Coletores 2.0 tdi bkd

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por Mario_Marques »

Pedruti79 eu tenho de discordar de quase tudo, primeiro esses carros bem medidos fazem sensivelmente a potência original e o que não falta são testes até na NET, folhas de dyno a comprovar isso, eu medi vários de carros de clientes meus, as vezes dá um pouco a mais, como qualquer carro dá mas não dão uma diferença de muito mais de 2%, 4%, e por vezes também dá a menos, recomendo sempre comparar o valor á roda e que tenham consciência que um dyno é uma ferramenta de medição para posteriormente comparação de resultados, bancos diferentes podem dar resultado muito diferente e foi bem falares no repro4, num dyno day um Ibiza "muito forte" de quase 400cv fui eu que o fiz, aquele carro no banco ou eu meço não tem nem perto daquilo que aparece no vídeo do dyno day, medido por ex na interescape o carro mede muito menos.
Eu uso sempre o mesmo banco, não uso por ser melhor necessariamente ou pior, uso porque quero medir sempre usando a mesma referência e o que me interessa é sempre o valor á roda.
A outra coisa, esses carros andam bem, mas num comparativo justo entre o mk5 e o mk4, ambos com mesma potência, o mk4 é mais rápido e mais veloz, o mk5 precisa sempre mais um pouco de potência para ter o mesmo desempenho porque tem de compensar a diferença de peso.
Um golf 4 130 original é mais rápido que um mk5 140 original.
Eu pessoalmente prefiro até esses 2.0 aos antigos 1.9 8v, com algumas correções para corrigir alguns pontos fracis e pequenas melhorias ficam muito bons e a condução do carro no geral é bem mais fixe que os anteriores golf.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por Pedruti79 »

Sim, IC original, mudei os orings.
Já levou, cabeça do motor em garantia letra C.
Irei colocar embraiagem. Para uma condução mais divertida a embraiagem original nao aguenta. Mas para o dia a dia,, já lá vão 3 anos 🙂
NARESERVA
Amateur
Amateur
Mensagens: 400
Registado: 06 abr 2012, 01:25
Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por NARESERVA »

Mario_Marques Escreveu: 16 mar 2020, 11:37 Eu pessoalmente prefiro até esses 2.0 aos antigos 1.9 8v, com algumas correções para corrigir alguns pontos fracis e pequenas melhorias ficam muito bons e a condução do carro no geral é bem mais fixe que os anteriores golf.
Mário podes explicar que correções são essas? Há uns tempos fartei-me de pesquisar sobre isso e fiquei convencido de que que para esse motor em concreto era mesmo só a cabeça. Por exemplo, problemas conhecidos com injectores ou com um veio da bomba de óleo eram típicos de outras refs. de motor...
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por Pedruti79 »

Mário Marques, relativamente às medições efectuei, só relatei os resultados. Não meto as mãos no lume se é verdade ou não,, por isso medi em casa diferentes e deram valores próximos.

VC Power Vila Real - original 155 cv, repro 190 cv
Repro4 - 189 cv antes do novo turbo, 198 cv turbo novo
Repro power - 203 cv turbo novo

Foi o que deu, não estou a inventar,, agora se é mesmo os cv verdadeiros, epa isso não sei. Aliás, sei que muitos dos cv que ouvem por aí não correspondem ao andamento.
Relativamente ao peso so carro, sim é mais pesado, mas a cilindrada conta.. Mas tudo bem, sem stress,, eu fico com a minha opinião de experiência própria.
Já tive vários comparativos e o peso não é tudo.. Mas estás no direito de discordar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por Mario_Marques »

Eu não estou a por em dúvida o que viste, estou a por em dúvida o resultado, de 140ps(103kw/138hp)anunciados para 155hp é quase os ganhos de uma reprogramação, são 17hp, mais de 10%.
Além de que conheço os resultados em banco desses carros.
Quanto te deu de valor á roda nesses testes?
É que o que te deu esses valores altos foi certamente o fator de correção usado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por Pedruti79 »

Ora,,, o único que me dá registo de valor a roda é o
banco Repro power
Valores com alteracoes repro e turbo
Fator correção dinamómetro- 1,041
potência roda dínamo. - 177,4 cv
perdas no banco dínamo. - 26.1 cv
potência veículo dínamo. - 203.6 cv

Valores carro original, banco VC Power
Fator correção - 1.003
Potência max original - 155.83 cv
C/ repro 190.55 cv
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por Mario_Marques »

Aquilo que te estou a dizer é mais ou menos isto, se olhares para esses dois graficos, são dois carros originalmente iguais, um dos carros está original com uma reprogramação, outro tem ligeiras alterações e reprogramação bastante forte, a diferença de andamento em estrada entre eles é muito grande mesmo.
Um deles é muito mais forte que o outro, são ambos com a mesma motorização de fábrica, olhando apenas para a potencia ai nos graficos, a norma o carro mais fraco parece na realidade mais potente, mas devido as correcções, se o carro mais "fraco" usasse as mesmas calibrações media cerca de 160 e uns trocos nesse banco.
Nenhum deles foi propositadamente mal medido, ou estão mal medidos, mas a própria maneira como o banco está afinado/configurado faz essas diferenças e quem não estiver atento vai achar que o mais forte é na verdade o mais fraco, aquela perda toda do primeiro teste é um mero cálculo baseado na informação que lá se mete para o teste, o carro não tem aqueles 148cv e nem 100cv á roda fez, aquilo bem medido dava cerca de 130cv em vez dos 148.
Anexos
22384162_10155846109277491_4901795816060599342_o.jpg
1021_a9262b69b282b21d0c27c8c9c70b31a1.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por Pedruti79 »

OK, acho que entendi..
Deixo em anexo 2 medições banco Repro4 e outra medicação mais recente banco Repro power.
Última edição por Pedruti79 em 11 jun 2020, 04:10, editado 1 vez no total.
marioscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 02 fev 2020, 19:48
Veículos: A3 8p 2.0tdi 16v bkd 140cv

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por marioscp »

Sei que já lá vai uns mesitos mas efetivamente já fui buscar as jantes bbs rc 326 17” originais e OEM Audi que parecendo que não são 1,3kg mais leves que as 16” de origem
Quanto ao turbo escolhi um da HPT o HPT1756VR de rolamentos cerâmicos que eles dizem fazer até 250cv
Agora para acompanhar este turbo par uns 240 ou possíveis 250cv
Terei de mexer nos injetores?
Serve o coletor de escape de origem? Ou tenho de trocar/trabalha-lo?
O IC do S3 serve?
O que recomendam de diâmetro a nível Linha de escape?
A travagem sei que não é as brembo 17z€€€€ mas pronto já tá comprada só falta montar
Frente OEM 312mm frente discos brembo xtra line perfurados e pastilhas pra já Hella Pagid
A trás e OEM 310mm mesmos discos mesmas pastilhas
marioscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 02 fev 2020, 19:48
Veículos: A3 8p 2.0tdi 16v bkd 140cv

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por marioscp »

Não falo em repro pq já sabemos que isso é óbvio 😂😂
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por Mario_Marques »

Olha, esses testes parecem estar bons, só para te explicar porque as vezes parece que sou implicativo com determinadas empresas, bancos de potência, modificações, peças, etc, isso tem um fundamento e não é nada contra a nível pessoal, é pelo facto de ter já alguma experiência significativa e conhecer já de longa data algumas coisas.
Acho que de todos os valores que colocaste os mais realistas são da VC, e se vires no geral por ai vais perceber porquê, há vídeos de dyno days no YouTube desses 2 bancos, repro4 e a outra, nesses vídeos aparecem carris que fui eu que preparei e sei que os valores estão bastante inflacionados pois sei o que meti nos carros, além de conhecer os carros e os ter testado eu mesmo.
O banco deve ser visto como uma ferramenta de comparação para desenvolver um carro, ver as evoluções, estar a saltar de banco em banco é má política e pode levar a comentários como o que fiz de dar a mais, na verdade é indiferente se dá mais ou menos, o que interessa é por ex no mesmo banco testar evolução para ter sempre mesma ferramenta de comparação, se medes em coisas diferentes pode dar valores diferentes.

