Turbo partido

Responder
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Turbo partido

Mensagem por SuperGolf »

Normal sentir um "poço" até +- as 2000rpms....senti isso qd meti o VB há muitos anos....

Agora....tudo o resto e sem electrónica é + dificil de adivinhar pela net.....

Quanto ao turbo, eu teria metido novo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Depende da definição de poço de cada um :-D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

O carro nao tem mesmo força até as 2000 rpm e depois das 2000 rpm la vai ele com a força toda. Parece que esta abafado ate as 2000. Ja pensei em ser o medidor de massa de ar ou sensor da pressão do turbo. O estranho é que antes de partir o turbo estava tudo ok.
Poderá ser o medidor de massa de ar que nao consiga compensar a troca de turbo que já nao esteja adar os valores correctos e com o outro turbo nao fizesse este efeito. Ou é muito estupido o que estou a dizer.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Turbo partido

Mensagem por Golf_4_TDI »

Esse turbo está com demasiado Lag. Era bom que fosse só a geometria variável desafinada...
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Hoje fiz uma experiência retirei a ficha do medidor de massa de ar e com a ficha desengatada o carro ressuscitou ficou com força entre as 1000 e 2000 rpm. Por isso penso que seja mesmo o medidor de massa de ar porque volto a colocar a ficha e ele fica igual sem força.
Será que posso confiar no teste que fiz.?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Isso que fizeste vale zero, ao fazeres isso ele fica em modo de segurança, se desligares muitos outros sensores faz exatamente o mesmo.
Não digo que a maf não possa estar mesmo avariada pois ninguém adivinha como está o carro, apenas o vamos chamar de teste, que tu fizeste vale zero, tu apenas meteste foi o carro em modo de segurança permanente.
Aposto mais no turbo, pois muito provavelmente tem um daqueles turbos ninja, teres danificado algo ou quem adaptou o turbo não faz ideia do que está a fazer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

O turbo esta original nao tem la nada inventado a partida. Mas se fosse geometria pressa ou algo parecido ao tirar a Maf o carro ficava ok. Deveria ter algum sintoma. Posso fazer algum teste a MAF com oVagcom?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Tu ao desligares a maf o carro fica em modo de segurança e usa uma série de valores standard sem usar sensores, usa rpm, tps e pouco mais, ou seja, muitos problemas ficam disfarçados em especial problemas graves em turbos pois o carro deixa de tentar controlar a geometria por ex.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Hoje decidi dar uma vista de olhos no carro a ver se descobria alguma coisa. E o que foi descobrir que o tubo que sai do turbo e vai ao intercooler nao esta totalmente encaixado no turbo e qual o meu espanto aquela abraçadeira de click que encaixa no turbo onde o tubo encaixa esta mal colocada ao contrario. Nao consegui puxa la visto estar ao contrario e agora nem saí vai ser preciso levantá-lo e tentar por baixo. Por isso nao consegui verificar se ao encaixar ele ja ficava a puxar bem. Mas penso que vai ficar e seja esta a causa da falta de força antes das 2000 rpm. Segunda feira já a vou ao mecanico e dou o feedback.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Ainda bem, se for só isso porreiro e se a fuga é grande é normal não andar nada, até é estranho não ser bem audível o ar a sair, normalmente é muito óbvio quando isso acontece.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Silver_Ajm »

Mario_Marques Escreveu: 14 dez 2019, 22:58 Ainda bem, se for só isso porreiro e se a fuga é grande é normal não andar nada, até é estranho não ser bem audível o ar a sair, normalmente é muito óbvio quando isso acontece.
Completamente, só quem nunca furou um tubo do intercooler não sabe o assobio que isso faz, parece um avião a levantar voo... :mrgreen:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Boa noite Malta,
Mesmo prendendo o tubo da admissão continuo sem força em baixas. Mesmo parado se acelarar o carro engasga. No vagcom aparece 2 erros p3102 motor de ponta de redemoinho nenhum sinal e p0102 massa ou volume do circuito do ar baixo valor de entrada.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Apaga os erros todos e vê de novo, quando colocares os erros mete os códigos completos, falta ai informações nesses erros e de preferência com a mensagem de erro em inglês pois essas traduções são sensacionais.
Os erros também não ajudam de muito pois se o turbo tiver problemas pode originar vários problemas e não ter nada a ver com sensores, é preciso ver atenção pois as vezes os erros querem simplesmente dizer que os sensores e ecu estão a trabalhar bem pois estão a detectar coisas que funcionam mal.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Turbo partido

Mensagem por costafjtiago »

Deixei o carro no mecânico a semana toda cheguei la e continua igual. Continua a dizer que não é do turbo que o turbo está ok diz que viu a egr porque ela estava com um sintoma estranho ao relantim estava sempre a abrir e a fechar. Os erros foram apagados e nao voltaram a aparecer. Trouxe para casa o carro mas ele nao esta em condições de andar. Numa subida tenho que ir debagar porque se acelarar ele engasga mesmo entre as 1000 e as 2000 rpm até ja me foi a baixo e faz uma fumaça preta estranha. Se eu conseguir andar acima das 2000rpm 2500rpm sempre esta normal e puxa bem. Vou ver se alguem me emresta uma maf para testar va que ela tenha apanhado oleo quando o turbo partiu e agora esta marada. Senão ja disse ao mecânico que tem de se tirar o turbo fora que andar a dizer que pode ser disto e daquilo não é solução porque estou sem carro para andar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo partido

Mensagem por Mario_Marques »

Não pondo em causa que tenhas realmente problemas, mentaliza-te que andar abaixo de 2300 não é para um vb, é para um turbo bem mais pequeno como o de origem.
Montes de pessoal mete vb e depois da cabo deles pois quer que eles tenham a mesma resposta de um turbo mais pequeno, isso só irá acontecer a sacrificar o turbo e motor bastante que é péssima ideia.
Se o turbo fosse eventualmente novo e original, se o carro não tivesse tido problemas e não te estivesses a queixar de tantos problemas eu dizia-te para passares já ao próximo passo, ajustar a ecu em especial o mapa da n75, como não tens a certeza de nada pode ser muito ma ideia fazer isso, pois pode disfarçar um problema que existe e depois escangalhar-se todo, turbo ou motor.
Por norma, um vb direito monta-se e imediatamente bye bye baixas, mas de resto funciona ok, quem já andou num TDI 150 original direto, sabe perfeitamente que a sair de baixas até às 2300 um TDI de 110cv sai á frente, a magia do vb é que em especial das aí 3500 em diante faz o que os outros turbos originais não fazem.
Á anos que monto vb desde que saíram os golf 4 novis, e tenho á anos no meu carro, até inclusive andei anos com mapa original de vnt15 com o vb montado.

Se procurares na NET vais ver montes de pessoal queixa-se do mesmo, não é defeito, é feito.
Defeitos aparecem sim quando o pessoal tenta contrariar muito isso.

https://forums.tdiclub.com/showthread.php?p=5432766

https://www.briskoda.net/forums/topic/4 ... -no-power/
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder