Troca de turbo 1446V por 1749VB

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johnkk
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Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

boas malta,

Ontem fui fazer repro na minha carrinha(golf 1.9 105cv) e o rapaz ao fazer o diagonostico á carrinha disse que já se começava a ouvir a geometria do meu turbo e para começar a pensar em rever/reparar-lo.Já que vou ter gastar uns trocos pensei fazer o upgrade para um 1749VB(já sei que tenho que fazer a adaptação do escape)com o objectivo de ter um turbo melhor e a encher mais rapido embora pretenda manter os mesmos valores que obtive no banco.
A minha duvida é sendo o turbo maior tenho que lhe baixar a pressão ou vai funcionar com a mesma presssão que o 1446V? :shock:
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Mario_Marques
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

O vb enche muito pior que o teu turbo original e tem atenção que existe um kit turbo específico original para golf mk5 que não requer adaptações, comprar por comprar é logo ir para esse.
O vb para fazer a mesma pressão que o teu original faz menos rotação.
Raramente a pressão te danifica um turbo, o que danifica é a rotação que ele tem de fazer para conseguir comprimir ar para determinado valor de pressão.
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Mario_Marques mais uma vez o meu obrigado pela tua ajuda e esclarecimentos😉.Onde posso arranjar esse Kit já preparado para aplicar sem complicações & adaptações?
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Só num agente oficial Garrett ou distribuidor Garrett, a iberoturbo por ex.

https://www.garrettmotion.com/pt-br/rac ... i-engines/

Já coloquei está informação no fórum um quiliao de vezes mas fica mais uma vez.

Para quem procura bom é isso.
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Quem sabe acaba sempre por ser solicitado :mrgreen:

Outra solução passaria por aplicar uma MFS medida de origem no meu turbo,hibridar o meu não,porque não sou adepto dessas alterações,pelo que tenho lido acaba sempre por dar raia e assim gastas €€ 2 vezes 🙄🙄 Opiniões?
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Vou voltar a repetir outra vez isto, há uns anos atrás, não tinhas nada no mercado, e o pouco que havia era bastante caro, mais do dobro de hoje em dia, como tal, as opções era modificar turbos originais, adaptar outros turbos de outros carros, trocar peças daqui e dali e com base na sorte por vezes ficava bem, ou seja, não partia logo de seguida, tinham bom caudal, boas baixas, não havia ondulação....
Hoje em dia tens muitas coisas no mercado, desde vários motores turbo que trazem turbos adaptados ás características que queremos e mesmo os turbos originais são muito mais baratos, bem como alguns fabricantes OEM têm gamas performance ou gama de originais reconstruidos na fábrica.

Nenhuma casa de turbos consegue replicar a qualidade do fabricante original, nenhuma casa de turbos consegue replicar os materiais usados por um fabricante oem ou as tolerancias originais, nenhuma casa de turbos sabe calcular\dimensionar com a perfeição de um fabricante oem um turbo para uma aplicação especifica pois não têm acesso aos dados de engenharia do motor nem tem acesso a um departamento de testes ou tempo para tal, ninguém independendte que vende um turbo de 500 euros vai investir 70mil euros no seu desenvolvimento.....!!!!
Vai basicamente usar coisas a copiar e pode nem sempre correr bem.

MFS(billet wheel, machined from solid), isso é por vezes dos maiores enganos de todos os tempos, as compressoras MFS são de facto fisicamente mais resistentes a altas rotações que uma compressora convencional de fundição(cast), são feitas a partir da maquinação de um bloco sólido forjado de alumínio(deveriam ser pois nem sempre é realmente forjado ou de qualidade) porém isso pode não ter grande utilidade prática, pois isso só serve de algo numa aplicação em que estás a trabalhar acima do limite de uma compressora de fundição, pelo que se estas a utilizar o turbo correto para a aplicação desejada isso não serve de rigorosamente nada.
Outra coisa, uma compressora dessas billet vs cast, se tiverem exactamente a mesma forma, a billet é mais pesada, o que se traduz em tempo de resposta mais lento.
Maioria das compressoras que o pessoal das casas de turbos usam são copias ou alterações de copias de peças originais de fundição, maioria delas são feitas em grandes fábricas na china para não dizer todas.

Um turbo não é só espetar lá uma compressora grande e turbina grande e já está, com isso vem outros custos, primeiro, parte fria, o caracol frio precisa ter dimensões a compensar esse incremento e não falo em alterações só para a compressora lá entrar pois isso basicamente lixa-te o valor de A\R todo e é a pratica comum de todos os "preparadores de turbos" se é que lhes podemos chamar isso, trocadores de peças e torneiros seria talvez o nome mais correcto.

Depois o escape é ainda mais complicado, se metes mais ar no motor precisas de mais saida, se não redimensionares toda a area quente do turbo vai aumentar drasticamente as temperaturas de escape, temperaturas na cabeça, pressão e temperaturas na cabeça, que acredita, a longo prazo não é bom.

Depois tens a relação entre a turbina e a compressora, bem como muita, muita coisa......

Se um gaijo quer fazer um carro de 200cv não vai pegar num turbo de 100 e modifica-lo a não ser que não tenha qualquer outra opção, em especial se já alguém desenvolveu algo de alta qualidade para esse efeito, na compra pode sair mais dispendioso, a longo prazo sai mais barato e os resultados são superiores.


Um turbo a olhar parece uma coisa extremamente simples e se não quiseres algo muito xpto podes acreditar que é, tem poucas peças, é pequeno, o segredo dele é tudo aquilo que não se consegue ver mas que está por detrás da mágica toda, é onde entra os testes, desenvolvimento e conhecimento altamente restrito.
Há uns anos trabalhei com uma casa de turbos, cheguei a reparar e modificar vários turbos para mim e outras pessoas, na altura era o que havia, com o tempo fui percebendo as limitações que havia, não se consegue replicar a qualidade e performance de um original, nenhuma casa de turbos tem meios para isso, isto falando em andar a trocar coisas muito elaboradas.

Dificilmente vais encontrar forma de fazer uma comparação justa de uma mfs Vs. uma tradicional de fundição, maioria dos testes que vasi encontrar não contam a história completa, pois todos os testes que vais encontrar por ai por amadores ou casas de turbos, não comparam compressoras 100% fisicamente iguais, geralmente comparam mfs com maior area de compressora o que vai fazer as vezes encher mais cedo e fazer também mais potencia, mas não é por ser mfs, é mesmo por causa do desenho ser vantajoso.

Eu não sou contra as mfs nem nada disso, até gosto bastante e tem muitas vantagens para muitas aplicações de alta rotação para andar para lá do limite, basicamente eu posso desenhar uma compressora e ir a uma casa de maquinação ou um fabricante na china a mandar fazer uma porrada delas com a forma que eu quiser, coisa que com fundição nunca poderia fazer ou ficaria bastante dispendioso e problemático pois uma boa fundição fica muito mais caro que maquinar se não for para fazer grandes produções, a fundição só é economicamente viavel em grandes produções.
Alguns fabricantes OEM de turbos também usam compresoras MFS, seja para turbos desenvolvidos para condições extremas(por ex, alguns turbos são anunciados com um rating entre 270cv e 550cv, ou seja, uma diferença enorme e esforço extremo para atingir a potencia maxima, muito acima da rpm de um turbo normal), seja por causa de custos de produção de pequenas quantidades.

Isto é a explicação cientifica de uma pessoa que sabe o que está a dizer e basicamente é isto, ou seja, se tiveres um turbo devidamente dimensionado para a aplicação só tens desvantagens, isto a comparar 100% igual com igual apenas com a diferença do tipo de material.

Resumindo, o turbo da garrett é a melhor solução para quem quer modificar um carro desses para essa gama de potencia, 175-190cv, esse turbo é identico ao vb mas é proprio para golf mk5, por muitas voltas que dês não tens nada melhor no mercado.



Outro exemplo real, um cliente meu, é cá do forum, tem um golf 4 tdi, comprou este turbo que promete fazer até 220 cavalos na configuração que ele comprou https://loja.hpturbo.pt/loja/aumento-de ... a-1-9-tdi/
Lá se meteu o turbo ao sitio e foi medir o carro, para espanto o carro fez menos potencia que o vb com 260mil km's que ele lá tinha, o turbo apenas foi trocado, mais nada foi feito ao carro e o carro foi medido no mesmo banco, nas mesmas condições, eu a partir dai já não ea nada comigo, mas ele falou com alguém e a recomendação que lhe deram é que ele tinha de fazer mais pressão, lá aumentou a pressão, foi aumentando......no final conseguiu fazer mais 11 cavalos que o turbo anterior mas para fazer esses 11 cavalos estava a fazer mais 0,3bar de pressão que o anterior, por causa disso, os turbos do ic uns a seguir aos outros começaram a ir á vida, depois começou a gastar oleo, depois fumo branco pelo escape até que o turbo se escangalhou todo mesmo ao fim de prai 7 meses.
Conclusão, encheu-se de telefonemas e reclamações, mandou vir um vb novo, fez 196cv com a pressão segura que tinha antes contra os 207 que fazia com esse xpto, já lá vão pelo menos 2 anos, nunca teve mais problemas, foi uma lição que lhe saiu caro pois basicamente comprou 2 turbos, nunca reaveu o dinheiro do outro, custos de montagens, trocar juntas, oleos, e ainda gastou a mandar para trás pelo menos 1 vez, chatear pessoas, etc....não vale a pena, pode ter sido azar, mas acontecem muitos azares desses com esse tipo de turbos, demasiados.
O vb original dele fez reprogramado 260mil km's nunca deu uma unica chatice, o carro estava reprogramado logo desde o fim da garantia.
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Estou exclarecidissimo,Obrigado ;-)
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Gimenez »

Mario_Marques Escreveu: 06 mai 2020, 11:46 Só num agente oficial Garrett ou distribuidor Garrett, a iberoturbo por ex.

https://www.garrettmotion.com/pt-br/rac ... i-engines/

Já coloquei está informação no fórum um quiliao de vezes mas fica mais uma vez.

Para quem procura bom é isso.

Só há para esses modelos? Não existe para o Golf 6?

Cumprimentos
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por ers49_k »

Mario_Marques Escreveu: 06 mai 2020, 11:46 Só num agente oficial Garrett ou distribuidor Garrett, a iberoturbo por ex.

https://www.garrettmotion.com/pt-br/rac ... i-engines/

Já coloquei está informação no fórum um quiliao de vezes mas fica mais uma vez.

Para quem procura bom é isso.
Este turbo também é plug and play e pode ser aplicado em carros que vem de fabrica com o kkk?
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

@ Gimenez para 1.6 TDI, há mesmo muita coisa no mercado mas tipo solução performance da Garrett oficial creio que não ou pelo menos eu não tenho ainda conhecimento disso, já vi várias soluções mas essencialmente híbridos ou o tradicional corte e soldar em coletores.
É também comum ver-se na casa de 190cv no Garrett gtd1449vz.
Mas o mk6, mk7 dão histórias diferentes e mais complicadas que o mk5.

@ers49_k a única diferença em alguns carros, é a necessidade de meter o "Smart actuator" caso não tenha é instalação direta.
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Á partida a escolha vai para a DFC Turbo mas ainda lá tenho que passar para falar melhor com eles,têm um"KIT"1749vb que habitualmente é aplicado em PD´s Mk5.Tenho que lá passar com a folha de teste do banco para se tentar ver se será a melhor opção para o que tenho e par o que pretendo :-)
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Lembra-te de uma coisa simples, tudo que havia para fazer e descobrir num vb já foi feito e descoberto á mais de 15anos nos golf 4 e afins.
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por sflopes »

Por experiência própria aconselho Iberoturbo Zona indústrial em Massamá.
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Já tive um problema há uns anos com um turbo comprado na Bombóleo/Iberoturbo para o meu lancia Dedra Turbo,os tempos mudam......a DFC tem uma boa reputação e já tem feito alguns swaps destes em PD,este swap 1749VB(o meu vai ser stock)é o mais feito em VAG´s com o 1646v que por lá passam,oiço muito bom feedbak da casa em questão e tenho amigos que lá são clientes,depois da modificação dou o feedback ;-) Agradeço a todos os que contribuiram mais uma vez para o exclarecimento das minhas duvidas.
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Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Dá feedback não depois da modificação mas uns 100mil kms depois no mínimo :wink:
A iberoturbo é o importador nacional da Garrett, todos os turbos do país inteiro e parte de Espanha vêm de lá.
Por causa dos "problemas" é que já te estou a dizer para comprares logo o original específico, mas é uma óptima ideia procurares montagem em alguém que já esteja acostumado.
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