Perda de liquido no vaso de expansão

Responder
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Perda de liquido no vaso de expansão

Mensagem por DriveMix »

Boas carissimos.
O meu golf IV 1.9 TDI de 90 Cv anda me a perder anticongelante pelo vaso de expansão.
Tenho reparado que de casa para o trabalho (10km) ao chegar ao trabalho vai me pingando qualquer coisinha e hoje dei me ao trabalho de ver melhor e acontece que o vaso ficou cheio de anticongelante até ao cimo e ao chegar ao cimo do vaso verteu todo. Já tive um problema de colaça num Golf V e perdia o liquido mas evaporava para dentro do motor por micro fuga na cabeça, mas este golf IV apenas me deita é a agua fora e tem se notado quando está mais calor e ando um bocado com ele.

O que poderá ser isto? Os tubos estão normais, moles.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Perda de liquido no vaso de expansão

Mensagem por Mario_Marques »

DriveMix recomendo dares uma vista de olhos aos imensos tópicos que já existe sobre esse assunto, pois tem muita informação já disponível, muita coisa já respondida, muitos problemas semelhantes.

Outra recomendação é claro não andares assim, não andares com muitas experiências que o mais certo é não darem em nada e agravarem o problema a um ponto que não tem solução.

O básico é verificar se há fugas, que implica ver todo o circuito de ponta a ponta, teste químico para ver se não te saiu novamente a mesma rifa que no golf 5, garantir que o sistema está bem sangrado e não há nem pressão excessiva nem a falta dela, o sistema tem de ter obviamente pressão a quente a não ser que tenha uma fuga...

Fugas típicas nesse motor, na zona do termostato em especial se teve já a bomba injetora a verter, na flange de lado na cabeça por cima da caixa de velocidades, isto são as únicas fugas "normais" por desgaste, depois a bomba de água, um dos radiadores, vaso e tampa do vaso, etc, é preciso ver tudo em condições.

Uma coisa importante, nunca de forma nenhuma meter água, nunca meter líquido com o motor quente, sangrar sempre o circuito.

E novamente, verifica os tópicos que já existem sobre isso, pois vão possivelmente responder a algumas dúvidas.

Conselho agora de profissional, não facilitar, não há nada pior que um motor que levou um esquentamento, nunca mais fica 100%
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Re: Perda de liquido no vaso de expansão

Mensagem por DriveMix »

Falta de água nunca teve, ando sempre atento a que baixe e muito menos deixei que me acendesse a luz mas isso possivelmente também não diz muito.
Vou mandar verificarem tudo e ver se não será o circuito mal sangrado.
Se for circuito mal sangrado ele vai passar a água toda para o vaso ou o que acontece?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Perda de liquido no vaso de expansão

Mensagem por Mario_Marques »

Para o circuito estar mal sangrado era necessário ter havido alguma intervenção no circuito para deixar entrar ar ou haver uma fuga.

O líquido tem bom aspecto? O odor do líquido parece normal?

Tu podes levar um esquentamento no motor e nem dar por ela, o sensor que mede a temperatura é na cabeça do lado do condutor, só mede a temperatura ali e também tem um tempo de resposta lento e a sensibilidade não é das melhores.
O teste quimico que sugeri também deve estar no topo das prioridades, se der positivo sabes logo que há uma passagem e que vai precisar de ser aberto.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Re: Perda de liquido no vaso de expansão

Mensagem por DriveMix »

O líquido está na cor dele e sem cheiro amormal.
Para aí há 1 mês foi trocado um tubo que liga na cabeça do motor ao radiador se assim posso explicar e é óbvio que como se verteu o anti congelante foi novamente atestado ao limite. Agora sangrado é que não foi que me referiram que não era necessário sangrar. Verdade ou não?
Vou verificar o básico e em seguida o teste químico para se verificar isto bem haver.
Testar tampa, termostato e ver.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Perda de liquido no vaso de expansão

Mensagem por Mario_Marques »

Sempre que se faz uma intervenção no sistema de refrigeração deve-se obrigatoriamente sangrar, pois só assim se garante que não fica ar preso em nenhum lado, depois de sangrado, deixa-me arrefecer, ajusta-se novamente o nível e fecha-se.
É normal depois disto poder haver pequenas variações no nível no vaso, pois a quente o líquido e o ar do vaso expandem e a frio contrai, pois com as diferenças de temperatura altera a densidade e consequentemente a pressão, mas estas alterações são sempre dentro das marcas de nível do vaso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
DriveMix
Rookie
Rookie
Mensagens: 92
Registado: 14 out 2018, 01:43
Veículos: VW Golf V 2.0 | VW Golf IV 90cv
Localização: Bragança

Re: Perda de liquido no vaso de expansão

Mensagem por DriveMix »

Mario_Marques Escreveu: 24 ago 2021, 00:18 Sempre que se faz uma intervenção no sistema de refrigeração deve-se obrigatoriamente sangrar, pois só assim se garante que não fica ar preso em nenhum lado, depois de sangrado, deixa-me arrefecer, ajusta-se novamente o nível e fecha-se.
É normal depois disto poder haver pequenas variações no nível no vaso, pois a quente o líquido e o ar do vaso expandem e a frio contrai, pois com as diferenças de temperatura altera a densidade e consequentemente a pressão, mas estas alterações são sempre dentro das marcas de nível do vaso.
O que acontece é mesmo isso, a quente o liquido expande até hà parte onde ele depois baza. Não é no topo do copo mas é um pouco abaixo do topo.
Para sangrar este circuito, onde é?
Tinham me referido que não era necessário sangrar e não se sangrou..
Responder