Falha de Motor...Injectores/cabeça??

Responder
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Falha de Motor...Injectores/cabeça??

Mensagem por SuperGolf »

O Mário tem total razão.
O meu turbo tinha um desses roletes ou parafuso defeituoso...e a geometria falhava em baixas...

Duas soluções:
:arrow: Meter uma anilha em aço nos três
:arrow: "Raspar" a geometria, de forma a se tornar mais fina, meio mm.

São soluções que não sei até que ponto funcionam.
No meu caso levou geometria nova e os tais parafusos.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falha de Motor...Injectores/cabeça??

Mensagem por Mario_Marques »

Super o problema de qualquer uma das sugestões que colocaste, já testei, não funciona, primeiro, aquilo trabalha com tolerâncias muito justas e se alteras uma coisa, tens de corrigir tudo, e depois sobre isso ainda tens a expansão causada pela temperatura, segundo, altera o fluxo/dinâmica do movimento dos gases, o turbo até pode ficar "aceitável" mas nunca fica bom.

Atenção que eu só referi algumas coisas, na verdade há muito mais, trabalhei muitos anos com turbos, fazia o serviço na casa de turbos onde os reparava e uma coisa que aprendi é que geralmente as coisas são mais complicadas que o que os olhos conseguem ver, é preciso equipamentos próprios, é preciso valores de referência, etc, hoje em dia parece fácil, aquilo até tem poucas peças, mas o segredo daquilo está nas tolerâncias coisa que a olho não se consegue ver de tão pequenas que são.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Falha de Motor...Injectores/cabeça??

Mensagem por SuperGolf »

Mário, e sei do que estás a falar e concordo plenamente.
A dança entre tolerâncias e calor, é muito complicada......
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falha de Motor...Injectores/cabeça??

Mensagem por Mario_Marques »

Quanto mais material tiras mais as peças sofrem com o calor, maior a folga, pior funciona, além de que passar Lixa por ex na geometria, aquilo tem um revestimento na superfície do material, ao lixar, tira isso.
Aquilo dos roletes que falei, funciona e resolve, tudo o resto, para mim não vale o trabalho e nunca vi funcionar, só remedeia.
Além de que um turbo pode ter imensos problemas e não apenas a geometria encravada, a geometria encravada é quase sempre sim o resultado de outras coisas mal e a fazem encravar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Falha de Motor...Injectores/cabeça??

Mensagem por ruipsantos »

Mario_Marques Escreveu: 01 fev 2021, 23:09 Todos têm esses roletes, mas só os dos vnt15 se aplicam ao que descrevi em cima.
Tem atenção a outra coisa que escrevi, os problemas no turbo podem apenas ser resultado de outros problemas antes dele, o turbo "come" com o que sai dos cilindros, se só sair lixo não adianta de nada andar focado no turbo que por mais que se triste ou meta novos só se está a enterrar dinheiro, o facto de tremer, e outras coisas não é provocado pelo turbo, um motor diesel tem de trabalhar bem sem turbo, o turbo é um complemento para dar potencia extra.
No meu caso acredito que no motor esteja tudo ok,visto isto começar a aparecer depois dos 100mil.

Na altura fiz uma experiencia,com o tubo de vacuo do actuador da geometria desligada,por mais que acelara-se a fundo o problrema nao se manifestava. Assim que conectava o tubo o problema voltava.Daí eu suspeitar do turbo.
Encontrei um mecanico (zona de oliveira de frades/viseu)que também andava as voltas com o mesmo problema,depois de limpo o turbo,um mês de pois voltava ao mesmo
Mario_Marques Escreveu: 01 fev 2021, 23:09A única situação em que o turbo causa realmente problemas graves no motor é se tiverem mexido no ângulo da geometria e estiver agora a travar a saída dos gases de escape, mas em condições normais isso nunca devia acontecer.
Já apanhei carros que já iam na oitava tentativa de reparação de turbo em 1 ano, os turbos nunca tiveram nenhum problema, o que saia do motor é que dava cabo deles e mais tarde levava á sua falha total.
Já foi a tres anos a ultima vez que desmontei o turbo,mas fiquei com a ideia que aquilo de ajustes só tinha o parafuso de "batente" da geometria....
Mario_Marques Escreveu: 01 fev 2021, 23:09Hoje em dia para esses turbos já não há peças originais á venda, o que há é concorrência e com qualidade inferior e depois tens sempre o problema de fazer tudo funcionar direito, pois o turbo ilude muita gente com a sua aparente simplicidade, um vnt tem de ser afinado com medição de fluxo e velocidade de gases, a base dum vnt moderno é aerodinâmica, mal ajustado não dá rendimento ou da rendimento mas causa problemas que só a longo prazo aparecem.
Raios..nao tenho sorte nenhuma...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falha de Motor...Injectores/cabeça??

Mensagem por Mario_Marques »

ruipsantos, quando desligas o tubo de vácuo, a geometria deixa de funcionar, o turbo só faz uma pressão mínima residual, a leitura no sensor map e maf baixam pois o turbo não gera caudal, e a info dia sensores dá indicação á ecu para ajustar a injeção a isso, logo não se vê nada, além de que se insistires muito fica em modo de segurança, desligar coisas não é um diagnóstico.

Além dos problemas na própria geometria, podes por ex ter demasiado atrito no próprio veio da turbina que é comum em carros com poucos kms em especial se não levaram sempre óleos sintéticos e mudados a tempo e horas, é o suficiente para causar imensos problemas e a única forma de saberes é num vsr, pois a olho não sabes se ele te faz 80mil rpm ou 150mil rpm.

Grande parte dos problemas dos turbos são causados por o que referi antes, problemas no próprio motor/gestão/ajustes do motor e injecao e o sistema de lubrificação, tirando isto falha do próprio turbo é algo muito pouco frequente, isto falando em turbos originais.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Falha de Motor...Injectores/cabeça??

Mensagem por ruipsantos »

Mario_Marques Escreveu: 02 fev 2021, 19:35 Quanto mais material tiras mais as peças sofrem com o calor, maior a folga, pior funciona, além de que passar Lixa por ex na geometria, aquilo tem um revestimento na superfície do material, ao lixar, tira isso.
Aquilo dos roletes que falei, funciona e resolve, tudo o resto, para mim não vale o trabalho e nunca vi funcionar, só remedeia.
Além de que um turbo pode ter imensos problemas e não apenas a geometria encravada, a geometria encravada é quase sempre sim o resultado de outras coisas mal e a fazem encravar.
a primeira vez que limpei o meu turbo ,limpei a base de diluente,limpa travoes etc...aquilo estava tudo "amarelinho"(zincagem...),pouco tempo deppois como o problema voltara o consecionario da vw aconselhou-me a ir a uma casa ca em viseu que reparava turbos,assim fiz .
Depois deles desmontarem o turbo,chamaram-me para eu ver as peças e informaram-me que o turbo estava em boas condiçoes,que nao tinha nada.
Mas já que estava aberto faziam novamente uma limpeza.
Aceitei,mas quando me apercebi do erro já era tarde demais...tinham levado algumas péças ao jacto de areia :evil: ...
Responder