Eu percebi o que disseste. Desde que comprei o carro, há quase 1 ano, eu nunca ouvi as ventoinhas a trabalharem, nem antes disso ter acontecido, nem depois disso. Ou seja, o carro nunca terá chegado a aquecer de forma a precisar delas, certo?
Apenas achei estranho elas não terem disparado quando o ponteiro começou a subir dos 90 até ao segundo traço, provavelmente o fusível já estava queimado e não ligaram...com o carro parado a trabalhar, com um calor tórrido exterior e sem arrefecimento das ventoinhas ou de levar com ar frontal no radiador, não é normal começar a aquecer numa situação dessas?
Ontem fiz um "log" no VCDS Lite e deu alguns erros registados, mas que conseguiram ser apagados.
No módulo do ABS tinha um erro de "Powertrain Data Bus", apagou. Nunca teve a luz acesa.
No módulo do quadrante tinha o erro (01039 - Engine Coolant Temperature Sensor (G2) ), apagou.
No módulo do motor tinha erro da N75 (01262 - Solenoid Valve for Boost Pressure Control (N75): Output Open) e outro que dizia "Intake" (00575 - Intake Manifold Pressure: Control Limit Not Reached), apagaram ambos.
Se fizer novo "log" e voltarem a surgir esses erros, principalmente o sensor de temperatura do arrefecimento do motor, tenho 1 problema? Qual?
Mudaram-me o sensor da temperatura, mas "cheira-me" que não apagaram erro.
Ventoinhas não disparam (urgente)
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)
Não te vou dizer que elas deviam ou não de ter ligado, pois para ter a certeza disso só a teria conhecendo exatamente as condições particulares exatas do motor nessa altura, o que é impossível saber.
Mas o que sei, é que as ventoinhas não ligam tão fácil quanto por vezes as pessoas imaginam que deviam ligar pois baseiam-se em carros antigos, porque o carro estando tudo ok não aquece pois a gestão do motor e o eficiente sistema de refrigeração bastante sobredimensionado asseguram que isso não aconteça por ai além, pelo que é motivo para alarme, alarme significa que se deve ver se está realmente tudo bem, e ver, não é ver erros, pois isso pouco diz, mas sim fazer um data log ao carro e ver o comportamento geral e valores importantes do motor.
Para te dar um termo de comparação, quando faço uma intervenção grande num 1.8t que implica remover liquido de refrigeração(distribuição+bomba de água, termostato, radiador, bomba de água do turbo termostato do turbo, etc), leva depois disso cerca de 40 minutos a sangrar o carro, sendo que este processo é muito mais "duro" que andar no transito, implica estar esse tempo todo parado, sem qualquer circulação de ar, com períodos alternados de aceleração 2000/3000rpm + repouso ,e todos os acessórios ligados para causar carga, e faço isto com monitorização da temperatura real pelo que já conheço bem as temperaturas reais e o tempo que demora a aquecer ao ponto de ligar ventoinhas, também fazia muitas vezes o doloroso túnel de águas santas Ermesinde/A4-hospital de são joão de audi s3 modificado(com sistema de refrigeração original)
"No módulo do ABS tinha um erro de "Powertrain Data Bus", apagou. Nunca teve a luz acesa."
No módulo do quadrante tinha o erro (01039 - Engine Coolant Temperature Sensor (G2) ), apagou.
No módulo do motor tinha erro da N75 (01262 - Solenoid Valve for Boost Pressure Control (N75): Output Open) e outro que dizia "Intake" (00575 - Intake Manifold Pressure: Control Limit Not Reached), apagaram ambos.
Se fizer novo "log" e voltarem a surgir esses erros, principalmente o sensor de temperatura do arrefecimento do motor, tenho 1 problema? Qual?"
Se voltares a ver o registo de erros e tiveres novamente esses erros significa que tens os problemas descritos.
Mas o que sei, é que as ventoinhas não ligam tão fácil quanto por vezes as pessoas imaginam que deviam ligar pois baseiam-se em carros antigos, porque o carro estando tudo ok não aquece pois a gestão do motor e o eficiente sistema de refrigeração bastante sobredimensionado asseguram que isso não aconteça por ai além, pelo que é motivo para alarme, alarme significa que se deve ver se está realmente tudo bem, e ver, não é ver erros, pois isso pouco diz, mas sim fazer um data log ao carro e ver o comportamento geral e valores importantes do motor.
