Travagem 312 + 256 em golf iv

Responder
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 278
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 24 jul 2021, 22:12 Tens aqui uma foto de um original, é igual ao meu, a zona que vai á pinça é em malha de aço de origem, a zona que passa no eixo é em borracha.
Imagem
Eu comprei o kit ebc de malha de aco, trazia para a frente e esses centrais, so nao trazia esse comprimido que ate vem agarrado ao eixo...
Vou tentar comparar esse com os do autodoc... pode ser que de para perceber
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18478
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

Normalmente os kits não trazem porque de origem é em malha de aço/rigido e não é um tubo sujeito a movimento sequer, logo não fazia sentido estar a trocar uma coisa por outra igual, se fores ver marcas "Premium" tipo a Hel, goodridge, sparco, neuspeed, supreme, tarox, stoptech, etc, nenhum kit trás esses porque não faz sentido troca-los, não são peças sujeitas sequer a movimento, podes pesquisar no tio google e vais ver que é sempre assim, e é precisamente porque não faz grande sentido trocar a não ser quem quer estourar dinheiro ou realmente precisa por ter danos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 278
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 24 jul 2021, 22:29 Normalmente os kits não trazem porque de origem é em malha de aço/rigido e não é um tubo sujeito a movimento sequer, logo não fazia sentido estar a trocar uma coisa por outra igual, se fores ver marcas "Premium" tipo a Hel, goodridge, sparco, neuspeed, supreme, tarox, stoptech, etc, nenhum kit trás esses porque não faz sentido troca-los, não são peças sujeitas sequer a movimento, podes pesquisar no tio google e vais ver que é sempre assim, e é precisamente porque não faz grande sentido trocar a não ser quem quer estourar dinheiro ou realmente precisa por ter danos.
Então achas seguro manter este "velho"?
O meu medo é, como a pinça vai ficar mais distante um pouco, ele tem de ser alterado de posição, e pode começar a abrir fissuras, a borracha aparenta estar já ressequida, qualquer movimento poderá começar a abrir
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18478
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

No teu caso particular não te sei responder pois não sei como está o teu, mas desde cerca de 2004 ate aos dias de hoje já fiz algumas centenas de aplicações desses travões, e só em casos muito especiais é que não reaproveitei esse segmento, o que trocava era a união de borracha que passa no eixo, que esse tubo sim, esta sujeito a movimentos constantes da suspensao, agora o da pinça so se mexe para trocar discos e pastilhas, isto nos 2wd.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 278
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 25 jul 2021, 00:21 No teu caso particular não te sei responder pois não sei como está o teu, mas desde cerca de 2004 ate aos dias de hoje já fiz algumas centenas de aplicações desses travões, e só em casos muito especiais é que não reaproveitei esse segmento, o que trocava era a união de borracha que passa no eixo, que esse tubo sim, esta sujeito a movimentos constantes da suspensao, agora o da pinça so se mexe para trocar discos e pastilhas, isto nos 2wd.
Ok, obrigado Mário, vou ver a melhor opção :)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18478
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

Em cima não te respondi a uma coisa, e a explicação que dei também pode induzir em erro pois não está na verdade muito correta porque o que te vai alterar é a relação dinâmica e não a relação do sistema hidráulico(também altera mas não tanto), mas no fundo, isto é o que acontece num carro 4wd extremamente bem dimensionado e calculado, no golf 4, a coisa é obviamente muitíssimo pior, o carro não tem peso atrás, não tem transmissões ligadas as rodas traseiras, nem tem comprimento de traseira....há muito mais fatores em jogo do que só os travões em si, suspensão tem um papel fundamental na forma como a travagem vai ser dinamicamente distribuída, os pneus, as pastilhas, etc.
Imagem

Uma explicação grossa :lol:


Agora, sinceramente, isso vai-te causar algum transtorno no teu dia-dia? sinceramente acho que não!! :!:
Na grande maioria dos casos, pois pouca gente está na verdade realmente preocupada com a performance e leva isso a sério, agora os sacrifícios superam largamente os benefícios na maioria dos casos, perda de aceleração(ninguém nota pois ninguém anda propriamente com um cronometro a medir), custos mais altos e maior desgaste mecanico devido ao aumento de massa á roda, consumos mais altos, resposta da suspensão fica diferente devido ao aumento de peso á roda.

Para mim, um dos melhores testes de youtube feito por estes jovens, que testam uma das modificações mais feitas por aficionados que é também uma mais erradas que se faz num bmw E30 e aproveito para deixar o desafio, eu preparo kits de 280mm de golf 4 que aniquilam qualquer kit 312mm original que montem na vossa garagem, já o disse várias vezes e volto a repetir :D

Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 278
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 25 jul 2021, 21:35 Em cima não te respondi a uma coisa, e a explicação que dei também pode induzir em erro pois não está na verdade muito correta, mas no fundo, isto é o que acontece num carro 4wd extremamente bem dimensionado e calculado, no golf 4, a coisa é obviamente muitíssimo pior, o carro não tem peso atrás, não tem transmissões ligadas as rodas traseiras, nem tem comprimento de traseira....há muito mais fatores em jogo do que só os travões em si, suspensão tem um papel fundamental na forma como a travagem vai ser dinamicamente distribuída, os pneus, as pastilhas, etc.
Imagem

Uma explicação grossa :lol:


Agora, sinceramente, isso vai-te causar algum transtorno no teu dia-dia? sinceramente acho que não!! :!:
Na grande maioria dos casos, pois pouca gente está na verdade realmente preocupada com a performance e leva isso a sério, agora os sacrifícios superam largamente os benefícios na maioria dos casos, perda de aceleração(ninguém nota pois ninguém anda propriamente com um cronometro a medir), custos mais altos e maior desgaste mecanico devido ao aumento de massa á roda, consumos mais altos, resposta da suspensão fica diferente devido ao aumento de peso á roda.

Para mim, um dos melhores testes de youtube feito por estes jovens, que testam uma das modificações mais feitas por aficionados que é também uma mais erradas que se faz num bmw E30 e aproveito para deixar o desafio, eu preparo kits de 280mm de golf 4 que aniquilam qualquer kit 312mm original que montem na vossa garagem, já o disse várias vezes e volto a repetir :D

Mario, acredito no que dizes em relação aos 280, travar melhor, depende sempre do material que usas, achas que no meu caso, que vou fazer utilização normal, dia-a-dia, o peso a roda vai prejudicar muito a fiabilidade do carro? Raramente pratico condições mais agressivas... normalmente ando sempre sossegado, se for para meter a fiabilidade em causa nao será de todo uma boa coisa a fazer ahhaa
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 278
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 25 jul 2021, 21:35 Em cima não te respondi a uma coisa, e a explicação que dei também pode induzir em erro pois não está na verdade muito correta porque o que te vai alterar é a relação dinâmica e não a relação do sistema hidráulico(também altera mas não tanto), mas no fundo, isto é o que acontece num carro 4wd extremamente bem dimensionado e calculado, no golf 4, a coisa é obviamente muitíssimo pior, o carro não tem peso atrás, não tem transmissões ligadas as rodas traseiras, nem tem comprimento de traseira....há muito mais fatores em jogo do que só os travões em si, suspensão tem um papel fundamental na forma como a travagem vai ser dinamicamente distribuída, os pneus, as pastilhas, etc.
Imagem

Uma explicação grossa :lol:


Agora, sinceramente, isso vai-te causar algum transtorno no teu dia-dia? sinceramente acho que não!! :!:
Na grande maioria dos casos, pois pouca gente está na verdade realmente preocupada com a performance e leva isso a sério, agora os sacrifícios superam largamente os benefícios na maioria dos casos, perda de aceleração(ninguém nota pois ninguém anda propriamente com um cronometro a medir), custos mais altos e maior desgaste mecanico devido ao aumento de massa á roda, consumos mais altos, resposta da suspensão fica diferente devido ao aumento de peso á roda.