As tuas questões mais recentes, o ic chega? Não sei nem há forma de saber pois isso tem de se calcular com base nas especificações exatas do turbo e do intercooler, logo mais fácil é obviamente medir, mas um ic desses se não permitir fazer pelo menos 400cv podes pegar num martelo, amassa-lo todo e bem e deitar no ecoponto amarelo. :lol:

O turbo? pessoal não sou fã dessas invenções, preferia comprar um turbo novo e todo original específico para o objetivo de potência final.

O coletor? Isso não é uma coisa standard, á partida normalmente quem vende esses turbos e vende soluções específicas já vem com tudo, terás de te informar com o vendedor.

Linha de escape, há tabelas específicas de CFM/diâmetro/HP que vou deixar em anexo.

Os injetores? Os injetores de origem do bkd quando o sistema está todo ok consegue-se esticar até 260 e já vi mais, não recomendo mas fazem.
Anexos
expik.png
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
marioscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 02 fev 2020, 19:48
Veículos: A3 8p 2.0tdi 16v bkd 140cv

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por marioscp »

Mário se fosses tu qual era a setup que fazias para um bkd ter 250cv minimamente fiáveis sem perder muito em baixas?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por Mario_Marques »

Não perder muito em baixas é sempre um pouco relativo, eu pessoalmente nunca preparo muito um motor para baixas rpm, maioria dos casos não consegues tracionar sequer e parte material de caraças, logo para mim, num diesel preparado e potente, gosto e experiência pessoal, antes das prai 2800 não me interessa de muito que faça muito mais do que aquilo que já faz de origem, um pouco mais sim mas não muito mais senão causa imenso desgaste e paragens na oficina se for conduzido a rigor, eu para preparações em motores TDI, até 250cv, não é segredo nenhum que uso sempre o mesmo turbo, o velhinho 2256v dos Alfa na versão sem fêmea na compressora(aka ultraleve), exporadicamente utilizei o 2256vk de origem Audi com bons resultados (o BMW tem um a/r de escape demasiado grande) e o 2060vk Mercedes, mas estes turbos já são para quem não quer ficar pelos 250cv, dei este exemplo de turbos como coisas mais convencionais pois usei muito outros, alguns uma bela dor de cabeça.

Uma coisa importante a ter em consideração, a potência é fixe, vende e da espetáculo, mas um carro para conduzir á seria as vezes até é preferível ter um pouco menos e ser equilibrado do que muita e não permitir grande controlo em algumas situações.
Se o teu objetivo é andar a fazer vri's e 400metros a potência é bastante importante, se queres fazer uma Agrela, Vilar de luz ou uma Arrábida, passear com a mulher, ir de férias, ir trabalhar, a potência já não tem um papel tão importante como outras coisas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
marioscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 02 fev 2020, 19:48
Veículos: A3 8p 2.0tdi 16v bkd 140cv

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por marioscp »

Sinceramente o objetivo é mesmo só pra brincar muito de vez em quando e no futuro tentar por o a3 em a3 quattro e 250cv acho que já era um valor pra deixar ficar que depois um gajo envelhece né e quando chega aos 30 já começa a olhar pra outro tipo de carro (digo eu)
Basicamente e só pra usar as vezes mas lá tá gostava de ter algo bem equilibrado eu por norma conduzo com cruise control sempre em que mudança for as 2000-2200rpm que acreditem ou não já fiz 1050km com 50L de gasóleo em médias de 70-80 em circuito misto (sem apertar o gajo uma única vez) mas as vezes lá tá apetece um Ibiza ou um Civic ou um bmw e um gajo como é novo gosta de acompanhar tirando isso Epah coise😂 isto falando de retas por pra curvas já ando bem encaminhado😂😂
Mas desses 3 turbos qual o melhor que se assenta praquilo que uso ou seja o mais equilibrado?
marioscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 02 fev 2020, 19:48
Veículos: A3 8p 2.0tdi 16v bkd 140cv

Re: Coletores 2.0 tdi bkd

Mensagem por marioscp »

“se queres fazer uma Agrela, Vilar de luz ou uma Arrábida, passear com a mulher, ir de férias, ir trabalhar, a potência”
Overall e mais pra isto mas mas lá tá de vê vez em quando um dar uma apertadela
Responder