Ventoinhas não disparam (urgente)

VW Liebhaber
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por VW Liebhaber »

Silver_Ajm Escreveu: 02 jul 2021, 17:08 Se o sistema de refrigeração não estiver a 100%, começa por tratar dele, adicionar água da torneira não terá sido a melhor opção, mas às tantas foi a possível na altura...
Sim, foi.

Vou substituir o sensor que faz disparar as ventoinhas, pois deve estar avariado.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por Mario_Marques »

Mario_Marques Escreveu: 02 jul 2021, 15:43
Problemas com sistema da refrigeração é sempre uma péssima ideia quando não se sabe andar com tentativas e experiências e a adiar o problema, deve-se levar de imediato a quem sabe de preferência de reboque, sai geralmente muito mais barato que ter de fazer depois uma reparação de um motor que levou um esquentamento que geralmente depois disso nunca mais "é o mesmo" se deixarem adiar.
Opinião, em vez de andar a trocar peças fazer um diagnóstico ao carro e aos componentes, para encontrar o(s) problema (s).
Se por ex, como referi, o radiador estiver frio e o motor quente, as ventoinhas nunca na vida vao ligar por mais quente que o motor esteja, basta haver um problema na bomba de água que nesses motores é bastante comum, para tal coisa acontecer.
O módulo das ventoinhas da para testar fazendo um chunt aos terminais no conector, da para testar as duas velocidades, e com isto fica apenas a faltar testar o sensor, pois o circuito é todo testado, um dos problemas é que as vezes a velocidade baixa avaria e fica só com a alta, o termocontacto da para testar medindo o valor de resistência entre terminais e também aquecendo-o, quem quiser trocar recomendo meter original, creio que se o preço não mudou anda na casa de 47€.
A velocidade 1 só aciona aos 95 e a segunda aos 102, logo o motor já tem de estar muito mais quente que o normal para as ventoinhas terem de ligar, para o radiador estar a 95graus, o motor já vai na casa dos 100 e alguns.
Num espaço de tempo curto, a temperatura que está no motor é um pouco superior á do radiador, pois a água tem de percorrer toda aquela distância e ao correr no radiador perde logo temperatura.
Anexos
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por Mario_Marques »

Outra coisa importante, que pode não ter a ver propriamente com o caso mas fica a informação para quem futuramente vier ler, que geralmente leva muita gente a fazer asneiras, quem usar água ou tiver um líquido de refrigeração velho, de má qualidade ou muito diluído, fica uma informação a ter em conta..

O ponto de ebulição da água é em torno de 100graus, líquido "mau" não faz muito melhor que isso, o ponto de ebulição do líquido refrigerante na concentração correta é superior a 145 graus(mais no mínimo 45% de capacidade!!!!!).
Qual é o problema aqui, se o líquido entrar em ebulição cedo, vai formar gás e ganhar pressão no circuito, não arrefece corretamente, cria fugas, além claro, de claro, muita corrosão.que causa danos em muita coisa além do sobreaquecimento.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde apenas para ajudar tente verificar o circuito elétrico do carro e fusíveis. Pode ter um problema elétrico e não acionar as ventoinhas. Qd resolver o tema diga.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por Mario_Marques »

Se o utilizador fizer o teste do chunt na ficha testa logo todo o circuito elétrico das ventoinhas de uma só vez, da para testar a primeira e a segunda velocidade lá, se não ligar já sabe que tem um problema, se ligar pode ter um problema no switch no radiador ou pode é não estar a ligar por nunca ter chegado líquido quente ao radiador pois o sensor que dá a informação da temperatura está na cabeça, o sensor que liga as ventoinhas está no radiador, se a bomba de água não estiver boa, o motor pode estar a derreter todo que as ventoinhas não ligam pois não havendo circulação não há calor suficiente no radiador, mas de qualquer das formas, deve-se fazer um diagnóstico completo e não andar com o carro até estar resolvido.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por VW Liebhaber »

golf31996 Escreveu: 11 jul 2021, 14:05 Boa tarde apenas para ajudar tente verificar o circuito elétrico do carro e fusíveis. Pode ter um problema elétrico e não acionar as ventoinhas. Qd resolver o tema diga.
Era um fusível na caixa dos fusíveis por cima da bateria que tinha os terminais derretidos. Foi trocado e ficou a funcionar. :)
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por Mario_Marques »

Não tinhas erros no ABS/ASR(esp dependendo do ano)?
Queimando esse fusível era suposto ficares sem esses sistemas também.

Mas devias mesmo assim de ver o sistema, pois não é normal precisar de ventoinhas, as ventoinhas podem só estar a esconder outro problema e ter queimado o fusível pode ser sinal de que estão a trabalhar mais que o que "deviam".
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por catskills »

Mario_Marques Escreveu: 12 jul 2021, 18:03
Mas devias mesmo assim de ver o sistema, pois não é normal precisar de ventoinhas, as ventoinhas podem só estar a esconder outro problema e ter queimado o fusível pode ser sinal de que estão a trabalhar mais que o que "deviam".
Pois, no meu GTI foi isso mesmo que aconteceu, na altura não te dei ouvidos e saiu uma brincadeira bem cara, a cabeça não teve recuperação, estava toda partida entre as válvulas, e tudo começou pela bomba de água, depois queimou um fusível, depois queimou as ventoinhas, depois um dia foi-se o motor, as ventoinhas é que estavam sempre a trabalhar e com isso disfarçavam o problema que o carro já tinha de aquecer mais que o que devia, hoje em dia, depois de um motor novo não liga sequer as ventoinhas porque nao aquece.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por Mario_Marques »

Não é só falha na bomba de água que pode levar a sobreaquecimento, há montes de coisas, algumas delas não são particularmente difíceis de verificar e por norma a cada visita á oficina há um plano de verificações que se deve fazer que inclui teste de estrada e aferição de vários parâmetros, um deles a temperatura, se houver algo errado geralmente da nas vistas nesse teste, no quadrante as vezes não dá pois a sensibilidade do quadrante/precisão é baixa.
Infelizmente, devido á Idade e valor comercial destes carros, grande parte das oficinas já não lhes dá é o carinho que eles precisam.
Há montes de coisas que podem gerar sobreaquecimento ligeiro, bomba de água, líquido, termostato, estado interno do sistema, sensores de temperatura, sistema de regulação de combustível no geral, controlo do ralenti, fugas, etc, etc, se houver um aumento de 10 ou 15 graus permanente ou picos rápidos até 35 graus não vai aparecer no quadrante e a longo prazo causa danos severos.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por golf31996 »

Bom dia, ainda bem que todos pensamos da mesma forma. Fazer o diagnóstico e sempre o primeiro passo. Mesmo qd se faz uma manutenção normal. Estamos sempre a falar do mesmo assunto. Para este user.fou o que eu sugeri. Tudo o que o Mário fala faz.parte desse processo. Espero ter ajudado . Quando tiver o diagnóstico realizado coloque aqui sff o resultado.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por VW Liebhaber »

Mario_Marques Escreveu: 12 jul 2021, 18:03 Não tinhas erros no ABS/ASR(esp dependendo do ano)?
Queimando esse fusível era suposto ficares sem esses sistemas também.

Mas devias mesmo assim de ver o sistema, pois não é normal precisar de ventoinhas, as ventoinhas podem só estar a esconder outro problema e ter queimado o fusível pode ser sinal de que estão a trabalhar mais que o que "deviam".
Não tinha luzes acesas no painel, não tem ASR nem ESP o GTI de 1998 (pelo menos não tem o botão). Luz do ABS também não andava acesa.

Como assim não é normal precisar de ventoinhas? Elas não acionam quando a temperatura indica que é necessário?

Eu tive antes disto um outro fusível queimado, na caixa de fusíveis interior do carro, o fusível das luzes dos faróis. A instalação dentro da ótica estava com fios descarnados e devem ter tocado uns nos outros e queimado o fusível que dava corrente ao mínimo e médio dessa ótica. Se calhar, até queimou esse das ventoinhas e nem me apercebi...não sei...
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por VW Liebhaber »

Mario_Marques Escreveu: 12 jul 2021, 18:03 Não tinhas erros no ABS/ASR(esp dependendo do ano)?
Queimando esse fusível era suposto ficares sem esses sistemas também.

Mas devias mesmo assim de ver o sistema, pois não é normal precisar de ventoinhas, as ventoinhas podem só estar a esconder outro problema e ter queimado o fusível pode ser sinal de que estão a trabalhar mais que o que "deviam".
O único erro que aparecia no "log" era o sensor de temperatura e foi substituído também.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

Mensagem por Mario_Marques »

VW Liebhaber Escreveu: 14 jul 2021, 14:06
Mario_Marques Escreveu: 12 jul 2021, 18:03 Não tinhas erros no ABS/ASR(esp dependendo do ano)?
Queimando esse fusível era suposto ficares sem esses sistemas também.