Para te dar um termo de comparação, quando faço uma intervenção grande num 1.8t que implica remover liquido de refrigeração(distribuição+bomba de água, termostato, radiador, bomba de água do turbo termostato do turbo, etc), leva depois disso cerca de 40 minutos a sangrar o carro, sendo que este processo é muito mais "duro" que andar no transito, implica estar esse tempo todo parado, sem qualquer circulação de ar, com períodos alternados de aceleração 2000/3000rpm + repouso ,e todos os acessórios ligados para causar carga, e faço isto com monitorização da temperatura real pelo que já conheço bem as temperaturas reais e o tempo que demora a aquecer ao ponto de ligar ventoinhas, também fazia muitas vezes o doloroso túnel de águas santas Ermesinde/A4-hospital de são joão de audi s3 modificado(com sistema de refrigeração original)
"No módulo do ABS tinha um erro de "Powertrain Data Bus", apagou. Nunca teve a luz acesa."
No módulo do quadrante tinha o erro (01039 - Engine Coolant Temperature Sensor (G2) ), apagou.
No módulo do motor tinha erro da N75 (01262 - Solenoid Valve for Boost Pressure Control (N75): Output Open) e outro que dizia "Intake" (00575 - Intake Manifold Pressure: Control Limit Not Reached), apagaram ambos.
Se fizer novo "log" e voltarem a surgir esses erros, principalmente o sensor de temperatura do arrefecimento do motor, tenho 1 problema? Qual?"
Se voltares a ver o registo de erros e tiveres novamente esses erros significa que tens os problemas descritos.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)
Obrigado. Aconselhas-me então, agora que se descobriu o ou um dos motivos das ventoinhas não funcionarem, a fazer um diagnóstico em estrada e verificar os dados relativos ao sistema de arrefecimento para ver se estão dentro dos parâmetros normais ou se existe algum valor que indique algo de anormal?Mario_Marques Escreveu: ↑16 jul 2021, 12:27 Não te vou dizer que elas deviam ou não de ter ligado, pois para ter a certeza disso só a teria conhecendo exatamente as condições particulares exatas do motor nessa altura, o que é impossível saber.
Mas o que sei, é que as ventoinhas não ligam tão fácil quanto por vezes as pessoas imaginam que deviam ligar pois baseiam-se em carros antigos, porque o carro estando tudo ok não aquece pois a gestão do motor e o eficiente sistema de refrigeração bastante sobredimensionado asseguram que isso não aconteça por ai além, pelo que é motivo para alarme, alarme significa que se deve ver se está realmente tudo bem, e ver, não é ver erros, pois isso pouco diz, mas sim fazer um data log ao carro e ver o comportamento geral e valores importantes do motor.
Para te dar um termo de comparação, quando faço uma intervenção grande num 1.8t que implica remover liquido de refrigeração(distribuição+bomba de água, termostato, radiador, bomba de água do turbo termostato do turbo, etc), leva depois disso cerca de 40 minutos a sangrar o carro, sendo que este processo é muito mais "duro" que andar no transito, implica estar esse tempo todo parado, sem qualquer circulação de ar, com períodos alternados de aceleração 2000/3000rpm + repouso ,e todos os acessórios ligados para causar carga, e faço isto com monitorização da temperatura real pelo que já conheço bem as temperaturas reais e o tempo que demora a aquecer ao ponto de ligar ventoinhas, também fazia muitas vezes o doloroso túnel de águas santas Ermesinde/A4-hospital de são joão de audi s3 modificado(com sistema de refrigeração original)
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)
Sim, do arrefecimento e do motor, pois se tiveres algo errado na gestão do motor que até é bastante comum nesses carros se ainda tiver tudo de fabrica, pode criar sobreaquecimento, coisas simples e ligeiras como teres a mistura desregulada por causa de uma sonda lambda cansada, uma fuga qualquer que deixa entrar ou sair ar não medido, um sensor de temperatura de ar ou do motor ou até às cablagens dos mesmos com algo que de uma informação errada á ecu.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)
Fiz novo log e o único erro que permaneceu foi o da N75. Tirei a tampa do motor e descobri a razão, os fios da ficha estavam partidos.Mario_Marques Escreveu: ↑16 jul 2021, 12:27 Não te vou dizer que elas deviam ou não de ter ligado, pois para ter a certeza disso só a teria conhecendo exatamente as condições particulares exatas do motor nessa altura, o que é impossível saber.
