Troca de turbo 1446V por 1749VB

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Eu acompanho esse kit desde que saiu tenho os primeiros catálogos que cheguei a colocar cá(provavelmente se fores procurar tópicos muito antigos encontras mas as imagens já devem ter ido á vida pois estavam no image Shack), inicialmente não tinha esse atuador nem como opção, era proposto para golf 4 e golf 5, depois saiu a segunda versão que tinha como opcional, já era mais direcionado para apenas golf 5, e esta terceira ao ler a descrição que está no site, não li logo por a referência ser a mesma e pelo aspecto da página e imagens ser semelhante pensei que fosse tudo ainda igual mas está visto que mudou, o que é de certa forma compreensível, cada vez mais é um produto com menos procura pois quem geralmente tem carros mais antigos não costuma Investir em coisas originais e eles vão adaptando á procura.
Portanto realmente a tua segunda melhor opção é um vb que não é igual mas faz em torno da mesma potência, só há é que ter mais atenção a abusos por causa das egt, o vb muito esticado costuma estalar um difusor na fundição do escape que o faz perder bastante rendimento, mas isso geralmente só acontece quando não há cuidado, é bastante fácil cometer excessos no vb pois ele aguenta.

O coletor de escape é das peças mais desvalorizadas no vb, toda a gente acha que os coletores são todos iguais, mas o coletor do vb não tem o anel como os outros, é tudo feito na fundição do coletor, se ficar danificado não tem recuperação, nos outros turbos leva um anel separado atrás da geometria, o vb é tudo fundição.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Boas pessoal,

Já montei o 1749VB e já foi ajustado á electronica,acabei foi por não o fazer na casa onde inicialmente estava previsto fazer.Quanto ao que me foi dito da montagem levou um adaptadot V-band e a solução para o tubo da EGR passou por colocar um usado.A ver como corre daqui para a frente prque tambem é para ser usado com juizo,a ideia foi substituir o original por um mais duravel e que tem que fazer menos esforço para atingir as prestações do 1646V,concordo que este tipo de material(no caso do turbo)seja novo porque no passado já tive problemas com turbos reconstruidos,quanto aos periféricos nem por isso.Mais uma vez obrigado pela ajuda e pelos exclarecimentos.
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Pedruti79 »

E que tal a diferença em andamento?
Há melhorias?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Pedruti79 Escreveu: 06 jun 2020, 20:45 E que tal a diferença em andamento?
Há melhorias?
Se simplesmente montares um turbo sem fazer rigorosamente mais nada fica geralmente pior pois a tua gestão eletronica original não retira nenhum benefício adicional e mesmo e a longo prazo vai até causar problemas.

Obviamente a ideia de um investimento destes é uma melhoria notória no desempenho do carro, quanto?

Vai depender de muita coisa até porque a embraiagem original de um golf 5 com caixa de 5 por ex, não permite explorar o máximo de um turbo destes tal como a injeção e outros componentes, mas uns 170cv é sempre possível sem ter passar a vida na oficina a fazer reparações, passar de 105 para uns 170 é obviamente um ganho bastante considerável para o custo relativamente baixo(em torno de 1200e feito em condições) de uma transformacao destas que é bastante simples e que não compromete muito ou nada o uso do carro.

Para o standards de fabrica atuais 170cv não é muito, a Mercedes por ex vai lançar um novo 2.0 com perto de 300cv, mas para um carro de pouco mais de 100, 170/175 é um ganho de em torno de 70%

Uma coisa que é uma ilusão, o pessoal muitas vezes acredita que um turbo maior dura mais, um turbo que trabalhe na eficiência ideal rola sensivelmente as mesmas rotações, seja pequeno ou grande, logo o desgaste a não ser no caso de turbos especiais com materiais exóticos e refrigeração líquida vai ser sempre sensivelmente o mesmo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Pedruti79 Escreveu: 06 jun 2020, 20:45 E que tal a diferença em andamento?
Há melhorias?
Sim a diferença é muito grande e provisoriamente subio dos 140 para os 164cv,é um carro completamente diferente e ainda me estou a habituar ao andamento dele mas eventualmente irá voltar a valores mais baixos pois ficou um pouco acima do que pretendia e não sou só eu a circular com ele,e para o andamento que quero os 140cv+- servem perfeitamente.Os consumos como é obvio tambem subiram ao fazer a mesma condução tranquila,de médias na casa dos 4,6l subio para os 5,8l :mrgreen: .
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

johnkk se meteres o turbo a fazer esse tipo de valores possívelmente vais acabar com problemas a longo prazo, carbonização, ele tem de trabalhar dentro da faixa ideal dele para conseguir fazer limpeza, exatamente o mesmo problema que acontece com quem por ex monta um 2260 dos grandes e depois anda a trabalhar a regimes muito baixos, um turbo desses precisa de rolar na casa das 160mil rpm, se vires no map flow que anda na ilha dos 77% de eficiência a 1,6bar, na casa das 15lbs/min é aproximadamente com mistura correta a fugir para o pobre na casa de 170cv.
Para fazer até 150cv basta um gt1749v aka vnt15 ou um gt1749va bem como o kkkk kp39 dos Ibiza 130 que também consegue ir aos 170cv fácilmente mas com escape mais eficiente para baixas rpm.
O que faz a limpeza dos turbos é ter obviamente a mistura correta, o movimento do sistema vnt, velocidade e pressão dos gases e temperatura, se falhar um destes elementos a longo prazo é muito possivelmente dar problemas de forma prematura.
É possível fazer o vb fazer potências baixas mas para ficar ok convém ser feito em banco para se conseguir afinar a mistura mais "limpa possível" e o turbo sempre bem cheio com a contrapartida que possivelmente irá sacrificar as egt e emp, não é uma boa filosofia usar algo que não é indicado para o que se pretende realmente.
Nos inícios que se mexia em TDI o pessoal tinha muito essa filosofia do maior mais resistente e isso foi mais que provado que não funciona, o que funciona é ter o indicado para a aplicação correta, mistura correta e tentar andar na rpm correta, os casquilhos e afins de um vnt15 são os mesmos de um vb, no entanto o vb vem dimensionado para conseguir determinado caudal a mesma rpm com recurso a turbina, comoressora e coletor de escape diferentes, depois anda tudo ali na casa das 110mil rpm as 180mil que é a faixa ideal de trabalho.
Nos turbos sem geometria variável, com wastegate, não é tão importante a limpeza, nos vnt é bastante importante.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Mario_Marques se andar na casa dos 150cv achas que haverá problema?é a potencia que estes turbos faziam nos ARL,claro com outros componentes que estes motores BXE não têm.Os injectores são fracos e pelo que li o limite andará nos 170cv+- e a embraiagem não me parece que aguente muto tempo,com potencias acima dos 130cv e 300nms não deve fazer muitos kms mas isso manda-se fazer reforçada .
Pedruti79
Rookie
Rookie
Mensagens: 78
Registado: 23 jul 2013, 19:22
Veículos: Wolkswagen Golf 5 2.0 TDI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Pedruti79 »

Na minha opinião, é do próprio construtor, turbo 1749VB, foi concebido pela Garrett para 150 CV.
A engenharia assim o projetou.
Isso acontece em todos os turbos.
Lógico que têm uma tolerância, mas a durabilidade não pode ser a mesma. Acho que 160 cv é o limite desse turbo para uma condução sem preocupações. Se assim não fosse, não existiria o 1749VC.
Tudo é feito com um propósito.
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Pedruti79 já vi alguns carros com VB´s fazerem bem mais do que os 160CV,recordo-me de alguem por aqui ter um GOLF 5 com 184CV com um VB se não estou em engano,mas no meu caso a ideia não é atirar para os numeros,acho que os 105cv na carrinha a tornam pastelona,gostei do comportamento com os 140cv,se puder de uma forma fiavel ter valores na casa dos 140/150cv tipo o mapa original do ARL já não era mau.Mas por aqui há malta mais exclarecida nessa área que nos pode elucidar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Pedruti79 facilmente esses turbos fazem mais que isso, desde a altura que os tdi 150 sairam, tenho varios clientes que compraram esses carros novos e os reprogramaram, com potencias muito superiores a isso, eu mesmo tenho, e é "tranquilo".
O problema de fazer pouca potencia com um turbo desenhado para potencia mais alta é que vai haver imensa carbonização por ele não estar a trabalhar na zona de eficiencia.
Uma coisa é quando uma pessoa compra um carro novo com tudo testado com equipamento proprio para ter a mistura o mais perfeita possivel, outra coisa é modificar um carro em que dificilmente vais ver um "reprogramador" andar a enfiar sondas para ver valores importantes, tentar fazer potencia baixa sem criar problemas é tão ou mais dificil que criar potencia extremamente alta pois em ambos os casos andas no limite ou fora da zona de eficiencia, se por um lado, excesso tens excesso de temperatura e gases, andar abaixo tens o efeito contrario e a ecu vai andar sempre a trancar a geometria para tentar compensar e o turbo não está desenhado para dar preferência a regimes muito baixos.
Eu não estou a inventar nada de novo, já foi feito, ja deu raia.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Vou colocar essa questão ao reprogramador a ver a opinião dele,decerto não andará muito longe daquilo que aqui tem sido falado,mais uma vez agradeço a ajuda e opiniões ;-)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Mario_Marques »

Podes ir ao melhor programador do mundo, se for realmente muito bom, com formação de engenharia e honesto para com ele próprio, vai-te dizer que não sabe com total certeza absoluta, pois a verdade é que não sabe sem medir o que se está lá a passar, não sabe rpm do turbo logo não sabe onde ele está a trabalhar no mapa da compressora, não sabe temperatura dos gases de escape, não sabe pressão nos cilindros, não sabe temperatura dos cilindros, não sabe o valor da mistura real.
O que te pode eventualmente fazer é tentar acertar a mistura o melhor possível, podes ter o turbo em carga sem ter gasóleo para fazer potência, isso já faz limpar, mas certezas nao as há sem se saber o que lá se passa.
Tu para fazeres 140cv num carro desses com um vnt15 por ex consegues a 1,20bar(é errado falar em bar pois bar é uma medida de pressao e a densidade varia com a temperatura, a tua densidade de ar é na verdade muito melhor que o termo de comparação que estou a usar que é de um golf 4, só estou a usar a medida de pressão bar para dar uma ideia) com mistura já limpinho, um vb a 1,2bar vai a dormir.
Tens 2 vantagens, primeira, o vb já é um turbo usado á 20 anos logo tudo que havia para descobrir já foi descoberto, segundo fator, motor diesel conhecido, robusto e sendo diesel tem um enorme coeficiente de cagaco :mrgreen:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Á partida irá ficar assim porque lhe estou a tomar o gosto ehehehe,estou é a pensar reforçar a embraiagem,+60% de Binário e CV embora usados com juizo não lhe vão trazer muita saude :-P
Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 503
Registado: 18 jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por Spider_Man_VW »

johnkk Escreveu: 06 jun 2020, 08:20 Boas pessoal,

Já montei o 1749VB e já foi ajustado á electronica,acabei foi por não o fazer na casa onde inicialmente estava previsto fazer.Quanto ao que me foi dito da montagem levou um adaptadot V-band e a solução para o tubo da EGR passou por colocar um usado.A ver como corre daqui para a frente prque tambem é para ser usado com juizo,a ideia foi substituir o original por um mais duravel e que tem que fazer menos esforço para atingir as prestações do 1646V,concordo que este tipo de material(no caso do turbo)seja novo porque no passado já tive problemas com turbos reconstruidos,quanto aos periféricos nem por isso.Mais uma vez obrigado pela ajuda e pelos exclarecimentos.
Boas,

Consegues dar-me a referencia do tubo da egr que liga do turbo ao radiador que te colocaram ando a procura deste que falam que é o indicado para esta alteração 795496-0001 mas não está facil.
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de turbo 1446V por 1749VB

Mensagem por johnkk »

Spider_Man_VW Escreveu: 13 mai 2021, 17:53
johnkk Escreveu: 06 jun 2020, 08:20 Boas pessoal,

Já montei o 1749VB e já foi ajustado á electronica,acabei foi por não o fazer na casa onde inicialmente estava previsto fazer.Quanto ao que me foi dito da montagem levou um adaptadot V-band e a solução para o tubo da EGR passou por colocar um usado.A ver como corre daqui para a frente prque tambem é para ser usado com juizo,a ideia foi substituir o original por um mais duravel e que tem que fazer menos esforço para atingir as prestações do 1646V,concordo que este tipo de material(no caso do turbo)seja novo porque no passado já tive problemas com turbos reconstruidos,quanto aos periféricos nem por isso.Mais uma vez obrigado pela ajuda e pelos exclarecimentos.
Boas,

Consegues dar-me a referencia do tubo da egr que liga do turbo ao radiador que te colocaram ando a procura deste que falam que é o indicado para esta alteração 795496-0001 mas não está facil.
Na minha carrinha montamos um usado que tinham para lá perdido mas ainda há poucos dias comprei um tambem usado no OLX por 40€+-para o carro de um amigo que está a fazer o mesmo upgrade,é uma questão de ires procurando,esta peça nova ronda os 90€+- no Ebay,era este o valor que me pediam na altura que fiz na minha carrinha.
Responder