Downpipe ou desmiolar catalizador

Responder
GOLFBLACKGTI
Beginner
Beginner
Mensagens: 62
Registado: 08 Abr 2010, 15:29

Downpipe ou desmiolar catalizador

Mensagem por GOLFBLACKGTI » 04 Nov 2019, 06:55

Boa noite a todos,
Este assunto e deveras batido, mas como estou em alterar ou trocar turbo original e dar mais um pouco de carga , pretendo opiniao, incialmente pelo que tenho ouvido, demiolar cat, colocar tubo por dentro e ficar lá para que nao possam implicar na ipo.. tenho por outro lado um negocio em que posso aplicar um downpipe feito para o golf 5 1.9tdi, plug and play... assim poupava destruir o catalizador, para futuramente colocar se necesario.. agora questiono se terei problemas a ir ipo com dowpipe, o sera mesmo melhor desmiolar, tubo por dentro e fica la para "inglês ver" :?:

Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 462
Registado: 18 Jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Downpipe ou desmiolar catalizador

Mensagem por Spider_Man_VW » 04 Nov 2019, 08:48

Tenho a 2 anos e pouco downpipe em inox até meio onde encaixa a linha, para já nunca tive problemas na inspeção nem disseram nada.
Eu optei por colocar um silenciador para não se ouvir a descompressão do turbo.

GOLFBLACKGTI
Beginner
Beginner
Mensagens: 62
Registado: 08 Abr 2010, 15:29

Re: Downpipe ou desmiolar catalizador

Mensagem por GOLFBLACKGTI » 04 Nov 2019, 14:52

Obrigado pela partilha de experiencia,ja fui esta manhã a casa de escapes de salientar que foi um trabalho bem executado, cat limpo e tubo por dentro, soldado e novamente no sitio.. impecavel, a nivel som igual, mais solto ligueiramente em baixas, ponta igual☺

Avatar do Utilizador
SuperGolf
Master
Master
Mensagens: 7584
Registado: 19 Dez 2006, 23:18

Re: Downpipe ou desmiolar catalizador

Mensagem por SuperGolf » 08 Nov 2019, 17:48

O tubo por dentro é desnecessário.
Golf IV TDI AJM PD115@ARL 170cvby RL MOTORSPORT
Turbo 1749VB
Embraiagem Sachs Racing
Meu Projecto

Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1176
Registado: 08 Out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Downpipe ou desmiolar catalizador

Mensagem por Golf_4_TDI » 08 Nov 2019, 23:23

SuperGolf Escreveu:
08 Nov 2019, 17:48
O tubo por dentro é desnecessário.
O tubo por dentro não é desnecessário de todo. Sem o tubo fica uma "câmara" de escape cheia de nada agora sem o catalisador ao qual os gases de escape vai escoar aos turbilhões.
Full time
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:

Mario_Marques
Master
Master
Mensagens: 16130
Registado: 18 Nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto|Spn|UK|FR|DE
Contacto:

Re: Downpipe ou desmiolar catalizador

Mensagem por Mario_Marques » 09 Nov 2019, 09:08

Turbilhões :D
Não vai fazer turbilhões, os gases vão seguir o caminho de menor resistência sempre.
Imagem

Imagem
+227Whp+iva(23%) feitos com 100% gasóleo do jumbo :mrgreen: .

SUBA-WHO?

Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1176
Registado: 08 Out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Downpipe ou desmiolar catalizador

Mensagem por Golf_4_TDI » 09 Nov 2019, 12:20

Certo, não discordo. Porque os catalisadores nas panelas normalmente começam em ângulo de 45° ou mais e não num ângulo de 90°? Justamente por causa dessas zonas de recirculação dos fluxos de escape.

https://images.app.goo.gl/oxAS7FRL64QCEor87
https://images.app.goo.gl/3C7A3ZSttwpxSBY37
https://www.learncax.com/knowledge-base ... -converter
Full time
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:

Mario_Marques
Master
Master
Mensagens: 16130
Registado: 18 Nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto|Spn|UK|FR|DE
Contacto:

Re: Downpipe ou desmiolar catalizador

Mensagem por Mario_Marques » 09 Nov 2019, 14:11

O comportamento dos líquidos e gases alterna consoante temperatura, velocidade e restrições, num catalisador tu desejas criar uma pressão mais ou menos uniforme em toda a area disponível bem como estabilizar a temperatura daí eles terem o formato que tem além das condicionantes de espaço disponível e acumulação térmica.
Sem entrar em muitos pormenores, o ar num catalisador sem nada vai reduzir velocidade nessa zona, vai descer temperatura depois vai ser sugado pelo sistema de escape quando em carga.
Até se utiliza bastante criar zonas de baixa pressão nos carros modernos, faz um efeito semelhante a uma expansão usada nas notas 2t e mesmo algumas 4t modernas.
Eu já fiz testes num catalisador de golf mk4 oco em cad e não faz nada de mal tirando ruído extra quando se desacelera e o efeito é redução de temperatura e velocidade de gases naquela zona, os gases seguem sempre o caminho de menor resistência e até ajuda pois consoante o caudal muda o caminho mais fácil.
Imagem

Imagem
+227Whp+iva(23%) feitos com 100% gasóleo do jumbo :mrgreen: .

SUBA-WHO?

Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1176
Registado: 08 Out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Downpipe ou desmiolar catalizador

Mensagem por Golf_4_TDI » 09 Nov 2019, 14:29

Li e tomei nota! Abraço!
Full time
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:

Responder