Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Responder
moska
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 14 jun 2016, 09:18
Veículos: GOLF V 2.0

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por moska »

Vi ontem o nível do óleo de manhã, e estava um pouco mais abaixo... Parece que "desapareceu" óleo na viagem que fiz.
Não consegui limpar o sensor porque não tive tempo ontem e hoje volto a fazer uma viagem longa :(

Caso não consiga, terei que levar à oficina, mas não queria, pois assim posso ser facilmente enganado...
Esta situação é muito estranha... Coloquei óleo em Dezembro e agora já não tinha? Eu faço poucos km's semanalmente, sei que o gasto de óleo pode ser maior, mas no espaço de um mês o gajo comeu um pouco de óleo nesta viagem de 200km, apesar de o nível estar mais ou menos igual durante as medições que fui fazendo neste espaço de tempo. Ou seja, o nível de óleo tem estado mais ou menos igual, mas nesta viagem que fiz ele comeu demasiado óleo... Fiz 200km com uma média de 2500rpm, não creio que seja por isto.

Espero que seja o sensor.


Uma pergunta:
Eu tenho o serviço longlife (e o óleo que utilizo é para esse serviço). Não há problema em agora eu colocar um óleo "que não serviço longlife",certo? Ie, passar a fazer o serviço menos espaçado. Traria vantagens?
Avatar do Utilizador
gdasousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 30 dez 2015, 19:37
Veículos: VW GOLF VI
Localização: Faro

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por gdasousa »

Boas.
Vou te dar um exemplo. Tnh cm já disse no tópico um golf 1.6tdi de 2010 com 240k. Supostamente as revisões são a cada 30k e faço com óleo com as normas e assim, no entanto prefiro fazer a cada 20k como faço a todos os carros cá de casa e não acrescento um pingo de óleo entre revisões. . Fazes viagens curtas semanalmente, eu faço 4 a 5k por mês.

Quanto a fazeres revisões menos espaçadas penso que estejas a considerar metade (15k) conselho, segue as normas dos óleos!! E um conselho ainda maior. Se não entendes nada disso vai ao mecânico..
Exemplo, eu não sou agricultor logo vou ao supermercado buscar alfaces, verduras etc etc.
Cuidado não tenhas um dissabor..
Gonçalo Sousa Faro Golf Variant 1.6TDI
moska
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 14 jun 2016, 09:18
Veículos: GOLF V 2.0

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por moska »

Eu simplesmente penso que no assunto de "carros" uma pessoa pode ser facilmente enganada, e por vezes preços talvez excesivos de mão de obra.
Eu concordo com o que dizes, mas simplesmente eu sou uma pessoa curiosa e queria estar minimamente a par destes processos... Ainda que não os faça, ao menos queria ter uma noção :)

De qualquer das maneiras, o carro irá mesmo parar À oficina. Ontem fiz um diagonóstico com o VAG (acendeu uma luz no painel), e parece que é a tampa do coletor de adimissão.

E depois vejo a solução, e até parece fácil de fazer em casa...


https://www.youtube.com/watch?v=RwQ1q-EcG58
pedro2015
Rookie
Rookie
Mensagens: 110
Registado: 26 abr 2016, 09:31
Veículos: VW GOLF VARINAT VI 1.6 TDI

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por pedro2015 »

gdasousa Escreveu: 22 jan 2017, 18:35 Boas.
Vou te dar um exemplo. Tnh cm já disse no tópico um golf 1.6tdi de 2010 com 240k. Supostamente as revisões são a cada 30k e faço com óleo com as normas e assim, no entanto prefiro fazer a cada 20k como faço a todos os carros cá de casa e não acrescento um pingo de óleo entre revisões. . Fazes viagens curtas semanalmente, eu faço 4 a 5k por mês.

