Muito fumo branco pelo escape

Golf_4_TDI
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Golf_4_TDI »

Não vá o óleo estar a sumir e o gasóleo estar a preencher o nível por ele 😅😅 e era uma vez um motor 😂😂
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dgidgio
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Problema(s) resolvido(s).
Motor devidamente fixado no apoio da caixa. Fiz novas roscas (M14) no apoio da caixa.
Já não deita muita fumarada pelo escape, talvez porque limpei a EGR.
Já não faz barulho de escape, talvez o catalizador tenha ido ao sitio :D
O óleo resolveu aparecer, se calhar por o motor estar descaído para o lado direito, a vareta do óleo marcava no mínimo :D :D

Acho que tive sorte em não perder o motor em andamento :D :D :D :D :D :D

Parece um relógio :D Ganda máquina VW :D :D :D :D :D :D

Obrigadão Mario Marques

dgidgio
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

O problema do fumo por detrás do motor estava na junta do radiador de gases de escape:

Agora retirei o radiador para substituir e aproveitei para retirar o turbo e levar a uma casa de reparação de turbos para verificarem o seu estado.
Dizem-me que tem passagem de óleo e precisa levar o core (núcleo)
Penso que vai ficar carote :(
Não haverá outra alternativa? Tipo 1 kir de reparação do turbo?

dgidgio
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Por motivos que agora não vêm ao caso tive de "encostar" o carro.
Venho agora, quase 1 ano depois, reabrir este tópico.

Então é assim:

- Levei o turbo a reparar. Levou o core novo. Coloquei o turbo no carro hà cerca de 1 semana.
- Nesta semana o carro pega bem a frio e a quente custa a pegar.
- Acelera sozinho porque está em auto-alimentação pelo óleo que vem dos tubos de ar.
- Retirei o tubo que está em baixo do lado do condutor (penso que vai ao intercooler).
- Coloco-o a trabalhar e o óleo SAI DESSE TUBO A FIO.
- Retirei o tubo de ar que vai ao turbo e também estava com muito óleo.
- O tubo da vareta do óleo não estava muito sujo (coloquei papel branco para limpar)
- Já não mexo mais até saber.

Afinal será o quê? O turbo acabadinho de reparar? Segmentos?



Aqui vão os erros da parte do motor:

Address 01: Engine Labels: 03G-906-016-BKC.lbl
Part No SW: 03G 906 016 B HW: 028 101 147 8
Component: R4 1,9L EDC G000SG 5645
Revision: 12345678 Serial number: VWZ7Z0C8812822
Coding: 0000071
Shop #: WSC 00000 028 00001
VCID: 224D9CD3FD4D230EAD9-8077

8 Faults Found:
17056 - Cylinder 2 Glow Plug Circuit (Q11)
P0672 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 1008 /min
Torque: 92.0 Nm
Speed: 2.0 km/h
Load: 11.0 %
Voltage: 13.45 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000

17057 - Cylinder 3 Glow Plug Circuit (Q12)
P0673 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 1008 /min
Torque: 92.0 Nm
Speed: 2.0 km/h
Load: 11.0 %
Voltage: 13.45 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000

16686 - Cylinder 2
P0302 - 000 - Misfire Detected - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 840 /min
Torque: 82.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 14.14 V
Inj. Quantity: 2.96 mg/str
Temperature: 8.1°C
(no units): 0.0

16683 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 000 - Control Range Not Reached
Freeze Frame:
RPM: 2646 /min
Torque: 176.0 Nm
Speed: 66.0 km/h
Load: 100.0 %
Voltage: 14.29 V
Bin. Bits: 00001000
Absolute Pres.: 2029.8 mbar
Absolute Pres.: 948.6 mbar

17055 - Cylinder 1 Glow Plug Circuit (Q10)
P0671 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 1008 /min
Torque: 118.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 20.8 %
Voltage: 10.72 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 4.5°C
Bin. Bits: 01110000

