"Problema" motores BLS e BXE

Responder
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por smdp23 »

sflopes Escreveu: 03 abr 2020, 14:13 O barato por vezes saí caro, aconselho OEM.
X2 :wink:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Quinzico
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 22 ago 2015, 16:17
Veículos: Golf 5 Variant
Localização: Lisboa

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Quinzico »

Antix Escreveu: 02 abr 2020, 23:19 Alguém que tenha colocado as capas KOLBENSCHMIDT 77554600 há mais tempo e tenha tido problemas?
Estas ficam quase a metade do preço em relação ás OEM.
Eu pus, e o motor partiu...MAs na minha opinião podem ter sido mal substituídas.
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por johnkk »

johnkk Escreveu: 27 mar 2020, 19:06 Boas pessoal,

Tenho lido neste tópico que os motores BXE não têm filtro de particulas,eu tenho uma golf 5 variant de 07/2007 com motor BXE e tem filtro de particulas,bem....eu nunca o vi mas é o que a papelada da carrinha diz :-) ,quanto ás capas das bielas na proxima revisão vai levar umas,o material indicado é este? => Capas KOLBENSCHMIDT ref:77554600(medida standart) & parafusos Ref:045 105 425 +oleo,filtro e silicone para o carter?
Numa de retratamento...liguei para a Melvar(vw Lumiar) e confirmei que a minha carrinha motor BXE afinal não tem DPF,foi confirmado pela matricula :mrgreen:
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por smdp23 »

johnkk Escreveu: 06 abr 2020, 16:01 ...e confirmei que a minha carrinha motor BXE afinal não tem DPF,foi confirmado pela matricula :mrgreen:
Menos um problema :mrgreen:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por sflopes »

Acho que só a partir de 2009 é foi obrigatório o DPF,mas penso que houve marcas a começaram a usar a partir de 7/2007,corrigem se estiver enganado.Quanto as capas das bielas eu aconselho OEM, não são assim tão caras e valem bem de certeza a diferença.os parafusos sim a refª é essa.
Em 2015 mudei as capas (meti OEM) num BXE de 2007 com 142.410km só por precaução,trabalho feito na marca e como tal com 2 anos de garantia.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por sflopes »

Só mais um reparo,mais acima tem quem meteu essas capas e o motor partiu, agora faça o que entender.
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por johnkk »

Do que andei a ver de material disponivel para esta reparação/prevenção encontrei kolbenschmidt,Mahle,Glyco(muito usadas nas cams),IPSA,Bugiad,haverá mais alguma marca recomendada?é que a marca ronda os 220€ as 8unidades.A referência pelo que vi é a mesma para os motores PD 100 & 115 .
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por sflopes »

Recomendo só material Oem.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Mario_Marques »

johnkk Escreveu: 07 abr 2020, 16:43 Do que andei a ver de material disponivel para esta reparação/prevenção encontrei kolbenschmidt,Mahle,Glyco(muito usadas nas cams),IPSA,Bugiad,haverá mais alguma marca recomendada?é que a marca ronda os 220€ as 8unidades.A referência pelo que vi é a mesma para os motores PD 100 & 115 .
Há coisas que não vale a pena inventar, peças originais é garantido que vem tudo correto, folgas e medidas perfeitas, concorrência fazem uma peça para uma porrada de carros.
Isso é uma manutenção feita para durar, numa reparação dessas quer-se tudo o melhor possível, tentar fugir para poupar uns trocos e arriscar estourar um motor é mau negócio.

Vou-te contar uma coisa que aconteceu á 2 anos, fui fazer um serviço a uma oficina e foi pedido todo o material original, mas na entrega trouxeram de concorrência, como não havia muito tempo lá tentei meter o que trouxeram, mas desconfiado usei plastigauge para medir a folga, as peças não tinham a folga correta e foi tudo para trás até chegar o original, 1 dia depois voltei lá e fiz a mesma experiência com as peças originais, folga perfeita.

Se tivesse montado as peças com a folga errada o motor tinha ficado a funcionar bem, e se não tivesse verificado nem sabia, porém muito provavelmente ia um dia ter problemas e estourar á mesma o bloco.
Além da folga errada também era visível nas peças de concorrência marcas de corrosão ácida provocada por terem mexido com as maos.

Como tudo na vida, de nada serve fazer algo se não se fizer da maneira correta e melhor possível, remediar sai caro mais tarde.

Há material melhor que o original, mas quem se queixa do preço das peças OEM nem vale a pena recomendar ACL e parafusos 12.9.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por johnkk »

Mario_Marques Escreveu: 07 abr 2020, 22:27
johnkk Escreveu: 07 abr 2020, 16:43 Do que andei a ver de material disponivel para esta reparação/prevenção encontrei kolbenschmidt,Mahle,Glyco(muito usadas nas cams),IPSA,Bugiad,haverá mais alguma marca recomendada?é que a marca ronda os 220€ as 8unidades.A referência pelo que vi é a mesma para os motores PD 100 & 115 .
Há coisas que não vale a pena inventar, peças originais é garantido que vem tudo correto, folgas e medidas perfeitas, concorrência fazem uma peça para uma porrada de carros.
Isso é uma manutenção feita para durar, numa reparação dessas quer-se tudo o melhor possível, tentar fugir para poupar uns trocos e arriscar estourar um motor é mau negócio.

Vou-te contar uma coisa que aconteceu á 2 anos, fui fazer um serviço a uma oficina e foi pedido todo o material original, mas na entrega trouxeram de concorrência, como não havia muito tempo lá tentei meter o que trouxeram, mas desconfiado usei plastigauge para medir a folga, as peças não tinham a folga correta e foi tudo para trás até chegar o original, 1 dia depois voltei lá e fiz a mesma experiência com as peças originais, folga perfeita.

Se tivesse montado as peças com a folga errada o motor tinha ficado a funcionar bem, e se não tivesse verificado nem sabia, porém muito provavelmente ia um dia ter problemas e estourar á mesma o bloco.
Além da folga errada também era visível nas peças de concorrência marcas de corrosão ácida provocada por terem mexido com as maos.

Como tudo na vida, de nada serve fazer algo se não se fizer da maneira correta e melhor possível, remediar sai caro mais tarde.

Há material melhor que o original, mas quem se queixa do preço das peças OEM nem vale a pena recomendar ACL e parafusos 12.9.
Desde já o mei obrigado aos users sflopes e Mario_Marques,

A ideia é deixar o motor com saude como está até à data com as manutenções em dia sempre feitas a tempo e horas e tambem sempre com material de qualidade.Se o recomendado para a longevidade é material OEM ou superior então assim o farei e assim recomendo que o resto dos users o façam.Este tem sido um tema que tenho pesquisado e inclusive descobri um forum só dedicado ao BXE(meu motor) e ao BLS,segundo os relatos a maioria das avarias ocorriam entre os 200.000km e os 280.000kms,por aqui vi carros em que aconteceu em fase kilometragem inferior dai ter ficado em alerta e andar a pesquisar material para fazer esta manutenção de prevenção que sai mais barata do que considerar trocar o bloco que ao que parece nem é directo e implica uma despesa maior,o meu conta no momento com 269.000km.
Muitos dos casos que tenho lido nem há sinais que denunciem a avaria,o tal bater,parte o motor do nada daaaassss por isso proxima revisão já vai contenplar substituição das capas/parafusos das bielas,queria reprogramar a carrinha mas à pala disto tenho adiado :mrgreen:
Antix
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 05 mar 2016, 03:30

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Antix »

O preço do material OEM (8x parafusos + 4x bielas superiores + 4x bielas inferiores) fica nos 322€.
Sabem onde se pode encontrar mais barato?
Avatar do Utilizador
pmmsilva
Rookie
Rookie
Mensagens: 83
Registado: 17 nov 2011, 10:51
Veículos: Seat Leon 1.9 TDI
Localização: Santa Maria da Feira

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por pmmsilva »

Esse valor parece um pouco alto.

Motor bls tem filtro particulas
Motor bxe nao tem filtro partículas
Seat Leon 1P 1900 TDI 105 CV | BLS
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por sflopes »

Pode ser alto,mas o preço dum motor é muito mais alto.
Avatar do Utilizador
pmmsilva
Rookie
Rookie
Mensagens: 83
Registado: 17 nov 2011, 10:51
Veículos: Seat Leon 1.9 TDI
Localização: Santa Maria da Feira

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por pmmsilva »

Quando comprei há dois anos atrás penso que tenha sido.

75€ capas
8€ cada parafuso X 8

Ficoi no total com mão de obra 230€
Seat Leon 1P 1900 TDI 105 CV | BLS
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por sflopes »

Em 2015 capas 8x 14,08€=112,16€
Parafusos 8x4,26€=34,08€
Total s/iva 146,24€ (tudo OEM)
Agora 75€ capas acho barato se forem Oem e parafusos 8€ cada não há engano?
Responder