Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Responder
paull
Expert
Expert
Mensagens: 771
Registado: 15 dez 2010, 17:48
Veículos: Golf IV, Chevrolet Matiz
Localização: lisboa,sintra

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por paull »

ok compreendo arranjando um dador vale apena apenas meter o ic do golf 5 e tudo resto do pd 150?
visto o do golf 5 ser mais largo
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por Mario_Marques »

Ou eu não percebi o que queres dizer ou não leste/percebeste o que escrevi, o ic frontal dos golf mk5 é fisicamente idêntico ao do golf mk4 TDI 150, excepto o das versões com dpf de mk5 que esse é diferente.
O ic é sempre a peça mais fácil de se arranjar, novo não é sequer muito caro, o que fica caro é as tubagens originais e todas as peças que é preciso mudar para quem quiser ter a montagem 100% original, isso é que fica caro e dá trabalho.

E na maioria dos casos não vais buscar nem sequer 10cv apos teres gasto uma pipa de massa.

Esta imagem em baixo é do teste feito pelo fabricante do ic, é de um golf mk4 1.8 20v t, neste tipo de carros um ic faz uma diferença grande ao contrário dos diesel na maioria dos casos, pois nestes motores há risco de pré ignição e detonação o que te obriga a reduzir Boost e ignição se não tiveres um bom ic, o teste é com o ic original e com um ic bom e tubagens no valor de 900euros, basicamente con 900euros ganhou o que se vê em baixo, se tivesse metido um turbo mais eficiente, provavelmente nem precisava de trocar ic e fazia muito mais potência se o resto acompanhasse, obviamente perdia em dirigibilidade se fosse para esta opção, mas no que toca a potência saia a ganhar muito mais.

Eu não estou a dizer que um ic melhor é mau, nada disso, bem pelo contrário, mas convém é perceber o que se precisa realmente para não estares a gastar dinheiro á sorte e imaginar coisas que não vão acontecer, ou tentar com o ic disfarçar problemas que são originados por outras coisas.
E também te vou dizer mais, o meu golf está mais potente e rápido que esse do dyno e para já não preciso de arrefecimento adicional, só troquei na altura de ic quando realmente tive uma grande necessidade em que justificava meter, agora, para a maioria das situações normais de dia a dia não justificava.

Um dos motivos de os carros modernos trazerem alta artilharia de IC prende-se especialmente com emissões e o facto de por causa disso muitas vezes usarem turbos pequenos quase no limite deles, o que faz ser necessário usar um ic de muito maior capacidade pois o ar irá aquecer muito mais que o normal

É preciso também entender que a importância de um ic num motor a gasolina turbo é bem diferente da de um diesel turbo, por causa de muita gente ver um gasolina turbo com altos ic acha que isso é uma regra que se aplica a tudo na vida, a partir de 50 graus num gasolina já se começa a ficar preocupado, num diesel é algo que uma pessoa não tem de se preocupar.
Anexos
ICTEST2_1080x.jpeg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
FlavioMk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 10 abr 2021, 06:38
Veículos: Golf 4

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por FlavioMk4 »

Mario_Marques Escreveu: 11 jan 2020, 23:22 Não tenho as referências, caso optes pelo ic S3 os teus tubos dão para aproveitar, só tens de cortar as camisas com os bloqueios e depois usar abraçadeiras.
Caso optes pelo ic original podes usar os conectores que falei, há empresas que vendem ou eBay, compra bons é um conselho, outra hipótese é mandares fazer no torneiro, depois tens de fazer o mesmo processo, remover as camisas e prender os conectores nos teus tubos originais.
Outra hipótese mais barata....funciona mas não é nada bom, desengordurar tudo bem, meter silicone resistente a óleo, mais tarde consegues remover os tubos na mesma caso necessário, óbviamente com dificuldade.
Há também umas abraçadeiras especiais para instalar para manter os tubos no lugar, em tempos cheguei a fazer algumas.

Os conectores que falo são deste gênero, se forem bons prepara uns 80e no mínimo por peça mas é remédio Santo.

Imagem

As abraçadeiras é algo deste gênero
Imagem





Boas consegues me dizer onde consigo comprar desses conectores ou se tens pra venda
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por Lfmm »

Merece a pena um intercooler deste tipo e marca?

Qualidade/Preço.

https://www.forgemotorsport.co.uk/Unive ... --674.html
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por Mario_Marques »

Estava no eBay UK, á poucos dias atrás á venda um kit forge frontal específico de golf 4 completo por cerca de 80 libras.
O material forge é conhecido por ser do melhor do mercado e isso é inteiramente verdade pelo menos até á data, se vale a pena esse modelo em particular isso já são outros 500 como se costuma dizer, se quisesses fazer isso de uma forma rigorosa e profissional/engenharia, terias de saber a capacidade específica do modelo de intercooler e terias de saber exatamente a capacidade que necessitas, a segunda opção que é o que toda a gente faz, meter lá o maior possível, tentar, rezar, mexer tudo e mais alguma coisa até que funcione mais ou menos bem. :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por Mario_Marques »

FlavioMk4 de momento só tenho o de ligação a turbos e não faço intenções de produzir mais pois não há procura, podes comprar isso por ex na Darkside, só uma nota, por experiência própria, o material Darkside as vezes precisa de algum "aperfeiçoamento" pois ainda deve vir meio em fase protótipo :lol:
Era comum, não sei se entretanto já resolveram isso, ter de se cortar e fazer ajustes para as peças deles encaixarem, mas mesmo assim recomendo.
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 07 jul 2021, 21:21 Estava no eBay UK, á poucos dias atrás á venda um kit forge frontal específico de golf 4 completo por cerca de 80 libras.
O material forge é conhecido por ser do melhor do mercado e isso é inteiramente verdade pelo menos até á data, se vale a pena esse modelo em particular isso já são outros 500 como se costuma dizer, se quisesses fazer isso de uma forma rigorosa e profissional/engenharia, terias de saber a capacidade específica do modelo de intercooler e terias de saber exatamente a capacidade que necessitas, a segunda opção que é o que toda a gente faz, meter lá o maior possível, tentar, rezar, mexer tudo e mais alguma coisa até que funcione mais ou menos bem. :D
Por acaso não sabes qual o link Mário?

Será este:
https://www.ebay.com/itm/183074899391?h ... SwxM5ahFGW

mas são quase 800€ e não envia para Portugal.

Isto daria para aplicar num vw bora?
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
FlavioMk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 10 abr 2021, 06:38
Veículos: Golf 4

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por FlavioMk4 »

Mario_Marques Escreveu: 07 jul 2021, 21:24 FlavioMk4 de momento só tenho o de ligação a turbos e não faço intenções de produzir mais pois não há procura, podes comprar isso por ex na Darkside, só uma nota, por experiência própria, o material Darkside as vezes precisa de algum "aperfeiçoamento" pois ainda deve vir meio em fase protótipo :lol:
Era comum, não sei se entretanto já resolveram isso, ter de se cortar e fazer ajustes para as peças deles encaixarem, mas mesmo assim recomendo.
Abraço
Desculpa lá chatear te Mário mas não me podes mandar o link é que eu queria colocar isso que assim mantinha na mesma o estilo oem e resolvia os problemas das tubagens
Elas não saltam fora porque aparafusei as e meti cola preta e toda a volta do tubo porém ele rasga junto ao encaixe metálico
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por Mario_Marques »

Tu vais ter de medir no teu carro o que precisas exatamente, pois há várias medidas dessas peças e são todas muito parecidas, fácilmente compras a medida errada se não tiveres esse cuidado, tens de medir e ver exatamente qual precisas e se possível contacta-os por e-mail.

https://www.darksidedevelopments.co.uk/ ... 4%22%5D%5D

Uma coisa, meter parafusos é a pior coisa a fazer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por Mario_Marques »

Vou deixar alguns vídeos daquilo que estou sempre a tentar explicar, que o tamanho do intercooler não é tão importante como a construção do mesmo ou os materiais usados, estes vídeos mostram bem aquilo que tento dizer pois comparam coisas de dimensões semelhantes em situação controlada e que dá para ver as diferenças em números reais das diferenças.

Este primeiro vídeo é muito interessante e mostra logo alguns pontos importantes, o tipo de material de que são feitos, a quebra de pressão e diferença em performance, é preciso ter atenção que o efeito num carro diesel é muito diferente de um carro a gasolina, os ganhos no diesel são extremamente pequenos quando comparado a um carro a gasolina.



Aqui neste caso é o ic chino vs um original:



O famoso IC XXL chino




Original vs material chino



Quem tiver ainda dúvidas recomendo ler o que está escrito para trás, relembro, obviamente muita gente não me conhece de lado nenhum mas eu sou formado e tenho uns bons anos de experiência neste ramo de performance e automóveis não tanto ao nível de estrada mas numa gama profissional onde tudo conta e so se quer o melhor, não estou a tentar vender um intercooler a ninguém, muito pelo contrário, não tenho interesse, estou apenas a informação, tentar partilhar alguma informação que na altura que não tinha experiência e ninguém me informou me saiu bem caro descobrir por mim mesmo, no fundo estou a ajudar a que não cometam os erros de muita gente que os comete diariamente.

Outra coisa, muita gente mete ic sem realmente precisar, outra tanta mete porque acha que vai ganhar aquilo que nunca vai, o efeito de um IC num diesel é bem diferente de um motor a gasolina onde pode ocorrer detonação e pré ignição, e as vezes também há problemas de aquecimento porque as pessoas já estão acima da eficiência do turbo e não há IC algum que vá curar isso, bem como nenhum IC vai curar uma injeção completamente mal configurada/ajustada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
FlavioMk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 10 abr 2021, 06:38
Veículos: Golf 4

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por FlavioMk4 »

Eu tou a bem dizer original
E quero manter o máximo o aspecto original
Tenho um golf 4 com um 1756 hibrado com injeção be e ic do 150
A questão é que as tubagens arrebentam me junta a peça metálica …
Queria resolver as fugas e tubos que arrebentam sem perder o aspecto original
O que pretendo fazer e meter ic s3 e manter as tubagens de admicao originais e as outras em inox
Não sei se é possível ou não mas nada como tentar
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por Mario_Marques »

O 1756 hibridado com esses injectores era completamente escusado, esses injectores não são os "verdadeiros" injectores de TDI 150, ou seja, eles saem nos últimos tdi 1.4 tdi e 1.9 tdi 130 e 150 que já vêm castrados por causa das normas ambientais, têm uma capacidade muito inferior que os AL dos primeiros tdi 130/150, o 1756 original chegava e sobrava para os injectores que tens, ao hibrida-lo, possivelmente perdeste muito mais que aquilo que poderás ganhar.

O teu carro é um 150 original? Se for, o Ic do s3 é de certa forma uma boa escolha(sempre original!) se queres mesmo trocar o ic, se não queres, há outras formas, num tdi 150 original prefiro sempre recuperar o que tiver de ser recuperado do que modificar coisas.
Ao meteres o Ic do s3 eliminas 2 conectores rápidos, depois, normalmente o ponto mais fraco das tubagens dos tdi 150 é a ligação entre o tubo que sai do turbo e o tubo de alumínio, costuma rasgar o alumínio, o que eu pessoalmente faço ai é soldar/reforçar a zona onde rasga e mantenho o sistema original, o segundo ponto fraco é na ligação á EGR, para ai também existe conectores que podes adaptar, os conectores, eu costumo contruir umas abraçadeiras duplas que reforçam a zona para não abrir mais, é importante também ter tudo bem fixo e que a a curva de entrada de pressão do turbo esteja bem controlada, muita gente rebenta tubagens porque não faz manutenção, tem má fixação e ela vibra demasiado acabando por ceder, ou muitas vezes por terem a curva de controlo de pressão do turbo muito brusca, quando assim é está sempre a partir pelo ponto mais fraco, se não for uma tubagem será outra coisa qualquer.
Se tiveres interesse, e se fores do porto, eu tenho restos do meu carro, algumas tubagens de TDI 150 usadas em bom estado que não vou mais utilizar, ou podes procurar na tua zona no mercado de usados, mas a minha recomendação se é um 150 original é manteres o mais original possível só assim um carro desses tem algum valor e interesse.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
FlavioMk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 10 abr 2021, 06:38
Veículos: Golf 4

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por FlavioMk4 »

Boas sr Mário
Se você me puder ajudar agradecia se quiser dou lhe o meu número e falamos no privado e trocamos umas ideias
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo, eu posso ajudar por aqui no fórum, desde que não seja nada relacionado com vendas ou afins pois isso é exclusivo para a área de classificados e não para aqui, de resto a informação que for técnica/mecânica e que ajude neste problema trata-se aqui mesmo no fórum e fica disponível para qualquer pessoa que eventualmente precise ou venha a precisar um dia.

Fica aqui outra opção para quem não quiser comprar na darkside:
https://chargertech.de/aluminium-couple ... pipes.html
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
FlavioMk4
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 10 abr 2021, 06:38
Veículos: Golf 4

Re: Intercooler frontal k marcas meter e dimensões??

Mensagem por FlavioMk4 »

Sim compreendo
Eu sou de Penafiel Porto
Dava sempre pra uma pessoa tomar um cafezito é uma pessoa trocar de ideias e se você quisesse ficava lhe com os tubos
Responder