Angle Synchro TDI ARL

Responder
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por Lfmm »

Boa noite, alguem sabe o valor correcto que deve ter o angle synchro num motor ARL?
Tenho o meu em 0 mas dizem haver uma nota interna que recomenda ter em -1.5 e -2.

Alguem com ARL que me possa esclarecer.

Obrigado.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Lfmm recomendava veres os vários tópicos já existentes sobre o assunto, não foge muito do que lá está.
O ponto ideal perfeito para ter o máximo de tudo ao mesmo tempo não existe, é sempre um compromisso, ou vai para um lado ou para outro, mas seguramente o ponto que tens para uso diário normal não é o que recomendaria, nunca uso nada tão agressivo num carro de um cliente normal que tenho de dar garantia...
Uma chamada de atencao que ao montar corretamente a correia, a correia nunca fica nesses valores de -2 e não varia tanto, eu não recomendaria a ninguém andar com uma correia que varie de 1,5 a 2 graus positivo ou negativo pois reduz a margem de segurança para o caso de uma redução brusca acidental.
Dá para fazer um diagrama ao motor para encontrar o melhor ponto possível para uma determinada faixa de utilização, mas não se faz isso no VCDs e afins, tem de ser medido e calculado e a partir desse momento o VCDs deixa de ser útil e terá de se corrigir a correção dinâmica da injeção na ecu

Mexer sem grande experiência entre 1 e -1 é relativamente seguro mesmo para quem não tem muito know how e quer ver a diferença, daí para a frente não recomendo inventar para quem não perceber como funciona muito bem um diagrama, os riscos de fazer asneira aqui é destruir o motor
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por Lfmm »

Bom dia Mário 0 era sempre o valor que deixavam o meu antigo AJM quando mudava a correia na VW. Se achas 0 muito agressivo qual o valor que recomendas? Positivo ou negativo? A maior parte dos Tdi PD ficam a variar 0.5 no angle synchro mesmo quando se muda a correia na origem. Como se consegue fazer esse diagrama para ver o melhor ponto?
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Zero é o valor mais "seguro" e mais neutro possível, como disse, entre -1 e 1 não tens grandes perigos, e como já não estamos a falar de motores propriamente novos, varia pois o perfil da cam já não é novo, o valor que funciona bem para o "zé" com o desgaste do motor dele, com o tipo de condução dele, pode não ser o ideal para o "manel".
Normalmente o ponto não oscila muito e se estiver a oscilar perto do zero não há problemas de maior, quando andas em 1, 2 positivos ou negativos, quanto maior pior, é quando o perigo começa, para andar nesses valores não deves ter oscilação nenhuma, com paciencia e uma correia de qualidade, com tudo muito bem ajustado essa variação desaparece.

Se quiseres saber mais sobre diagrama tens aqui um video interessante, não me vou alongar muito a explicar pois é um tema que é muito mais complexo que o que parece, neste video é um motor normal, num motor de injetor bom, o perfil da cam para o injetor deve ser levado também em consideração.
Vê também este tópico onde coloquei um exemplo:
viewtopic.php?f=33&t=116904&p=1854409&h ... o#p1854409

E fica o video do link, mas o melhor ponto que queres não existe, como expliquei, é sempre um compromisso, tens uma manta curta, ou cobres os pés ou a cara, não ganhas nos dois lados, a não ser que tenhas um carro com algum tipo comando de valvulas variavel(vanos, vtec, vvc, vvti, mivec, vvlti, etc, etc).


Os TDI mais recentes já trazem uma tecnologia VVT, que permite á ecu ajustar a cam constantemente consoante as necessidades.
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por Lfmm »

Hoje passei o angle synchro de - 0.6 para 0.6 variando também para 0 e noto que o motor deixou de vibrar em frio como fazia em negativo. O carro perdeu ligeiramente baixas mas é mais progressivo em altas e o consumo diminuiu. O ligar é desligar o motor ficou mais suave sem solavancos. Tinha um ligeiro soluço em 2 e 3 por volta das 1800 rpm que também deixou de fazer. Fechei ligeiramente a Egr alterando o valor para 33300.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Lfmm Escreveu: 08 jun 2021, 07:36 A maior parte dos Tdi PD ficam a variar 0.5 no angle synchro mesmo quando se muda a correia na origem.
Não te vou dizer que sim nem que não, apenas digo que quem souber faz isso ficar perfeitamente balanceado e estavel, sem qualquer vibração insedejada, isso significa uma de 2 coisas, que não está devidamente tensionada, sendo que tensionar bem é muito mais que ajustar o tensor....ou tens um desequilíbrio qualquer no motor.

Não tenho por hábito dizer que dá para fazer algo que não dá, acabadinha de montar e acertar, fica exatamente como eu quero e não varia, seja frio, quente, seja subir, descer rpm, seja a quantos graus eu quiser, posso estar ai o dia todo a insistir, que na verdade já estive, não o dia todo mas mais de 1hora e meia de testes e sangramento do sistema de refrigeração, tenho os logs se tiveres duvidas, o carro é de um user cá do fórum que está á espera dele :mrgreen:

Imagem

Cada coisa, cada material ou peça no motor tem a sua frequência de ressonancia natural e elasticidade, a ideia aqui é anular essas frequências indesejadas, atenção, dá bastante trabalho e sei perfeitamente que um mecanico convencional dificilmente consegue, mas o carro fica diferente até no som, normalmente só justifica fazer isto, diagramas e afins para motores de alta performance, mas num carro de estrada se houver uma variação, mesmo num carro normalissimo é preciso ter atenção, pois como expliquei não é saudavel e há perigos se a oscilação for muito grande.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 19 jun 2021, 15:38
Lfmm Escreveu: 08 jun 2021, 07:36 A maior parte dos Tdi PD ficam a variar 0.5 no angle synchro mesmo quando se muda a correia na origem.
Não te vou dizer que sim nem que não, apenas digo que quem souber faz isso ficar perfeitamente balanceado e estavel, sem qualquer vibração insedejada, isso significa uma de 2 coisas, que não está devidamente tensionada, sendo que tensionar bem é muito mais que ajustar o tensor....ou tens um desequilíbrio qualquer no motor.

Não tenho por hábito dizer que dá para fazer algo que não dá, acabadinha de montar e acertar, fica exatamente como eu quero e não varia, seja frio, quente, seja subir, descer rpm, seja a quantos graus eu quiser, posso estar ai o dia todo a insistir, que na verdade já estive, não o dia todo mas mais de 1hora e meia de testes e sangramento do sistema de refrigeração, tenho os logs se tiveres duvidas, o carro é de um user cá do fórum que está á espera dele :mrgreen:

Imagem

Cada coisa, cada material ou peça no motor tem a sua frequência de ressonancia natural e elasticidade, a ideia aqui é anular essas frequências indesejadas, atenção, dá bastante trabalho e sei perfeitamente que um mecanico convencional dificilmente consegue, mas o carro fica diferente até no som, normalmente só justifica fazer isto, diagramas e afins para motores de alta performance, mas num carro de estrada se houver uma variação, mesmo num carro normalissimo é preciso ter atenção, pois como expliquei não é saudavel e há perigos se a oscilação for muito grande.

Acredito no que me dizes e em principio sei que o angle synchro varia por ter colocado o kit da Dayco e não o de origem, pois por mais que deixe o tensor na marca passado uns kilometros o mesmo fica com o indicador para a frente da marca, isto é com mais tensão da que devia ter.

Ja lhe fiz 11.000km em 8 meses, vou andar mais uns tempos com este kit de distribuição e na próxima leva com o kit de origem e provavelmente o problema fica resolvido.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
escoira
Pro
Pro
Mensagens: 1236
Registado: 01 mai 2009, 19:47
Veículos: golf 4 e golf 5
Localização: Sul

Re: Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por escoira »

ao preço que se compra o kit original completo por exemplo de site alemão não compensa comprar fora da origem ainda faz 15 dias mandei vir o kit completo original com bomba de agua por 230 euros... Lfmm por acaso tens interesse em montar o kit no meu mediante pagamento claro??ando a ver um mecanico aqui nas redondezas que me faça isso :)
projecto actual: viewtopic.php?f=21&t=110067
projecto antigo: viewtopic.php?f=20&t=83568
Imagem
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por Lfmm »

escoira Escreveu: 20 jun 2021, 13:26 ao preço que se compra o kit original completo por exemplo de site alemão não compensa comprar fora da origem ainda faz 15 dias mandei vir o kit completo original com bomba de agua por 230 euros... Lfmm por acaso tens interesse em montar o kit no meu mediante pagamento claro??ando a ver um mecanico aqui nas redondezas que me faça isso :)
Mas eu não sou mecânico simplesmente tenho alguns conhecimentos eaventuro me a fazer a alteração do angle synchro. És de que zona? Posso indicar alguns mecânicos de confiança.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 08 jun 2021, 01:14 Lfmm recomendava veres os vários tópicos já existentes sobre o assunto, não foge muito do que lá está.
O ponto ideal perfeito para ter o máximo de tudo ao mesmo tempo não existe, é sempre um compromisso, ou vai para um lado ou para outro, mas seguramente o ponto que tens para uso diário normal não é o que recomendaria, nunca uso nada tão agressivo num carro de um cliente normal que tenho de dar garantia...
Uma chamada de atencao que ao montar corretamente a correia, a correia nunca fica nesses valores de -2 e não varia tanto, eu não recomendaria a ninguém andar com uma correia que varie de 1,5 a 2 graus positivo ou negativo pois reduz a margem de segurança para o caso de uma redução brusca acidental.
Dá para fazer um diagrama ao motor para encontrar o melhor ponto possível para uma determinada faixa de utilização, mas não se faz isso no VCDs e afins, tem de ser medido e calculado e a partir desse momento o VCDs deixa de ser útil e terá de se corrigir a correção dinâmica da injeção na ecu

Mexer sem grande experiência entre 1 e -1 é relativamente seguro mesmo para quem não tem muito know how e quer ver a diferença, daí para a frente não recomendo inventar para quem não perceber como funciona muito bem um diagrama, os riscos de fazer asneira aqui é destruir o motor


" Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 17207
Registado: Sexta Nov 18, 2005 1:12 am
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto: Contacto Mario_Marques

Re: VAG-COM grupo 013 - Valores de injecção PD (injector bom

Mensagem por Mario_Marques » Sexta Abr 06, 2012 12:39 am

Blasar Escreveu:

Em marcha na AE a 140km/h (julgo que não interessará muito, uma vez que este campo se refere à idle stabilization = ralenti):

Interessa ver os valores dos injectores em marcha, especialmente a fazer algum esforço pois se estiverem com folga vão dar valores bem piores que com o carro ao ralenti, os injectores pd utilizam afinadores como as válvulas em alguns carros, se houver folgas com a vibração provocada pelo esforço poderá haver flutuação de mola e mesmo as próprias vibrações provocar o problema que teve o dragonshy no tópico dele, com o carro parado não se consegue ver imediatamente isso, mas em andamento é fácil de ver.
em relação aos valores, é preciso ter em atenção que a maioria dos golf mk4 pd que por cá andam não são propriamente carros novos, com o tempo vai havendo desgaste, pessoalmente se fizer 1virgula qualquer coisa e estiverem-se a compensar e com rotação e esforço o valor não oscilar muito estão razoáveis.

O ponto do motor não interfere grande coisa com estes valores, o ponto só interfere se os injectores estiverem bons para ir para o lixo, uma maneira fácil de ver se os injectores tesão lixados é meter a 3 graus o motor e testar, se o valor colar nos 2,99 e não descer logo mal se tira pé estão bons para serem colocados num ecoponto.
O ponto do motor deve ser sempre visto á temperatura de funcionamento do motor.
Não é obrigatório estar a 0,5graus, mas 0,5graus é o ângulo que no caso do motor do dragonshy faz o motor pegar melhor e ser mais económico, mas por exemplo num arl(tdi 150) não é o ângulo ideal."

Neste outro tópico Mário, dizes que 0.5 não é o ângulo ideal para um ARL, sabes dizer-me então qual o ângulo ideal?
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Angle Synchro TDI ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Como já expliquei (não é fácil de explicar é uma verdade, não consigo as vezes passar cá para fora o que vai na minha cabeça e o contexto específico em que se fala só assunto também faz diferença, bem como a percepção de quem está a ler) ideal, ideal, mesmo ideal, perfeito para tudo e sempre, que faz o máximo de potência em todos os regimes e o máximo de binário em todos os regimes, não existe, ponto.
O conselho que te dou é mesmo veres o vídeo que coloquei, o conceito do comando é igual em qualquer motor, no caso dos nossos motores com injetor bomba tem é a agravante de ao mexer no ponto está-se também a mexer na injeção, pois a injeção é pressurizada pela cam.

Se quiseres realmente encontrar o ponto em que atinges o máximo de compressão e máximo de pressão de injeção a única hipótese é mesmo medir e calcular pois os motores já não tem todos os perfil de cam igual e têm as tolerâncias naturais deles.
Atenção que compressão estática e dinâmica são coisas diferentes, ao mexer no ponto estás a alterar o ângulo do evento das válvulas em relação aos pistões, bem como estás também a mexer com o ponto de lift máximo da cam dos injetores.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder