Bom dia pessoal,
Na vossa opinião há alguma vantagem/ganho em trocar o map sensor stock de 2.5BAR por um de 3.0BAR ?para já o carro apenas tem algumas melhorias na admissão(filtro de caixa pipercross,grelha do fundo da caixa removida),IC S3(o original tinha uma pequena fuga),e o tubo que sai do turbo para o IC foi substituido por um sem aquela especie de redutor/restrictor(??).Em fase de estudo está uma Repro soft mas ainda não me decidi onde fazê-la.
Vantagem de trocar MAP Sensor
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Re: Vantagem de trocar MAP Sensor
Não há nem vantagem nem ganho nenhum, isso é apenas um sensor que lê pressão e temperatura, troca-se quando se atinge o limite de sensibilidade dele.
Não é uma questão de opinião, é um facto, há realmente pessoas que não compreendem o seu funcionamento e trocam á sorte, isso traz efeitos negativos, se estiver configurado para um sensor de 2,5 bar e meteres um diferente sem ajustar o carro não consegue controlar a pressão corretamente o que pode dar cabo do turbo ou dificuldades em controlar mistura.
Não é uma questão de opinião, é um facto, há realmente pessoas que não compreendem o seu funcionamento e trocam á sorte, isso traz efeitos negativos, se estiver configurado para um sensor de 2,5 bar e meteres um diferente sem ajustar o carro não consegue controlar a pressão corretamente o que pode dar cabo do turbo ou dificuldades em controlar mistura.
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Re: Vantagem de trocar MAP Sensor
Obrigado pelo exclarecimento
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Re: Vantagem de trocar MAP Sensor
boas pessoal,
Fiz alguma pesquisa sobre o assunto e encontrei mais alguma informação no site da Darkside Developments e mais um ou outro artigo que fui pesquisando,o sensor que equipa os 1.9TDI(105CV) já opera perto do seu limite,o turbo faz 1,3BAR pressão á qual se deve somar a 1BAR de pressão atmosférica=2,3BAR(zonas acima do nivel do mar),sendo assim sobra uma margem de 0,2 o que acaba por ser muito pouco e mais cedo ou mais tarde acaba por "deitar"o sensor,o meu pelo que dá para perceber que já é de reposição e parece que é comum a avaria deste sensor nos carros com este motor.
Fiz alguma pesquisa sobre o assunto e encontrei mais alguma informação no site da Darkside Developments e mais um ou outro artigo que fui pesquisando,o sensor que equipa os 1.9TDI(105CV) já opera perto do seu limite,o turbo faz 1,3BAR pressão á qual se deve somar a 1BAR de pressão atmosférica=2,3BAR(zonas acima do nivel do mar),sendo assim sobra uma margem de 0,2 o que acaba por ser muito pouco e mais cedo ou mais tarde acaba por "deitar"o sensor,o meu pelo que dá para perceber que já é de reposição e parece que é comum a avaria deste sensor nos carros com este motor.
- Mario_Marques
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Re: Vantagem de trocar MAP Sensor
Todos os carros tem um sensor map com sensibilidade aproximada ao valor de funcionamento max, se não tiveres não funciona bem, porquê, é complicado de te explicar corretamente, aqui, mas o que acontece é que perdes sensibilidade, definição e controlo pois a escala é diferente, se fosse um sensor 0-24v por ex como se usa na indústria em automação tem uma escala e definição muito maior, nesse não, se duvidires 2500 por 5v não tens muito por onde esticar e na verdade o sensor lê mais um pouco e é usado á anos por todos os VW e raramente avaria, geralmente avaria até quando o pessoal lhes mexe e os decide lavar danificando os circuitos com produtos químicos.
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Re: Vantagem de trocar MAP Sensor
Aqui fica um artigo sobre o assunto: https://www.darksidedevelopments.co.uk/ ... p-sensors/
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Re: Vantagem de trocar MAP Sensor
basicamente é isso, não sabendo se o sensor funciona de 0 a 5V ou tem alimentação e depois faz variar uma determinada escala, o mais comum na indústria é de 4 a 20mA ou de 0-10V, sendo o de 4 a 20 mA mais seguro, pois em caso de avaria o valor fica abaixo do minimo (4mA). no caso dos carros não é diferente, custa é fazer testes por vezes para saber o que está avariado pelo facto de na posição normal estarem a 0Mario_Marques Escreveu: ↑07 dez 2019, 11:09 Todos os carros tem um sensor map com sensibilidade aproximada ao valor de funcionamento max, se não tiveres não funciona bem, porquê, é complicado de te explicar corretamente, aqui, mas o que acontece é que perdes sensibilidade, definição e controlo pois a escala é diferente, se fosse um sensor 0-24v por ex como se usa na indústria em automação tem uma escala e definição muito maior, nesse não, se duvidires 2500 por 5v não tens muito por onde esticar e na verdade o sensor lê mais um pouco e é usado á anos por todos os VW e raramente avaria, geralmente avaria até quando o pessoal lhes mexe e os decide lavar danificando os circuitos com produtos químicos.
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Re: Vantagem de trocar MAP Sensor
Esse artigo parece as notícias do ekonomista no Facebook, uma boa forma de fazer as pessoas menos informadas trocar sensores sem necessidade, o que disseram não e mentira, apenas não contam é a parte mais importante da história.
Obviamente quem inventou o carro bem como o seu sistema de gestão sabia bem mais do que quem escreveu esse artigo e por isso mesmo tomou medidas para o sensor ser fiável nas leituras e impedir o carro de passar determinados valores.
Agora, quem modifica é que pode meter o pé na argola, o sensor deve ser ajustado ao range de funcionamento do carro, nem mais nem menos, caso contrário não tem sensibilidade.
No entanto no site também escreveram que há pessoas que realmente compram o sensor á sorte e depois se arrependem
Obviamente quem inventou o carro bem como o seu sistema de gestão sabia bem mais do que quem escreveu esse artigo e por isso mesmo tomou medidas para o sensor ser fiável nas leituras e impedir o carro de passar determinados valores.
Agora, quem modifica é que pode meter o pé na argola, o sensor deve ser ajustado ao range de funcionamento do carro, nem mais nem menos, caso contrário não tem sensibilidade.
No entanto no site também escreveram que há pessoas que realmente compram o sensor á sorte e depois se arrependem