Intercooler Seat Sport

Responder
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler Seat Sport

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 30 jun 2021, 21:40 Esse IC da algum trabalho e não fica muito bem posicionado num golf 4, se não quiseres andar a recuar a frente, cortar para-choques, etc, para ter espaço para poder baixa-lo sem cortar muito, mais de metade do IC vai ficar tapada e só fica uma porção bem pequena exposta, os suportes tem de ser fabricados bem como as tubagens todas, não dá para utilizar do Ibiza, a barra tem de ser cortada e feito um reforço em condições.
É um bom intercooler para o Ibiza e derivados dele, complicado para um golf 4, o Ibiza, polo, Fabia são todos abertos na frente, o ic fica super exposto, num golf 4 fica muito tapado e tem sempre as complicações de espaço.
Mas a verdade é que qualquer intercooler da algum trabalho a aplicar, é uma questão de haver vontade.
Eu queria colocar um intercooler com as 2 bocas para o mesmo lado pois é mais facil adaptar a tubagem.
Alternativas?

Aceitam-se sugestões.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler Seat Sport

Mensagem por Mario_Marques »

Algumas alternativas, nenhuma delas é económica, trocar tudo para o tdi 150, comprar um kit especifico que saibas que o corte e costura é mínimo(não há muita coisa assim no mercado), fabricar um ic á medida/modificar um ic bom para ser o mais fácil de instalar possível.
A maioria dos ic's de dupla passagem têm algumas desvantagens quando comparados a um ic pararelo, a quebra de pressão é maior, geralmente o dobro comparando volume igual, bem como perdem bastante velocidade de ar e precisam de ser muito bem ventilados.

Imagem

Imagem
Imagem

Se tentares visualizar na tua cabeça o espaço e forma do ic do cupra num golf mk4 vais perceber que não é assim tão direto quanto isso.

Para mim a melhor opção é cada vez mais fazer algo especifico para ter o mínimo de modificações possível, meter tubos nem me me importa, agora cortar peças, á uns anos para mim era quase na boa, hoje em dia já não tenho coragem de estar a estragar estes carros se estiverem ainda direitos, algumas peças já não são fáceis de repor.
Na foto pode não parecer muito mas o ic do cupra no golf mk4 não cabe entre a barra e a frente, é preciso modificar logo ai, o ibiza como disse tem muito mais espaço que o golf e tem essa zona muito melhor ventilada, no golf não vais ter nem perto da eficiência do ic quando montado num ibiza.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler Seat Sport

Mensagem por Lfmm »

O ideal era um Intercooler que fosse por baixo da barra metalica mas aí tinha uma saída para cada lado.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler Seat Sport

Mensagem por Lfmm »

68,5º num dia de 28º de temperatura ambiente andando 2 a 3 km prego à chapa é muito não é para um ARL com intercooler do AJM na cava da roda?
E se puxar qualquer mudança numa nacional rapidamente atinge 60º.

Levantando o pé em 1 minuto passa para 45º.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler Seat Sport

Mensagem por Mario_Marques »

Mais que isso faz um Ibiza 6l TDI 130 original.
Isso não é um arl com um intercooler 115, isso é um 115 com um motor arl montado, faz muita diferença esse detalhe.
O valor pode ser bom ou mau dependendo do turbo que tem, da pressão que faz, por quanto tempo a faz(regime de rpm)e quanto tempo andou a fundo, mas parece bom, 1 minuto é que parece demasiado tempo para essa descida, geralmente leva uns segundos apenas a fazer essa descida, mas lá está, depende do que disse em cima, pois se o turbo estiver ajustado em "stage burn" :mrgreen: demora a descer a temperatura.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler Seat Sport

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 23 jul 2021, 00:22 Mais que isso faz um Ibiza 6l TDI 130 original.
Isso não é um arl com um intercooler 115, isso é um 115 com um motor arl montado, faz muita diferença esse detalhe.
O valor pode ser bom ou mau dependendo do turbo que tem, da pressão que faz, por quanto tempo a faz(regime de rpm)e quanto tempo andou a fundo, mas parece bom, 1 minuto é que parece demasiado tempo para essa descida, geralmente leva uns segundos apenas a fazer essa descida, mas lá está, depende do que disse em cima, pois se o turbo estiver ajustado em "stage burn" :mrgreen: demora a descer a temperatura.
O motor é um ARL original em tudo GT1749VB com a minha caixa DRW e centralita 150cv original sem repro. Do 150 só falta o intercooler pois já tem travagem 150. Tenho em mente uma repro soft 175/180cv mas ai ja o intercooler não deve dar conta do recado.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler Seat Sport

Mensagem por Mario_Marques »

Então por esse fio de raciocínio já fiz uns quantos tdi 150 e golfs cupra, r32, gti 180cv, gti 225, etc :lol:
Ter essas peças não faz do carro um 150, nunca deixa de ser um 115 com um motor diferente e percebes bem isso se andares num 150 original ou se fores ao ETKA ver todas as diferenças entre um 150 de fabrica e o teu, até no chassis muda coisas(chassis sport), e a caixa do 150 faz muita diferença que é logo a coisa que quase ninguém mete, um 150 é muito mais que um golf normal com um motor diferente, até as grelhas do para-choques são diferentes e quase ninguém repara nisso, é um carro especial, fazer uma replica 100% fiel é extremamente caro e difícil e mesmo assim nunca seria um 150 :wink:
Atenção, não estou a desvalorizar o que fizeste, pois acho que fizeste muito bem, apenas há é que separar as coisas, são coisas diferentes, não estou a dizer neste ponto que é melhor ou pior, apenas que são coisas distintas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler Seat Sport

Mensagem por Lfmm »

Sei exatamente quais são as diferenças pois tenho outro vw bora em casa este sim um 150cv de origem. É tanto que as pessoas que me vêem com eles pensam que só tenho 1. Neste tenho a saia frontal do 150 e a suspensão é molas do 150. As únicas diferenças visíveis são os faróis de xénon bancos em cabedal e as jantes long Beach. A nível de motor neste momento são equivalentes apesar de eu saber que este aquece mais quando se puxa por ele.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler Seat Sport

Mensagem por Mario_Marques »

Eu não estou a falar só em diferenças visíveis, estou a falar em detalhes alguns que as vezes até são bem grandes de mecânica, são diferentes entre ambos os carros e muito difíceis ou caros de replicar, por exemplo, uma coisa tão simples mas tão diferente, que quem não sabe olha e acha que é igual.

Imagem[/url]

Não leves a mal, mas eu já faço isso á muitos anos, não estou a dizer que sou melhor, mas é um facto que tenho muito mais experiencia e conhecimento nessa área que muita gente, obviamente não sei tudo, mas tenho obrigação de saber mais que a maioria dos entusiastas pois é o meu trabalho.
Se fores ver ao detalhe, vais ver que uma quantidade de peças e pecinhas daqui e dali mudam, algumas fazem diferença grande na condução, não é apenas um carro normal com um motor diferente enfiado, eu não acho que justifique trocar realmente tudo, pois isso também seria um exagero, mas é preciso distinguir as coisas, isso é como o pessoal dos hondas que faz conversões, depois vais a ver por exemplo e um chassis original de um type-r tem as soldaduras todas reforçadas um normal convertido não tem, por mais visualmente perfeito que esteja.
Já os 115 entre elas há 3 gerações com diferenças entre eles significativas, há diferenças nos ARL de ano para ano, entre um AJM e um ARL ainda pior.


Mas voltando á Raiz do tópico, devias ver porque demora tanto a descer a temperatura, essa descida está a demorar mais que o normal, normalmente em andamento a resposta de variação é rápida, se o intercooler estiver sujo por fora ou por dentro, alhetas tortas, guias de ar mal instaladas, grelhas ou farois de nevoeiro(há quem meta) a obstruir, não tem a resposta habitual, mas o valor em si, atendendo em especial que se tens a ecu do 150 está a fazer bem mais pressão que um 115, essas temperaturas são melhores que o que um 115 original faz(falo em golf, que é o que conheço valores de cabeça, nos bora não sei se cabeça, apesar de ser o mesmo ic a forma do carro é diferente e isso pode ou não ter efeito no resultado para melhor ou pior).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Intercooler Seat Sport

Mensagem por Daniel_mkiv »

Boas, andava agora a dar uma vista de olhos pelo market place no face e encontrei o ic que precisas seat sport com 2 bocas para o mesmo lado, procura la ou entra em contacto comigo que envio te o anúncio
Responder