Boas.
hoje reparei em umas manchas de oleo no chão, e andei a ver qual dos carros era e era a carrinha golf.
tive a tirar a proteção do carter para ver se onde era a fuga. tava tudo sujo de oleo.
tive a limpar e passado umas 2 horas depois de ter limpo, eis onde tinha uma gota a crescer... no parafuso do bujon, quando tudo à volta estava limpo.
Na ultima muda de oleo (à 2000 kms), fui eu que troquei o oleo.
comprei na altura, parafuso e anilha nova para evitar chatices... e na volta...
mas é estranho. quando tive a tirar o oleo, o oleo só saiu quando tirei a totalidade do parafuso.
dei um ligeiro aperto agora, mas foi muito pouco. tenho receio de apertar demasiado e partir o parafuso (já me aconteceu uma vez, mas foi diferente. o parafuso estava fragil). mas parece que passadas umas horas, nota-se ali um brilho na parte debaixo do parafuso (entre a anilha e o parafuso). ou seja, é capaz de não estar a vedar a 100%, e o motor está frio. com o oleo quente e mais liquido, é capaz de começar a verter mais.
não me apetecia estar a colocar silicone ali. alias, nem faz sentido fazer isso.
agora a pergunta de maçarico...
existe algo que possa fazer para evitar a perda de oleo por ali até à proxima muda? (algum truque de mecânico que eu desconheça)?
se aliviar e voltar a apertar se calhar ainda faz pior, não?
e já agora, o que fiz de mal? (o que falhou)
obrigado.
fuga oleo... anilha do bujon
-
- Amateur
- Mensagens: 489
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: fuga oleo... anilha do bujon
O parafusos novo que colocaste foi original? Limpaste a superfície do cárter antes de apertar e foi apertado com chave dinamométrica?
Tu partir o parafuso não partes , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
Tu partir o parafuso não partes , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
-
- Amateur
- Mensagens: 489
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: fuga oleo... anilha do bujon
Não, comprei na loja das peças.Mario_Marques Escreveu: ↑16 jul 2021, 14:38 O parafusos novo que colocaste foi original? Limpaste a superfície do cárter antes de apertar e foi apertado com chave dinamométrica?
Tu partir o parafuso não partes , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
limpei, e apertei à mão.
obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 489
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: fuga oleo... anilha do bujon
Mas estando o parafuso a fazer força, o problema ali é a anilha, ou estou a pensar mal?Mario_Marques Escreveu: ↑16 jul 2021, 14:38 O parafusos novo que colocaste foi original? Limpaste a superfície do cárter antes de apertar e foi apertado com chave dinamométrica?
Tu partir o parafuso não partes , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
existe algum truque que possa fazer, ou só mesmo trocar a anilha e parafuso?
obrigado
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: fuga oleo... anilha do bujon
E era exatamente igual, vendo mesmo ao pormenor o parafuso, a rosca, a espessura e diametro da anilha? as vezes não são iguais e depois não vão apertar nem vedar corretamente e quando o pessoal os tenta apertar mais as vezes até acabam por danificar o cárter, depois o resto da historia já se sabe como é, tirar óleo, tirar cárter.......Jackyl Escreveu: ↑16 jul 2021, 14:53Não, comprei na loja das peças.Mario_Marques Escreveu: ↑16 jul 2021, 14:38 O parafusos novo que colocaste foi original? Limpaste a superfície do cárter antes de apertar e foi apertado com chave dinamométrica?
Tu partir o parafuso não partes , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
limpei, e apertei à mão.
obrigado
É preferível um original usado que um novo apertado com chave din que um novo de concorrência.
Agora não tens muito a fazer, podes tentar apertar um pouco mais mas se correr mal ja sabes o resultado, o truque era na montagem limpar mesmo tudo bem, montar o parafuso certo, ver se não havia danos na superfície ou rosca e apertar de chave dinamométrica de preferência.
Agora uma coisa é, se o parafusos não é igual, em especial se tiver anilha de cobre, ai terás mesmo de o substituir, nem vale a pena tentares apertar pois vai correr mal.
-
- Amateur
- Mensagens: 489
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: fuga oleo... anilha do bujon
não é de cobre. é da mesma cor do parafuso.Mario_Marques Escreveu: ↑16 jul 2021, 15:47E era exatamente igual, vendo mesmo ao pormenor o parafuso, a rosca, a espessura e diametro da anilha? as vezes não são iguais e depois não vão apertar nem vedar corretamente e quando o pessoal os tenta apertar mais as vezes até acabam por danificar o cárter, depois o resto da historia já se sabe como é, tirar óleo, tirar cárter.......Jackyl Escreveu: ↑16 jul 2021, 14:53Não, comprei na loja das peças.Mario_Marques Escreveu: ↑16 jul 2021, 14:38 O parafusos novo que colocaste foi original? Limpaste a superfície do cárter antes de apertar e foi apertado com chave dinamométrica?
Tu partir o parafuso não partes , danificas é a rosca do cárter que é de alumínio se não tiveres cuidado.
limpei, e apertei à mão.
obrigado
É preferível um original usado que um novo apertado com chave din que um novo de concorrência.
Agora não tens muito a fazer, podes tentar apertar um pouco mais mas se correr mal ja sabes o resultado, o truque era na montagem limpar mesmo tudo bem, montar o parafuso certo, ver se não havia danos na superfície ou rosca e apertar de chave dinamométrica de preferência.
Agora uma coisa é, se o parafusos não é igual, em especial se tiver anilha de cobre, ai terás mesmo de o substituir, nem vale a pena tentares apertar pois vai correr mal.
ou seja... é deixar andar a controlar e limpando até à revisão.
obrigado.. e já sei, comprar parafuso e anilha nova na vw.
obrigado
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: fuga oleo... anilha do bujon
Deves ver também se a superfície onde aperta a anilha está boa, quero com isto dizer, se não está torta, suja, riscada e é muito importante usar a força de aperto correta, sem ter chave dinamometrica requer alguma sensibilidade para não apertar nem de menos nem demais, apertar demais da mau resultado.
- SuperGolf
- Moderador
- Mensagens: 9352
- Registado: 19 dez 2006, 23:18
Re: fuga oleo... anilha do bujon
Em ultimo recurso, num torneiro fazer nova rosca e meter um parafuso novo.