Boas amigos.
Mais uma vez estou a chatear.
Tenho um Golf V 2.0 TDI de 140cv de 2004, com 235 mil km. De há uns tempos para cá tem me consumido anti congelante.
Faço por exemplo 200 km e está me a pedir para lhe adicionar anti congelante. Nunca lhe subiu a temperatura acima dos 90 graus. A correia de distribuição e bomba de agua foi lhe mudada há cerca de 5000 km.
Já esteve no mecanico, fez lhe os testes de pressão e não acusa fuga nenhuma.
Foi lhe mudado o permutador de oleo, porque o oleo fez passagem para a agua.
A perda continua.
O que poderá ser isto? Já vi vários tópicos em que falam da colaça visto ser problema cronico nestes carros. Mas este não fez passagem de agua para o oleo. o Oleo está certinho. Fumo branco ao pegar também não faz.
Perda de Liquido Anti congelante
-
- Rookie
- Mensagens: 92
- Registado: 14 out 2018, 01:43
- Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
- Localização: Bragança
-
- Pro
- Mensagens: 1545
- Registado: 08 out 2012, 15:10
- Veículos: Golf IV
Re: Perda de Liquido Anti congelante
Isso começou a consumir líquido de refrigeração depois de se fazer a distribuição?
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
-
- Rookie
- Mensagens: 92
- Registado: 14 out 2018, 01:43
- Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
- Localização: Bragança
Re: Perda de Liquido Anti congelante
Sim, que comprei o carro e ainda andei bastantes kms sem quase consumir. Após mudar a correia, tem sido cada vez pior.
Cheguei a fazer viagens de 350/400 kms que quase não consumia nada e agora faço uma de 200 (bragança-porto) e tenho de o encher.
O mecânico fez os testes, diz que não havia fuga e que podia ser a colaça mas não deu certezas. Não faz mistura de óleo, fumo branco que é usual, não deita. O único senão é que a quente custa um bocadinho a pegar e já começou a querer custar a pegar em frio, mas tem pegado bem agora, visto que lhe mudei as escovas do motor de arranque.
Cheguei a fazer viagens de 350/400 kms que quase não consumia nada e agora faço uma de 200 (bragança-porto) e tenho de o encher.
O mecânico fez os testes, diz que não havia fuga e que podia ser a colaça mas não deu certezas. Não faz mistura de óleo, fumo branco que é usual, não deita. O único senão é que a quente custa um bocadinho a pegar e já começou a querer custar a pegar em frio, mas tem pegado bem agora, visto que lhe mudei as escovas do motor de arranque.
-
- Pro
- Mensagens: 1545
- Registado: 08 out 2012, 15:10
- Veículos: Golf IV
Re: Perda de Liquido Anti congelante
O mais provável é na troca da correia não ter sido aplicado o binário de aperto correto na porca do tensor da correia. O perno fica em demasiada tensão e a cabeça acaba por estalar. Não seria o primeiro a apanhar e não vai ser o último, que mecânicos à "super homem" é o que não falta por aí.
E não é preciso uma cabeça estalada a consumir/perder líquido de refrigeração e haver passagem de óleo, pressão e acusar CO2 nos testes. Se estalar nas galerias de admissão (muito comum nos BKD) ou de escape acaba por ser difícil de detetar por esses sintomas/meios.
E não é preciso uma cabeça estalada a consumir/perder líquido de refrigeração e haver passagem de óleo, pressão e acusar CO2 nos testes. Se estalar nas galerias de admissão (muito comum nos BKD) ou de escape acaba por ser difícil de detetar por esses sintomas/meios.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
-
- Rookie
- Mensagens: 92
- Registado: 14 out 2018, 01:43
- Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
- Localização: Bragança
Re: Perda de Liquido Anti congelante
O que a mim me estranha um bocado é que eu olhando para a proteção de baixo, noto humidade do lado esquerdo ( lado da correia de distribuição ou lado do vaso de expansão) e no termostato também se nota humidade. Não é que se note muito mas sente-se sempre aquilo com cor de humidade enquanto que no resto da proteção, à vista não se nota.
A cabeça estalar, mas estalar a cabeça do motor certo?
E nesse sentido o que aconselhas amigo?
A cabeça estalar, mas estalar a cabeça do motor certo?
E nesse sentido o que aconselhas amigo?
-
- Pro
- Mensagens: 1545
- Registado: 08 out 2012, 15:10
- Veículos: Golf IV
Re: Perda de Liquido Anti congelante
Há que identificar claramente que tipo de humidade é, (óleo, líquidos, fluidos) e se de facto não passa de isso. Humidade não é fuga (ainda) diferente de escorrido/pingado.
Cabeça de motor estalada é substituir por outra. E dado o historial dessas cabeças é trocar por uma nova ou mandar testar sempre e bem ao pormenor uma usada.
Cabeça de motor estalada é substituir por outra. E dado o historial dessas cabeças é trocar por uma nova ou mandar testar sempre e bem ao pormenor uma usada.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
-
- Rookie
- Mensagens: 92
- Registado: 14 out 2018, 01:43
- Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
- Localização: Bragança
Re: Perda de Liquido Anti congelante
Oleo não é. Possivelmente será agua/anticongelante. E possivelmente, e reifor me a isso, é que pode pingar e ficar ali no fundo e só se notar humidade..
E não é aconselhável, por exemplo mandar testar e reparar esta ?
E não é aconselhável, por exemplo mandar testar e reparar esta ?
-
- Pro
- Mensagens: 1545
- Registado: 08 out 2012, 15:10
- Veículos: Golf IV
Re: Perda de Liquido Anti congelante
Uma coisa é encher material em falta na face da cabeça por exemplo. Outra coisa é soldar estaladelas em sítios sabe se lá onde e em que aceso e se depois não ficar pior do que estava e ainda alastra mais a rachadela.
Uma coisa é reparar e outra é engendrar ou melhor dizendo inventar, que é o serviço porco que não falta por aí.
Uma coisa é reparar e outra é engendrar ou melhor dizendo inventar, que é o serviço porco que não falta por aí.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
-
- Rookie
- Mensagens: 92
- Registado: 14 out 2018, 01:43
- Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
- Localização: Bragança
Re: Perda de Liquido Anti congelante
Sim, correto. Se for mesmo estaladela isso sem duvida alguma que vale mais comprar nova. Mas caso seja na parte da junta da colaça em que seja so necessário reparar/plainar, é aconselhável correto?
Porque ele gasta-me agua e tenho de saber bem de onde vem, já que não acusa fuga. e é por isso que pedi aqui ajuda, para ouvir o que o pessoal, se calhar com o mesmo problema fez.
Porque ele gasta-me agua e tenho de saber bem de onde vem, já que não acusa fuga. e é por isso que pedi aqui ajuda, para ouvir o que o pessoal, se calhar com o mesmo problema fez.
-
- Rookie
- Mensagens: 92
- Registado: 14 out 2018, 01:43
- Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
- Localização: Bragança
Re: Perda de Liquido Anti congelante
Neste momento com mais uns kms, poucos como é obvio, custa-lhe muito a pegar em frio, nota-se fumo branco ao inicio durante 30 segundos e depois para, e os tubos todos onde passa a agua, em temperatura normal do carro, todos moles, sem ficarem duros como é normal de colaça queimada.
-
- Pro
- Mensagens: 1545
- Registado: 08 out 2012, 15:10
- Veículos: Golf IV
Re: Perda de Liquido Anti congelante
Manda testar o radiador da EGR se tem fugas.
Como já disse anteriormente essas cabeças têm tendência a estalar nas galerias de admissão/escape ao qual a compressão do motor não interfere com o circuito de refrigeração.
Como já disse anteriormente essas cabeças têm tendência a estalar nas galerias de admissão/escape ao qual a compressão do motor não interfere com o circuito de refrigeração.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
-
- Rookie
- Mensagens: 92
- Registado: 14 out 2018, 01:43
- Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
- Localização: Bragança
Re: Perda de Liquido Anti congelante
Isso já estamos nós a desconfiar e a começar a ter certeza que seja mesmo a cabeça, problema cronico, mas como não dá sinais de nada a não ser a fuga e o fumo branco cerca de 30 segundos e em frio, estranhamos.Golf_4_TDI Escreveu: ↑20 out 2019, 19:45 Manda testar o radiador da EGR se tem fugas.
Como já disse anteriormente essas cabeças têm tendência a estalar nas galerias de admissão/escape ao qual a compressão do motor não interfere com o circuito de refrigeração.
Vou é avançar entretanto mesmo para a verificação da colaça, haver como está porque o circuito já foi visto e só se notou humidade num tubo. Foi imediatamente composto mas o problema parece que se mantem, aquele custar a pegar de manha.
-
- Pro
- Mensagens: 1545
- Registado: 08 out 2012, 15:10
- Veículos: Golf IV
Re: Perda de Liquido Anti congelante
O fumo branco é característico aquando essas cabeças estalam na admissão, pois o líquido de refrigeração acumula de um dia para o outro e depois vai para a combustão.
Isso do custar a pegar também é aplicável, mas existe grande probabilidade de haver outro problema acumulado.
Isso do custar a pegar também é aplicável, mas existe grande probabilidade de haver outro problema acumulado.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
-
- Rookie
- Mensagens: 92
- Registado: 14 out 2018, 01:43
- Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
- Localização: Bragança
Re: Perda de Liquido Anti congelante
E sabes qual será esse problema ou o que se possa suspeitar?Golf_4_TDI Escreveu: ↑21 out 2019, 23:19 O fumo branco é característico aquando essas cabeças estalam na admissão, pois o líquido de refrigeração acumula de um dia para o outro e depois vai para a combustão.
Isso do custar a pegar também é aplicável, mas existe grande probabilidade de haver outro problema acumulado.
Porque vou mandar já tratar de verem a colaça para o compor, e ainda fica um bocado caro.
Possivelmente vai levar com nova logo, mas como ainda não fica assim tão barato, uma pessoa pensa sempre se valerá o dinheiro ou despacha-lo..
-
- Pro
- Mensagens: 1545
- Registado: 08 out 2012, 15:10
- Veículos: Golf IV
Re: Perda de Liquido Anti congelante
Trata da cabeça e manda testar o radiador da EGR e os injetores também.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu