Muito fumo branco pelo escape
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Não vá o óleo estar a sumir e o gasóleo estar a preencher o nível por ele e era uma vez um motor
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
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"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Problema(s) resolvido(s).
Motor devidamente fixado no apoio da caixa. Fiz novas roscas (M14) no apoio da caixa.
Já não deita muita fumarada pelo escape, talvez porque limpei a EGR.
Já não faz barulho de escape, talvez o catalizador tenha ido ao sitio
O óleo resolveu aparecer, se calhar por o motor estar descaído para o lado direito, a vareta do óleo marcava no mínimo
Acho que tive sorte em não perder o motor em andamento
Parece um relógio Ganda máquina VW
Obrigadão Mario Marques
Motor devidamente fixado no apoio da caixa. Fiz novas roscas (M14) no apoio da caixa.
Já não deita muita fumarada pelo escape, talvez porque limpei a EGR.
Já não faz barulho de escape, talvez o catalizador tenha ido ao sitio
O óleo resolveu aparecer, se calhar por o motor estar descaído para o lado direito, a vareta do óleo marcava no mínimo
Acho que tive sorte em não perder o motor em andamento
Parece um relógio Ganda máquina VW
Obrigadão Mario Marques
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Re: Muito fumo branco pelo escape
O problema do fumo por detrás do motor estava na junta do radiador de gases de escape:
Agora retirei o radiador para substituir e aproveitei para retirar o turbo e levar a uma casa de reparação de turbos para verificarem o seu estado.
Dizem-me que tem passagem de óleo e precisa levar o core (núcleo)
Penso que vai ficar carote
Não haverá outra alternativa? Tipo 1 kir de reparação do turbo?
Agora retirei o radiador para substituir e aproveitei para retirar o turbo e levar a uma casa de reparação de turbos para verificarem o seu estado.
Dizem-me que tem passagem de óleo e precisa levar o core (núcleo)
Penso que vai ficar carote
Não haverá outra alternativa? Tipo 1 kir de reparação do turbo?
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Por motivos que agora não vêm ao caso tive de "encostar" o carro.
Venho agora, quase 1 ano depois, reabrir este tópico.
Então é assim:
- Levei o turbo a reparar. Levou o core novo. Coloquei o turbo no carro hà cerca de 1 semana.
- Nesta semana o carro pega bem a frio e a quente custa a pegar.
- Acelera sozinho porque está em auto-alimentação pelo óleo que vem dos tubos de ar.
- Retirei o tubo que está em baixo do lado do condutor (penso que vai ao intercooler).
- Coloco-o a trabalhar e o óleo SAI DESSE TUBO A FIO.
- Retirei o tubo de ar que vai ao turbo e também estava com muito óleo.
- O tubo da vareta do óleo não estava muito sujo (coloquei papel branco para limpar)
- Já não mexo mais até saber.
Afinal será o quê? O turbo acabadinho de reparar? Segmentos?
Aqui vão os erros da parte do motor:
Address 01: Engine Labels: 03G-906-016-BKC.lbl
Part No SW: 03G 906 016 B HW: 028 101 147 8
Component: R4 1,9L EDC G000SG 5645
Revision: 12345678 Serial number: VWZ7Z0C8812822
Coding: 0000071
Shop #: WSC 00000 028 00001
VCID: 224D9CD3FD4D230EAD9-8077
8 Faults Found:
17056 - Cylinder 2 Glow Plug Circuit (Q11)
P0672 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 1008 /min
Torque: 92.0 Nm
Speed: 2.0 km/h
Load: 11.0 %
Voltage: 13.45 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000
17057 - Cylinder 3 Glow Plug Circuit (Q12)
P0673 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 1008 /min
Torque: 92.0 Nm
Speed: 2.0 km/h
Load: 11.0 %
Voltage: 13.45 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000
16686 - Cylinder 2
P0302 - 000 - Misfire Detected - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 840 /min
Torque: 82.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 14.14 V
Inj. Quantity: 2.96 mg/str
Temperature: 8.1°C
(no units): 0.0
16683 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 000 - Control Range Not Reached
Freeze Frame:
RPM: 2646 /min
Torque: 176.0 Nm
Speed: 66.0 km/h
Load: 100.0 %
Voltage: 14.29 V
Bin. Bits: 00001000
Absolute Pres.: 2029.8 mbar
Absolute Pres.: 948.6 mbar
17055 - Cylinder 1 Glow Plug Circuit (Q10)
P0671 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 1008 /min
Torque: 118.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 20.8 %
Voltage: 10.72 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 4.5°C
Bin. Bits: 01110000
19558 - Motor for Intake Manifold Flap (V157)
P3102 - 000 - No Signal - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 0 /min
Torque: 0.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 12.16 V
Bin. Bits: 00001100
Torque: 0.0 Nm
Torque: 110.0 Nm
17058 - Cylinder 4 Glow Plug Circuit (Q13)
P0674 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 0 /min
Torque: 100.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 14.9 %
Voltage: 11.70 V
Bin. Bits: 00001000
Temperature: 8.1°C
Bin. Bits: 00110000
16486 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0102 - 000 - Signal too Low
Freeze Frame:
RPM: 189 /min
Torque: 20.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 88.6 %
Voltage: 9.73 V
Bin. Bits: 00001100
Mass Air / Rev.: 610.0 mg/str
Mass Air / Rev.: 0.0 mg/str
Venho agora, quase 1 ano depois, reabrir este tópico.
Então é assim:
- Levei o turbo a reparar. Levou o core novo. Coloquei o turbo no carro hà cerca de 1 semana.
- Nesta semana o carro pega bem a frio e a quente custa a pegar.
- Acelera sozinho porque está em auto-alimentação pelo óleo que vem dos tubos de ar.
- Retirei o tubo que está em baixo do lado do condutor (penso que vai ao intercooler).
- Coloco-o a trabalhar e o óleo SAI DESSE TUBO A FIO.
- Retirei o tubo de ar que vai ao turbo e também estava com muito óleo.
- O tubo da vareta do óleo não estava muito sujo (coloquei papel branco para limpar)
- Já não mexo mais até saber.
Afinal será o quê? O turbo acabadinho de reparar? Segmentos?
Aqui vão os erros da parte do motor:
Address 01: Engine Labels: 03G-906-016-BKC.lbl
Part No SW: 03G 906 016 B HW: 028 101 147 8
Component: R4 1,9L EDC G000SG 5645
Revision: 12345678 Serial number: VWZ7Z0C8812822
Coding: 0000071
Shop #: WSC 00000 028 00001
VCID: 224D9CD3FD4D230EAD9-8077
8 Faults Found:
17056 - Cylinder 2 Glow Plug Circuit (Q11)
P0672 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 1008 /min
Torque: 92.0 Nm
Speed: 2.0 km/h
Load: 11.0 %
Voltage: 13.45 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000
17057 - Cylinder 3 Glow Plug Circuit (Q12)
P0673 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 1008 /min
Torque: 92.0 Nm
Speed: 2.0 km/h
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Bin. Bits: 00001100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000
16686 - Cylinder 2
P0302 - 000 - Misfire Detected - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 840 /min
Torque: 82.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 14.14 V
Inj. Quantity: 2.96 mg/str
Temperature: 8.1°C
(no units): 0.0
16683 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 000 - Control Range Not Reached
Freeze Frame:
RPM: 2646 /min
Torque: 176.0 Nm
Speed: 66.0 km/h
Load: 100.0 %
Voltage: 14.29 V
Bin. Bits: 00001000
Absolute Pres.: 2029.8 mbar
Absolute Pres.: 948.6 mbar
17055 - Cylinder 1 Glow Plug Circuit (Q10)
P0671 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
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RPM: 1008 /min
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Temperature: 4.5°C
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19558 - Motor for Intake Manifold Flap (V157)
P3102 - 000 - No Signal - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 0 /min
Torque: 0.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
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Voltage: 12.16 V
Bin. Bits: 00001100
Torque: 0.0 Nm
Torque: 110.0 Nm
17058 - Cylinder 4 Glow Plug Circuit (Q13)
P0674 - 000 - Electrical Fault - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 0 /min
Torque: 100.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
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Voltage: 11.70 V
Bin. Bits: 00001000
Temperature: 8.1°C
Bin. Bits: 00110000
16486 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0102 - 000 - Signal too Low
Freeze Frame:
RPM: 189 /min
Torque: 20.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 88.6 %
Voltage: 9.73 V
Bin. Bits: 00001100
Mass Air / Rev.: 610.0 mg/str
Mass Air / Rev.: 0.0 mg/str
- Mario_Marques
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Se te sai óleo com força pelo lado da admissão tens a tua resposta, das duas uma, ou sai pelo turbo que pela tua descrição é o mais provável ou sai pelo respiro do Carter na tampa de válvulas, é aspirado pelo turbo e vai parar aí, isto estou eu a supor que obviamente tiveram o cuidado de limpar tudo primeiro e que o óleo que está a aparecer é novo.
Um carro assim nem se deve colocar a trabalhar pois corres um risco enorme de mandar o motor desta para melhor.
Tens aí também um problema grave no cilindro n2, o resto não são problemas tão graves mas esse é, das duas uma, ou cabelagem do injetor ou o próprio injetor está com problemas graves.
Os turbos reparados seja onde for dão problemas com bastante frequência, é mais uma questão de sorte do que de onde fazes o serviço, infelizmente a qualidade das peças originais e não originais não tem nada a ver.
Um carro assim nem se deve colocar a trabalhar pois corres um risco enorme de mandar o motor desta para melhor.
Tens aí também um problema grave no cilindro n2, o resto não são problemas tão graves mas esse é, das duas uma, ou cabelagem do injetor ou o próprio injetor está com problemas graves.
Os turbos reparados seja onde for dão problemas com bastante frequência, é mais uma questão de sorte do que de onde fazes o serviço, infelizmente a qualidade das peças originais e não originais não tem nada a ver.
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Ok
Relativamente ao cilindro nº. 2 o problema já está resolvido. A rosca (M6) do apoio do injector "passou-se" e andava solto. Coloquei o macho nº. 8 e coloquei um parafuso M8. Não sei se será problema mas ficou bom.
Como é que eu testo de onde vem o óleo? Eu estou inclinado para essa hipótese de aspiração pelo turbo.
Já não meto o motor a trabalhar?
Relativamente ao cilindro nº. 2 o problema já está resolvido. A rosca (M6) do apoio do injector "passou-se" e andava solto. Coloquei o macho nº. 8 e coloquei um parafuso M8. Não sei se será problema mas ficou bom.
Como é que eu testo de onde vem o óleo? Eu estou inclinado para essa hipótese de aspiração pelo turbo.
Já não meto o motor a trabalhar?
- Mario_Marques
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Se estás a perguntar significa que não percebes o funcionamento, logo não vais detetar grande coisa mas vou tentar ajudar.
Ora se dizes que no tubo de pressão que vai do turbo para o intercooler sai muito óleo, se esse tubo foi limpo, só te resta duas hipóteses, uma muito pouco provável que é o óleo estar a sair pelo respiro do Carter na tampa de válvulas, basta desengatar e ver se sai, a outra hipótese é se desengatando este tubo e mesmo assim continuar a sair o óleo está a vir pelo próprio turbo.
Eu não te aconselho colocar o carro a trabalhar, se tiveres problemas podes causar danos sérios no motor, ex, calço hidráulico, falta de pressão de óleo, uma dessas duas coisas destrói um motor qualquer rápido, nem que seja o melhor motor do mundo.
Devias também apagar os erros todos pois ver erros com erros antigos acumulados não serve de muito, e até dá ideia de coisas piores.
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Bom, agora existe outro facto que pode explicar o que realmente se passa.
O óleo está MUUUUUUUUITO acima do normal
Portanto, pelo meu leigo conhecimento nisto, penso que entrou gasóleo para dentro do motor e assim o nível na vareta subiu muito.
E depois começa a mandar esta mistura óleo/gasóleo para os tubos de admissão.
Se calhar foi devido ao problema no injector. Digo eu.
O que me aconselham a fazer?
O óleo está MUUUUUUUUITO acima do normal
Portanto, pelo meu leigo conhecimento nisto, penso que entrou gasóleo para dentro do motor e assim o nível na vareta subiu muito.
E depois começa a mandar esta mistura óleo/gasóleo para os tubos de admissão.
Se calhar foi devido ao problema no injector. Digo eu.
O que me aconselham a fazer?
- SuperGolf
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- Mario_Marques
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Se tiveres o nível alto no Carter sim, vai sair pelo respiro e deve ter feito ai um serviço jeitoso.
Vou voltar a repetir a minha opinião, procura ajuda num profissional em condições, está mais que visto que isso é coisas atrás de coisas, se não queres arriscar é o melhor a fazeres.
Se queres continuar, saca pelo menos esse óleo e deixa isso escorrer prai 1 ou 2 dias antes de meter óleo novo pois os restos do gasóleo vão dissolver o óleo, e não era ma ideia trocares os bronzes pois se usaste o carro podem ter sofrido muito desgaste devido ao gasóleo.
Se tiveres dpf e catalisador também não deve ter ficado lá muito bom.
Deves limpar toda a admissão, tudo mesmo.
Vou voltar a repetir a minha opinião, procura ajuda num profissional em condições, está mais que visto que isso é coisas atrás de coisas, se não queres arriscar é o melhor a fazeres.
Se queres continuar, saca pelo menos esse óleo e deixa isso escorrer prai 1 ou 2 dias antes de meter óleo novo pois os restos do gasóleo vão dissolver o óleo, e não era ma ideia trocares os bronzes pois se usaste o carro podem ter sofrido muito desgaste devido ao gasóleo.
Se tiveres dpf e catalisador também não deve ter ficado lá muito bom.
Deves limpar toda a admissão, tudo mesmo.
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Ok Mário Marques, tudo isso é o que eu penso também.
Infelizmente agora "não há vagar" para ir a um mecânico.
Também tenho receio do "serviço jeitoso" que foi feito.
Quanto à questão do suporte do injector, agora vai haver guerra com um mecânico.
Passo a explicar:
1 - Há 3 ou 4 anos tive o problema no suporte do injector, ou melhor, na rosca na cabeça onde aparafuso esse suporte.
2 - Era uma rosca M6 e eu passei para M8 e coloquei o parafuso 8. O problema ficou resolvido sem mais problemas.
3 - Há 2 anos e 1 mês atrás o motor foi a reparar à de um mecânico. Levou válvulas, touches, etc..
4 - neste momento já passou da garantia
5 - Só que esse mecânico no suporte do injector voltou a colocar o parafuso nº. 6 e colocou uma mola (acho que é isto) na rosca de 8.
6 - E agora aconteceu isto.
7 - Penso que ele errou. O aperto de um injector é uma coisa que tem de estar bem firme. Não é com molas que fica firme. Penso eu.
Infelizmente agora "não há vagar" para ir a um mecânico.
Também tenho receio do "serviço jeitoso" que foi feito.
Quanto à questão do suporte do injector, agora vai haver guerra com um mecânico.
Passo a explicar:
1 - Há 3 ou 4 anos tive o problema no suporte do injector, ou melhor, na rosca na cabeça onde aparafuso esse suporte.
2 - Era uma rosca M6 e eu passei para M8 e coloquei o parafuso 8. O problema ficou resolvido sem mais problemas.
3 - Há 2 anos e 1 mês atrás o motor foi a reparar à de um mecânico. Levou válvulas, touches, etc..
4 - neste momento já passou da garantia
5 - Só que esse mecânico no suporte do injector voltou a colocar o parafuso nº. 6 e colocou uma mola (acho que é isto) na rosca de 8.
6 - E agora aconteceu isto.
7 - Penso que ele errou. O aperto de um injector é uma coisa que tem de estar bem firme. Não é com molas que fica firme. Penso eu.
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Re: Muito fumo branco pelo escape
A mola que ele poderá ter posto poderá ter sido um helicoil ( https://www.boellhoff.com/pt-pt/produto ... licoil.php ) na rosca m8 para poder colocar novamente um parafuso M6.dgidgio Escreveu: ↑25 dez 2019, 22:56 Ok Mário Marques, tudo isso é o que eu penso também.
Infelizmente agora "não há vagar" para ir a um mecânico.
Também tenho receio do "serviço jeitoso" que foi feito.
Quanto à questão do suporte do injector, agora vai haver guerra com um mecânico.
Passo a explicar:
1 - Há 3 ou 4 anos tive o problema no suporte do injector, ou melhor, na rosca na cabeça onde aparafuso esse suporte.
2 - Era uma rosca M6 e eu passei para M8 e coloquei o parafuso 8. O problema ficou resolvido sem mais problemas.
3 - Há 2 anos e 1 mês atrás o motor foi a reparar à de um mecânico. Levou válvulas, touches, etc..
4 - neste momento já passou da garantia
5 - Só que esse mecânico no suporte do injector voltou a colocar o parafuso nº. 6 e colocou uma mola (acho que é isto) na rosca de 8.
6 - E agora aconteceu isto.
7 - Penso que ele errou. O aperto de um injector é uma coisa que tem de estar bem firme. Não é com molas que fica firme. Penso eu.
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Isso mesmo, tal e qual.
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Bom, agora penso que a entrada de gasóleo no motor é por outro lado.
Retirei a tampa da cabeça e a bomba de gasóleo e fui dar com SILICONE na junção entre a árvore de cames e a cabeça do motor, junto à bomba de gasóleo. Na zona das setas vermelhas:
Retirei a tampa da cabeça e a bomba de gasóleo e fui dar com SILICONE na junção entre a árvore de cames e a cabeça do motor, junto à bomba de gasóleo. Na zona das setas vermelhas:
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Re: Muito fumo branco pelo escape
Já coloquei outra bomba tandem e continua a fazer o mesmo, mete gasóleo para dentro do motor e depois sai pelo turbo (corre a fio e bem).
Agora penso que só me restam 2 hipóteses: ou pelo injector (penso que não é por aqui porque o motor enquanto tem gasóleo trabalha bem) ou por aqueles cantos que indiquei na imagem entre a cabeça e a árvore de cames (onde o mecânico tinha colocado silicone). Ou poderá ser outra fuga qualquer na cabeça do motor?
Agora penso que só me restam 2 hipóteses: ou pelo injector (penso que não é por aqui porque o motor enquanto tem gasóleo trabalha bem) ou por aqueles cantos que indiquei na imagem entre a cabeça e a árvore de cames (onde o mecânico tinha colocado silicone). Ou poderá ser outra fuga qualquer na cabeça do motor?