Boas,
Já alguem teve problemas com o coletor de escape num Golf 1.9 tdi?
Ando com fuga de gases por lá e faz um barulho irritante.
Levei ao mecanico e diz que tenho que tirar fora, facejar o colector e voltar a aplicar.
Colector Escape
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Re: Colector Escape
Sim tens de fazer isso que o mecânico te disse, qual é a dúvida?
Projecto: viewtopic.php?f=21&t=100869
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Re: Colector Escape
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Re: Colector Escape
Eu já tive esse problema, pode acontecer... É mandar ao torneiro, junta nova e por ao sítio. Aproveita e descarboniza o turbo.
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Re: Colector Escape
Até é possível que nem tenhas o coletor empenado, esses carros trazem uma junta de chapa muito fraca.
Eu já reparei isso e alguns TDI mas eram carros na sua maioria modificados o que faz disparar drasticamente por vezes as egt.
Existem umas juntas VW muito melhores, grossas em material mais flexível e são independentes, saem em alguns motores TDI 8v mais antigos, eu usava sempre essas juntas pois nunca falham, já que vais mexer era boa ideia, não uses é de concorrência por mais que te digam que "é tudo igual"
Há umas juntas de concorrencia independentes a imitar a original do tdi 150 porém derretem todas pois o material delas não é tão bom como o original, isto claro, estou sempre a falar das peças levadas ao seu limite.
Chapa original:
Tdi 150cv:
Eu já reparei isso e alguns TDI mas eram carros na sua maioria modificados o que faz disparar drasticamente por vezes as egt.
Existem umas juntas VW muito melhores, grossas em material mais flexível e são independentes, saem em alguns motores TDI 8v mais antigos, eu usava sempre essas juntas pois nunca falham, já que vais mexer era boa ideia, não uses é de concorrência por mais que te digam que "é tudo igual"
Há umas juntas de concorrencia independentes a imitar a original do tdi 150 porém derretem todas pois o material delas não é tão bom como o original, isto claro, estou sempre a falar das peças levadas ao seu limite.
Chapa original:
Tdi 150cv:
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Re: Colector Escape
Em alguns motores a VW atualizou as juntas de escape para duas ou mais folhas de chapa justamente por causa de fugas.
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Re: Colector Escape
Acho que não vale a pena ir por ai, as do tdi 150 originais custam 4 euros e tal cada uma e duram a vida toda do carro memso que volte a tirar o turbo, a de chapa custa prai 7-14 euros de origem e tem sempre a fragilidade dela, além de passar o calor todo do colector para a cabeça do motor, coisa que não acontece com as do tdi 150 que isolam o calor, é daquelas coisas que a olho não se vê mas acontece.
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Re: Colector Escape
A do meu ASZ era assim, por exemplo! Tem duas folhas de chapa unidas por um ou dois pontos de spot weld (desconheço o nome em português )Golf_4_TDI Escreveu: ↑01 mai 2019, 22:54 Em alguns motores a VW atualizou as juntas de escape para duas ou mais folhas de chapa justamente por causa de fugas.
Se soubesse mais cedo tinha metido também as do ARL quando o turbo foi revisto e descarbonizado, mas meti uma nova igual, é com o que vai ficar hehe
Abraço!
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Re: Colector Escape
Spot weld = ponto/s de solda
Sim ARL é sempre um bom upgrade
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Re: Colector Escape
O teu carro tem essas XPTO que meti na altura se não me falha a memória.
Paulo o teu carro de origem tem uma junta tipo estas do ARL mas todas juntas, no golf 4 só os ATD de 100cv tem as de chapa
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Re: Colector Escape
Boa!Mario_Marques Escreveu: ↑05 mai 2019, 15:58O teu carro tem essas XPTO que meti na altura se não me falha a memória.
(...)
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Re: Colector Escape
Epá, não sei que material é, mas parece chapa (ou alumínio) muito fininha(o), fica aqui uma foto do que saiu do carro.Mario_Marques Escreveu: ↑05 mai 2019, 15:58
Paulo o teu carro de origem tem uma junta tipo estas do ARL mas todas juntas, no golf 4 só os ATD de 100cv tem as de chapa
O atual é igualzinho, nem mais nem menos!
Abraço Mário!
Obrigado amigo Telmo! Sempre conheci este tipo de solda por spot weld, mas agora já sei o nome correto em Português heheheGolf_4_TDI Escreveu: ↑05 mai 2019, 13:08 Spot weld = ponto/s de solda
Sim ARL é sempre um bom upgrade
Uma próxima vez que salte fora vai ser o que leva (esperemos que não seja em breve )
Abraço amigo Telmo!
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Re: Colector Escape
Boas amigo,
Conseguiste resolver o problema?
Eu tenho tal como tu ( aparentemente) esse barulho irritante e o mecanico deu como soluçao mudar o radiador de gases de escape, aplicou um novo mas o barulho continua lá.
Agora nao se sabe do que é!
Se conseguiste resolver o teu podes dizer o veredicto final por favor?
Grande abraço e obrigado
Conseguiste resolver o problema?
Eu tenho tal como tu ( aparentemente) esse barulho irritante e o mecanico deu como soluçao mudar o radiador de gases de escape, aplicou um novo mas o barulho continua lá.
Agora nao se sabe do que é!
Se conseguiste resolver o teu podes dizer o veredicto final por favor?
Grande abraço e obrigado
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Re: Colector Escape
Se não identificarem a origem da fuga vais andar a trocar peças á sorte novamente e acredito que não seja isso que queresGolfVGTLINE Escreveu: ↑26 jun 2019, 13:53 Boas amigo,
Conseguiste resolver o problema?
Eu tenho tal como tu ( aparentemente) esse barulho irritante e o mecanico deu como soluçao mudar o radiador de gases de escape, aplicou um novo mas o barulho continua lá.
Agora nao se sabe do que é!
Se conseguiste resolver o teu podes dizer o veredicto final por favor?
Grande abraço e obrigado
Primeira coisa é identificar a causa do ruido/fuga, seja lá o que for, depois de identificar bem e realmente a causa ai sim podes avancar com uma solução.
Eu trabalho exclusivamente com carros grupo vw á 15 anos e grande parte são golfs, queres que eu te diga todas as fugas que já vi? é que se assim for vais acabar com um carro novo!
Não é serviço andar a trocar peças á sorte ou baseado em dicas, sai caro e não te resolve nada quase sempre.
Dá trabalho identificar avarias? Dá, mas é tudo uma questão de lógica, não é adivinhanção, bruxaria, dicas da maria nem sorte, é uma ciência e dá claro trabalho.
Se identificarem que o ruido está realmente relacionado com passagem de ar/gases é só uma questão de inspecionar o circuito todo em condições, a fuga vai aparecer com toda a certeza se o trabalho for bem feito, parece mais complicado do que o que realmente é, já reparar a fuga em si pode ser trabalhoso/dispendioso mas encontrar só costuma dar algum trabalho.
Última edição por Mario_Marques em 26 jun 2019, 14:07, editado 1 vez no total.