*Evitem a todo o custo!* HHO em TDI (Pag.3)

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: *Evitem a todo o custo!* HHO em TDI (Pag.3)

Mensagem por Mario_Marques »

Pedro_ls Escreveu:Boa tarde,
Estou realmente interessado em adquirir um destes sistemas, uma vez que não há grande alternativa para o motor diesel... Pelo que vi é possível poupar à volta dos 20% certo? Será que ao instalar corro algum risco de danificar o motor??
Agradeço a atenção.
Se andares a pé, poupas até 100% de combustível.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: *Evitem a todo o custo!* HHO em TDI (Pag.3)

Mensagem por SuperGolf »

Ou biciclete :wink:
Avatar do Utilizador
amorimgb
Beginner
Beginner
Mensagens: 14
Registado: 03 fev 2013, 15:02
Veículos: VW GOLF 1.9 TDI (130 cv)
Localização: Funchal

Re: *Evitem a todo o custo!* HHO em TDI (Pag.3)

Mensagem por amorimgb »

Ou à boleia. ;)
GOLF 1.9 TDI SportLine (130cv)
jpbarrocas
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 13 abr 2013, 20:22

Re: *Evitem a todo o custo!* HHO em TDI (Pag.3)

Mensagem por jpbarrocas »

Perdoem-me por entrar na conversa, mas comercializo equipamentos desses e posso dispôr aqui algumas informações que talvez elucidem esta discussão:

O sistema de geração do gás "Hidróxigénio", vulgo HO, não HHO, pois HHO mais não é que H2O=água, é um sistema, que por electrolise da água produz o gás. Este método, por exemplo, já é usado á mais de cem anos pelos profissionais da ourivesaria para cortar e moldar os metais, pois a sua chama é a chama mais quente e fina que se consegue produzir num maçarico.
Mas voltando ao inicio, a água por si só não é condutora de electricidade, por isso, para que a electrolise funcione, é necessário acrescentar-se sempre algum composto que contenha elementos metalicos, caso do sódio (que se encontra no sal comum (Cloreto de Sódio)) e do potásio.
Este compostos aditivados á água dos depósitos, só servem para a condução da electricidade e nunca vão misturados no gás que vai para o motor.
Houve alguem aqui que fez a experiência de meter aluminio dentro da água aditivada para demonstrar que detiorava o aluminio, mas deixem-me lembrar que as baterias contem acidos bem mais corrosivos e não é por isso que os componentes internos dos motores se estragam. Cada coisa no seu sitio.
Após ser sujeita a corrente electrica, a água vai-se separar (este fenómeno era estudado na escola á 40 anos, é é usado industrialmente para produzir gás, cromagem, etc) e libertar dois tipos de gás: HO e H.
O H é um atomo de hidróxenio e o HO é uma molécula que contem um atomo de Hidrógenio e outro de Oxigènio. É esta mistura que é então dirigida para a admissão de ar dos motores. (Para quem se lembra, os space shutle eram lançados ao espaço e os dois depositos grandes um era de oxigenio e o outro de hidrogenio e a explosão dos jactos dava-se quando se queimava o hidrogénio no oxigénio).

Indo ao que interessa: Resulta ou não na poupança de combustive nos automóveis?
Resulta sempre que se dirigem a profissionais com formação no assunto. A maioria das pessoas, olha para o sistema e acha que é facil de instalar, mas não é definitivamente. Cada modelo de carro é um caso diferente. Existem soluções para quase todos os casos, mas tambem existem casos em que não resulta. Mas, dita-me a experiência que em cada 100 carros existirão 3 ou 4 em que o sistema não funciona e geralmente deve-se, não a problemas mecanicos, mas sim ao modo como as centralinas funcionam.
E se alguem lhes dizer que montam o sistema e vão ter x% de poupança, é utupia, pois cada modelo obtem o seu valor que, e mais uma vez ditada pelas instalações, a poupança vai dos 15% aos 38,5%, dependendo dos modelos.
Problemas que possa causar ao motor:
Nenhuns, desde que bem montado. A combustão do HO e do H resulta em água, mas tambem na combustão da gasolina e do gasóleo existe produção de água e os motores não ficam enferrugados (Quem nunca reparou de manhã, a água a sair dos tubos de escape?)
Outra noção importante - a produção do gás é constante e para que exista poupança, de algum modo a entrada do combustivel original tem que ser diminuida. Como é natural com o aumento da rotação do motor, este começa a pedir mais combustivel e como a produção de gás é constante, ás mais altas rotações o motor não produz o mesmo binário, mas parte-se do principio de que quem quer poupar de certeza que não anda sempre em altas rotações e/ou 160 Km/Hora ou mais.
Espero que tenha respondido a algumas duvidas que vi neste forum.

João Paulo Barrocas
WARXYU
Amateur
Amateur
Mensagens: 299
Registado: 14 jan 2011, 19:02
Veículos: GOLF IV 1.9 TDI

Re: *Evitem a todo o custo!* HHO em TDI (Pag.3)

Mensagem por WARXYU »

Só uma nota, em 100 carros, "3 ou 4" pode não funcionar, dizer que vão ter x% de poupança é utopia mas depois já pode ir dos 15% até aos exactos 38,5%.

:lol:

Coisas...
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: *Evitem a todo o custo!* HHO em TDI (Pag.3)

Mensagem por Cidades »

jpbarrocas Escreveu:Perdoem-me por entrar na conversa, mas comercializo equipamentos desses e posso dispôr aqui algumas informações que talvez elucidem esta discussão:

O sistema de geração do gás "Hidróxigénio", vulgo HO, não HHO, pois HHO mais não é que H2O=água, é um sistema, que por electrolise da água produz o gás. Este método, por exemplo, já é usado á mais de cem anos pelos profissionais da ourivesaria para cortar e moldar os metais, pois a sua chama é a chama mais quente e fina que se consegue produzir num maçarico.
Mas voltando ao inicio, a água por si só não é condutora de electricidade, por isso, para que a electrolise funcione, é necessário acrescentar-se sempre algum composto que contenha elementos metalicos, caso do sódio (que se encontra no sal comum (Cloreto de Sódio)) e do potásio.
Este compostos aditivados á água dos depósitos, só servem para a condução da electricidade e nunca vão misturados no gás que vai para o motor.
Houve alguem aqui que fez a experiência de meter aluminio dentro da água aditivada para demonstrar que detiorava o aluminio, mas deixem-me lembrar que as baterias contem acidos bem mais corrosivos e não é por isso que os componentes internos dos motores se estragam. Cada coisa no seu sitio.
Após ser sujeita a corrente electrica, a água vai-se separar (este fenómeno era estudado na escola á 40 anos, é é usado industrialmente para produzir gás, cromagem, etc) e libertar dois tipos de gás: HO e H.
O H é um atomo de hidróxenio e o HO é uma molécula que contem um atomo de Hidrógenio e outro de Oxigènio. É esta mistura que é então dirigida para a admissão de ar dos motores. (Para quem se lembra, os space shutle eram lançados ao espaço e os dois depositos grandes um era de oxigenio e o outro de hidrogenio e a explosão dos jactos dava-se quando se queimava o hidrogénio no oxigénio).

Indo ao que interessa: Resulta ou não na poupança de combustive nos automóveis?
Resulta sempre que se dirigem a profissionais com formação no assunto. A maioria das pessoas, olha para o sistema e acha que é facil de instalar, mas não é definitivamente. Cada modelo de carro é um caso diferente. Existem soluções para quase todos os casos, mas tambem existem casos em que não resulta. Mas, dita-me a experiência que em cada 100 carros existirão 3 ou 4 em que o sistema não funciona e geralmente deve-se, não a problemas mecanicos, mas sim ao modo como as centralinas funcionam.
E se alguem lhes dizer que montam o sistema e vão ter x% de poupança, é utupia, pois cada modelo obtem o seu valor que, e mais uma vez ditada pelas instalações, a poupança vai dos 15% aos 38,5%, dependendo dos modelos.
Problemas que possa causar ao motor:
Nenhuns, desde que bem montado. A combustão do HO e do H resulta em água, mas tambem na combustão da gasolina e do gasóleo existe produção de água e os motores não ficam enferrugados (Quem nunca reparou de manhã, a água a sair dos tubos de escape?)
Outra noção importante - a produção do gás é constante e para que exista poupança, de algum modo a entrada do combustivel original tem que ser diminuida. Como é natural com o aumento da rotação do motor, este começa a pedir mais combustivel e como a produção de gás é constante, ás mais altas rotações o motor não produz o mesmo binário, mas parte-se do principio de que quem quer poupar de certeza que não anda sempre em altas rotações e/ou 160 Km/Hora ou mais.
Espero que tenha respondido a algumas duvidas que vi neste forum.

João Paulo Barrocas
Viva, ainda bem que apareceu alguém que percebe do assunto. Vamos lá então esclarecer as duvidas sff.

Exacto, a chama do HHO é boa. Mas o problema está mesmo na eficiência da conversão da agua para o HHO, que é muito baixa e há que ter em conta que a "célula" consome energia do motor através do alternador.

Fui eu que meti uma barrinha de alumínio dentro de uma mistura de KOH e água. Discordo quando diz que a mistura não entra no motor, num carro como o meu o reservatório vai ficar sob vácuo, o que vai fazer a mistura evaporar em entrar no motor na forma gasosa.
Exemplo:
Imagem



Você é de onde? Quer fazer alguns testes com o meu carro num banco, usando um deposito de testes para ter uma forma de saber os consumos de combustível de forma precisa?
Se o consumo diminuir 15% ou mais eu assumo a totalidade das despesas(kit hho, combustível para deslocar até si, testes no banco, etc..), caso contrário você paga-me o combustível e os testes no banco. O carro é um Golf 4 TDI, assumo que seja daqueles em que os kits não funcionam...
joaoasduarte
Pro
Pro
Mensagens: 1781
Registado: 04 jan 2007, 14:41
Veículos: MK1 Cabby, MK2 TD, MK2 GTD
Localização: Pombal/Guia

*Evitem a todo o custo!* HHO em TDI (Pag.3)

Mensagem por joaoasduarte »

Boas!
Houve alguem aqui que fez a experiência de meter aluminio dentro da água aditivada para demonstrar que detiorava o aluminio, mas deixem-me lembrar que as baterias contem acidos bem mais corrosivos e não é por isso que os componentes internos dos motores se estragam.
Realmente tens razão, agora tenta ligar o tubo de respiro da bateria a admissão do carro!!!
Sim, porque os vapores de acido da bateria não estragam os componentes internos dos motores porque eles ainda não conseguem sair para o motor pelos cabos da bateria!!!
Após ser sujeita a corrente electrica, a água vai-se separar (este fenómeno era estudado na escola á 40 anos, é é usado industrialmente para produzir gás, cromagem, etc) e libertar dois tipos de gás: HO e H.
O Cloreto de sódio ou de potássio misturado na água desaparece por obra e graça do Divino Espirito Santo, é justo!!!
(Para quem se lembra, os space shutle eram lançados ao espaço e os dois depositos grandes um era de oxigenio e o outro de hidrogenio e a explosão dos jactos dava-se quando se queimava o hidrogénio no oxigénio).
E o depósito para o cloreto de sódio ou de potássio?!?!?!
Também tinha?!?!?!
Como disseste e bem, já levavam os depósitos com os gazes em separado, não tinham o HHO para os produzir!
Menos uma carga de trabalhos!!!

Ponto 2
Só uma pequena questão...
Se isso é assim tão bom, porque é que as marcas de automóveis já não trazem isso de origem!?!?
Temos outras opções que até contribuem para a redução de consumo, mas mesmo assim essa ainda não vem de origem porquê?
É só a minha questão.
E mais, depois de ter montado uma sistema desses da Auto JC num Mercedes ML 2.3, cheguei a conclusão que o fusivel de 20Amp não chegava, mesmo com a concentração baixa e a fazer consumos de 11Amp depois do arranque, não era eu que queria mais um consumo de corrente no meu carro.
O mais que me parece é que esse ganho que vai dar é para compensar a corrente que o sistema vai consumir.
É a minha opinião e vale o que vale.

Ah, já agora, depois do carro limpar com um depósito de agua, não encontrei os sais que misturei na agua no fundo do depósito, presumo que tenham mesmo desaparecido!!!

Abraços!
Imagem
"Vocês receberam de graça; dêem também de graça." Mateus 10:8
LMBM
Rookie
Rookie
Mensagens: 197
Registado: 28 jun 2012, 21:29
Veículos: Golf 1

Re: *Evitem a todo o custo!* HHO em TDI (Pag.3)

Mensagem por LMBM »

boas eu não percebo muito do assunto ,mas pesquisei a algum tempo sobre isso , são células de hidrogénio e curioso como sou fui fazer uma para experiência com 2 barras de inox dentro de um frasco com agua da torneira a uma barra liga-se o positivo da bateria à outra o negativo e na tampa do frasco fiz um furo onde coloquei um tubo por onde ía sair o hidrogénio ,mal se liga os fios á bateria começa logo a produzir hidrogénio só que não se vê o gaz e eu pensei que não estava a resultar e então aproximei lume aquilo mandou uma explosão que apanhei um susto que não foi brincadeira ,se resulta no consumo não sei ,mas que estoira sei que sim,mas encontrão muito material sobre isto se pesquisarem na net como células de hidrogénio,o grande problema do hidrogénio é ser muito instável
Responder