fuga oleo... anilha do bujon

Responder
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 489
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

fuga oleo... anilha do bujon

Mensagem por Jackyl »

Boas.
hoje reparei em umas manchas de oleo no chão, e andei a ver qual dos carros era e era a carrinha golf.
tive a tirar a proteção do carter para ver se onde era a fuga. tava tudo sujo de oleo.
tive a limpar e passado umas 2 horas depois de ter limpo, eis onde tinha uma gota a crescer... no parafuso do bujon, quando tudo à volta estava limpo.

Na ultima muda de oleo (à 2000 kms), fui eu que troquei o oleo.
comprei na altura, parafuso e anilha nova para evitar chatices... e na volta...
mas é estranho. quando tive a tirar o oleo, o oleo só saiu quando tirei a totalidade do parafuso.

dei um ligeiro aperto agora, mas foi muito pouco. tenho receio de apertar demasiado e partir o parafuso (já me aconteceu uma vez, mas foi diferente. o parafuso estava fragil). mas parece que passadas umas horas, nota-se ali um brilho na parte debaixo do parafuso (entre a anilha e o parafuso). ou seja, é capaz de não estar a vedar a 100%, e o motor está frio. com o oleo quente e mais liquido, é capaz de começar a verter mais.

não me apetecia estar a colocar silicone ali. alias, nem faz sentido fazer isso.
agora a pergunta de maçarico...
existe algo que possa fazer para evitar a perda de oleo por ali até à proxima muda? (algum truque de mecânico que eu desconheça)?
se aliviar e voltar a apertar se calhar ainda faz pior, não?

e já agora, o que fiz de mal? (o que falhou)

obrigado.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: fuga oleo... anilha do bujon

Mensagem por Mario_Marques »

O parafusos novo que colocaste foi original? Limpaste a superfície do cárter antes de apertar e foi apertado com chave dinamométrica?
Tu partir o parafuso não partes :D , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 489
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: fuga oleo... anilha do bujon

Mensagem por Jackyl »

Mario_Marques Escreveu: 16 jul 2021, 14:38 O parafusos novo que colocaste foi original? Limpaste a superfície do cárter antes de apertar e foi apertado com chave dinamométrica?
Tu partir o parafuso não partes :D , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
Não, comprei na loja das peças.
limpei, e apertei à mão.

obrigado
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 489
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: fuga oleo... anilha do bujon

Mensagem por Jackyl »

Mario_Marques Escreveu: 16 jul 2021, 14:38 O parafusos novo que colocaste foi original? Limpaste a superfície do cárter antes de apertar e foi apertado com chave dinamométrica?
Tu partir o parafuso não partes :D , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
Mas estando o parafuso a fazer força, o problema ali é a anilha, ou estou a pensar mal?
existe algum truque que possa fazer, ou só mesmo trocar a anilha e parafuso?

obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: fuga oleo... anilha do bujon

Mensagem por Mario_Marques »

Jackyl Escreveu: 16 jul 2021, 14:53
Mario_Marques Escreveu: 16 jul 2021, 14:38 O parafusos novo que colocaste foi original? Limpaste a superfície do cárter antes de apertar e foi apertado com chave dinamométrica?
Tu partir o parafuso não partes :D , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
Não, comprei na loja das peças.
limpei, e apertei à mão.

obrigado
E era exatamente igual, vendo mesmo ao pormenor o parafuso, a rosca, a espessura e diametro da anilha? as vezes não são iguais e depois não vão apertar nem vedar corretamente e quando o pessoal os tenta apertar mais as vezes até acabam por danificar o cárter, depois o resto da historia já se sabe como é, tirar óleo, tirar cárter.......
É preferível um original usado que um novo apertado com chave din que um novo de concorrência.
Agora não tens muito a fazer, podes tentar apertar um pouco mais mas se correr mal ja sabes o resultado, o truque era na montagem limpar mesmo tudo bem, montar o parafuso certo, ver se não havia danos na superfície ou rosca e apertar de chave dinamométrica de preferência.
Agora uma coisa é, se o parafusos não é igual, em especial se tiver anilha de cobre, ai terás mesmo de o substituir, nem vale a pena tentares apertar pois vai correr mal.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 489
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: fuga oleo... anilha do bujon

Mensagem por Jackyl »

Mario_Marques Escreveu: 16 jul 2021, 15:47
Jackyl Escreveu: 16 jul 2021, 14:53
Mario_Marques Escreveu: 16 jul 2021, 14:38 O parafusos novo que colocaste foi original? Limpaste a superfície do cárter antes de apertar e foi apertado com chave dinamométrica?
Tu partir o parafuso não partes :D , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
Não, comprei na loja das peças.
limpei, e apertei à mão.

obrigado
E era exatamente igual, vendo mesmo ao pormenor o parafuso, a rosca, a espessura e diametro da anilha? as vezes não são iguais e depois não vão apertar nem vedar corretamente e quando o pessoal os tenta apertar mais as vezes até acabam por danificar o cárter, depois o resto da historia já se sabe como é, tirar óleo, tirar cárter.......
É preferível um original usado que um novo apertado com chave din que um novo de concorrência.
Agora não tens muito a fazer, podes tentar apertar um pouco mais mas se correr mal ja sabes o resultado, o truque era na montagem limpar mesmo tudo bem, montar o parafuso certo, ver se não havia danos na superfície ou rosca e apertar de chave dinamométrica de preferência.
Agora uma coisa é, se o parafusos não é igual, em especial se tiver anilha de cobre, ai terás mesmo de o substituir, nem vale a pena tentares apertar pois vai correr mal.
não é de cobre. é da mesma cor do parafuso.
ou seja... é deixar andar a controlar e limpando até à revisão.

obrigado.. e já sei, comprar parafuso e anilha nova na vw.

obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: fuga oleo... anilha do bujon

Mensagem por Mario_Marques »

Deves ver também se a superfície onde aperta a anilha está boa, quero com isto dizer, se não está torta, suja, riscada e é muito importante usar a força de aperto correta, sem ter chave dinamometrica requer alguma sensibilidade para não apertar nem de menos nem demais, apertar demais da mau resultado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: fuga oleo... anilha do bujon

Mensagem por SuperGolf »

Em ultimo recurso, num torneiro fazer nova rosca e meter um parafuso novo.
Responder