Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Responder
Mega
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 25 abr 2010, 10:50

Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Mega »

Como posso colocar aqui uma foto do meu CB ? Resumidamente o que se passa é o seguinte, dentro da cidade nao ando de gaz colado a tabua, e faz medias de 9/10. Fiz a pouco uma viagem de leiria ao Porto pela A1 e :
- Liguei o CruiseControl ( 140km )
- O ponteiro das rotacoes ia no 2500
- E vim quase sempre com a media nos 7.0

É um TDI 1.9 130cv de 2002 e esta com 250km. Ha cerca de 6 meses fiz-lhe uma limpeza nas tubagens que vai ao turbo e foi para uma casa propria de turbos para reparar a Geometria do turbo e limpar. Gastei 570euros aproximadamente na Volksagen.
Nao sei o que me esta a fazer gastar tanto em gasoleo. Penso que em cidade nao devaria gastar assim tanto, visto nao andar de pe na tabua, mas uma velocidade bastante moderada. E numa viagem daquelas leiria - porto estar a fazer tal media, penso que deveria gastar 5.5 nao ? Gostaria que me ajudasem quais os problemas para tais consumos e como poderei resolver o problema . Informo tambem que este carro nao tem nenhum programacao.
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 560
Registado: 04 dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por bora01 »

Não acho que seja assim um consumo tão alto. Dentro da cidade, sempre no para arranca é normal gastar muito, depende tambem dos percursos que faças.

Um consumo de 7lt em estrada, tambem não acho nenhum disparate, eu fiz 6.4lt/100 numa viagem de lisboa-covilhã e vise-versa, sempre na media dos 140km/h ou pouco mais talvez. Ter em atenção que o carro com o cruise control ligado gasta mais, pela simples razão de que numa subida terá que fazer mais esforço para manter a velocidade, enquanto que se for o condutor a acelerar, vai embalar antes de começar a subir, isto é, preparar-se para a subida.

Mas se achas que os consumos estão altos, começa por verificar os filtros de ar, liga o carro à maquina (vag-com) e verifica se não tens erros, e verifica como está a MAF, começa pelo mais simples até descobrires o problema :wink: e antes de ver isso tudo, faz as contas com caneta e papel para verificares se o consumo está certo com o que marca o CB

Esquece os consumos de 5.5lt, para fazeres essa média, não deverias nunca passar dos 120km/h e maior parte do caminho ias a 100km/h, e tudo o resto é um grande mito :lol: :lol: :lol:


Cump
Mega
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 25 abr 2010, 10:50

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Mega »

Os filtros tenho mudado frequentemente o do ar e do gasoleo, e o filtro do oleo e o oleo. Como verifico o estado do medidor da massa de ar ? Com o programa (vag-com ) ? O unico erro que tenho no carro é un sensor de temperatura avariado ( diseram-me na volksagen que custava 4.. e poucos euros. A vavula n 97 pode entreferir nos consumos ? Ja agora nao sabia que com o cruise control ligado gastava mais, sempre me diseram o contrario e tinha a ideia que gastava menos, uma vez que a velocidade se mantinha sempre igual. Ja me diseram que deveria fazer uma reprogramacao para tentar baixar os consumos.Diseram-me que o turbo se disparace mais cedo, iria ajudar o carro a nao puxar tanto e logo a gastar menos. Algum expert na materia de programacoes que me possa ajudar ?!!
Cump.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por gongasfrs »

amigo pessoalmente e ainda este fim de semana fui de coimbra a lisboa e o carro fez consumo medio da viagem de 5,5l e acredita nao ia a 100 fui sempre 130/140 e o meu carro é um PD130 e nao tenho cruise control... e ixo do cruise control discordo porque tbm ja fui de coimbra a lisboa num jetta que so tem 5 mudanças coloquei o cruise control nos 130 fez a viagem todo ligado e xeguei a lisboa com consumos de 4,9l.. o cruise control ajuda mt e reduz bem os consumos e isto nao tou a dizer que alguem fez fui eu mesmo que fiz mas claro so acreditas se quizeres..

agora quanto ao teu caso é assim o carro demora te a aquecer?? porque é assim podes ter o termoestato colado e o carro demora mt a chegar aos 90º e enquanto nao xegar la o carro consome te mais.. eu tinha esse problema mas sinceramente nao notava o carro a consumir mais so o notava que demorava mesmo mt a aquecer e as vezes a andar devagar a temperatura ate descia.. troquei o termoestato colocquei G12 e ta novo.. depois liguei ao VAG COM e descobri que o sensor tbm nao anda nos melhores dias porque ja por 2 vezes que ele ficou tipo maluco.. mas quando começar a fazer mais vezes ai mudo o sensor...

cumpr
fafe
Amateur
Amateur
Mensagens: 494
Registado: 20 jul 2007, 22:32
Veículos: Golf IV PD100
Localização: Aveiro/Figueiró Dos Vinho

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por fafe »

Boas de facto esta a beber um pouco fora do normal. Começa pelo sensor de temperatura pois ja que esta a dar erro, pode dar a informação errada na centralina, pode mandar mais debito de combustível. Se o termostato nunca foi mudado troca. Depois vê os resultados.
Cumps
GOLF IV TDI PD100 A maquina :wink: :D 8)
GOLF VI TDI 1.6 105 :evil: :x :?
PEUGEOT 207 1.4 16V 90CV :| :| :|
VOLVO V40 2.0D 120cv Ocean Race :D 8) :mrgreen:
Imagem
nozes
Expert
Expert
Mensagens: 726
Registado: 18 jan 2009, 21:23
Veículos: Golf GTD mk2/Peugeot 308 SW Ehdi/Citroen Berlingo 1.6 HDI
Localização: Viseu

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por nozes »

qual é o sensor que falam? é aquele que fica junto ao fitro de ar?
Kaos
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 24 jun 2010, 23:48
Veículos: Vw Jetta Mk5

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Kaos »

Ta a fazer os mm consumos que o meu, e o meu é um 1.9 150cv 4motion e eu por vezes puxo um bocadinho por ele. :P
vw Jetta MK5 2.0 TDI
Feedback viewtopic.php?f=117&t=59458
Projecto viewtopic.php?f=20&t=68887
"Prefiro viver um dia como um lobo, que uma vida como um cordeiro"
PoucoPower
Pro
Pro
Mensagens: 1162
Registado: 09 set 2010, 13:07
Veículos: VW Golf TDI 150
Localização: Oeiras/Cacém/Ferragudo

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por PoucoPower »

Nunca na vida esse carro faz consumos de 9/10. Cruise Control ligado a 100Km/h na AE em 6a a consumir 5,0 com o meu PD150.

De resto, não te sei ajudar quanto ao problema. Vê se o ponteiro da temperatura tem um comportamento normal, por exemplo.
Mega
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 25 abr 2010, 10:50

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Mega »

gongasfrs Escreveu:amigo pessoalmente e ainda este fim de semana fui de coimbra a lisboa e o carro fez consumo medio da viagem de 5,5l e acredita nao ia a 100 fui sempre 130/140 e o meu carro é um PD130 e nao tenho cruise control... e ixo do cruise control discordo porque tbm ja fui de coimbra a lisboa num jetta que so tem 5 mudanças coloquei o cruise control nos 130 fez a viagem todo ligado e xeguei a lisboa com consumos de 4,9l.. o cruise control ajuda mt e reduz bem os consumos e isto nao tou a dizer que alguem fez fui eu mesmo que fiz mas claro so acreditas se quizeres..

agora quanto ao teu caso é assim o carro demora te a aquecer?? porque é assim podes ter o termoestato colado e o carro demora mt a chegar aos 90º e enquanto nao xegar la o carro consome te mais.. eu tinha esse problema mas sinceramente nao notava o carro a consumir mais so o notava que demorava mesmo mt a aquecer e as vezes a andar devagar a temperatura ate descia.. troquei o termoestato colocquei G12 e ta novo.. depois liguei ao VAG COM e descobri que o sensor tbm nao anda nos melhores dias porque ja por 2 vezes que ele ficou tipo maluco.. mas quando começar a fazer mais vezes ai mudo o sensor...

cumpr
Ele por acaso nao demora aquecer, uns 5 minutos por ai e depois mantem sempre no meio ( 90º ) . O unico erro que deu no vag é o sensor de tempetarura avariado, sera por isso ? Esses consumos que o teu faz sera o mais correcto e logico, pois quando comprei o carro ha 3 anos atras , fiz uma viagem a Franca sempre auto-estrada a fazer 130/140 e foi a consumir 5.5. Por isso agora algo muito mal se passa e noto muito na carteira. Preciso mesmo de ajuda urgente
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Mario_Marques »

Mega Escreveu:
Ele por acaso nao demora aquecer, uns 5 minutos por ai e depois mantem sempre no meio ( 90º ) . O unico erro que deu no vag é o sensor de tempetarura avariado, sera por isso ? Esses consumos que o teu faz sera o mais correcto e logico, pois quando comprei o carro ha 3 anos atras , fiz uma viagem a Franca sempre auto-estrada a fazer 130/140 e foi a consumir 5.5. Por isso agora algo muito mal se passa e noto muito na carteira. Preciso mesmo de ajuda urgente

ta ai o teu problema dos consumos, um deles, o sensor, esse sensor da info p controlo de mistura
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por gongasfrs »

amigo tenta começar pelo sensor, depois andas um tempo e vez, mas tipo faz a media num papel tipo 40l fazem X kms e depois vez a media, se continuar a fazer valores altos ve se tens a tua EGR toda babada de oleo que esteja a trabalhar bem ou assim..

cumpr
Mega
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 25 abr 2010, 10:50

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Mega »

gongasfrs Escreveu:amigo tenta começar pelo sensor, depois andas um tempo e vez, mas tipo faz a media num papel tipo 40l fazem X kms e depois vez a media, se continuar a fazer valores altos ve se tens a tua EGR toda babada de oleo que esteja a trabalhar bem ou assim..

cumpr

É verdade por acaso tenho a EGR um pouco babada de oleo, mas sempre diseram-me que era normal sair por aquele respiro.. No entanto quando limparam essas tubagens ficou limpinha. Como posso evitar para nao babar oleo ? Cump.
Mega
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 25 abr 2010, 10:50

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Mega »

fafe Escreveu:Boas de facto esta a beber um pouco fora do normal. Começa pelo sensor de temperatura pois ja que esta a dar erro, pode dar a informação errada na centralina, pode mandar mais debito de combustível. Se o termostato nunca foi mudado troca. Depois vê os resultados.
Cumps
Entao devo trocar o sensor de temperatura que esta a dar erro e dises para trocar tambem o termostato ? Qual termostato ? Onde se situa ? Nunca troquei nada disso.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por gongasfrs »

Mega Escreveu:
gongasfrs Escreveu:amigo tenta começar pelo sensor, depois andas um tempo e vez, mas tipo faz a media num papel tipo 40l fazem X kms e depois vez a media, se continuar a fazer valores altos ve se tens a tua EGR toda babada de oleo que esteja a trabalhar bem ou assim..

cumpr

É verdade por acaso tenho a EGR um pouco babada de oleo, mas sempre diseram-me que era normal sair por aquele respiro.. No entanto quando limparam essas tubagens ficou limpinha. Como posso evitar para nao babar oleo ? Cump.
isso babadas andam quase todas a minha tbm anda mas anda pouco, agora se babar mt pode ja nao funcionar e ai dizem que gasta mais gasoleo... ha quem tape o buraco do respiro mas nao sei ate que ponto isso é bom...
Avatar do Utilizador
gorytarrafa
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 30 out 2019, 06:45
Veículos: VW Golf IV 1J5 130

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por gorytarrafa »

gongasfrs Escreveu: 07 fev 2011, 08:58 amigo tenta começar pelo sensor, depois andas um tempo e vez, mas tipo faz a media num papel tipo 40l fazem X kms e depois vez a media, se continuar a fazer valores altos ve se tens a tua EGR toda babada de oleo que esteja a trabalhar bem ou assim..

cumpr
Olá boas , eu sei que o topico é antigo mas precisava mesmo de ajuda ,recentemente comprei um golf iv variant Tdi com motor de 130cv , eu sei que ainda é o meu 1* carro a diesel e como andei semprte com carros a gasolina ate agora tenho que começar a conduzir de maneira diferente mas ate me tenho adaptado muito bem mas tenho notado que os consumos no computador de bordo estão super altos , eu dentro da cidade não ando a puxar feito maluco e diariamente dá-me consumos de 12L aos 100, as vezes até vai aos 14-15l sem puxar muito, no instantaneo nem se fala ás 3-4000 RPM as vezes vai até aos 40l/100. A carrinha já conta com quase 300.000klm , notei que tenho a valvula EGR toda babada como falaram acima , a minha pergunta é qual das peças poderá fazer com que dê esses valores tão altos , sensor de temperatura avariado ou a dar as ultimas , valvula EGR ? Ela tem o relenti certinho e de motor parece excelente ,ate agora não tenho problemas é so mesmo estes consumos altos . Agradecia alguma ajuda visto ser noob nestas andanças dos Tdi.
Responder