Quanto a fazeres revisões menos espaçadas penso que estejas a considerar metade (15k) conselho, segue as normas dos óleos!! E um conselho ainda maior. Se não entendes nada disso vai ao mecânico..
Exemplo, eu não sou agricultor logo vou ao supermercado buscar alfaces, verduras etc etc.
Cuidado não tenhas um dissabor..
Boa tarde
tenho um golf 1.6 tdi de 2010 e mudei o oleo agora que mandei vir e que é o que utilizam na VW. mudei o sensor do oleo que esta ao pe do carter e se quando o carro atinge os 100 graus de temperatura do oleo e quando desligo o carro ele da a msg no painel de (luz amarela a dizer sensor do oleo ir a oficina). Como resolvo esta situaçao? alguempode ajudar?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por Silver_Ajm »

pedro2015 Escreveu: 14 nov 2019, 12:35
gdasousa Escreveu: 22 jan 2017, 18:35 Boas.
Vou te dar um exemplo. Tnh cm já disse no tópico um golf 1.6tdi de 2010 com 240k. Supostamente as revisões são a cada 30k e faço com óleo com as normas e assim, no entanto prefiro fazer a cada 20k como faço a todos os carros cá de casa e não acrescento um pingo de óleo entre revisões. . Fazes viagens curtas semanalmente, eu faço 4 a 5k por mês.

Quanto a fazeres revisões menos espaçadas penso que estejas a considerar metade (15k) conselho, segue as normas dos óleos!! E um conselho ainda maior. Se não entendes nada disso vai ao mecânico..
Exemplo, eu não sou agricultor logo vou ao supermercado buscar alfaces, verduras etc etc.
Cuidado não tenhas um dissabor..
Boa tarde
tenho um golf 1.6 tdi de 2010 e mudei o oleo agora que mandei vir e que é o que utilizam na VW. mudei o sensor do oleo que esta ao pe do carter e se quando o carro atinge os 100 graus de temperatura do oleo e quando desligo o carro ele da a msg no painel de (luz amarela a dizer sensor do oleo ir a oficina). Como resolvo esta situaçao? alguempode ajudar?
Qual o motivo para ter trocado o sensor? Colocou um sensor original?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
pedro2015
Rookie
Rookie
Mensagens: 110
Registado: 26 abr 2016, 09:31
Veículos: VW GOLF VARINAT VI 1.6 TDI

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por pedro2015 »

Não coloquei sensor original. Quando chegava a temperatura dos 100 graus a luz vermelha do oleo no painel acendia 3 vezes e dava-se isso quando apertava com ele na auto estrada.
pedro2015
Rookie
Rookie
Mensagens: 110
Registado: 26 abr 2016, 09:31
Veículos: VW GOLF VARINAT VI 1.6 TDI

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por pedro2015 »

tem contato para trocar umas ideias consigo?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por Silver_Ajm »

Os meus conhecimentos de mecânica são básicos, não devo ajudar muito. Tenho por aí lido que tudo o que seja sensores, deve-se sempre optar pelo original, pois fazem as leituras muito mais corretas que os aftermarket. O ideal antes de fazer a troca do sensor é sempre testar o que lá está e verificar se está a fazer a medição correta, pois o problema pode eventualmente estar noutro lado.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
pedro2015
Rookie
Rookie
Mensagens: 110
Registado: 26 abr 2016, 09:31
Veículos: VW GOLF VARINAT VI 1.6 TDI

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por pedro2015 »

pois isso também sei, o meu sogro é mecanico e ja desmontamos o careter antes de colocar o sensor a pensar que fosse dali, limpamos a rede do careter e pensamos que resolvia, mas passado um tempo a luz vermelha apareceu e so desapareceu quando mudamos o sensor.Será a bomba do oleo avariada?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por Silver_Ajm »

pedro2015 Escreveu: 14 nov 2019, 14:03 pois isso também sei, o meu sogro é mecanico e ja desmontamos o careter antes de colocar o sensor a pensar que fosse dali, limpamos a rede do careter e pensamos que resolvia, mas passado um tempo a luz vermelha apareceu e so desapareceu quando mudamos o sensor.Será a bomba do oleo avariada?
Não aparece nenhum erro de avaria? Pode ajudar...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
pedro2015
Rookie
Rookie
Mensagens: 110
Registado: 26 abr 2016, 09:31
Veículos: VW GOLF VARINAT VI 1.6 TDI

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por pedro2015 »

não aparece, apenas aparece quando ligo o carro e desaparece.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por Golf_4_TDI »

Tira uma foto ao painel de instrumentos no momento em que isso acontece, ou até um vídeo para o pessoal analisar melhor.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Nível de óleo está OK, mas a luz acende

Mensagem por brunopenela »

Tive um problema no meu que acendia a luz do nível de oleo e o carro tinha o nível de oleo correcto. O problema estava no sensor que fica por baixo do cárter... tinha sujidade (uma espécie de restos de óleo) e impedia a leitura correcta. Foi limpo e até hoje nunca mais apresenteu problemas...
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Responder