19558 - Motor for Intake Manifold Flap (V157)
P3102 - 000 - No Signal - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 0 /min
Torque: 0.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 12.16 V
Bin. Bits: 00001100
Torque: 0.0 Nm
Torque: 110.0 Nm

17058 - Cylinder 4 Glow Plug Circuit (Q13)
P0674 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 0 /min
Torque: 100.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 14.9 %
Voltage: 11.70 V
Bin. Bits: 00001000
Temperature: 8.1°C
Bin. Bits: 00110000

16486 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0102 - 000 - Signal too Low
Freeze Frame:
RPM: 189 /min
Torque: 20.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 88.6 %
Voltage: 9.73 V
Bin. Bits: 00001100
Mass Air / Rev.: 610.0 mg/str
Mass Air / Rev.: 0.0 mg/str

Mario_Marques
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

Se te sai óleo com força pelo lado da admissão tens a tua resposta, das duas uma, ou sai pelo turbo que pela tua descrição é o mais provável ou sai pelo respiro do Carter na tampa de válvulas, é aspirado pelo turbo e vai parar aí, isto estou eu a supor que obviamente tiveram o cuidado de limpar tudo primeiro e que o óleo que está a aparecer é novo.
Um carro assim nem se deve colocar a trabalhar pois corres um risco enorme de mandar o motor desta para melhor.
Tens aí também um problema grave no cilindro n2, o resto não são problemas tão graves mas esse é, das duas uma, ou cabelagem do injetor ou o próprio injetor está com problemas graves.
Os turbos reparados seja onde for dão problemas com bastante frequência, é mais uma questão de sorte do que de onde fazes o serviço, infelizmente a qualidade das peças originais e não originais não tem nada a ver.
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dgidgio
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Ok

Relativamente ao cilindro nº. 2 o problema já está resolvido. A rosca (M6) do apoio do injector "passou-se" e andava solto. Coloquei o macho nº. 8 e coloquei um parafuso M8. Não sei se será problema mas ficou bom.

Como é que eu testo de onde vem o óleo? Eu estou inclinado para essa hipótese de aspiração pelo turbo.
Já não meto o motor a trabalhar?

Mario_Marques
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

dgidgio Escreveu:
23 Dez 2019, 20:09
Como é que eu testo de onde vem o óleo? Eu estou inclinado para essa hipótese de aspiração pelo turbo.
Já não meto o motor a trabalhar?
Se estás a perguntar significa que não percebes o funcionamento, logo não vais detetar grande coisa mas vou tentar ajudar.

Ora se dizes que no tubo de pressão que vai do turbo para o intercooler sai muito óleo, se esse tubo foi limpo, só te resta duas hipóteses, uma muito pouco provável que é o óleo estar a sair pelo respiro do Carter na tampa de válvulas, basta desengatar e ver se sai, a outra hipótese é se desengatando este tubo e mesmo assim continuar a sair o óleo está a vir pelo próprio turbo.

Eu não te aconselho colocar o carro a trabalhar, se tiveres problemas podes causar danos sérios no motor, ex, calço hidráulico, falta de pressão de óleo, uma dessas duas coisas destrói um motor qualquer rápido, nem que seja o melhor motor do mundo.

Devias também apagar os erros todos pois ver erros com erros antigos acumulados não serve de muito, e até dá ideia de coisas piores.
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Bom, agora existe outro facto que pode explicar o que realmente se passa.
O óleo está MUUUUUUUUITO acima do normal :D
IMAGEM_VARETA_OLEO.jpg
Portanto, pelo meu leigo conhecimento nisto, penso que entrou gasóleo para dentro do motor e assim o nível na vareta subiu muito.
E depois começa a mandar esta mistura óleo/gasóleo para os tubos de admissão.
Se calhar foi devido ao problema no injector. Digo eu.

O que me aconselham a fazer?

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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por SuperGolf »

Retira-lo todo pelo carter e meter novo.
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Mario_Marques
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

Se tiveres o nível alto no Carter sim, vai sair pelo respiro e deve ter feito ai um serviço jeitoso.
Vou voltar a repetir a minha opinião, procura ajuda num profissional em condições, está mais que visto que isso é coisas atrás de coisas, se não queres arriscar é o melhor a fazeres.
Se queres continuar, saca pelo menos esse óleo e deixa isso escorrer prai 1 ou 2 dias antes de meter óleo novo pois os restos do gasóleo vão dissolver o óleo, e não era ma ideia trocares os bronzes pois se usaste o carro podem ter sofrido muito desgaste devido ao gasóleo.
Se tiveres dpf e catalisador também não deve ter ficado lá muito bom.
Deves limpar toda a admissão, tudo mesmo.
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dgidgio
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Ok Mário Marques, tudo isso é o que eu penso também.
Infelizmente agora "não há vagar" :) para ir a um mecânico.
Também tenho receio do "serviço jeitoso" que foi feito.

Quanto à questão do suporte do injector, agora vai haver guerra com um mecânico.
Passo a explicar:
1 - Há 3 ou 4 anos tive o problema no suporte do injector, ou melhor, na rosca na cabeça onde aparafuso esse suporte.
2 - Era uma rosca M6 e eu passei para M8 e coloquei o parafuso 8. O problema ficou resolvido sem mais problemas.
3 - Há 2 anos e 1 mês atrás o motor foi a reparar à de um mecânico. Levou válvulas, touches, etc..
4 - neste momento já passou da garantia
5 - Só que esse mecânico no suporte do injector voltou a colocar o parafuso nº. 6 e colocou uma mola (acho que é isto) na rosca de 8.
6 - E agora aconteceu isto.
7 - Penso que ele errou. O aperto de um injector é uma coisa que tem de estar bem firme. Não é com molas que fica firme. Penso eu.

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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Silver_Ajm »

dgidgio Escreveu:
25 Dez 2019, 22:56
Ok Mário Marques, tudo isso é o que eu penso também.
Infelizmente agora "não há vagar" :) para ir a um mecânico.
Também tenho receio do "serviço jeitoso" que foi feito.

Quanto à questão do suporte do injector, agora vai haver guerra com um mecânico.
Passo a explicar:
1 - Há 3 ou 4 anos tive o problema no suporte do injector, ou melhor, na rosca na cabeça onde aparafuso esse suporte.
2 - Era uma rosca M6 e eu passei para M8 e coloquei o parafuso 8. O problema ficou resolvido sem mais problemas.
3 - Há 2 anos e 1 mês atrás o motor foi a reparar à de um mecânico. Levou válvulas, touches, etc..
4 - neste momento já passou da garantia
5 - Só que esse mecânico no suporte do injector voltou a colocar o parafuso nº. 6 e colocou uma mola (acho que é isto) na rosca de 8.
6 - E agora aconteceu isto.
7 - Penso que ele errou. O aperto de um injector é uma coisa que tem de estar bem firme. Não é com molas que fica firme. Penso eu.
A mola que ele poderá ter posto poderá ter sido um helicoil ( https://www.boellhoff.com/pt-pt/produto ... licoil.php ) na rosca m8 para poder colocar novamente um parafuso M6. :wink:
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dgidgio
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Isso mesmo, tal e qual.

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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Bom, agora penso que a entrada de gasóleo no motor é por outro lado.
Retirei a tampa da cabeça e a bomba de gasóleo e fui dar com SILICONE na junção entre a árvore de cames e a cabeça do motor, junto à bomba de gasóleo. Na zona das setas vermelhas:
bkc.png

dgidgio
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Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Já coloquei outra bomba tandem e continua a fazer o mesmo, mete gasóleo para dentro do motor e depois sai pelo turbo (corre a fio e bem).

Agora penso que só me restam 2 hipóteses: ou pelo injector (penso que não é por aqui porque o motor enquanto tem gasóleo trabalha bem) ou por aqueles cantos que indiquei na imagem entre a cabeça e a árvore de cames (onde o mecânico tinha colocado silicone). Ou poderá ser outra fuga qualquer na cabeça do motor?

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