Mas o que sei, é que as ventoinhas não ligam tão fácil quanto por vezes as pessoas imaginam que deviam ligar pois baseiam-se em carros antigos, porque o carro estando tudo ok não aquece pois a gestão do motor e o eficiente sistema de refrigeração bastante sobredimensionado asseguram que isso não aconteça por ai além, pelo que é motivo para alarme, alarme significa que se deve ver se está realmente tudo bem, e ver, não é ver erros, pois isso pouco diz, mas sim fazer um data log ao carro e ver o comportamento geral e valores importantes do motor.
Para te dar um termo de comparação, quando faço uma intervenção grande num 1.8t que implica remover liquido de refrigeração(distribuição+bomba de água, termostato, radiador, bomba de água do turbo termostato do turbo, etc), leva depois disso cerca de 40 minutos a sangrar o carro, sendo que este processo é muito mais "duro" que andar no transito, implica estar esse tempo todo parado, sem qualquer circulação de ar, com períodos alternados de aceleração 2000/3000rpm + repouso ,e todos os acessórios ligados para causar carga, e faço isto com monitorização da temperatura real pelo que já conheço bem as temperaturas reais e o tempo que demora a aquecer ao ponto de ligar ventoinhas, também fazia muitas vezes o doloroso túnel de águas santas Ermesinde/A4-hospital de são joão de audi s3 modificado(com sistema de refrigeração original)
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)
Afinal havia outra situação na N75 que foi agora descoberta e que mudou completamente o comportamento do motor!VW Liebhaber Escreveu: ↑18 jul 2021, 14:31Fiz novo log e o único erro que permaneceu foi o da N75. Tirei a tampa do motor e descobri a razão, os fios da ficha estavam partidos.Mario_Marques Escreveu: ↑16 jul 2021, 12:27 Não te vou dizer que elas deviam ou não de ter ligado, pois para ter a certeza disso só a teria conhecendo exatamente as condições particulares exatas do motor nessa altura, o que é impossível saber.
Mas o que sei, é que as ventoinhas não ligam tão fácil quanto por vezes as pessoas imaginam que deviam ligar pois baseiam-se em carros antigos, porque o carro estando tudo ok não aquece pois a gestão do motor e o eficiente sistema de refrigeração bastante sobredimensionado asseguram que isso não aconteça por ai além, pelo que é motivo para alarme, alarme significa que se deve ver se está realmente tudo bem, e ver, não é ver erros, pois isso pouco diz, mas sim fazer um data log ao carro e ver o comportamento geral e valores importantes do motor.
Para te dar um termo de comparação, quando faço uma intervenção grande num 1.8t que implica remover liquido de refrigeração(distribuição+bomba de água, termostato, radiador, bomba de água do turbo termostato do turbo, etc), leva depois disso cerca de 40 minutos a sangrar o carro, sendo que este processo é muito mais "duro" que andar no transito, implica estar esse tempo todo parado, sem qualquer circulação de ar, com períodos alternados de aceleração 2000/3000rpm + repouso ,e todos os acessórios ligados para causar carga, e faço isto com monitorização da temperatura real pelo que já conheço bem as temperaturas reais e o tempo que demora a aquecer ao ponto de ligar ventoinhas, também fazia muitas vezes o doloroso túnel de águas santas Ermesinde/A4-hospital de são joão de audi s3 modificado(com sistema de refrigeração original)
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Um tubo estava ligado diretamente da admissão à wastegate do turbo sem passar pela N75. Como não sabia o real andamento deste carro, achava que ele estava a andar normal, apesar de achar um pouco linear demais para 1 motor turbo.
Tubo montado correctamente e o andamento em médio e alto regime não tem nada a haver. Muito mais disparo e pulmão.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)
Eu nunca vi a ventoinha do meu a ligar, e nunca aqueceu, vai sempre aos 90' e pára ali.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)
Creio que não é muito fácil, não... (pelo menos nos Golf IV TDI) e, para além de o já ter lido aqui no fórum, já o tinha notado quando há uns anos substituí o termóstato, ainda por cima no inverno!golf cmb 33 Escreveu: ↑25 mar 2022, 11:21 Eu nunca vi a ventoinha do meu a ligar, e nunca aqueceu, vai sempre aos 90' e pára ali.
Para o fazer disparar as ventoinhas tive de estar ali um bocado grande a acelerar!