Troca de turbo 1446V por 1749VB

Responder
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Segundo me foi explicado a diferença é o Smart actuator que é opcional e pode ser adquirido em separado(+ +-180€) .Continuam a ser necessárias alterações na saída de escape e electrónica(foi aquilo que me foi dito na Iberoturbo).🙄
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Só precisas do adaptador vband e esta peça 795496-0001 se quiseres manter a egr a funcionar.
Ou meter uma flange no teu escape original.
Já montei alguns, e em tempos cheguei a ter cá no fórum á venda esses kits, hoje em dia já não tenho mais, antes que perguntes.
Há cá vários mk5 no fórum com kits meus.
Na altura que comprava traziam Smart actuator mas isso só se liga nos carros que utilizam, nem todos utilizam.
Nos carros com dpf é que isto já não é boa opção mas há outras para esses.
Se já tens aí na tua zona alguém acostumado certamente não terás qualquer problema na instalação, o único cuidado especial que te recomendo é mesmo usares original, logo na altura podes não notar diferença até porque não tens nenhum termo de comparação mas a longo prazo nota-se bem, original são anos de descanso.
Outra coisa, não abuses nisso, o vb não tem problema em puxar mas a embraiagem do mk5 tem, bem como outras coisas, opta por algo suave na entrega de binário, ao fim anda o mesmo, sentes é menos o efeito "ilusão" do binário e poupas em reparações e chatices.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Mario_Marques Escreveu: 09 mai 2020, 23:33 Só precisas do adaptador vband e esta peça 795496-0001 se quiseres manter a egr a funcionar.
Ou meter uma flange no teu escape original.
Já montei alguns, e em tempos cheguei a ter cá no fórum á venda esses kits, hoje em dia já não tenho mais, antes que perguntes.
Há cá vários mk5 no fórum com kits meus.
Na altura que comprava traziam Smart actuator mas isso só se liga nos carros que utilizam, nem todos utilizam.
Nos carros com dpf é que isto já não é boa opção mas há outras para esses.
Se já tens aí na tua zona alguém acostumado certamente não terás qualquer problema na instalação, o único cuidado especial que te recomendo é mesmo usares original, logo na altura podes não notar diferença até porque não tens nenhum termo de comparação mas a longo prazo nota-se bem, original são anos de descanso.
Outra coisa, não abuses nisso, o vb não tem problema em puxar mas a embraiagem do mk5 tem, bem como outras coisas, opta por algo suave na entrega de binário, ao fim anda o mesmo, sentes é menos o efeito "ilusão" do binário e poupas em reparações e chatices.
Segundo me foi dito leva um adaptador Vband e não será precisa essa peça da EGR porque a minha foi eliminada electronicamente quando se fez a Repro.O actuador do meu turbo é o convencional por isso não se deve aplicar essa modificação/funcionalidade e o meu motor não tem DPF(BXE).
O Turbo vai ser novo e não reconstruido e dentro do possivel irá trabalhar dentro das"especificações"do que actualmente lá está que só vai ser substituido por estar já a acusar problemas da geometria e provavelmente já terá folgas,portanto o novo irá durar ehehehe,vai levar tambem um Oil Catch para ajudar a manter no geral motor e a admissão mais limpos.
A embraiagem é nova(LUK),terá se tanto uns 10.000kms,quando começar a acusar "cansaço"substituo por uma reforçada,aliás,a ideia é ir tocando o material avariado ou com desgaste por material que supere a qualidade do que lá estava,actualmente a carrinha tem 140cv 340Nm e não vai passar disso,pedi um mapa soft e com a distribuição de potência de uma forma linear e com vista a reduzir consumos dentro dos possiveis,actualmente estou com uma média de 4,6LT/100km combinado contra os 5,5lt/100km anteriores.Mais uma vez obrigado por todas as opiniões porque tenho aprendido bastante com a informação aqui partilhada no Forum.Paralelamente e já que se vai mexer no motor e tenho que parar o carro vou aproveitar para trocar tambem as capas e parafusos das bielas que adquiri na SEAT bem mais barato do que na VW,vai ser um 2 em 1 :mrgreen:
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Pedruti79 »

Como já foi dito aqui, há upgrades já pensados pela garret, e não é necessário inventar com turbos VB ou seja lá o que for. O turbo 778445-5002S 1.9L (175HP *) é bem melhor que os tubos VA ou VB híbrido. Porque foi o próprio fabricante que projetou. É sem dúvida a escolha mais acertada.
1°, uma boa reprogramação no TDI golf 5, não requer de anulação de componente.
Requer sim um cuidado redobrado com embraiagem, mas depende do estilo de condução.
Esses turbos para o 1.9 tdi e 2.0 Tdi fazem essas cavalagens, com reprogramação. Atenção não exceder oa potência indicada.
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Pedruti79 »

Mário Marques, já fizeste alguma instalação do turbo Garrett 838946-5001s?


Mario_Marques Escreveu: 06 mai 2020, 17:34 Vou voltar a repetir outra vez isto, há uns anos atrás, não tinhas nada no mercado, e o pouco que havia era bastante caro, mais do dobro de hoje em dia, como tal, as opções era modificar turbos originais, adaptar outros turbos de outros carros, trocar peças daqui e dali e com base na sorte por vezes ficava bem, ou seja, não partia logo de seguida, tinham bom caudal, boas baixas, não havia ondulação....
Hoje em dia tens muitas coisas no mercado, desde vários motores turbo que trazem turbos adaptados ás características que queremos e mesmo os turbos originais são muito mais baratos, bem como alguns fabricantes OEM têm gamas performance ou gama de originais reconstruidos na fábrica.

Nenhuma casa de turbos consegue replicar a qualidade do fabricante original, nenhuma casa de turbos consegue replicar os materiais usados por um fabricante oem ou as tolerancias originais, nenhuma casa de turbos sabe calcular\dimensionar com a perfeição de um fabricante oem um turbo para uma aplicação especifica pois não têm acesso aos dados de engenharia do motor nem tem acesso a um departamento de testes ou tempo para tal, ninguém independendte que vende um turbo de 500 euros vai investir 70mil euros no seu desenvolvimento.....!!!!
Vai basicamente usar coisas a copiar e pode nem sempre correr bem.

MFS(billet wheel, machined from solid), isso é por vezes dos maiores enganos de todos os tempos, as compressoras MFS são de facto fisicamente mais resistentes a altas rotações que uma compressora convencional de fundição(cast), são feitas a partir da maquinação de um bloco sólido forjado de alumínio(deveriam ser pois nem sempre é realmente forjado ou de qualidade) porém isso pode não ter grande utilidade prática, pois isso só serve de algo numa aplicação em que estás a trabalhar acima do limite de uma compressora de fundição, pelo que se estas a utilizar o turbo correto para a aplicação desejada isso não serve de rigorosamente nada.
Outra coisa, uma compressora dessas billet vs cast, se tiverem exactamente a mesma forma, a billet é mais pesada, o que se traduz em tempo de resposta mais lento.
Maioria das compressoras que o pessoal das casas de turbos usam são copias ou alterações de copias de peças originais de fundição, maioria delas são feitas em grandes fábricas na china para não dizer todas.

Um turbo não é só espetar lá uma compressora grande e turbina grande e já está, com isso vem outros custos, primeiro, parte fria, o caracol frio precisa ter dimensões a compensar esse incremento e não falo em alterações só para a compressora lá entrar pois isso basicamente lixa-te o valor de A\R todo e é a pratica comum de todos os "preparadores de turbos" se é que lhes podemos chamar isso, trocadores de peças e torneiros seria talvez o nome mais correcto.

Depois o escape é ainda mais complicado, se metes mais ar no motor precisas de mais saida, se não redimensionares toda a area quente do turbo vai aumentar drasticamente as temperaturas de escape, temperaturas na cabeça, pressão e temperaturas na cabeça, que acredita, a longo prazo não é bom.

Depois tens a relação entre a turbina e a compressora, bem como muita, muita coisa......

Se um gaijo quer fazer um carro de 200cv não vai pegar num turbo de 100 e modifica-lo a não ser que não tenha qualquer outra opção, em especial se já alguém desenvolveu algo de alta qualidade para esse efeito, na compra pode sair mais dispendioso, a longo prazo sai mais barato e os resultados são superiores.


Um turbo a olhar parece uma coisa extremamente simples e se não quiseres algo muito xpto podes acreditar que é, tem poucas peças, é pequeno, o segredo dele é tudo aquilo que não se consegue ver mas que está por detrás da mágica toda, é onde entra os testes, desenvolvimento e conhecimento altamente restrito.
Há uns anos trabalhei com uma casa de turbos, cheguei a reparar e modificar vários turbos para mim e outras pessoas, na altura era o que havia, com o tempo fui percebendo as limitações que havia, não se consegue replicar a qualidade e performance de um original, nenhuma casa de turbos tem meios para isso, isto falando em andar a trocar coisas muito elaboradas.

Dificilmente vais encontrar forma de fazer uma comparação justa de uma mfs Vs. uma tradicional de fundição, maioria dos testes que vasi encontrar não contam a história completa, pois todos os testes que vais encontrar por ai por amadores ou casas de turbos, não comparam compressoras 100% fisicamente iguais, geralmente comparam mfs com maior area de compressora o que vai fazer as vezes encher mais cedo e fazer também mais potencia, mas não é por ser mfs, é mesmo por causa do desenho ser vantajoso.

Eu não sou contra as mfs nem nada disso, até gosto bastante e tem muitas vantagens para muitas aplicações de alta rotação para andar para lá do limite, basicamente eu posso desenhar uma compressora e ir a uma casa de maquinação ou um fabricante na china a mandar fazer uma porrada delas com a forma que eu quiser, coisa que com fundição nunca poderia fazer ou ficaria bastante dispendioso e problemático pois uma boa fundição fica muito mais caro que maquinar se não for para fazer grandes produções, a fundição só é economicamente viavel em grandes produções.
Alguns fabricantes OEM de turbos também usam compresoras MFS, seja para turbos desenvolvidos para condições extremas(por ex, alguns turbos são anunciados com um rating entre 270cv e 550cv, ou seja, uma diferença enorme e esforço extremo para atingir a potencia maxima, muito acima da rpm de um turbo normal), seja por causa de custos de produção de pequenas quantidades.

Isto é a explicação cientifica de uma pessoa que sabe o que está a dizer e basicamente é isto, ou seja, se tiveres um turbo devidamente dimensionado para a aplicação só tens desvantagens, isto a comparar 100% igual com igual apenas com a diferença do tipo de material.

Resumindo, o turbo da garrett é a melhor solução para quem quer modificar um carro desses para essa gama de potencia, 175-190cv, esse turbo é identico ao vb mas é proprio para golf mk5, por muitas voltas que dês não tens nada melhor no mercado.



Outro exemplo real, um cliente meu, é cá do forum, tem um golf 4 tdi, comprou este turbo que promete fazer até 220 cavalos na configuração que ele comprou https://loja.hpturbo.pt/loja/aumento-de ... a-1-9-tdi/
Lá se meteu o turbo ao sitio e foi medir o carro, para espanto o carro fez menos potencia que o vb com 260mil km's que ele lá tinha, o turbo apenas foi trocado, mais nada foi feito ao carro e o carro foi medido no mesmo banco, nas mesmas condições, eu a partir dai já não ea nada comigo, mas ele falou com alguém e a recomendação que lhe deram é que ele tinha de fazer mais pressão, lá aumentou a pressão, foi aumentando......no final conseguiu fazer mais 11 cavalos que o turbo anterior mas para fazer esses 11 cavalos estava a fazer mais 0,3bar de pressão que o anterior, por causa disso, os turbos do ic uns a seguir aos outros começaram a ir á vida, depois começou a gastar oleo, depois fumo branco pelo escape até que o turbo se escangalhou todo mesmo ao fim de prai 7 meses.
Conclusão, encheu-se de telefonemas e reclamações, mandou vir um vb novo, fez 196cv com a pressão segura que tinha antes contra os 207 que fazia com esse xpto, já lá vão pelo menos 2 anos, nunca teve mais problemas, foi uma lição que lhe saiu caro pois basicamente comprou 2 turbos, nunca reaveu o dinheiro do outro, custos de montagens, trocar juntas, oleos, e ainda gastou a mandar para trás pelo menos 1 vez, chatear pessoas, etc....não vale a pena, pode ter sido azar, mas acontecem muitos azares desses com esse tipo de turbos, demasiados.
O vb original dele fez reprogramado 260mil km's nunca deu uma unica chatice, o carro estava reprogramado logo desde o fim da garantia.
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Pedruti79 »

Sem dúvida a solução mais inteligente.
Além de ser mais forte que o 1749VB, este já vem de fabrica preparado para 175 cv "VW 1.9L TDI (BEW Engine) VNT", enquanto o VB saiu para 150cv ou até mesmo o VC para 170 cv.

Eu tenho montado no 2.0 esse de 190 cv.
Se tivesse andado a alterar turbos e com invenções, não ia aguentar o que este já aguentou.

Mario_Marques Escreveu: 06 mai 2020, 11:46 Só num agente oficial Garrett ou distribuidor Garrett, a iberoturbo por ex.

https://www.garrettmotion.com/pt-br/rac ... i-engines/

Já coloquei está informação no fórum um quiliao de vezes mas fica mais uma vez.

Para quem procura bom é isso.
Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 503
Registado: 18 jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Spider_Man_VW »

Alguém me consegue esclarecer se é necessário mais alguma coisa para colocar esse turbo que falam.
Quero manter tudo o mais original possível
TURBO 778445-5002S
Tubo que liga do turbo a egr 795496-0001
P.s: já tenho downpipe com a falange de escape do 1749vb
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Pedruti79 »

Boas,
Se as letras do motor do teu 1.9 tdi forem BEW, o turbo vem pronto a aplicar, nos encaixes certos, não sendo necessário mais componentes ou alterações de hardware.

Se já tens alterações previstas para o VB, aconcelho a instalares os acessórios que estavam no atual turbo.

Se as letras do teu motor não forem essas, não sei se o TURBO 778445-5002S é 100% compatível.

No meu caso ficou tudo direito.
Serviço efetuado pela Solving - São João da Madeira
(alteração de software na VC Power - Vila Real)
Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 503
Registado: 18 jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Spider_Man_VW »

No golf v penso que não há nenhum com esse motor, no meu caso é o bkc
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Spider_Man_VW nos golf mk5 e seus homólogos saíram várias variações de motores/turbos/intercooler.
No geral apertar o turbo ao motor nos 8v é sempre 100% direito, a questão da egr, em alguns modelos da para usar o tubo original, outros é o tubo da referência que coloquei em cima, o escape, em alguns carros é direto, outros tens de meter um adaptador de vband ou alterar a flange, depois pode ou não ter Smart actuator.
Não dá para aplicar diretamente este turbo por ex nos bls pois os bls têm tubagens diferentes e o turbo fica montado para cima.
O turbo do kit Garrett performance é muito semelhante ao vb mas não é um vb, mesmo dentro dos vb existe mais que um modelo de origem.
Na altura cheguei a ter cá no fórum um kit de vb para golf 5, basicamente o kit era o turbo, downpipe, tubo da egr, alguns carros era possível usar o downpipe original pois usavam a mesma flange, não te sei dizer porque mas eram carros que estavam ainda 100% originais, alguns até ainda estavam na garantia.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 503
Registado: 18 jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Spider_Man_VW »

Tinha ideia que a falange de escape dos golf 5 1.9 eram todos redondos mas então deve depender do turbo que vem de fabrica e também já faz essa diferença no tubo da egr.
O meu não tem aquela ficha do atuador onde liga o tubo de vácuo, não á problema nenhum em apenas ligar o tubo e a ficha desligada?
O tubo que vai a egr onde é possível comprar, com essa referência só encontrei no eBay alguns?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

De facto a grande maioria é, mas não são todos, é sempre recomendável saber primeiro o que se tem antes de mexer, mas isso como dizia o outro também são "peaners" que todos os males fossem esse.
Aquela ficha é o sensor de posição do atuador, há carros que não utilizam outros que utilizam, se não utilizam não se liga, mas sendo que é uma peça bastante cara é ideal comprar a versão de turbo sem ela, so esse atuador custa perto de 200e.
O tubo de egr, também é preciso ter atenção pois saiu mais que um modelo de egr e de coletor de admissão, o que recomendo quando quem vai montar não sabe identificar é fazer um.

Spider_Man_VW a verdade é que geralmente eu pessoalmente confirmo tudo, sei identificar o que preciso e sei procurar depois nos sítios certos pois estou relativamente acostumado a fazer isso.

Mas já vi por aí até boas adaptações desse do kit performance e do vb sem terem tido grandes cuidados na escolha das peças, fabricaram as peças e adaptações necessárias.

Para quem está minimamente acostumado a fazer este tipo de modificações não tem muitas complicações, o que é realmente importante é usar um turbo novo original Garrett, isso é o mais importante de tudo nesta adaptação, o resto, desde que não tenha sucatice é tranquilo.
A grande vantagem desta conversão é precisamente a fabricação necessária ser nenhuma ou muito baixa quando comparado a outros turbos e oferece bons ganhos por euro investido, permite ter um uso praticamente normal do carro sem grandes compromissos, tudo bem feito andas anos sem te chateares, não falta ai golf 4 TDI que levaram turbos do Gênero logo no fim da garantia, reprogramados e já com muitos kms ainda com o turbo operacional e sem nunca terem tido um problema.
Atualmente tirei as vitaminas ao meu carro e ando com o vb que já perdi a conta mas comprei á prai 10-14 anos atrás, ainda está ai para as curvas, já tive quase tudo que se possa imaginar de turbos no meu carro, mas para uso tranquilo nada como um turbo pequeno e mesmo assim ainda é capaz de andar na casa dos 6seg num arranque 0-100, não fica um canhão mas fica muito agradável.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 503
Registado: 18 jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Spider_Man_VW »

Entrei em contacto com a iberoturbo para saber preço desse turbo e disseram-me que não há esse turbo sem sensor de posição do atuador
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Spider_Man_VW Escreveu: 03 jun 2020, 16:41 Entrei em contacto com a iberoturbo para saber preço desse turbo e disseram-me que não há esse turbo sem sensor de posição do atuador
De facto lendo a descrição com mais atenção, não é a mesma coisa que o turbo que usava á uns anos

"The Garrett® GT1749V is the first performance upgrade / replacement turbocharger available to the Aftermarket for Volkswagen 1.9L TDI BEW Engines. The GT1749V comes equipped with a smart actuator, an industry exclusive, and a position sensor, which enables the turbocharger to communicate automatically with the Engine Control Unit (ECU). The kit is easy to install and suitable as a performance upgrade or replacement turbocharger. The Garrett VW TDI Kit also promotes a longer turbo and engine life span and increased reliability by lowering exhaust gas temperatures."

Antigamente não trazia o Smart actuator, era um opcional, por acaso tenho a brochura de lançamento do ano 2007 e não é igual ao que está no site, mas a referência é a mesma, provavelmente foi revisto, mesmo a versão de 2007 é a revisão do primeiro modelo que tinha sido lançado em 2003 e era proposto para golf 4 e golf 5.
No catálogo que tenho fala também em outros códigos de motor inclusive alguns do golf 4 e derivados.


Portanto tens a segunda melhor hipótese pois não justifica assim estares a pagar mais por algo que não vais tirar partido.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 503
Registado: 18 jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Spider_Man_VW »

Isso do atuador deve ser recente porque a 2 anos atrás o valor desse turbo era 635 + Iva, agora são mais 200€.
Responder