Para mim, um dos melhores testes de youtube feito por estes jovens, que testam uma das modificações mais feitas por aficionados que é também uma mais erradas que se faz num bmw E30 e aproveito para deixar o desafio, eu preparo kits de 280mm de golf 4 que aniquilam qualquer kit 312mm original que montem na vossa garagem, já o disse várias vezes e volto a repetir :D

A diferença na travagem desse e30 é surreal, nao estava mesmo nada a espera desse resultado, admito... fiquei surpreendido
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18478
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

Daniel_mkiv Escreveu: 25 jul 2021, 22:16
Mario, acredito no que dizes em relação aos 280, travar melhor, depende sempre do material que usas, achas que no meu caso, que vou fazer utilização normal, dia-a-dia, o peso a roda vai prejudicar muito a fiabilidade do carro? Raramente pratico condições mais agressivas... normalmente ando sempre sossegado, se for para meter a fiabilidade em causa nao será de todo uma boa coisa a fazer ahhaa
Obviamente depende muito do material que se utiliza nos travões mas não só.
Os travões 312+256 foi a solução barata que a VW arranjou para os carros mais pesados não passarem a vida a entrar por muros, casas e carros a dentro, pois obviamente os 280 originais num carro pesado e rápido em uso intensivo não dão conta do recado, e sei que não porque já senti na pele o efeito de meter o pé no pedal e os travões não fazerem nada, ter de travar com motor e rezar....não tem muita massa para dissipar calor, não tem partilhas com muito atrito e elevada capacidade térmica, não tem boa ventilação.
Resolvendo o problema das pastilhas e da ventilação/recuperação/arrefecimento, ficam extremamente superiores, mas de uma forma que quase ninguém imagina, com a vantagem de serem muito leves que se nota na aceleração e desempenho da direção e suspensão, e relativamente económicos quando comparados aos grandes, outras duas coisas importantes para performance/condução desportiva, os pneus(qualidade e medida, uma jante 17 oferece melhor travagem que 16) que é o que vai agarrar o carro á estrada, o ajuste da suspensão que vai ter um efeito enorme no atrito e transferência de massas na travagem.
Quando chegas a um ponto em que já não há forma nenhuma de contornar o problema do aquecimento, aí sim, não há outra hipótese senão passar para discos com massa maior, mas pouca gente na verdade passa por estes passos todos, de perceber realmente o problema e corrigi-lo, toda a gente mete travões grandes e quase sempre sem necessidade, e muitas vezes os ganhos que vao ter não são nada daquilo que seria de se esperar, as vezes até só muda a sensação mas a distância de travagem não reduziu, coisa que ninguém vai saber se não medir.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 278
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 26 jul 2021, 21:47
Daniel_mkiv Escreveu: 25 jul 2021, 22:16
Mario, acredito no que dizes em relação aos 280, travar melhor, depende sempre do material que usas, achas que no meu caso, que vou fazer utilização normal, dia-a-dia, o peso a roda vai prejudicar muito a fiabilidade do carro? Raramente pratico condições mais agressivas... normalmente ando sempre sossegado, se for para meter a fiabilidade em causa nao será de todo uma boa coisa a fazer ahhaa
Obviamente depende muito do material que se utiliza nos travões mas não só.
Os travões 312+256 foi a solução barata que a VW arranjou para os carros mais pesados não passarem a vida a entrar por muros, casas e carros a dentro, pois obviamente os 280 originais num carro pesado e rápido em uso intensivo não dão conta do recado, e sei que não porque já senti na pele o efeito de meter o pé no pedal e os travões não fazerem nada, ter de travar com motor e rezar....não tem muita massa para dissipar calor, não tem partilhas com muito atrito e elevada capacidade térmica, não tem boa ventilação.
Resolvendo o problema das pastilhas e da ventilação/recuperação/arrefecimento, ficam extremamente superiores, mas de uma forma que quase ninguém imagina, com a vantagem de serem muito leves que se nota na aceleração e desempenho da direção e suspensão, e relativamente económicos quando comparados aos grandes, outras duas coisas importantes para performance/condução desportiva, os pneus(qualidade e medida, uma jante 17 oferece melhor travagem que 16) que é o que vai agarrar o carro á estrada, o ajuste da suspensão que vai ter um efeito enorme no atrito e transferência de massas na travagem.
Quando chegas a um ponto em que já não há forma nenhuma de contornar o problema do aquecimento, aí sim, não há outra hipótese senão passar para discos com massa maior, mas pouca gente na verdade passa por estes passos todos, de perceber realmente o problema e corrigi-lo, toda a gente mete travões grandes e quase sempre sem necessidade, e muitas vezes os ganhos que vao ter não são nada daquilo que seria de se esperar, as vezes até só muda a sensação mas a distância de travagem não reduziu, coisa que ninguém vai saber se não medir.
Acredito Mário, e claro que assim como eu, deve haver mais pessoal a pensar que maior é melhor ahahah
Mas por acaso exprimentei um a3 8l de um amigo que tinha 312 frontal e 230 traseiro, pastilhas ebc, e aquilo pareceu me muito mais eficaz que os meu setup ( malha de aço ebc a frente com ate power disc e pastilhas ceramic ate)
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 791
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por |Guilherme| »

Ainda por cima estás com discos e pastilhas que são bom marketing mas pouco efectivos. O mal também deve estar aí, uns bons discos lisos e ds performance acredito que tenhas uma ganhos bem bons
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 278
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

|Guilherme| Escreveu: 27 jul 2021, 00:15 Ainda por cima estás com discos e pastilhas que são bom marketing mas pouco efectivos. O mal também deve estar aí, uns bons discos lisos e ds performance acredito que tenhas uma ganhos bem bons
Antes destes tinha setup brembo(disco e pastilha) e sinceramente gostei bastante quando troquei para os ate, mas claro que haverá melhor, sem duvida...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18478
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

Daniel_mkiv o material que falo tem tipo em alguns casos pelo menos o dobro da performance do que mencionaste ou mais, alguns casos tem 4x mais e mantém-na!!!!
o material que mencionaste é para uma travagem standard e o coeficiente de atrito e resistência a temperatura não varia muito, há realmente melhores que outros mas em nenhum caso chega nem sequer perto daquilo que o que estou a falar, deixo alguns exemplos em baixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E deixo o bônus de discos :D
Imagem

Atenção que eu não estou a dizer para ires a correr comprar as mais bravas que há, não recomendo isso e seria um erro, mas há pastilhas que se comportam bem no uso diário e oferecem uma performance significativamente superior.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 278
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 27 jul 2021, 19:16 Daniel_mkiv o material que falo tem tipo em alguns casos pelo menos o dobro da performance do que mencionaste ou mais, alguns casos tem 4x mais e mantém-na!!!!
o material que mencionaste é para uma travagem standard e o coeficiente de atrito e resistência a temperatura não varia muito, há realmente melhores que outros mas em nenhum caso chega nem sequer perto daquilo que o que estou a falar, deixo alguns exemplos em baixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E deixo o bônus de discos :D
Imagem

Atenção que eu não estou a dizer para ires a correr comprar as mais bravas que há, não recomendo isso e seria um erro, mas há pastilhas que se comportam bem no uso diário e oferecem uma performance significativamente superior.
Sim claro, pelo que ja vi, as ds performance chegam a custar mais de 170 euros o kit de pastilhas para a frente, pelo preço tem mesmo de ser bom... claro que nao e provável haver umas a 60 ou 70 paus superiores... o bom tem de se pagar ahahah 😁
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18478
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem 312 + 256 em golf iv

Mensagem por Mario_Marques »

As ds performance para um sistema fs3 andam na casa dos 100e
A frio(primeira travagem) as ds performance não são muito diferentes de umas standard de boa qualidade (OEM de carro desportivo), a diferença grande é que ao passo que as originais a partir dos 270 graus começam a perder drasticamente eficiência até deixar de travar completamente mesmo por torno dos 300 graus, as ds performance aguentam quase sem diferença até aos 600graus, e com algum aquecimento há uma temperatura em que a mordida aumenta bastante em relação as normais.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder