estiver extremamente sujo pode levar ao mesmo problema mas teria de ser tipo um bloco de lixo á volta e é extremamente raro acontecer, mesmo sujo lê bem e se tivesse problemas graves dava erro elétrico), a última coisa que pode provocar isso é problemas no próprio turbo, mais exatamente a geometria presa ou com algum problema que o impeça de ter o desempenho correto, a egr presa aberta também poderia ocasionar isso mas também é uma coisa extremamente improvável de acontecer e ia causar outros erros e problemas bem notórios, até o som do carro ficaria diferente, mas de qualquer das maneiras deve-se verificar se ela tem o funcionamento correto e é fácil de verificar.

Uma descarbonizacao é uma coisa fácil de vender a quem não percebe, toda a gente quer um motor limpo, e na verdade não é um mau investimento se for bem feita e for realmente tudo descarbonizado ate á cabeça nas válvulas, porém o teu problema pela indicação que aí tens deverá estar mais relacionado com o que descrevi em cima e não com carbonização na admissão.
Outra coisa, o teu alternador já teve melhores dias, o valor devia estar um pouco melhor, na casa dos 14,20.

Outro conselho, não vás nas tangas de limpezas com produtos mágicos, limpar é tirar tudo e o lixo ficar fora do motor.

Já fiz várias descarbonizacoes e aquilo não é mágia nem faz milagres é um serviço de prevenção não de cura, e geralmente a parte mais importante é até aquela que ninguém limpa, as válvulas, um motor bem tratado terá lixo mas nada que faça o motor entrar em safe ou ter perdas de rendimento significativas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jmneto
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 18 dez 2015, 18:51

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por jmneto »

Boas Mario.
É pena nao estares a receber serviços.
Em relaçao ao alternador ainda á dias veio do eletrecista, disse que estava tudo ok com o alternador e que o mptor arranque nao tinha escovas, carro na pandemia do covid ficou sem bateria duas vezes por nao andar.

Este erro nao devia de dar sempre quando aperto com ele!? Á uns tempos na A4 de mogadouro pra vila real o gajo deu safemode umas 4 vezes ate dar erro no painel escape oficina. No vagcom deu erro da borboleta. Limpamos o erro e fomos pra auto estrada dar gaz e nada. A semana passada na mesma viagem foi novamente a baixo e deu o erro acima indicado, mas tambem nao apertei mais com ele ate chegar a casa mas notei o carro morto.
Vagcom limpa erro e vamos á auto estrada a cima e a baixo e nada.
jmneto
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 18 dez 2015, 18:51

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por jmneto »

Como verifico se a egr esta ok ou nao?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Primeira pergunta, qual é o código exato do teu motor?
Se o teu motor 2.0 for por ex um bkd, a tua egr é pneumática, sendo assim, ela abre quando lhe "chega" vácuo ao atuador/diafragma.
O que podes ver, primeiro, tirar o tubo de admissão que entra nela e fazer inspeção visual, verificar se está muito sujja ou não e se está fechada, com o carro desligado ela deve estar fechada,
Fechada tem um aspecto semelhante a isto, na foto a vista é entre o coletor vê a egr, ao veres de fora vai ter aspecto diferente e a válvula de travão de motor á frente, que é tipo uma borboleta.

Imagem

Depois outro teste, tirar o tubo de vácuo que liga no atuador, ligar lá um tubo e fazer vácuo com a boca ou se tiveres, uma pistola de vácuo, ela deve abrir e quando soltares o ar deve descer e fechar logo rápido, se ao puxares ela não mexer e não houver pressão é sinal de que o diafragma está roto, este tipo de fuga pode levar ao problema que tens pois caso isso aconteça tens uma enorme perda de vácuo, se a egr tiver babados, isso conta como fuga na admissão pois o babado que fica não é nada mais que ar com óleo, mas geralmente aí a fuga é sempre pequena e raramente leva ao teu problema.

Isto é um diagnóstico um bocado arcaico mas se for bem executado é fiável pelo menos para determinar se há problemas na própria egr, que como te disse antes é muito improvável que haja, pelo menos para originar isto.
Última edição por Mario_Marques em 18 jun 2020, 00:43, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jmneto
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 18 dez 2015, 18:51

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por jmneto »

O meu motor é uma bkd, tem uma egr dessas. Eu limpei recentemente quando deu a primeira vez o safemode pois pensei que fosse da sujidade.
Tem fuga entre a egr e o colector mas nao deve ser o motivo como tu tambem indicas. Depois verificar se tambem existe fugas nos tubos admissao.
jmneto
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 18 dez 2015, 18:51

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por jmneto »

Nos golfs 2.0tdi é normal eles pegarem mal!?
No meu carro desde que o comprei, quase novo e á vw, ele sempre teve um problema de nao pegar de estalo. Ora umas vezes pega de estalo ora outras vezes parece que embrulha o motor pra pegar.
Dizem sempre que é normal nos nestes motores
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por Mario_Marques »

É complicado de te responder pois o mau é relativo e pode ser devido a muitas coisas mesmo, agora se ficar tipo 4 ou mais segundos de tentativa a dar á chave para pegar ai, algo está errado ou se tiver comportamentos muito distintos a pegar em situações diferentes, tipo frio ou quente.
Por exempolo, aquela situação que falei em cima do alternador não favorece o teu carro nada a nivel de arranque, idealmente são preciso 14v para poder alimentar o carro todo e regenerar a carga de bateria, muita gente tem a ideia errada de que o alternador é um carregador de baterias, mas não é, a função principal dele é alimentar o carro em funcionamento e regenerar apenas, a bateria após arranque, se a tensão estiver baixa vai utilizar mais a bateria e também recarrega-la pior, e a mesma sofre um desgaste maior e perde capacidade de regeneração e arranque.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jmneto
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 18 dez 2015, 18:51

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por jmneto »

A quente ele sempre embrolhou a pegar, a frio tem dias que pega de estalado e tem dias que está ali uns segundos a rodar o motor pra pegar.
Quando lhe meto uma bateria nova ele pega sempre de estalado, pode o problema estar nos tais 13v que referes.

E o que recomendas fazer em relaçao o alternador!? Nao sei se existe alguma possibilidade de se fazer uma revisao ou trocar por outro?
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por Pedruti79 »

Isso não é nada normal.
Nenhum fabricante lança os carros no mercado a pegarem mal.
Motor de arranque
Eu tinha problema semelhante, mas ja está resolvido

https://www.youtube.com/watch?v=AcT3KTQGOEc&t=1s

jmneto Escreveu: 18 jun 2020, 09:19 Nos golfs 2.0tdi é normal eles pegarem mal!?
No meu carro desde que o comprei, quase novo e á vw, ele sempre teve um problema de nao pegar de estalo. Ora umas vezes pega de estalo ora outras vezes parece que embrulha o motor pra pegar.
Dizem sempre que é normal nos nestes motores
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 793
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Descarbonizacao 2.0tdi

Mensagem por |Guilherme| »

Pedruti79 Escreveu: 18 jun 2020, 12:57 Isso não é nada normal.
Nenhum fabricante lança os carros no mercado a pegarem mal.
Motor de arranque
Eu tinha problema semelhante, mas ja está resolvido

https://www.youtube.com/watch?v=AcT3KTQGOEc&t=1s
Sigo o canal do rapaz da Solving e é muito porreiro. Parece altamente competente e sabe o que diz. Se vais lá, estás bem descansado
Responder