Muito fumo branco pelo escape

Responder
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Boas

Meu carro deita muito fumo branco pelo escape quando acelero.
Ao raletim não deita e trabalha bem.
Quando desacelero ele depois acelera sózinho.
Não tem força.
Tem um trabalhar incostante em andamento.
Custa a pegar a frio. Só pega se ficar virado para baixo.

O que será? EGR? Turbo? Radiador de escape? Bomba gasóleo?

Deita também um fumo branco do lado de trás do motor. Vem da zona de admissão.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

dgidgio, pela descrição diria que algo de muito, muito mau se passa com o turbo, nem sequer devia ligar o carro assim.
O carro para se acelerar sozinho precisa de algum combustivel, normalmnete quando há muito oleo na admissão vindo do turbo todo roto, acontece precisamente isso, não quer dizer que seja isso, mas eu não lhe recomendo nem sequer ligar o carro sem ver o que se passa primeiro é que para dar cabo de um motor se ele estiver nesse ponto é um instantinho, quem avisa, amigo é.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por SuperGolf »

Agree.
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Existe alguma forma de averiguar se é mesmo o turbo?
Se o carro ao ralentim tem um trbalhar bom, constante, existe problema em pô-lo a trabalhar?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Golf_4_TDI »

Tira o tudo de admissão de ar do turbo e vê o estado dele se tem folgas ou danos, e o tira o tubo antes dos coletores de admissão e vê se está saturado de óleo.

Vê também como está o nível de óleo pois já deve estar baixo por este andar, se passar de facto óleo para dentro da câmara de combustão do motor.

Podes também remover os tubos de intercooler mais baixos que tiveres de todo o circuito de sobrealimentação, deverão de estar cheios de óleo se o turbo estiver de facto com passagen de óleo.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

dgidgio Escreveu: 23 jan 2019, 13:27 Existe alguma forma de averiguar se é mesmo o turbo?
Se o carro ao ralentim tem um trbalhar bom, constante, existe problema em pô-lo a trabalhar?
Tu já tens todos os sintomas de que algo está muito mau e se estás a perguntar, não me leves a mal mas significa que não és de certeza a pessoa mais indicada para ver isso.
Eu não te recomendo nunca ligar o carro se tens amor ao dinheiro e ao carro, sem ter primeiro a certeza do que se passa, mas isso já é contigo, é que corres o risco de te acontecer muitas coisas más, desde o motor entrar em auto-alimentação sem qualquer aviso prévio que pela tua descrição já te está a fazer isso, empenar as bielas por calço hidráulico, gripar o motor todo por falta de pressão de óleo, facilmente passas da despesa de trocar um turbo para a despesa de trocar um motor completo.

Se mesmo assim quiseres tentar ver/andar com o carro, faz o que sugeriram, desaperta as tubagens e vê se tem óleo, deixa escorrer o óleo que lá tiver, se tiver muito tipo 1 litro ou mais significa que o turbo já era mesmo ou um problema muito grave num cilindro e claro, vê também o nível de óleo do motor caso queiras mesmo ligar o carro.

Eu já vi tanta, mas tanta gente, incluindo profissionais dar cabo de motores assim que eu não recomendo andar com grandes experiências se não se tem a certeza do que se anda a fazer, quando corre bem é tudo muito bonito, quando corre mal pouca gente vem á net dizer, seja por vergonha, seja lá pelo que for.lol
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Pois tenho receio.
O motor (BKC) foi todo reparadinho há 1 ano.
Vou ver se tem óleo nas tubagens.
Também só 2 velas estão a funcionar. O cabo está danificado. Também pode ser a causa do fumo branco e também custar a pegar a frio... as temperaturas desceram u nos últimos dias.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

Como eu te disse, eu não te recomendo arriscares muito nisso, é que a tua historia já eu conheço umas boas centenas delas parecidas e sei como algumas acabaram, pode não ser o teu caso mas se for só te vais meter em problemas.
Obviamente que o fumo que estás a descrever pode ser subjectivo devido a isto ser um fórum e não dar para ter noção real das coisas, ou seja, eu posso estar a perceber que é mesmo fumo de óleo e ser prai fumo de vapores de água no escape ao arranque assim como o "acelerar" pode ser um sensor de temperatura marado apenas, as velas não te provocavam nada disso a não ser que tenhas temperaturas mesmo muito, muito baixas e o fumo seja só ao ligar, mas o problema é se eu estiver certo na outra hipótese que te dei, a cada vez que ligas só estás a jogar na roleta russa...
A ultima palavra é sempre tua, a minha opinião profissional e pessoal é não mexas, leva isso a quem sabe, não estou a dizer isto para te tentar vender um serviço até porque não tenho qualquer interesse nesse serviço, estou-te a dizer isto para evitar que dês cabo do motor e tenhas problemas maiores devido a arriscar sem saber exactamente o que se passa e não andares ai a ter trabalho e gastar dinheiro á sorte.

Olha o que este "nosso amigo" ganhou em apenas 30 segundos com uma experiência tipo a tua:
https://www.youtube.com/watch?v=11M1AFrI8YU
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Pois, pode ser tanta coisa...
Agora já arranjei as velas.
Quando está frio, acelero e não deita fumo.
Ao fim de 5 a 10 minutos de estar ligado ao ralentim, acelero a sai fumo branco do escape e algures atrás do motor.
É estranho não deitar fumo logo ao inicio quando ainda está frio. Digo eu :)

Amanhã tenho de o levar ao mecânico.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

dgidgio Escreveu: 23 jan 2019, 16:17 Ao fim de 5 a 10 minutos de estar ligado ao ralentim, acelero a sai fumo branco do escape e algures atrás do motor.
É estranho não deitar fumo logo ao inicio quando ainda está frio. Digo eu :)
Não é estranho, é perfeitamente normal, quando ligas não tens a pressão de óleo máxima imediata, o oleo está grosso nem tens a dilatação derivada do aquecimento, normalmente os motores com problemas de lubrificação em estado inicial a frio estão sempre ok, quando atingem os 90 graus é que a pressão de óleo baixa pelos motivos que já expliquei.
Eu no teu caso levaria o o carro ao mecânico mas de reboque.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Ok obrigadão Mário Marques.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

Ou se insistires em ir com ele pela estrada(os reboques por norma na assistência em viagem não se paga em algumas companhias), pelo menos desengata o tubo de entrada do intercooler, para evitares o risco de entrar em autoalimentação, porém corres o risco á mesma de gripar se falhar oleo ou pressão de oleo.
Atenção, não penses que eu estou a ser pessimista, estou a ser mesmo realista, por vezes por desmazelo as pessoas metem-se em grandes despesas por "facilitarem", como te disse, a conversa que estou a ter agora já a tive milhentas vezes... :lol:
Basicamente dás as mesmas respostas que todas as outras pessoas e fazes as mesmas coisas. :)
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Ok ok
Já arrisquei :)
O mecânico fica a 2 kms.
Deixei o carro arrefecer e depois levei-o para o pá da oficina. amanhã de manhã vê-se o que tem :)
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Já descobri o(s) problema (s)

Custar a pegar a frio eram as velas. Já está OK.

Afinal não gastou óleo. Estranho estar abaixo do mínimo no outro dia!!!

O maior problema é o apoio da caixa de velocidades.
As roscas danificaram-se e o motor ficou solto do lado direito.
Ficou descaído e afectou o catalizador, e assim sai fumo.

Agora não sei se compro outro apoio ou faço roscas novas (com parafusos mais largos)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

dgidgio Escreveu: 31 jan 2019, 11:31 Já descobri o(s) problema (s)

Custar a pegar a frio eram as velas. Já está OK.

Afinal não gastou óleo. Estranho estar abaixo do mínimo no outro dia!!!

O maior problema é o apoio da caixa de velocidades.
As roscas danificaram-se e o motor ficou solto do lado direito.
Ficou descaído e afectou o catalizador, e assim sai fumo.

Agora não sei se compro outro apoio ou faço roscas novas (com parafusos mais largos)
Não é estranho, é mesmo porque o óleo se some, a não ser que tenhas uma fada mágica tipo a fada dos dentes que vá roubar óleo á noite, ou claro, tenhas visto mal o nível pois ele não fica baixo num dia e no outro está ok :lol:
Há por aí centenas de TDI sem catalisador e fazem zero fumo, mesmo reprogramados, especialmente fumo branco, eu tenho 3, devias ver se o sensor de temperatura está ok pois a não ser que vivas num sítio estupidamente frio as velas nem é suposto ligarem.
Essa peça nova custa cerca de 40 e poucos euros de origem, mas fazeres furacão acima não é ma ideia, essas roscas vão á vida por erros do pessoal ou acidentes.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder