Turbo partido

Responder
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Bom dia malta

Ontem ia a puxar pelo meu 1.9 tdi 105cv bxe e o turbo partiu.
Por isso necessito de colocar um turbo e estava a pensar colocar um 1749vb. O que me aconselham colocar o 17 ou rectificar o meu original.
Que cuidados devo ter visto que o turbo partiu, já que o mecânico disse que era so necessario trocar turbo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Se não estas a pensar investir também numa reprogramação e possivelmente numa embraiagem, o gt1749vb pode não ser uma boa opção para ti, em especial se a tua ideia era adquirir um usado ou reconstruido em que a durabilidade e fiabilidade é bastante inferior á de um original novo.
O conselho que te dou é independente do que escolheres meteres sempre novo e original pois é o que vai ser mais fiável e durar mais.
Sempre que há uma falha catastrófica no turbo é importante limpar todo o circuito de admissão, limpar o catalisador, substituir óleo e filtros, medir a pressão de óleo pois pode ter sido a causa de ele ter falhado, convém limpar os cilindros pois podem ter óleo dentro e isso pode danificar gravemente o motor ao fazer calço hidráulico(empena as bielas).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Eu ja tenho repro com o turbo original. O turbo ja andava com folga e consumia óleo. Ja tinha até falado com o mecânico para mandar rectificar ele é que tem pouca disponibilidade e andava a adiar e entao la partiu. Onde posso asquirir um 1749vb e o kit de adaptação para o golf v.?
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Turbo partido

Mensagem por brunopenela »

costafjtiago Escreveu: 03 dez 2019, 15:41 Eu ja tenho repro com o turbo original. O turbo ja andava com folga e consumia óleo. Ja tinha até falado com o mecânico para mandar rectificar ele é que tem pouca disponibilidade e andava a adiar e entao la partiu. Onde posso asquirir um 1749vb e o kit de adaptação para o golf v.?
Um 17vb é o upgrade de turbo que menor adaptação requer nos mk5 1.9 tdi. Apenas tens de alterar a saída do escape. A HPTurbos vende 17vb já preparados para os nossos carros... eu no meu tenho um 1749vb com MFS de 56 e o carro ficou muito bom, tem boas baixas e tem um pouco mais de altas que um vb normal.
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Meter uma compressora de 56mm num vb não é algo que aconselhe pessoalmente a ninguém, além do turbo não fazer nunca na vida a potência que uma compressora de 56mm permite e foi desenhada, se tentarem tirar o máximo o mais provável é derreter o motor ou com sorte o turbo.
Vb é bom de origem, não inventem....querem um turbo para uma determinada potência, comprem um turbo adequado sem invenções, nestas coisas quanto mais original melhor até porque hoje em dia o que não falta é turbos de todos os feitos, á 20 anos atrás não havia, era preciso inventar.
Querem um carro em condições mas não tem dinheiro para fazer isso em condições, juntem para fazer ou não façam, mais vale pouco e bom que muito e mau.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Turbo partido

Mensagem por SuperGolf »

Bom conselho.
É o que irei fazer nos próximos tempos.
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Ja coloquei o turbo 1749vb adaptado para o1.9 105.Limpei e lavei todos os tubos de admissão e intercooler. Retirei o carter e lavei. Ja coloquei o carro a trabalhar e ele estava a fazer muito fumo, e dei uma volta mesmo com tudo limpo ele começou a acelarar. Tive que o obrigar a ir abaixo.
Agora já nao acelera sozinho. Mas entre as 1500 2000 rpm começa a soluçar. Nao sei se será por ainda não ao ter ajustado a programação.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Um turbo direito não faz soluçar um motor.
Se ele acelerou é porque quem fez o trabalho fez mal e reza para não teres empenado uma biela.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Da para notar se tenho uma viela empenada?
Decerteza que deixaram oleo no intercooler por isso é que ele acelarou. Não percebo é o porque dos soluços será o turbo que nao está ok?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Se estiver os sintomas são perda de compressão no cilindro e vibração, não é fácil acontecer mas acontece quando o pessoal não tem cuidado.
O turbo em si se estiver tudo normal não causa soluços mas também ninguém vai perceber o que é para ti soluços.
Agora se tiveres anda óleo na admissão o carro pode ficar irregular pois o óleo vai servir de combustível para o motor e pode como já disse antes fazer calço hidráulico e empenar uma biela.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Ele nao tem qualquer vibração e esta bastante sereno a trabalhar. O problema é mesmo entre as 1000 e as 2000 rpm não há carro nao tem força o turbo nao esta a entrar a partir das 2000 ja entra e ate as 4000 é senpre andar. Na admissão ja nao se nota oleo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Quando em cima disse vibração estava-me a referir a este comentário, "Mas entre as 1500 2000 rpm começa a soluçar"

É sempre complicado perceber o que se está a passar aí.
O que te posso dizer que não ajuda na realidade nada, é que ao trocar o turbo apenas, em especial um vb nada de estranho acontece, o carro só fica diferente, mais suave ate, trocar só o turbo não altera grande coisa no carro, o carro fica a andar igual ou pior mas linear.
Um vb só faz diferença realmente em rotação mais alta e comparativamente ao original e só depois de devidamente reprogramado para usar o potencial deles mas mesmo sem reprogramar o carro deve ficar normal ou não tivesse eu andado num carro prai uns 3 anos com um vb em que meti o ficheiro original e o carro andava perfeitamente normal.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Entre as 1000 e a 2000 rpm ele nao puxa faz tipo poço as vezes faz uns pequenos soluços. Depois das 2000 rpm o carro ja esta normal nem se nota qualquer diferença. Limpei o sensor map porque podia ser ele a dar informação errada ao turbo. O mecânico diz para ir andando que pode ser que volte ao normal que me parece treta. Ja fiz 300 km e continua igual.
Nao podera ser a geometria do turbo que esteja presa e só se nota a esya rotação?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

O turbo que meteste era novo e original?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Nao foi eu que o comprei foi o mecânico. Mas novo penso que nao é mas sim recondicionado.
Responder