Turbo partido

Responder
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Eu sei que vou perder baixas. Sim eu so vou mecher na programação depois do carro estar em condições porque posso fazer acamufelar o problema que estoue estragar o motor ao carro. O turbo veio da bosch de santa maria da feira e pelo que me disseram sao testados e afinados em bancada. Nao sei se é possivel mas foi a informação que me deram. Tenho que realmente verificar a maf e a map senao avariaram devido ao oleo na admissão do turbo ter partido. Senao resultar o mecanico tem que falar com a bosch porque o turbo pode ter vindo mesmo algum defeito. Porque vb é mais fraco em baixas mas isto não é fraco é mesmo um problema porque ele não anda. Vou ver se arranjo uma maf e uma map emprestada. Para tirar a teima.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Por muito bem que a Bosch trabalhe não tem nunca a mesma qualidade de um turbo original.
Se algum dia vires como uma marca de turbos fábrica e como uma empresa reconstrói vais perceber imediatamente a diferença de qualidade, nenhuma casa de turbos consegue replicar a qualidade original, aparentemente um turbo é uma peça super simples com poucas peças móveis mas na realidade hoje em dia é muito mais que isso, aquilo que importa a pessoa comum não vê.
Eu trabalhei alguns anos com carros de competição turbo, competição, provas de 30min, 1, 3, 6, 12, 24horas, trackday, carros de dia-dia com alguma performance.
Folgas exatas, ligas de materiais, balanço, vibração, dimensões equilibradas entre escape admissão e o motor, temperatura, etc, a casa de turbos convencional serve para um carro de dia-dia, para performance ou quem quer o melhor possível, nada se compara ao know-how e qualidade do fabricante.
Quando compras um turbo o que estás a pagar não é só as peças, até porque a nível de peças um turbo não tem muitas, mas pagas a qualidade delas, o controlo, precisão e algumas ligas de metais nada baratos em alguns casos.
Anexos
IMG_20191222_160854_4.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Realmente a rotação que um turbo atinge é preciso ser um trabalho mesmo bem feito então para alta performance não pode haver margem para falha.
Já experimentei uma maf continua igual. O carro parece que tem falta de ar não queima bem até as 2000 rpm. O mecânico agora diz que o problema está na egr que deve ter carvão em algum lado. Isto é possível sem dar erro nenhum no vagcom. Eu para mim acho que é o turbo com a geometria mal afinada. E na realidade o carro estava ok quando o turbo partiu. Por isso acho muito estranho agora ter peças avariadas.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

A questão não é só o trabalho ser bem feito, a questão é que não dá mesmo para fazer exatamente igual, é impossível, e é impossível pois ninguém consegue replicar a mesma precisão de tolerâncias(a Garrett por ex as tolerâncias são em microns, uma casa de turbos mede a olhometro lol) nem sequer existe dados disso, ligas de metal dos materiais, controlo de qualidade, testes, etc, um turbo original é montar, dar á chave e andar 10, 20 anos, um recondicionado(híbridos ainda pior) é montar, desmontar, emendar, rezar, montar, mexe aqui, mexe ali e anda sempre aos remendos nunca ficando nada de jeito..chegas ao fim fica mais caro que ter logo comprado algo que funciona bem.
Há uns anos atrás um turbo normal para um TDI era muito caro e nem havia reconstruídos de fabrica, um novo ultrapassava os 1200e, e a única opção económica era ir a uma casa de turbos reconstruir (não há peças de reconstrução originais, tudo que há é chinaland ou melett), hoje em dia um novo custa cerca de metade e em alguns casos há ate remanufaturado original (não há para todos).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Até dia 6 de Setembro vai ficar parado em stand bye. Vou estar pelo Luxemburgo e vou a aproveitar o meu jetta que este sim apesar de ser praticamente igual ao golf motor é de guerra em relação ao outro. É pena não estar em Portugal para poder trocar os sensores com o golf para verificar se o problema é mesmo do turbo. Vou dando noticias 😀
Bom Ano
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Turbo partido

Mensagem por SuperGolf »

Como eu sei...como eu sei.....infelizmente bem esta história dos turbos.
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

SuperGolf Escreveu: 30 dez 2019, 22:13 Como eu sei...como eu sei.....infelizmente bem esta história dos turbos.
Também tiveste problemas com o turbo?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Turbo partido

Mensagem por SuperGolf »

Versão simples:
Desde que um certo azeiteiro ali para os lados de Viseu reprogramou o meu carro a uns anos, dei cabo do VB...

