Perda de Liquido Anti congelante

Responder
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por DriveMix »

Boas amigos.
Mais uma vez estou a chatear.
Tenho um Golf V 2.0 TDI de 140cv de 2004, com 235 mil km. De há uns tempos para cá tem me consumido anti congelante.
Faço por exemplo 200 km e está me a pedir para lhe adicionar anti congelante. Nunca lhe subiu a temperatura acima dos 90 graus. A correia de distribuição e bomba de agua foi lhe mudada há cerca de 5000 km.
Já esteve no mecanico, fez lhe os testes de pressão e não acusa fuga nenhuma.
Foi lhe mudado o permutador de oleo, porque o oleo fez passagem para a agua.
A perda continua.
O que poderá ser isto? Já vi vários tópicos em que falam da colaça visto ser problema cronico nestes carros. Mas este não fez passagem de agua para o oleo. o Oleo está certinho. Fumo branco ao pegar também não faz.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por Golf_4_TDI »

Isso começou a consumir líquido de refrigeração depois de se fazer a distribuição?
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por DriveMix »

Sim, que comprei o carro e ainda andei bastantes kms sem quase consumir. Após mudar a correia, tem sido cada vez pior.
Cheguei a fazer viagens de 350/400 kms que quase não consumia nada e agora faço uma de 200 (bragança-porto) e tenho de o encher.
O mecânico fez os testes, diz que não havia fuga e que podia ser a colaça mas não deu certezas. Não faz mistura de óleo, fumo branco que é usual, não deita. O único senão é que a quente custa um bocadinho a pegar e já começou a querer custar a pegar em frio, mas tem pegado bem agora, visto que lhe mudei as escovas do motor de arranque.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por Golf_4_TDI »

O mais provável é na troca da correia não ter sido aplicado o binário de aperto correto na porca do tensor da correia. O perno fica em demasiada tensão e a cabeça acaba por estalar. Não seria o primeiro a apanhar e não vai ser o último, que mecânicos à "super homem" é o que não falta por aí.
E não é preciso uma cabeça estalada a consumir/perder líquido de refrigeração e haver passagem de óleo, pressão e acusar CO2 nos testes. Se estalar nas galerias de admissão (muito comum nos BKD) ou de escape acaba por ser difícil de detetar por esses sintomas/meios.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por DriveMix »

O que a mim me estranha um bocado é que eu olhando para a proteção de baixo, noto humidade do lado esquerdo ( lado da correia de distribuição ou lado do vaso de expansão) e no termostato também se nota humidade. Não é que se note muito mas sente-se sempre aquilo com cor de humidade enquanto que no resto da proteção, à vista não se nota.

A cabeça estalar, mas estalar a cabeça do motor certo?
E nesse sentido o que aconselhas amigo?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por Golf_4_TDI »

Há que identificar claramente que tipo de humidade é, (óleo, líquidos, fluidos) e se de facto não passa de isso. Humidade não é fuga (ainda) diferente de escorrido/pingado.

Cabeça de motor estalada é substituir por outra. E dado o historial dessas cabeças é trocar por uma nova ou mandar testar sempre e bem ao pormenor uma usada.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por DriveMix »

Oleo não é. Possivelmente será agua/anticongelante. E possivelmente, e reifor me a isso, é que pode pingar e ficar ali no fundo e só se notar humidade..

E não é aconselhável, por exemplo mandar testar e reparar esta ?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por Golf_4_TDI »

Uma coisa é encher material em falta na face da cabeça por exemplo. Outra coisa é soldar estaladelas em sítios sabe se lá onde e em que aceso e se depois não ficar pior do que estava e ainda alastra mais a rachadela.
Uma coisa é reparar e outra é engendrar ou melhor dizendo inventar, que é o serviço porco que não falta por aí.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por DriveMix »

Sim, correto. Se for mesmo estaladela isso sem duvida alguma que vale mais comprar nova. Mas caso seja na parte da junta da colaça em que seja so necessário reparar/plainar, é aconselhável correto?
Porque ele gasta-me agua e tenho de saber bem de onde vem, já que não acusa fuga. e é por isso que pedi aqui ajuda, para ouvir o que o pessoal, se calhar com o mesmo problema fez.
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por DriveMix »

Neste momento com mais uns kms, poucos como é obvio, custa-lhe muito a pegar em frio, nota-se fumo branco ao inicio durante 30 segundos e depois para, e os tubos todos onde passa a agua, em temperatura normal do carro, todos moles, sem ficarem duros como é normal de colaça queimada.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por Golf_4_TDI »

Manda testar o radiador da EGR se tem fugas.
Como já disse anteriormente essas cabeças têm tendência a estalar nas galerias de admissão/escape ao qual a compressão do motor não interfere com o circuito de refrigeração.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por DriveMix »

Golf_4_TDI Escreveu: 20 out 2019, 19:45 Manda testar o radiador da EGR se tem fugas.
Como já disse anteriormente essas cabeças têm tendência a estalar nas galerias de admissão/escape ao qual a compressão do motor não interfere com o circuito de refrigeração.
Isso já estamos nós a desconfiar e a começar a ter certeza que seja mesmo a cabeça, problema cronico, mas como não dá sinais de nada a não ser a fuga e o fumo branco cerca de 30 segundos e em frio, estranhamos.
Vou é avançar entretanto mesmo para a verificação da colaça, haver como está porque o circuito já foi visto e só se notou humidade num tubo. Foi imediatamente composto mas o problema parece que se mantem, aquele custar a pegar de manha.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por Golf_4_TDI »

O fumo branco é característico aquando essas cabeças estalam na admissão, pois o líquido de refrigeração acumula de um dia para o outro e depois vai para a combustão.
Isso do custar a pegar também é aplicável, mas existe grande probabilidade de haver outro problema acumulado.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por DriveMix »

Golf_4_TDI Escreveu: 21 out 2019, 23:19 O fumo branco é característico aquando essas cabeças estalam na admissão, pois o líquido de refrigeração acumula de um dia para o outro e depois vai para a combustão.
Isso do custar a pegar também é aplicável, mas existe grande probabilidade de haver outro problema acumulado.
E sabes qual será esse problema ou o que se possa suspeitar?
Porque vou mandar já tratar de verem a colaça para o compor, e ainda fica um bocado caro.
Possivelmente vai levar com nova logo, mas como ainda não fica assim tão barato, uma pessoa pensa sempre se valerá o dinheiro ou despacha-lo.. :D
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Perda de Liquido Anti congelante

Mensagem por Golf_4_TDI »

Trata da cabeça e manda testar o radiador da EGR e os injetores também.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Responder