Mario_Marques Escreveu: ↑09 out 2019, 21:36
É importante remover mesmo toda a gordura, eu normalmente lavo a tampa mesmo e a superficie da cabeça com desengordurante próprio e não uso silicone nunca pois de fabrica também não trás, silicone se usarem, pouco e que seja anaeróbio.
Tens aí info e fala em silicone, mas não é necessário e se for mal aplicada pior ainda, toda a gente cai no erro do excesso ou não limpar tudo bem.
Eu pessoalmente não uso, uso em coisas que foram desenhadas para usar mesmo, monto motores á alguns anos, usando peças originais, não tendo defeitos, tudo bem limpo fica ok por muitos e longos anos.
No manual mesmo da VW não fala em silicone, nesse link fala na original VW.
Golf_4_TDI Escreveu: ↑09 out 2019, 22:18
Gostaria de fazer uma observação a meu ver muito importante que é a colocação sim de cola, silicone ou o que lhe queiram chamar nos cantos das chumaceiras do veio de excêntricos, tal como é referido no link acima do manual de reparações Volkswagen. Como é um canto quase em 90° e apesar do desenho da junta ser especificamente desenvolvido para o efeito, é possível que o óleo passe por lá beemmm lentamente. https://images.app.goo.gl/qFZY5k2P6djoFyjY9
Informação valida No autodoc também essa informação. Deixo aqui as duas imagens.
Eu não uso nem junta de Concorrência nem silicone, até hoje não tenho tido reclamação, e os meus também não, o único carro que tenho com junta de concorrência e silicone faz o que está na foto em baixo, para mim silicone, pneumática é serviço de sucateiro, de origem não trazem silicone e vedam até alguém abrir.
Já tive cá no entanto mesmo muitos carros com silicone metida anteriormente e fugas, tive mais trabalho a limpar o lodo de silicone que a reparar as ditas fugas.
O meu está carregadinho de silicone a toda a volta....
Também já durou desde 2013...Mas o mecânico na altura poderia ter colocado uma junta que não é caro....
Mario_Marques Escreveu: ↑09 out 2019, 22:48
...de origem não trazem silicone e vedam até alguém abrir.
...
Não querendo teimar Mário, mas já tirei várias tampas de injetor bomba 8V ainda de fábrica e nota-se claramente a cola original que usam naqueles 4 cantos.
Ex VW Master Technician - Técnico Eletromecânico VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf -check Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
Esse bls foi á poucos dias atrás, 100% original, não tinha cola nenhuma, o que tinha era restos de junta, a junta já estava tipo pedra, ficam bocados pretos colados que tem de ser removidos, o carro com 300mil não tinha fuga, só tirei para manutenção.
Devo ter desmontado já algumas centenas de tampas pd em 15 anos a trabalhar quase exclusivamente com grupo vw.
A junta de origem é barata, há coisas que não valem o risco, as juntas todas de concorrência sem excepção de marca por ex nos antigos motores 90 e 110 dão sempre raia pois não tem a forma correta, o que o pessoal depois perde em óleo e ter 2 trabalhos paga e bem a diferença de preço, a junta original mete-se ao sítio e faz vedação logo, mesmo visualmente são diferentes, há coisas que não vale a pena em especial tudo que é feito de borracha no geral.
Depois tive quase meio dia a tirar essa cagada toda, vertia óleo que era uma coisa linda.
Conclusão, tinha de montar isso rápido e só tinha cá uma junta original usada, levou uma junta original usada e está até hoje, foto tirada agora mesmo pois o carro está aqui ao meu lado e está como se vê na foto com tampa, zero fugas, já lá vai 50mil kms, com junta nova ainda ficaria melhor e quando precisar vai levar, o motivo de ter aberto foi rever os injetores e não propriamente por causa da fuga mas ficaram as duas coisas resolvidas.
Pessoalmente não uso silicone, quem quiser usar, nada contra mas apliquem com consciência e a correta só nos sítios certo, eu nos Carter por ex aplico um fio super fino, o pessoal besunta tudo com excesso depois ao comprimir sai tudo, um fio de silicone prensado nem 1mm de altura tem e se as faces estiverem boas e devidamente limpas pouco é bom, muito fica uma cagada, o silicone não agarra em óleo, se tiver a mais pequena quantidade de óleo fica a verter, o mesmo para riscos ou outros danos.
O problema de todo o material de concorrência é que o controlo de qualidade é caro, Bem caro, muita gente nem faz ideia, as vezes custa tanto ou mais que a propria peça, bem como alguns materiais usados na produção, ao passo que um produtor de automóveis tem de dar garantias e mesmo em peças baratas isso pode significar custos avultados, um fabricante de componentes não precisa de critérios de qualidade tão fechados e pode poupar bastante.
Poderia dar muitos exemplo, mas um muito dramático é por exemplo um Carter de alumínio para um VW, o original custa mais de 150e, há de concorrência já com IVA por cerca de 40e ou menos, a olhar são mesmo muito parecidos, peguem num e outro e vão imediatamente perceber imediatamente para onde foi a diferença de preço, o peso de um e outro, a dureza e densidade do alumínio não tem nada a ver no entanto são visualmente iguais e até feitos na mesma fábrica, o mesmo vai para coisas de borracha no geral, desde casquilhos, juntas, correias, ainda aqui á tempos no carro de um user cá do fórum lhe mostrei a diferença de uma correia dayco da vw para concorrencia, são visualmente iguais, mesma gravação, letras, aspeto e cor, a original tem uma catrefada de telas em Kevlar, a comprada fora tem 1 tela, o motivo de ter trocado a outra de concorrência era que ouvia um pequeno silvo, a correia estava boa e quase nova até, correia original montada o carro ficou sem o silvo e até no vag-com se via facilmente que o ponto antes oscilava devido á outra correia ser muito elástica e a original não por ser mais flexível mas menos elástica.
Há peças que não há diferença significativa, há outras que sim, não vou dizer a ninguém para ir a correr estourar 150e nuns discos na VW ou comprar um kit bi massa completo, mas por exemplo se for uns casquilhos de braços ou apoios aí já vou em algumas situações recomendar ir para original, especialmente borrachas, plásticos, sensores, vedantes, coisas que sejam susceptíveis de dar problemas chatos e que a diferença de preço não seja abismal.
Esqueci de responder a dúvida, a tampa lavo com um detergente neutro, é seguro na pele inclusive e remove até massa consiste com facilidade, e seco-a completamente antes de meter a junta, a face da cabeça limpo com um papel muito grosso absorvente de oficina que não larga resíduos e uso detergente para PVC da marca tangit, aplico no papel e passo sem derramar no motor, só quando tudo estiver limpo coloco a junta e dou os apertos recomendados na ordem correta.
A junta também a limpo com papel mas sem nada.
Quem quiser usar silicone use muito pouca e remova os excessos antes de meter, silicone é só ficar um filme uniforme por cima, não encharquem tudo de silicone.
Nas fotos que coloquei em cima, os afinadores de folga dos injetores, os mais atentos vão reparar que uma peça é preta(nitrada), e a outra não, isso é mais um exemplo, a peça de concorrência é nitrada porque o material em si é bastante mais fraco e estando nitrado aguenta-se uns tempos, esse tratamento é apenas superficial, Endurece a superfície e reduz fricção, a peça clara, original, não é nitrada mas é de muito melhor aço e é obtida de aço extrudado e com muito melhores características, a peça nitrada vai durar metade da peça original, não por ser nitrada mas porque quando o tratamento se for o desgaste vai ser enorme por o aço ser fraco, esse carro foi um desenrasque pois é da empresa e só tinha umas horas para rever isso.