Já fui umas 6 vezes a Turbocenter....das quais a ultima ficou pior do que antes....
Já nem me chateio....para o ano meto novo.

Isto dava uma telenovela...ali o Mário sabe de metade da missa......
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Voltei do Luxemburgo e levei o carro de volta ao mecânico desta vez foi a um grande amigo que a é um senhor com 66 anos mas que trabalha bastante bem. É pela experiência dele pelos sintomas que o carro tem ele tanbem aponta para egr. Existe alguma forma de testar a egr? porque ele diz que já soube de quem fizesse testes mas que ele não sabe fazer.
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Fiz uma limpeza a egr e ao sistema de admissão todo o carro está muito melhor as vezes até normal. Mas é muito estranho as vezes coloco a trabalhar anda bem puxa normal sempre tudo normal. Desligo e volto a ligar e já está a falhar não como antigamente mas engasga se um bocadinho. As vezes basta voltar a desligar a ligar e já está a 100%. Anda a dar um baile que nem é bom.
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Turbo partido

Mensagem por brunopenela »

costafjtiago Escreveu: 22 jan 2020, 10:44 Fiz uma limpeza a egr e ao sistema de admissão todo o carro está muito melhor as vezes até normal. Mas é muito estranho as vezes coloco a trabalhar anda bem puxa normal sempre tudo normal. Desligo e volto a ligar e já está a falhar não como antigamente mas engasga se um bocadinho. As vezes basta voltar a desligar a ligar e já está a 100%. Anda a dar um baile que nem é bom.
Vê se os tubos do filtro do gasóleo não estão trocados :lol:
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Vê se os tubos do filtro do gasóleo não estão trocados :lol:
[/quote]
Não pode ser. Porque os tubos não foram mexidos.
Continua dar baile o carro. As vezes mete se a trabalhar e o carro está impecável e puxa bem entre as 1000 e as 2000 pode se a andar a vontade que não há nenhuma falha até o voltar a desligar e voltar a ligar. Outras vezes das 1000 as 2000 só faz fumo não anda e engasga se por todo o lado. Passa das 2000 e lá vai ele a todo o gás. Ando a ver se arranjo uma central de vácuo para o testar vá que seja ela que nao crie vácuo as vezes. Porque quando ele não está bem não a ouço a trabalhar.
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Boa noite Malta
Andei um pouco desaparecido porque também não conseguia entrar no clube. Não cheguei a perceber bem o motivo e o porquê de não deixar mudar a password.
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

O problema do carro não ter força era o turbo coloquei um turbo 1646 usado de um carro acidentado igual ao meu original e o carro ficou a andar mesmo bem. Ficou a puxar como antes. O turbo reconstruido estava com passagem de óleo e por isso é que o carro não andava em baixas.
Mas o problema não ficou por aqui apesar de andar sempre a aparecer oleo no escape de inicio pensava que era residuos que andavam lá. Mas começou a fazer bastante fumo branco e verifiquei que realmente não estava ok. Hoje o turbo saiu fora e estava todo cheio de óleo na parte na saída para o escape e no respiro que vai para o carter. A partida parece o mesmo problema passagem de óleo do turbo.
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

O mecânico diz que deve ser o carro que está a danificar os turbos que deve estar a deixar passar compressão e danifica o turbo isto é possível? Diz que deve ter problema num cilindro ou os segmentos com defeito e que faz compressão no carter e que não deixa o óleo sair do respiro para o carter e provoca este efeito.
Uma experiência que eu tinha feito por minha autoria no primeiro turbo foi retirar o tubo do respiro em cima da tampa das válvulas que vai para admissao andei com ele fora e fiz um kms para ver se saia muito óleo e nada de óleo so um pequeno vapor. Para verificar se poderia ser mesmo segmentos.
Tenho medo de meter o turbo novo e ele ir a vida. Ou então ando com azar nos 2 primeiros turbos. Podem dar a vossa opinião.
Responder