Mas devias mesmo assim de ver o sistema, pois não é normal precisar de ventoinhas, as ventoinhas podem só estar a esconder outro problema e ter queimado o fusível pode ser sinal de que estão a trabalhar mais que o que "deviam".
Não tinha luzes acesas no painel, não tem ASR nem ESP o GTI de 1998 (pelo menos não tem o botão). Luz do ABS também não andava acesa.

Como assim não é normal precisar de ventoinhas? Elas não acionam quando a temperatura indica que é necessário?

Eu tive antes disto um outro fusível queimado, na caixa de fusíveis interior do carro, o fusível das luzes dos faróis. A instalação dentro da ótica estava com fios descarnados e devem ter tocado uns nos outros e queimado o fusível que dava corrente ao mínimo e médio dessa ótica. Se calhar, até queimou esse das ventoinhas e nem me apercebi...não sei...
Pois, como não tinhas ASR/esp não te acendeu a luz, pois o fusível das ventoinhas também é para o ESp/ASr nos carros com esse sistema, é um deles, é o de alimentação principal, como não tens, não acendeu a luz.
Esses carros saudáveis não aquecem muito mais que 84/103 graus(max), temperatura na cabeça logo as ventoinhas nunca chegam a ser precisas, muita gente chega a achar que estão avariadas por nunca ou só muito raramente ligarem mas é mesmo normal as ventoinhas para ligarem o carro tem de ser abusado ou ter um problema.
VW Liebhaber Escreveu: 14 jul 2021, 14:10
Mario_Marques Escreveu: 12 jul 2021, 18:03 Não tinhas erros no ABS/ASR(esp dependendo do ano)?
Queimando esse fusível era suposto ficares sem esses sistemas também.

Mas devias mesmo assim de ver o sistema, pois não é normal precisar de ventoinhas, as ventoinhas podem só estar a esconder outro problema e ter queimado o fusível pode ser sinal de que estão a trabalhar mais que o que "deviam".
O único erro que aparecia no "log" era o sensor de temperatura e foi substituído também.
Esse pode ser um dos tais problemas, pois se a parte do sensor que avariou(não sei se o teu como é dos primeiro se já é duo sensor ou se tem ainda sensores separados) foi a que dá info á ecu, o motor não consegue mais regular a mistura corretamente e pode gerar sobreaquecimento.

É sempre boa ideia ver a temperatura real do carro(diagnostico, motor, ecu) e ver os valores de lambda se têm algo de estranho.
Um conselho, não uses de maneira nenhuma sensores de concorrencia nesses motores, é mesmo algo a não facilitar, quem avisa, amigo é.
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Re: Ventoinhas não disparam (urgente)

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Mario_Marques Escreveu: 14 jul 2021, 15:22
VW Liebhaber Escreveu: 14 jul 2021, 14:06
Mario_Marques Escreveu: 12 jul 2021, 18:03 Não tinhas erros no ABS/ASR(esp dependendo do ano)?
Queimando esse fusível era suposto ficares sem esses sistemas também.

Mas devias mesmo assim de ver o sistema, pois não é normal precisar de ventoinhas, as ventoinhas podem só estar a esconder outro problema e ter queimado o fusível pode ser sinal de que estão a trabalhar mais que o que "deviam".
Não tinha luzes acesas no painel, não tem ASR nem ESP o GTI de 1998 (pelo menos não tem o botão). Luz do ABS também não andava acesa.

Como assim não é normal precisar de ventoinhas? Elas não acionam quando a temperatura indica que é necessário?

Eu tive antes disto um outro fusível queimado, na caixa de fusíveis interior do carro, o fusível das luzes dos faróis. A instalação dentro da ótica estava com fios descarnados e devem ter tocado uns nos outros e queimado o fusível que dava corrente ao mínimo e médio dessa ótica. Se calhar, até queimou esse das ventoinhas e nem me apercebi...não sei...
Pois, como não tinhas ASR/esp não te acendeu a luz, pois o fusível das ventoinhas também é para o ESp/ASr nos carros com esse sistema, é um deles, é o de alimentação principal, como não tens, não acendeu a luz.
Esses carros saudáveis não aquecem muito mais que 84/103 graus(max), temperatura na cabeça logo as ventoinhas nunca chegam a ser precisas, muita gente chega a achar que estão avariadas por nunca ou só muito raramente ligarem mas é mesmo normal as ventoinhas para ligarem o carro tem de ser abusado ou ter um problema.
VW Liebhaber Escreveu: 14 jul 2021, 14:10
Mario_Marques Escreveu: 12 jul 2021, 18:03 Não tinhas erros no ABS/ASR(esp dependendo do ano)?
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Mas devias mesmo assim de ver o sistema, pois não é normal precisar de ventoinhas, as ventoinhas podem só estar a esconder outro problema e ter queimado o fusível pode ser sinal de que estão a trabalhar mais que o que "deviam".
O único erro que aparecia no "log" era o sensor de temperatura e foi substituído também.
Esse pode ser um dos tais problemas, pois se a parte do sensor que avariou(não sei se o teu como é dos primeiro se já é duo sensor ou se tem ainda sensores separados) foi a que dá info á ecu, o motor não consegue mais regular a mistura corretamente e pode gerar sobreaquecimento.

É sempre boa ideia ver a temperatura real do carro(diagnostico, motor, ecu) e ver os valores de lambda se têm algo de estranho.
Um conselho, não uses de maneira nenhuma sensores de concorrencia nesses motores, é mesmo algo a não facilitar, quem avisa, amigo é.
O carro, por norma, está sempre nos 90º de ponteiro e nunca se mexe dali para cima ou para baixo. Nos primeiros Km a frio ele rapidamente marca 90º de ponteiro e ali permanece.

Naquele dia, e foi somente naquele dia, com mais de 30 graus exteriores e uma fila de pára-arranca que se prolongava por quase 3 Km, o ponteiro subiu dos 90. Sem as ventoinhas a disparar o radiador não recebia arrefecimento...a água começou a ferver e deitou pra fora pelo vaso, encostei o carro imediatamente. Deixei-o arrefecer e andei 500m até a umas bombas. Ficou parado até marcar 70º de ponteiro, vi o nível no vaso e adicionei um pouco de água para nivelar e desenrascar (estava a uns 50 Km de casa).

Até hoje, passado 1 mês, nunca mais o ponteiro passou dos 90º nem saiu água pra fora.

O vaso não tem óleo misturado na água, o óleo não tem vestígios de água misturada. Li que se a junta da cabeça estiver com problemas, se acelerar com a tampa do vaso aberta a água é logo expulsa do vaso, isso também não acontece.

Contudo, acredito que as tubagens do circuito tenham alguma ferrugem interna. Por vezes, sente-se o cheiro a água quente com ferrugem no interior do carro. O vidro da frente também ganha uma espécie de embaciamento junto à grelha do tablier por onde sai o ar do AC, principalmente em dias frescos. Um outro GTI que tive fazia o mesmo e nunca percebi porquê...vê-se que é reação térmica de calor vindo do compartimento do motor.

No TDI isso nunca aconteceu...
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Mensagem por Mario_Marques »

Como já expliquei (neste e em outros 500 mil tópicos cá no forum :lol: ), o quadrante não tem precisão para te mostrar tais valores ele mostra 90 para uma grande faixa de temperaturas bem diferentes e espaçadas entre si pois não tem muita precisão( quem tiver duvidas pode comprovar por si mesmo se o souber fazer), quando te sai de 90 já vai muito acima de 110 graus o que indica que algo de errado se passa, o liquido se estiver ok, só entra em ebulição a mais de 140 graus, logo está a aquecer mais que o normal não um bocadinho mas muito mais, se as ventoinhas estiverem a ser ativadas em excesso para tentar colmatar o problema queima fusíveis.

Isso que leste está "errado", talvez se possa aplicar num motor muito antigo de 1900 e carqueija e que ande com liquido de refrigeração de m.... ou água que ferve quase á temperatura de funcionamento normal de um motor, no teu não, a não ser que já estivesse mesmo num ponto sem salvação pois a construção desses motores dificilmente mistura agua com oleo ou faz qualquer uma dessas coisas devido á forma como estão posicionadas as galerias, e devido as caracteristicas do liquido e do sistema de refrigeração, lê com atenção o que escrevi para trás para não estra a repetir tudo novamente.

Podes não ter nada de grave, o que te estou a tentar dizer é que deves ver mesmo se está tudo bem, neste caso ir ao detalhe/pormenor, pode não ter nada, como pode estar no inicio de algo pior ainda muito ligeiro que neste momento dá para resolver facilmente e evitar coisas piores.

O quadrante, não sei se a pessoa que fez o video percebeu o que se passa, mas isto é normal em todos os carros do grupo VW aqui falados e mostra claramente aquilo que ando sempre a dizer, obviamente, quem não sabe acha que o quadrante é de fiar, e é se o carro não tiver problemas, se tiver não é, no vídeo não mostra mas acontece exatamente o mesmo com temperatura alta.
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