Caixa velocidades

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jmneto
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Caixa velocidades

Mensagem por jmneto »

Boas pessoal.

Tenho um 2.0TDI Sport 2004 com caixa de 6V, nos ultimos tempos começou a fazer um zumbido ao engrenar a 5V e quando tiro o pé do acelarador com a 5V ja engranada. Só faz barulho nesta velocidade.
Caixa de velocidades é uma GRF. Nunca mudei o oleo, 220 mil kms.

Ja alguem teve este tipo problema!?
Cheira a rolamento gripado? Caso seja, valores de retificaçao da caixa?
dand25
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por dand25 »

Segundo vejo na net é bastante comum, é o desgate prematuro se nao estou em erro de um rolamento, tenho um familiar com uma passat de 2006 que tambem faz e bastante, e ja anda assim á uns valentes kms.
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por SuperGolf »

POdes mudar o oleo entretanto....mal nao fazes.....
Danidasanic
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Danidasanic »

isso é estranho porque o\os veios secundarios estão em movimento desde o momento em que o carro está a andar
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Mario_Marques
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Mario_Marques »

Tanto as caixas de 5 como de 6 nos mk5 e derivados com o mesmo tipo de caixa por vezes fazem ruído, tanto para a caixa de 5 como de 6 o problema é identifico, os rolamentos do lado aposto ao motor, existem kits de correção para ambas as caixas.
O ruído acontece precisamente nas relações finais.

Isto é o kit que costumo usar nas caixas de 5:


Nas caixas de 6, se o problema estiver no início é mais simples corrigir, é só instalar o kit de freio e uma tampa nova.
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Danidasanic »

O barulho deve lá estar sempre mas só se pronuncia com maior rotação
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Mario_Marques »

O problema está lá sempre, mas o barulho só se pronuncia quando há carga axial.
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Danidasanic »

radial , axial suponho que seja pouco tendo em conta os rolamentos que usam .. seja como for tem que ser aberta
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Mario_Marques »

Não, é mesmo axial, são caixas de carretos helicoidais, faz desgastar as laterais/forças laterais, seria radial no caso de uma caixa de dentes retos, por ex na marcha atrás.
Este vídeo é de uma caixa que estou a reparar que é a mãe da caixa de 5 dos mk5, o problema é exatamente o mesmo, em quinta faz um silvo, o motivo do silvo é o rolamento ter desgaste nas laterais, a nível de diâmetro está perfeito ainda, não está aí o rolamento da quinta mas ainda estava pior que esse.
Nas caixas de 6 ainda é mais evidente, o rolamento dança mesmo para os lados mas é fácil de corrigir montando a anilha, nem é preciso tirar a caixa fora.

Anexos
IMG_20200324_233023_7.jpg
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Mario_Marques »

No caso das caixas de 6, se o problema estiver no início, basta instalar isto para resolver o problema, neste caso o problema é na mesma axial mas na caixa do rolamento:
https://www.ebay.com/itm/AUDI-SEAT-SKOD ... 2855807681

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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Danidasanic »

Não, radial é sempre muito superior à força axial senão o motor e consequentemente o eixo iria fazer mais força no rolamento do que gerar força motriz . Regra geral e se a caixa for bem desenhada (eles é que são engenheiros) as caixas que levam estes rolamentos não levam grande força axial , no entanto a força radial vai sempre criar desgaste também , especialmente se o rolamento for subdimensionado ou tiver um lubrificação insuficiente e ele vai abanar na mesma devido as paredes dos rolos
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Mario_Marques »

Eu vou reformular o que disse para tentar ser mais claro, mas sem entrar na escrita de um testamento, pois de facto não posso usar um termo geral num caso particular na sua totalidade a não ser que se esteja a falar no mesmo contexto e o contexto seja do conhecimento de todos.
O que eu quero dizer, é que no caso destas caixas em particular os danos que se encontra é por culpa de forças axiais, nunca tens problemas devido á força radial a não ser que aconteca algo mais severo que nesse caso levaria á falha total da caixa.
O motivo é simples da força radial não causar geralmente danos é que a força é anulada\absorvida pelas engrenagens(terceira lei de newton)
Numa caixa tipica de automovel, moderna, bem desenvolvida, a tua força obviamente maior de todas é a tangencial que é o que faz "andar", seguidamente é a axial, por ultimo a radial, a radial, falando em força radial aplicada nos rolamentos e numa caixa de carretos helicoidais com mais de 20graus de inclinação.

Sem entrar em muitos detalhes, pois já reparei várias caixas, sou relativamente bem formado, trabalho hoje em dia em industria automóvel num cargo importante, trabalhei com mecanica automovel e industrial muitos anos, não estou a dizer isto no sentido de "ai eu sou tão bom" mas sim no sentido de que muita coisa que aprendi nos livros, na escola, na universidade, as vezes na vida real é um pouco mais complexo e que tive mesmo de aprender muita coisa pois achava que sabia muito e não sabia era nada, e ainda hoje continuo a aprender, neste video que vou colocar em baixo, tens uma experiência que demonstra claramente o que estava a tentar explicar e é muito mais fácil perceber.
Isto é o que se vai passar na caixa de um vw com este problema, e foi o que causou aquela folga no video que fiz ontem e coloquei cá que gera o "silvo" que se ouve nas caixas em quinta(não vai erar fácil em outras mudanças pois as forças aplicadas\desmultiplicação de binário são diferentes), importante que isto não se aplica a todas as situações de tudo na vida nem de todas as peças na caixa, nem todas as caixas, e se forem usar formulas de livros tradicionais para calculos de engrenagens não vão chegar a este efeito pois as formulas de livro não incorporam todas as variaveis que existem numa caixa de velocidades de um carro, só mostram o efeito num par de engrenagens, e quem for reparar uma caixa com este problema e fizer medições ao fim vai constatar que os danos foram estes que descrevi, a não ser claro, casos em que tenha havido também falha de outras coisas ou de lubrificação.

Posso adicionar também que há certos tipos de condução ou alerações no carro que potenciam mais este problema.
Adicionalmnete, algumas caixas de 5 e de 6 também não têm uma qualidade tão boa como as de antiga geração, desde canais de oleo com más passagens fruto de má fundição\controlo de qualidade(tive uma situação caricata de desapertar o bujão de uma caixa e não cair nem uma gota de oleo e no entanto a caixa estava cheia de oleo) até mesmo a quantidade de oleo inadequada, coisa que mais tarde a vw corrigiu em alguns carros.


Ver a partir do 1min e 39seg.
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Mario_Marques »

Mais detalhes sobre o problema, a aplicação inicial da força axial, provoca o efeito todo na imagem, se nunca ocorresse o primeiro fenomeno, o rolamento e esferas mantinham-se no sitio correto e não haveria o desgaste na lateral, em quinta, como se pode ver na imagem é onde há mais condições para haver problemas.
Anexos
Screenshot_2020-03-25 SSP_237_d1 pdf.png
Screenshot_2020-03-25 SSP_237_d1 pdf(1).png
rolamento.jpg
caixa.jpg
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por jmneto »

Boas pessoal.
Desculpem la nunca mais ter dado noticias. Apos alguma pesquisa na net arrisquei a instalar kit de freio e uma tampa nova tal como foi indicado num post mais acima. Problema do barulho foi "resolvido", vamos ver quanto tempo vai durar. O carro nao fez mts kms com o barulho pois mal usava a 5 velocidade com medo estourar a caixa.
Custo foi de 10€ do kit +/-

Em relaçao ao oleo nao mudei nem sei a referencia a meter, contactei vw mas a resposta foi a ja esperada, estas caixas nao mudam o oleo.
Que oleo aconselham?

Agora ando com outro problema, em viagens longas e se apertar com ele a subir, ele perde a potencia, modo safe. acontece por volta dos 140km/h.
Normaliza se o desligar e voltar a ligar.

Ja limpei a egr e a borboleta, mas acho que o circuito todo precisa e uma boa limpeza
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Re: Caixa velocidades

Mensagem por Mario_Marques »

jmneto pela experiência que tenho e já o fiz em vários carros, e ainda antes desse problema ser frequente e conhecido, fica uma resolução permanente, só não fica para quem deixa andar demasiado tempo por resolver pois aí rompe a caixa do rolamento toda e basicamente nunca mais dá para resolver.
O problema tem a ver com aquilo que tentei explicar em cima, forças e falta de sustentação.

O teu "novo problema" o carro está a entrar em modo de segurança porque tens aí algum valor a sair das margens de segurança, tens de ver no registo de erros a causa e depois fazer um diagnóstico completo para identificar a causa, há muito maus que um motivo para levar a isso, o conselho é não adiar muito.
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