Travagem 312 + 256 em golf iv

Responder
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Boas, estou a pensar fazer upgrade de 280mm para 312mm, apenas tenho uma dúvida, quais as chapas usadas ? O tamanho ao certo? No autodoc aparece as chapas para audi s3 iguais as que estao no meu carro, para discos 280, tenho um amigo que fez a mesma alteração recentemente e a chapa que ele comprou era igual a da travagem anterior.. e ja agora, para trás para meter os discos 256mm quais as chapas indicadas tambem? Ja procurei bastante mas nao consigo encontrar... se alguem puder ajudar, algum part number ou qualquer coisa que me leve ao material indicado agradeço, pois queria colocar tudo direitinho...andar sem chapas nao é uma coisa que esteja nos planos, em ultimo caso uso as que tenho na travagem atual, apenas nao protege a totalidade do disco 312..nao sei se afetará alguma coisa...
Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

As chapas originais dos carros que trazem 312mm de fabrica sao super pequenas, muito mais pequenas que dos outros carros, só cobrem mesmo as rótulas e pouco mais.
Nessa foto coloquei umas 288mm de golf mk4 e umas mangas 312mm de S3, como dá para ver são bem diferentes.
Atrás a história é semelhante, o que eu pessoalmente faço é ajustar as proteções originais para caber o disco sem roçar, meto na prensa hidráulica e altero a forma, há quem corte, eu não recomendo cortar.
Não te iludas com o facto de os travões serem grandes, se queres o carro a travar mais não é a melhor solução, se queres o carro a travar mais tens de aumentar o poder de travagem (atrito) e não o tamanho, o tamanho não te vai meter o carro a travar muito mais pouco vai fazer, só te vai aumentar a capacidade térmica que raramente é o problema da maioria das pessoas e vai aumentar o peso á roda que é algo que não se pretende.
Anexos
P_20170309_191553.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 14 jun 2021, 09:27 As chapas originais dos carros que trazem 312mm de fabrica sao super pequenas, muito mais pequenas que dos outros carros, só cobrem mesmo as rótulas e pouco mais.
Nessa foto coloquei umas 288mm de golf mk4 e umas mangas 312mm de S3, como dá para ver são bem diferentes.
Atrás a história é semelhante, o que eu pessoalmente faço é ajustar as proteções originais para caber o disco sem roçar, meto na prensa hidráulica e altero a forma, há quem corte, eu não recomendo cortar.
Não te iludas com o facto de os travões serem grandes, se queres o carro a travar mais não é a melhor solução, se queres o carro a travar mais tens de aumentar o poder de travagem (atrito) e não o tamanho, o tamanho não te vai meter o carro a travar muito mais pouco vai fazer, só te vai aumentar a capacidade térmica que raramente é o problema da maioria das pessoas e vai aumentar o peso á roda que é algo que não se pretende.
Sinceramente a minha ideia nem é ter um poder de travagem muiiito maior... atualmente tenho 280 com ate power disc, pastilhas cerâmicas e linhas ebc em malha de aço, e ate acho que ficou uma "boa" travagem... apenas gosto da parte estética, de ver a jante um pouco mais cheia.. mas pelo que dizes as chapas entao sao bastante idênticas? Posso comprar as que aparece no autodoc, que fica idêntico aos 280/288?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

As chapas, olha para a foto e tira a tua conclusão, aquilo nos S3 pouca coisa tem e a manga de eixo do s3 e outros carros que saem de fabrica com 312mm não é igual as dos carros com 280 e 288 apesar de nos que tem 288 poderes instalar um disco de 312mm e o suporte de pinça para 312mm.
Se já tens umas chapas de 288 não compres outras.
A parte estética, pessoalmente não noto grandes diferenças, tenho aqui 2 carros na oficina, mesmas jantes, e ambos o mesmo modelo de pneu, um tem 288, outro 312, a olhar não noto qualquer diferença, a diferença na foto é do ângulo da foto, da cor do disco e da cor da pinça, são apenas 24mm de diferença no diâmetro, numa coisa tão grande mal se nota e o que os tem mais pequenos, na foto parece que tem maiores pelas cores, já de 280 para 312mm nota-se bem, não só o diâmetro como a área do disco é diferente, que até é o que causa mais impacto visual.
É preciso pensar bem nisto, pois aumenta significativamente o peso á roda que vai fazer o carro mais lento, gastar mais combustível, obriga a ter uma roda suplente de 16", causa mais desgaste mecânico, os custos são mais elevados, e o efeito visual não é o que se pretende ao mexer num sistema de segurança.
Anexos
IMG_20210614_134449_2.jpg
IMG_20210614_134304_5.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 14 jun 2021, 13:46 As chapas, olha para a foto e tira a tua conclusão, aquilo nos S3 pouca coisa tem e a manga de eixo do s3 e outros carros que saem de fabrica com 312mm não é igual as dos carros com 280 e 288 apesar de nos que tem 288 poderes instalar um disco de 312mm e o suporte de pinça para 312mm.
Se já tens umas chapas de 288 não compres outras.
A parte estética, pessoalmente não noto grandes diferenças, tenho aqui 2 carros na oficina, mesmas jantes, e ambos o mesmo modelo de pneu, um tem 288, outro 312, a olhar não noto qualquer diferença, a diferença na foto é do ângulo da foto, da cor do disco e da cor da pinça, são apenas 24mm de diferença no diâmetro, numa coisa tão grande mal se nota e o que os tem mais pequenos, na foto parece que tem maiores pelas cores, já de 280 para 312mm nota-se bem, não só o diâmetro como a área do disco é diferente, que até é o que causa mais impacto visual.
É preciso pensar bem nisto, pois aumenta significativamente o peso á roda que vai fazer o carro mais lento, gastar mais combustível, obriga a ter uma roda suplente de 16", causa mais desgaste mecânico, os custos são mais elevados, e o efeito visual não é o que se pretende ao mexer num sistema de segurança.
Na tua opinião achas que devo manter os 280? Ou se meter 312 quais os cuidados a ter? Para ficar tudo em ordem?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

Não te estou a dizer que deves ou não meter, pois isso só de ti depende, o que te estou a dizer é que tem o lado bom e o mau e fazer isso só por estética não acho que seja uma boa ideia e por performance também sei que há outras opções boas antes de se partir por esse caminho.
Cuidados especiais, vê o estado dos rolamentos e cubos, se as mangas que vais usar tiverem vindo de um carro de um país tipo Inglaterra, vê se não estão podres, andam ultimamente muitas mangas á venda que se desfazem aos bocados, é um perigo, renovar os casquilhos e guias das pinças também não é nada má ideia ou mesmo renovar a pinça toda se tiver sinais de ferrugem.
De resto é montar e siga, a jante 16 suplente convém teres para o caso de teres um furo num pneu da frente, ou então tens de tirar uma roda traseira, passar para a frente e meter a suplente atrás.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 14 jun 2021, 16:04 Não te estou a dizer que deves ou não meter, pois isso só de ti depende, o que te estou a dizer é que tem o lado bom e o mau e fazer isso só por estética não acho que seja uma boa ideia e por performance também sei que há outras opções boas antes de se partir por esse caminho.
Cuidados especiais, vê o estado dos rolamentos e cubos, se as mangas que vais usar tiverem vindo de um carro de um país tipo Inglaterra, vê se não estão podres, andam ultimamente muitas mangas á venda que se desfazem aos bocados, é um perigo, renovar os casquilhos e guias das pinças também não é nada má ideia ou mesmo renovar a pinça toda se tiver sinais de ferrugem.
De resto é montar e siga, a jante 16 suplente convém teres para o caso de teres um furo num pneu da frente, ou então tens de tirar uma roda traseira, passar para a frente e meter a suplente atrás.
Eu no meu trabalho limpo tudo com jato de areia e compro logo rolamentos, cubos, embolo da pinça, guias, tudo novo... tal como fiz para o meu amigo que falei que montou...a partida deve ficar minimamente bom..
Mas quais as outras opções boas antes de seguir e por os 312?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

Os cubos, se esses estiverem bons(não passar jato de areia nem neles nem nas caixas dos rolamentos.....!!!!) é preferível aproveitar os originais usados que meter novos de concorrência.
Se tu queres encher a jante com travões não tens de facto muitas outras escolhas económicas a não ser realmente os 312mm, se queres ganhar performance de travagem é que a conversa é outra, mas meter umas pastilhas xpto de alta performance, visualmente vai ficar exatamente igual, a diferença é que vai travar mais(isto do vai tem muito que se lhe diga).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 14 jun 2021, 17:50 Os cubos, se esses estiverem bons(não passar jato de areia nem neles nem nas caixas dos rolamentos.....!!!!) é preferível aproveitar os originais usados que meter novos de concorrência.
Se tu queres encher a jante com travões não tens de facto muitas outras escolhas económicas a não ser realmente os 312mm, se queres ganhar performance de travagem é que a conversa é outra, mas meter umas pastilhas xpto de alta performance, visualmente vai ficar exatamente igual, a diferença é que vai travar mais(isto do vai tem muito que se lhe diga).
A minha ideia seria meter provavelmente ebc (discos e pastilhas) na travagem 312, ja tive em 280 e aquilo travava muiiito bem mesmo...em relação aos cubos, muito provavelmente sim, irei aproveitar estes...visto que ele nao estao maus...a mecher secalhar metia so rolamentos novos entao, pois os que veem na travagem é um incógnita...podem estar bons e durar uns anos como podem estar maus e durar meia duzia de km..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

Um carro com sistema de 280mm com EBC red ou outras do gênero trava mais que um carro com 312mm mas pastilhas normais, o tamanho só por si não te aumenta o atrito em nada.
Em baixo é um teste das hawk mas acontece sensivelmente o mesmo com outra marca qualquer, como da para ver em alguns casos tem mais do dobro do atrito e una resistência á temperatura muito superior, também as vezes mais do dobro.

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 14 jun 2021, 21:24 Um carro com sistema de 280mm com EBC red ou outras do gênero trava mais que um carro com 312mm mas pastilhas normais, o tamanho só por si não te aumenta o atrito em nada.
Em baixo é um teste das hawk mas acontece sensivelmente o mesmo com outra marca qualquer, como da para ver em alguns casos tem mais do dobro do atrito e una resistência á temperatura muito superior, também as vezes mais do dobro.

Imagem
Eu ao montar os 312 tinha ideia de meter ebc para exprimentar... alem da estética dos discos tenho boas experiências com esse material...
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 14 jun 2021, 21:24 Um carro com sistema de 280mm com EBC red ou outras do gênero trava mais que um carro com 312mm mas pastilhas normais, o tamanho só por si não te aumenta o atrito em nada.
Em baixo é um teste das hawk mas acontece sensivelmente o mesmo com outra marca qualquer, como da para ver em alguns casos tem mais do dobro do atrito e una resistência á temperatura muito superior, também as vezes mais do dobro.

Imagem
Boas mario, podes me informar se os suportes traseiros da travagem 256 sao iguais? O da esquerda da para meter na roda direita e o direito da para meter na roda esquerda?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

256mm Caliper Carrier right 1JO 615 425 E
256mm Caliper Carrier left 1JO 615 426 E
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 16 jun 2021, 21:35 256mm Caliper Carrier right 1JO 615 425 E
256mm Caliper Carrier left 1JO 615 426 E
Isso quer dizer que sao diferentes certo?🤣
Nao sabes onde posso comprar dois, para aplicar em golf 4, sem ter de usar os espacadores?
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Travagem 312 em golf iv

Mensagem por gongasfrs »

Tens de comprar os do leon cupra r
Responder